Michael Campos

Aprenda o que é Outreach marketing e suas vantagens

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    Podemos definir o outreach marketing, como um conjunto de estratégias que coloca a imagem da empresa diante das pessoas e organizações que são capazes de aumentar o alcance da companhia. 

    Quando o tema é sobre Outreach, é inevitável não comentar sobre fatores como reconhecimento da marca e relações públicas. 

    Ambas são áreas diferentes, mas que muitas vezes acabam se cruzando no caminho e que, dependendo do momento, podem ser confundidas como uma única estratégia. 

    Porém, nesse processo envolve uma forte conexão entre construir a marca da sua empresa, aumentar a reputação e encontrar as pessoas certas para contribuir com o desenvolvimento empresarial. 

    Geralmente, as empresas bem-sucedidas costumam ter fortes defensores que, por sua vez, têm o papel de alavancar a marca para os melhores níveis. 

    Dessa forma, uma empresa que trabalha com caneca para brinde, por exemplo, acaba formando uma base de clientes que realmente gostam da marca. 

    Tendo em mente que, para conseguir se consolidar dentro de uma área, é necessário construir relações estratégias para assegurar a empresa em uma determinada posição. 

    Com isso, o Outreach marketing nasce como uma forma de potencializar os relacionamentos empresariais. 

    Por outro lado, esse tipo de estratégia também é conhecido como marketing de alcance, e pelo fato de ser auto explicativo, esse termo vem sendo utilizado com mais frequência nos círculos de marketing digital. 

    Em alguns casos, pode haver o encerramento de empresa, quando a companhia não busca por meios que sejam capazes de aumentar o número de clientes. 

    Ou seja, no mundo dos negócios é de suma importância que o gestor responsável se preocupe com a quantidade de consumidores que costumam comprar na campanha. 

    Após elucidar um pouco do que se trata esse tema, iremos agora ir mais a fundo no significado desse marketing de alcance. 

    O que é Outreach marketing?

    De forma resumida, podemos considerar essa estratégia como uma maneira de conectar o seu negócio com fontes influentes, que são capazes de aumentar o reconhecimento da sua empresa.

    Diante desse contexto, podemos imaginar que até mesmo uma empresa de serviços de conservação acaba sendo apta para aplicar o marketing de alcance, já que para um negócio, ter um número ideal de clientes é fundamental para conseguir números de venda melhores. 

    Estar conectado com o mercado-alvo é fundamental para que os produtos sejam vendidos de forma rápida. Desse modo, podemos entender como esse marketing de alcance pode se tornar útil para os números da empresa. 

    Inicialmente, utilizando serviços de abertura de empresa, o gestor responsável pode considerar a procura por influenciadores locais para garantir um crescimento orgânico.

    Visto com olhares mais atentos, o Outreach marketing também pode ser considerado como marketing de influenciadores, que por sua vez se torna o outro termo para esse tipo de estratégia. 

    Quando a sua empresa consegue construir relações com líderes do setor, como influenciadores digitais, que são blogueiros, e outros perfis que tem muitos seguidores nas redes sociais, que automaticamente podem servir como uma forma de promover os produtos da sua companhia. 

    Esse marketing de alcance pode ser entendido também como um processo, na qual a empresa se posiciona diante desses influenciadores, para só então, aplicar as estratégias de marketing. 

    Dependendo do porte da empresa, é interessante que ela tenha um sistema de automação comercial, tendo em vista que conforme o número de clientes aumentam, todas as formas de otimizar os processos operacionais são válidas, já que um tempo irá sobrar para lidar melhor com as outras questões da empresa. 

    Podemos definir o Outreach como uma forma de utilizar meios estratégicos que possam aproximar a empresa com fontes influenciadoras, para que finalmente, a sua marca alcance um nível maior de reconhecimento. 

    Inicialmente, o gestor responsável pela empresa que pretende iniciar essa estratégia, deve se concentrar em criar uma conexão primeiro, com um único influenciador. 

    Nesse sentido, podemos imaginar como isso acaba influenciando em certos segmentos, como os que trabalham na área de culinária. 

    Possuir um sistema de gestão para bares e restaurantes, por exemplo, acaba auxiliando as vendas de acordo com o ganho de novos clientes. 

    Assim que a conexão é estabelecida, é preciso iniciar os trabalhos para fortalecer esse relacionamento usando táticas para convencer o influenciador digital, que a sua marca é merecedora de estar nas postagens. 

    Quais as vantagens dessa estratégia?

    Como podemos perceber, esse marketing de alcance tem como principal objetivo, melhorar o reconhecimento de uma determinada marca. 

    Para que isso aconteça, é necessário criar laços com influenciadores para que o alcance da empresa seja maior, por meio da popularidade do influenciador. 

    Em meio ao processo dessa estratégia, está a parte em que os seguidores leais do influenciador, ao ver a sua marca, automaticamente podem se tornar defensores da sua empresa. 

    Com isso, empresas de alimentação, por exemplo, podem considerar a contratação de um influenciador que trata sobre questões da área, para garantir uma base de defensores. 

    Uma das consequências do marketing de alcance, é justamente a possibilidade da empresa crescer a sua audiência, e fazer com que a rede de promotores aumente ao mesmo tempo. 

    Construir relacionamentos potenciais

    Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o marketing de alcance não se baseia no conceito de fazer uma parceria com um grande influenciador, celebridade ou estrela das redes sociais com milhões de seguidores. 

    Nessa estratégia, as melhores colaborações são aquelas que são capazes de completar as partes do marketing da empresa, permitindo a construção de relacionamentos fortes e duradouros que naturalmente, acabam refletindo para o crescimento da companhia. 

    Há casos em que empresas pequenas podem trabalhar com influenciadores locais, em uma parceria em que ambos possam crescer simultaneamente. 

    É importante reforçar a opção de trabalhar com influenciadores locais, pelo fato de se tornar um trabalho mais fácil e viável. 

    Imagine como uma empresa de soluções audiovisuais, iniciante no mercado, pode conseguir com influenciadores locais que tratam sobre esse assunto. 

    Criar conteúdos de qualidade 

    Conforme você atrai as pessoas certas para o seu negócio, é necessário que os conteúdos desenvolvidos para a sua loja virtual, por exemplo, sejam feitos com uma qualidade mais profissional, levando em consideração que isso é um fator determinante para conquistar novos clientes. 

    Entender melhor como está sendo a estratégia usada nos conteúdos, e como estão sendo os alinhamentos com o marketing de alcance, é essencial para que melhorias sejam feitas nos materiais sobre seus serviços e produtos, e isso, consequentemente, pode ajudar na conquista de uma audiência mais ampla. 

    Aprender mais sobre abordagens inspiradas no marketing

    Assim que você concentra suas atenções na qualidade dos conteúdos trabalhados na página da sua empresa, automaticamente esse momento acaba se tornando propício para que novas formas de abordagens sejam realizadas, visando as táticas do marketing. 

    Conforme a maneira de abordagem é trabalhada, os conteúdos naturalmente serão direcionados para o público-alvo, fazendo com que a empresa tenha um engajamento maior. 

    Aumentar o ranking em SEO 

    Quando você cria relacionamentos com influenciadores digitais, naturalmente o seu site cria uma tráfego maior. Ter um fluxo maior de acessos, pode aumentar significativamente o número de vendas da empresa. 

    Para os mecanismos de buscas, quanto maior é o número de pessoas acessando um site, maiores serão as chances desse site estar entre as primeiras opções para os usuários acessarem. 

    Etapas para fazer um Outreach marketing

    Antes de iniciar a procura por influenciadores, é preciso que um planejamento seja feito para garantir que a empresa consiga alcançar o público certo. 

    Identifique os influenciadores certos

    O primeiro passo a ser feito, é identificar as pessoas certas para construir conexões capazes de aumentar o crescimento da empresa. 

    Como as empresas precisam ter perfis de compradores ideais, é necessário ter também perfis de influenciadores mais adequados para o seu negócio. 

    Para identificar melhor os influenciadores, alguns pontos precisam ter uma atenção maior, como:

    • O número de seguidores do influenciador;
    • A reputação no nicho;
    • Frequência das postagens;
    • Diversidade de posts;
    • Evolução do número de seguidores;
    • Tipo de engajamento;
    • Nível de engajamento nos posts.

    É preciso considerar também qual o tamanho e o alcance que o influenciador escolhido tem, afinal, por mais que a pessoa tenha milhões de seguidores, nem sempre ele será a melhor opção. 

    Portanto, se você tem um negócio de porte pequeno, procure trabalhar com influenciadores locais. 

    Por fim, os últimos pontos a serem seguidos para praticar o marketing de alcance, são formados por:

    • Elaborar mensagens impactantes;
    • Personalizar a maneira de abordar;
    • Acompanhar as fontes influentes;
    • Prove que sua empresa é importante para o influenciador.

    Deste modo, podemos entender que buscar uma pessoa para impulsionar o reconhecimento de uma empresa, pode ser determinante para que a companhia consiga uma reputação positiva. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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