O conceito de mobile first é um dos mais importantes métodos de angariar novos consumidores para sua empresa. Através dessa técnica, você consegue identificar pontos muito importantes de comunicação com os clientes.
O mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital. Neste processo, uma série de avanços tecnológicos tem se tornado parte do dia a dia das pessoas, sobretudo em questão de popularização.
Um dos principais mecanismos que se tornou altamente popular é o de internet móvel, popularizado com os smartphones, que tem se tornado cada vez mais expressivos e potentes conforme os processos vão evoluindo.
A popularização desse tipo de dispositivo é tamanha que a maioria das pessoas tem até mesmo deixado de lado computadores e notebooks em prol desses aparelhos, uma vez que lidam diretamente com uma série de elementos para venda, como camisetas personalizadas para uniformes.
O usuário hoje passa a maior parte de seu dia conectado, e o advento dos smartphones acabou tornando esse período ainda maior. Por conta disso, o conteúdo criado pensando em atendimento móvel acaba se tornando muito mais efetivo.
Estes dispositivos possibilitam que você tenha uma série de elementos, principalmente a praticidade e agilidade na absorção de informações, e a capacidade de processamento destes elementos é cada vez mais forte.
Dessa maneira, você consegue trabalhar com uma série de elementos, o que faz com que o mercado se molde a esse tipo de operação para vender sacola brinde corporativo, garantindo que você não precise mais ficar preso a dispositivos grandes para se comunicar.
Com os aplicativos de smartphone, redes sociais, e-mails e outras ferramentas na internet estão a um clique de distância, o que acaba sendo muito mais fácil de lidar. Por conta disso, muitas empresas começaram a aplicar o conceito de mobile first.
O conceito por trás do mobile first lida diretamente com a criação de projetos para a internet, em que a prioridade é a criação de experiência em dispositivos móveis.
Com isso, as adaptações acabam sendo realizadas apenas para a utilização em outras plataformas.
Quando você cria um material para a internet, é preciso lidar com uma série de elementos, como a arquitetura de um site e o desenvolvimento dessa ferramenta para a utilização na venda de mochilas promocionais, por exemplo.
Por conta dessa popularização, os próprios motores de busca tem levado em consideração a aplicação de sites em conteúdo móvel como parte de seu critério de ranqueamento, fundamental para que você consiga um acesso melhor nos dias de hoje.
Isso porque o pensamento da maioria das empresas é que, uma vez que a maioria das pessoas já passa boa parte de seu tempo conectado pelo celular, otimizar seus sites para esse tipo de dispositivo é uma excelente maneira de trabalhar o marketing para esse formato de engajamento.
Benefícios do Mobile First
Existem muitos benefícios no investimento desse modelo de aplicação, uma vez que ele gera muitas vantagens comerciais, funcionando como uma empresa de cartão de visita em questões de popularização e utilização no mundo digital.
Entretanto, é preciso ter em mente que nem todas as empresas terão os mesmos resultados com relação a estes benefícios, uma vez que cada companhia é única e tem seus próprios detalhes para lidar.
Por isso, adaptar estes conceitos a sua realidade ajuda a obter estes resultados com mais efetividade, funcionando como adesivo impresso para que as pessoas identifiquem sua empresa, garantindo um acesso mais simples para os seus clientes online.
Ranqueamento em motores de busca
Um dos principais benefícios de usar a tecnologia mobile first é a melhora no ranqueamento em motores de busca. Essa possibilidade é muito importante para você trabalhar melhor com sua companhia de material promocional de empresas.
Quando um usuário tem uma necessidade ou um desejo, é muito comum que ele utilize seu smartphone ou tablet para fazer uma pesquisa em motores de busca. Neste caso, ele digita uma série de palavras-chave relacionadas ao tema que precisa.
Os algoritmos dos motores de busca então fazem uma varredura em seus bancos de dados procurando conteúdos que tenham alguma relação com os dados digitados em primeiro lugar. Os algoritmos então criam uma lista por ordem de relevância.
O consumidor encontra o que precisa dentro dos primeiros links oferecidos na lista, e por isso, é muito importante utilizar ferramentas para se destacar e ficar em uma posição de destaque que gere resultados mais positivos com seu stand para eventos.
Melhora na experiência de usuário
Quando você utiliza o conceito de mobile first, coloca a experiência do usuário em primeiro lugar. Ter uma estrutura de site qualificada para esse tipo de operação é muito importante, uma vez que você consegue otimizar o desempenho para dispositivos móveis.
O foco de qualquer empresa hoje é gerar uma experiência satisfatória para seus clientes, principalmente em questão de fidelização. Quanto mais completa é a experiência do usuário, maiores são as chances de conversão para sua companhia.
Quando você cria um site com o pensamento no modelo mobile first, consegue uma estrutura muito mais organizada e limpa, com funcionalidades específicas para os dispositivos móveis e permitindo uma navegação muito mais efetiva.
Velocidade do site
A internet móvel possui algumas restrições em comparação com os serviços de banda larga. Além disso, é muito importante que o usuário consiga ter acesso rápido ao conteúdo que você está oferecendo, como um curso de design gráfico EAD (Educação a Distância).
O perfil mobile first permite que você consiga uma velocidade de carregamento muito mais rápida em seu site, uma vez que as informações em excesso são removidas e você consegue priorizar apenas o que realmente importa.
Mesmo que seu conteúdo possua material multimídia, como imagens ou vídeos, os mesmos serão otimizados para gerar um carregamento mais rápido e possibilitar uma ação muito mais objetiva para sua companhia.
Priorizando o Mobile First
Para lidar corretamente com esse método, é preciso pensar em mais do que estética, adaptando também seu conteúdo para otimizar a utilização de recursos digitais de maneira móvel.
Quanto mais você trabalhar com esse tipo de recurso, melhor. Muitas vezes, isso ainda vai além da estrutura de seu site, trabalhando em diversos elementos
Por isso, é importante que você saiba como utilizar o mobile first em seus principais canais de comunicação para conseguir resultados mais efetivos.
Sites e blogs
Estas ferramentas são a base de seu processo de marketing digital, e as mais afetadas pelo conceito de mobile first. É muito importante que você estruture suas plataformas para conseguir um acesso móvel de maior qualidade.
A navegabilidade é uma etapa fundamental para você trabalhar com mais efetividade nesse tipo de plataforma. Oferecer um processo simples e prático para seus clientes.
Além disso, é importante trabalhar com material de SEO para conquistar resultados mais efetivos e garantir uma chance maior no seu posicionamento junto aos motores de busca.
A sigla, que significa Search Engine Optimization, representa uma série de atividades para otimizar o processo de seu site, e muitas delas são geradas especificamente para ferramentas móveis.
Campanhas
Criar campanhas focadas no conceito móvel podem ajudar muito a estruturar suas campanhas de marketing e publicidade.
Existem diversos modelos que podem ser aplicados para você conseguir resultados mais expressivos, como por exemplo:
- Lançamentos de produtos;
- Experiências únicas;
- Aquisição de leads;
- Engajamento com usuários.
As campanhas são excelentes oportunidades de criar novas oportunidades de comunicação com os consumidores, gerando uma estrutura mais adequada para suas ações.
Dessa maneira, se você possui uma estrutura de qualidade para ações mobile, é possível adequar toda sua estrutura para otimizar a utilização nestes dispositivos, tornando este um dos principais meios de engajamento da atualidade.
Conquistar leads é um processo muito importante para você conquistar mais vendas para sua empresa. É através deles que você consegue passar pelas diversas etapas do funil de vendas, garantindo uma venda mais qualificada e efetiva.
É muito importante ter em mente que explorar seus leads corretamente é um dos principais meios de conseguir um destaque maior para esse tipo de atividade, conquistando novas vendas.
Considerações finais
Trabalhar com o conceito de mobile first é estar alinhado com as tendências mais importantes da atualidade, e garantir que você conseguirá atender uma demanda cada vez mais crescente em procura na internet.
Quando você adapta suas ferramentas digitais para o mercado mobile, consegue atingir uma boa parte da população, principalmente na atualidade onde existe muito mais procura por esse tipo de dispositivo do que por outros recursos.
O mobile first permite que você tenha uma estrutura mais capacitada para lidar com esse tipo de situação, garantindo um destaque comercial e transformando sua empresa em uma liderança no nicho de atuação em que você está inserido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.