Michael Campos

Verdades que todo criador de conteúdo deve saber

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    A função de criador de conteúdo se torna cada vez mais importante dentro do cenário atual, diante da importância que a produção desse tipo de material vem se tornando para as empresas. Indo além de ser um produto de valor cultural, sendo algo também comercial.

    A procura por esse tipo de profissional cresceu muito por causa das próprias plataformas e ferramentas que passaram a estar disponíveis para toda a sociedade. Tornando possível com que cada usuário possa se tornar um produtor de conteúdo, diante desse cenário.

    Isso porque a ideia de “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, a principal concepção por trás do movimento artístico nacional como Cinema Novo, nos anos 70, nunca esteve tão próxima da realidade como hoje, diante do fácil acesso a instrumentos de filmagem.

    A partir do seu celular hoje é possível se conectar com amigos e familiares, utilizá-lo como uma ferramenta de trabalho, ao acessar aplicativos de finanças desenvolvidos por uma assessoria contábil, como também produzir conteúdos, por meio de sua câmera digital.

    Como o mercado funciona sempre de forma reativa aos hábitos de consumo da sociedade, a partir do momento que o próprio público possa investir na produção de conteúdos, com o objetivo de compartilhá-los em suas redes, a mesma coisa acontece do lado das empresas.

    Cada uma apostando em um formato específico que possa resultar em melhores níveis de performance e para o seu negócio. Com vídeos, imagens e textos que possam atrair a atenção dos usuários para os produtos ou serviços oferecidos por sua companhia.

    Da mesma forma como que um adesivo para vitrine pode melhorar a percepção do público que passa em frente a uma loja, ao destacar promoções, descontos ou até mesmo o lançamento de um novo produto, os conteúdos na internet podem fazer um serviço similar.

    Mesmo com tantas ferramentas ao seu dispor, engana-se quem acha que o método de produção de um conteúdo é algo fácil de ser repetido. Pelo contrário, é preciso criatividade e inovação para que essas produções tenham o seu imerecido destaque.

    O que acaba por colocar em evidência a importância que os criadores de conteúdo possuem dentro do cenário comercial e digital presente nos dias de hoje.

    As responsabilidades de um creator

    O papel do criador de conteúdo é tão importante para o mercado atual que ele passou a ser visto de fato como um profissional, estando associado principalmente à função dos influenciadores digitais, por mais que existam diferenças entre essas duas vertentes.

    Enquanto os influencers possuem um certo destaque por causa da sua relação com os seus seguidores, divulgando produtos, serviços e também assuntos que terão um maior impacto junto ao público a ser atingido, os criadores de conteúdo tem uma ação mais específica.

    A principal função de um creator é produzir conteúdos com um foco em particular, seja para os seus canais pessoais, destacando a sua posição como produtor na internet, em um canal no Youtube, por exemplo, ou seja para um serviço ao qual ele foi contratado.

    Como uma empresa de segurança do trabalho, que busca apresentar ao seu público conteúdos voltados à área de segurança, com dicas de proteção aos seus seguidores, para posteriormente divulgar os seus serviços como uma solução para tal problema.

    A depender do nível de atuação desse creator, pode exigir uma grande variedade de assuntos a serem abordados dentro de suas produções, sendo necessário ter uma especialização geral, que permita uma abordagem ampla para todos os assuntos.

    Pois o maior problema para quem está na posição de produtor é não ter acesso a informações necessárias para a realização do conteúdo exigido. Como detalhes sobre o público ser atingido, ou até mesmo dados referentes ao assunto a ser abordado.

    Sendo o motivo pelo qual os jornalistas têm uma grande atenção ao processo de apuração da notícia, indo atrás de dados que atuem na confirmação das informações que serão ditas dentro de uma matéria, para que não haja nenhum tipo de problema.

    A mesma coisa vale para uma comunicação comercial, sendo preciso ter noção sobre os objetivos a serem alcançados junto dessas peças. Algo que depende muito das informações referentes ao tema a ser tratado, assim como os detalhes referentes ao público-alvo.

    Dados capazes de fazer com que uma empresa de serviços de TI escolha por um formato específico de conteúdo a ser compartilhado em suas redes, visando uma melhor interação diante do seu perfil público conquistado, ou com o propósito de alcançar novas audiências.

    E dentro das possibilidades de criação de conteúdo, algum formatos se destacam como:

    • Vídeos;
    • Textos;
    • Imagens;
    • Podcasts;
    • Infográficos;
    • E-books;
    • Memes.

    Uma ideia por trás de um conteúdo pode inclusive ser desmembrado para outros formatos, dando aos usuários uma maior variedade de opções referente ao método consumo, com vídeos no Youtube que podem ser replicados para plataformas de áudio como podcast. 

    Se essa realidade é importante para as empresas que contratam os serviços de um criador de conteúdo, não é preciso se aprofundar muito na relevância de conhecer todos esses formatos e tudo relacionado por parte desses profissionais.

    Dicas importantes para um produtor conteúdo

    Diante da profissionalização da figura do produtor de conteúdo, algumas dicas referentes a esse trabalho se tornam mais do que orientações, e sim estratégias essenciais para que esse tipo de profissional consiga se destacar dentro dessa sua área de atuação.

    Com base, seguem algumas orientações importantes para quem pretende trabalhar com a produção de conteúdo na internet. Seja ao fornecer serviços para uma companhia, ou como um criador autônomo, produzindo peças para os seus canais digitais.

    Crie conteúdos originais

    A internet é um ambiente acessível aos mais diversos tipos de público, se por um lado isso é positivo, do outro isso acaba por criar um cenário altamente competitivo, no qual se torna preciso apresentar algo único, com o intuito de conquistar o interesse dos usuários.

    Esse conteúdo autêntico precisa estar alinhado também com uma identidade desenvolvida para o projeto associado, como no serviço de comunicação visual para empresas, focado em encontrar uma personalidade adequada a tal negócio.

    Reconheça o seu valor

    Se o mercado passa a reconhecer o lado profissional dos produtores de conteúdo, a mesma coisa deve ser feita entre os próprios creators. Até mesmo em atividades como a definição do valor a ser cobrado pelos seus serviços, fortalecendo a profissionalidade desse produtor.

    Apresente o seu portfólio

    E se o seu propósito é se portar como um profissional, é importante ter ao seu lado uma reunião dos seus melhores trabalhos, por meio de um portfólio que vai servir como uma apresentação dos seus serviços para clientes interessados em seu trabalho.

    Com a diferença de que hoje não é preciso reunir tais peças dentro de uma pasta, sendo possível fazer esse compilado por meio de um arquivo digital, a ser distribuído via link ou com a construção de um site próprio para o seu portfólio.

    Escrita otimizada para internet

    Dentro do cenário digital é preciso apresentar bons conteúdos, mas também garantir que eles tenham características que facilitem o seu compartilhamento, como a presença de palavras-chave e termos associados ao SEO, ferramenta de otimização de busca.

    Conheça as tendências do mercado

    Com o objetivo de fazer com que os conteúdos  se destaquem é preciso observar quais são as tendências em alta na internet e nas sociedade, de forma a aplicá-los às suas produções.

    Acompanhando inclusive estratégias fortes de mercado, como o serviço de tradução de sites, cada vez mais necessário, diante da globalização das empresas, que precisa oferecer produções direcionadas ao público de cada país.

    Entenda o seu público

    Cada conteúdo deve ser produzido com base em algum direcionamento, como a necessidade passar uma mensagem, por exemplo. Contudo, quando se trata de um conteúdo a ser consumido, é importante observar o público que será atingido.

    Para que dessa forma seja possível apresentar peças que sejam evidenciadas diante de uma audiência, aumentando suas chances de consumo. Sendo preciso também focar na qualidade dessas obras, de acordo com as expectativas dessa audiência.

    Busque o networking

    O networking se trata da relação profissional a ser feita entre indivíduos, divididos dentro de seu cenário específico. Algo válido para as plataformas digitais, para que um produtor possa ser contratado para falar de assuntos como serviços de desenvolvimento de software.

    Isso por causa da sua boa performance em um trabalho anterior, junto a outros setor de tecnologia. Com a criação de uma rede de contatos é possível ser recomendado para mais serviços, além de um possível alinhamento aos seus conteúdos produzidos.

    Tenha mente aberta aos negócios

    Por fim, é importante destacar a razão que pode estar por trás dessa produção desses conteúdos. Caso o seu objetivo seja se profissionalizar na área, é importante ter também uma mentalidade empreendedora, capaz de destacá-lo como uma figura a ser contratada.

    Ao seguir tais direcionamentos é possível entrar em evidência como um creator dentro do cenário digital, trabalhando com os mais diversos temas e assuntos, da importância de sinalização para estacionamento até como escolher o modelo adequado de carro.

    Sendo importante para isso evitar alguns erros comuns como não conhecer o público ao que se destina esse conteúdo, investir nas plataformas erradas ou ficar muito preso às estatísticas alcançadas.

    Tudo ajudando você a se tornar o melhor produtor de conteúdo possível.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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