O e-mail marketing é uma das estratégias mais valiosas para o marketing digital, bem como o uso da palavra-chave certa.
Muitos podem achar que o e-mail marketing não tem mais valia, porém esse pensamento é equivocado e faz com que muitas empresas percam grandes oportunidades por não acreditarem nesta estratégia.
Eles auxiliam na nutrição e conversão de leads, bem como no estreitamento do relacionamento, dando um retorno sobre o investimento (ROI) satisfatório.
Neste artigo, abordamos o e-mail marketing e porque ele é uma estratégia que vale a pena para empreendedores ou profissionais de marketing.
O que é e-mail marketing?
Trata-se da estratégia de disparos de e-mails para seu público, que podem ser leads, contatos, clientes, usuários, entre outros, com o foco de cumprir os objetivos de marketing da sua empresa de brindes corporativos de luxo.
Uma estratégia de e-mail marketing de sucesso deve ser fluida, de forma a existir um fluxo contínuo de mensagens que crie um diálogo com seus correspondentes.
Além disso, é fundamental fazer testes A/B antes de enviar, oferecer um canal de preferência ao usuário e configurar o fluxo de automação. O teste A/B existe para ajudar a determinar qual o melhor assunto ou layout para utilizar em cada ação.
Então seu objetivo é identificar qual versão do seu e-mail pode gerar melhores resultados, testando com o próprio público sua recepção de cada modelo. Você pode testar o layout do e-mail, o assunto, a redação, entre outros pontos que surgirem dúvidas.
Este é um excelente recurso quando você tem mais de uma ideia para a criação de seu e-mail, bastando esses testes para te orientarem.
Por que o e-mail marketing vale a pena?
De acordo com uma pesquisa realizada por uma popular empresa de marketing digital, 95,9% dos usuários entrevistados conferem seu e-mail diariamente.
Já cerca de 76,7% das empresas adotam a estratégia de e-mail marketing, sendo que destas, 96,1% estão confiantes na eficácia dessa estratégia.
Pontuamos a seguir diversos outros pontos que mostram como o e-mail marketing vale a pena para sua empresa de estamparia, bem como para os mais diversos segmentos do mercado.
Tem um bom custo-benefício
Existem diversas estratégias que uma empresa pode adotar para atingir seu público, mas o e-mail marketing tem o custo mais baixo de todas.
Recorrendo aos e-mails, tem-se um retorno sobre o investimento (ROI) que se mostra ainda mais atrativo se comparado com os modelos tradicionais de marketing.
Diante disso, você pode direcionar suas mensagens para um público específico, enviando a mensagem certa na hora certa, aumentando as taxas de conversão.
Um exemplo são os estágios de decisão do funil de vendas, quando você deve apresentar sua marca com a finalidade de solucionar uma dor da persona. Dessa forma, o e-mail marketing é considerado uma ferramenta altamente rentável, trazendo bons resultados.
Grande alcance
Uma empresa de soluções em controle de acesso precisa saber que existem cerca de 4 bilhões de usuários de e-mail atualmente, com projeções para aumentar para 4,5 bilhões até 2024.
O endereço de e-mail concentra uma série de atividades que um usuário faz na internet, como criar um login em um site ou para confirmar sua identidade.
Através disso, o e-mail marketing pode alcançar um número gigantesco de pessoas, que podem não estar em outros canais, como nas redes sociais.
Alto retorno financeiro
O retorno sobre o investimento do e-mail marketing é um dos mais altos se comparado com outros canais de comunicação. Isso porque é preciso um baixo investimento para se ter um grande retorno com essa estratégia.
Segundo uma pesquisa da Litmus, para cada real investido se tem um retorno de R$42, havendo segmentos que conseguem um retorno maior.
Com um domínio para seu negócio de comunicação visual para empresas, uma ferramenta de envio e uma pessoa para escrever os e-mails, você tem tudo que precisa para iniciar sua estratégia.
Existem ainda diversas ferramentas de envio gratuitas disponíveis, fazendo com que o investimento seja ainda menor.
É um ótimo canal de comunicação
Existem diversas opções de tipos de e-mail marketing que podem ser adicionados à sua estratégia, como:
- Newsletter;
- E-mail de boas-vindas;
- E-mail de nutrição;
- E-mail de recompensa;
- E-mail sazonal;
- E-mail de aniversário;
- Pesquisas e feedbacks.
Estes são apenas alguns exemplos que podem ser inseridos em sua estratégia, promovendo a comunicação com seus prospects. Crie mensagens interessantes para a persona de sua empresa de etiquetas adesivas, engajando seu público.
Pode-se incluir em newsletter
Nos e-mails marketing, podemos dizer que as newsletter são os exemplos mais tradicionais aplicados, sendo o principal formato de 2020, conforme alguns especialistas.
Traduzindo o termo temos um boletim de notícias, com um envio periódico, que pode ser diário, semanal, quinzenal, de e-mails com um tema central.
Havendo regularidade nos envios, você tem usuários bem informados sobre suas soluções em placas em acrilico personalizadas. Você pode também direcionar os usuários para seu blog, colocando apenas uma introdução com o link na newsletter.
Atualizações do blog
Falando em blog, o envio de suas atualizações para os usuários pode ser considerado um tipo de newsletter que os leva diretamente para as últimas publicações em seu blog. São voltados para os usuários que querem acompanhar seu conteúdo.
Normalmente, quem se cadastra para receber atualizações está dando o primeiro passo para conhecer melhor sua marca, então é sua oportunidade de gerar valor e se conectar com seus contatos.
Fazer e-mails promocionais
Os e-mails promocionais são aqueles com a função de promover a venda de serviços e produtos, tendo uma abordagem mais comercial, com preços, ofertas e descontos, e links para a página de compra.
E-mails editoriais
Os e-mails editoriais tem uma função voltada para o branding da empresa, ou seja, seu posicionamento diante de variados assuntos. Compreende o ponto de vista da empresa de papel para modelagem, sendo assinada pelo dono do negócio ou o CEO.
Fluxos de nutrição
Após a conversão de um lead em uma landing page, uma assinatura de newsletter, pop-ups ou outros meios, você passa a captar informações úteis para sua estratégia.
Estes cadastros são muito importantes para que haja consentimento do usuário em receber seus e-mails. Problemas com spam ou compra de listas de contatos podem arruinar sua estratégia, então tome cuidado.
De acordo com a posição dos leads em sua jornada de compra, é direcionada uma estratégia própria de nutrição. Um fluxo de nutrição compreende uma série de e-mails que são disparados após uma ação do usuário, como se cadastrar.
Pesquisas
Os e-mails marketing são uma excelente oportunidade para conhecer melhor seus usuários, podendo ser usados para colher dados em pesquisas.
Um exemplo são as pesquisas de satisfação após uma compra, que auxilia em traçar o perfil da sua persona e entender o mercado.
Como criar o melhor assunto de e-mail marketing?
Encontrar o assunto ideal para o e-mail é um ponto decisivo nas estratégias de e-mail marketing. Veja a seguir alguns pontos que você deve se atentar.
Invista em um assunto personalizado
Os e-mails personalizados permitem uma taxa de abertura 40,19% maior do que aqueles sem nenhuma personalização, segundo um estudo realizado pela Dinamize.
A personalização está relacionada ao quanto você conhece de cada um de seus leads, envolvendo aspectos como a relevância do conteúdo para cada contato.
Para isso, você deve considerar todas as informações que possui de cada lead para gerar uma estratégia eficiente.
Evite termos apelativos demais
Você deve evitar o uso de palavras extremamente comerciais e apelativas, pois o público não se interessa muito por esse formato, além do e-mail pode ser classificado como spam.
Diante disso, evite termos como:
- Promoção;
- Compre;
- Grátis;
- Clique;
- Crédito;
- Oferta.
Os termos como estes prejudicam a entregabilidade das mensagens de sua indústria de embalagens de papelão, afetando suas estratégias.
Promova sensação de urgência (mas sem exageros)
É preciso entregar em seus e-mails exatamente aquilo que você promete, e usando com cautela este recurso, pode promover a sensação de urgência no assunto do e-mail.
Acompanhe os resultados de cada envio
Analise os relatórios de envio para identificar onde pode melhorar nas próximas ações que você fizer. Olhe pontos como liques, descadastros, taxas de visualização e todas as demais métricas que estiverem disponíveis na sua plataforma.
Considerações Finais
Algumas pessoas falam do fim do e-mail marketing, mas isso é algo que não se fundamenta, pois cada vez mais usuários têm acesso a uma conta de e-mail.
Neste artigo, você viu os diversos benefícios e porque o e-mail marketing vale a pena, trazendo bons resultados para os mais diversos segmentos.
Em plena era da informação, os estímulos digitais são os mais variados, e para as mais diversas ações você precisa ter uma conta de e-mail.
Portanto, o e-mail marketing se caracteriza principalmente por sua efetividade ao fornecer uma comunicação direta e pessoal.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.