Michael Campos

Técnicas de SEO para sua loja virtual se destacar

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    No mundo do empreendedorismo, é fato que todas as formas de alavancar os números de venda na maioria das vezes, são válidas, como o SEO para sua loja virtual

    Um dos fatores que fazem com que um negócio tenha sucesso, é ter uma maneira eficiente de captar os clientes. 

    É comum que muitas lojas virtuais tenham estrutura e organização suficientes para ser funcional, porém, muitas dessas lojas sofrem com uma situação: ninguém acessa o site. Isso não é raro de se ver, principalmente com novas lojas no e-commerce. 

    Como um todo, o Brasil tem a característica de possuir um cenário super competitivo, logo, a concorrência acirrada entre as empresas de uma determinada área é comum. 

    Na competitividade, todas as empresas tentam se destacar de alguma maneira, desde contratar uma empresa de letreiro para chamar atenção, até outros fatores. 

    Para se ter uma ideia, o Brasil possui quase 1 milhão de sites dedicados somente para vendas, com isso, é possível perceber que o comércio eletrônico está sendo a opção mais viável às pessoas que têm vontade de empreender. 

    Na internet, não é difícil encontrar lojas que trabalham, por exemplo, com brindes personalizados para comprar, praticando o SEO a fim de obter novos clientes. A prática é ainda mais usada por lojas virtuais. 

    Para as pessoas que estão iniciando, ou até mesmo já possuem sua loja virtual a um tempo, usar as estratégias de SEO para o empreendimento digital fará com que o seu negócio se destaque. 

    Porém, é necessário entender a ideia da estratégia, antes de aplicá-la, então, conheça a alternativa mais usada no e-commerce para ganhar visibilidade. 

    Conheça o conceito de SEO

    O SEO, ou Search Engine Optimization, que traduzido para o português significa “Otimização para Mecanismo de Busca”, é um conjunto de estratégias que trabalham entre si para que uma empresa, ou marca, tenha mais visibilidade nas plataformas de pesquisas. 

    O conceito de SEO pode ser aplicado em qualquer área, desde as vendas de produtos, até uma pessoa que está buscando no Google por “cursos profissionalizantes valores”. Nesse caso, as instituições que praticam o SEO aparecerá naturalmente no topo. 

    Ao falarmos de mecanismos de buscas, é inevitável não pensar no Google, a principal plataforma de pesquisa que domina mais de 90% do mercado global. Para algumas pessoas, o ato de pesquisar é um ato que pode se realizar somente no Google. 

    A grande vantagem do SEO não é somente atrair os clientes para acessarem sua loja virtual, e sim, o modo de como esse processo é feito. A estratégia tem o objetivo de captar novos consumidores de forma natural, ou seja, nada é pago para aumentar os acessos. 

    Às pessoas que esperam resultados imediatos, é necessário dizer que o SEO é uma estratégia que funciona a longo plano. Os primeiros resultados virão somente se a prática for feita diariamente e de forma correta. 

    Inicialmente, é importante que o empreendedor não desanime com os resultados feitos. A fase em que o SEO é colocado em prática, será uma forma de dizer se o empreendedor estará disposto a trazer o sucesso à empresa. Invista tempo, e tenha paciência. 

    Palavras-chave: a maior carta do SEO

    Para as lojas virtuais, a maior carta na manga é saber os termos mais usados pelos usuários nos campos de pesquisa. 

    Isso porque há todo um funcionamento por trás, através das palavras-chave, o algoritmo do buscador faz uma varredura na web para encontrar o melhor resultado. 

    Logo, vemos que é obrigatório que o empreendedor saiba quais são as palavras mais usadas no momento em que seus clientes fazem uma pesquisa. Com base nesse levantamento, o site deverá conter todas as palavras que são relevantes. 

    Por exemplo, o usuário ao pesquisar por “cartão de proximidade preço” no Google, logo verá as principais opções pelo fato de já possuírem as palavras-chave corretas que é o produto, e a palavra “preço”. 

    Para ficar mais fácil de entender, podemos imaginar uma pessoa pesquisando por roupas, e ao pensar, ela escreve no campo de pesquisa “camisetas”. Por se tratar de um termo muito amplo, haverá um alto volume de pesquisas. 

    Quando o termo tem uma abrangência grande, no mundo do SEO, é considerado como uma palavra-chave de cauda curta. Nesses casos, é muito improvável que o seu site apareça. E para complicar, o termo mostrará vários tipos e estilos de camisetas. 

    Em contrapartida, o empreendedor deve apostar nos termos considerados como cauda longa. Obviamente, é o contrário do termo citado acima. Por sua vez, elas são bem mais específicas e podem ser vistas nas sugestões da busca. 

    Para ficar mais fácil de entender, no momento em que uma pessoa pesquisa por um determinado produto, como mochila personalizadas com porta notebook”, fará com que o termo de cauda longa direcione o usuário à sua loja virtual. 

    Resumidamente, quanto mais específica a pesquisa, a concorrência ficará menor, e logo, maior será a probabilidade de aumentar os cliques em sua loja virtual. 

    Para auxiliar na captação de palavras-chave, há algumas ferramentas que podem ser usadas, entre elas:

     

    • Keyword Planner;
    • Ubersuggest;
    • Keyword Tool;
    • Ahrefs.

     

    Além das palavras-chave, o SEO também consiste em outras formas de ajudar o Google a encontrar uma determinada página. Estamos falando do meta título e do meta descrição. 

    O que são os meta título e o meta descrição

    Conhecido geralmente por sua tradução em inglês, que é o meta title, e o meta description, ambas as formas possuem a finalidade de ajudar o Google a entender qual é o assunto que está sendo procurado. 

    Eles trabalham diretamente no ranqueamento, então, é mais do que obrigatório utilizar as palavras-chave para que a sua loja virtual tenha destaque no cenário competitivo. 

    É interessante usar termos que têm alto potencial de atrair clientes, como “desconto”, “promoção” ou “ofertas”. Termos como esses, podem fazer com que a sua loja virtual se torne mais interessante aos olhos dos clientes. 

    Para garantir que a meta descrição seja feita de forma correta, é recomendado que seja desenvolvido com informações ricas sobre o produto, e será através destas informações que a loja poderá aparecer entre as primeiras opções de busca. 

    Entretanto, o SEO também possui a vantagem de cuidar para que a sua loja seja acessada por outros meios, como por exemplo, os smartphones e tablets. Manter uma qualidade do site para os dispositivos móveis é importante. 

    Otimização para mobile 

    Ultrapassando os computadores, os dispositivos móveis mostraram em 2016, que é o principal meio para acessar os sites, de acordo com o Statcounter Global Stats.

    Com isso, o Google dá ranqueamento mais alto para sites que possuem otimização para celulares e tablets. Ou seja, é obrigatório possuir um site que responda rapidamente às ações dos usuários nos dispositivos móveis. 

    Para ajudar no ranqueamento, o Google também entende que os melhores sites são aqueles que possuem conteúdos frequentes. Saiba por que é importante desenvolver conteúdos para a sua loja virtual. 

    Conteúdo estratégicos

    Para que sua loja virtual tenha destaque nas demais que estão presentes em grande número na internet, é importante que ela mantenha um nível de alimentação de conteúdo. 

    O Google entende que sites com conteúdos postados diariamente, possuem qualidade estrutural. 

    Link Building

    Objetivo simples de dizer para os mecanismos de busca que o conteúdo na loja é importante. Pode ser usado links que estarão presentes em outros sites que, ao ser clicado, o usuário será direcionado à sua loja. 

    Google Shopping

    Ao pesquisar no Google, por exemplo, por “bobina de papel kraft valor”  haverá várias opções para os usuários. É interessante que o empreendedor registre seu produto no Google shopping rapidamente, para conseguir captar novos clientes. 

    Melhore a experiência de navegar no site

    É importante, acima de tudo, promover a segurança dos usuários no site. Assegure que os dados pessoais fornecidos pelos cliente fiquem seguros. 

    Além disso, é importante manter uma rapidez no site, o desinteresse na loja pode vir até de uma demora de 2 segundos.

    Nesses casos, o empreendedor deve considerar ter um software de gestão empresarial, que ajudará nas questões administrativas da loja virtual, e na otimização de tempo no site. 

    Aprimore o atendimento online 

    Uma das formas de se destacar das demais lojas, é mostrar que o seu site sabe ter um pós-venda, resolvendo possíveis problemas ou, até mesmo, dar um suporte ao cliente no momento da compra. 

    Ter um sistema de automação comercial preço, no momento em que a loja procura aprimorar o atendimento online, é uma boa opção pelo fato de trabalhar com ferramentas tecnológicas que buscam otimizar os processos administrativos. 

    Aproveite as datas comemorativas 

    Em épocas festivas, como ano novo e natal, é recomendado que, dentre as palavras-chave, seja usado algo que remete à data comemorativa. Isso aumentará ainda mais as chances da loja ser vista entre as primeiras. 

    Colocar o site no topo das buscas trará, consequentemente, vários cliques. Automaticamente será gerado um tráfego de acesso no site, e com isso, é necessário que o empreendedor tenha uma equipe de atendimento para lidar com o número de pessoas e pedidos. 

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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