Michael Campos

Aprenda como fazer agendamento no WordPress

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    Administrar um blog é uma atividade importante para quem possui um negócio de forma a apresentar um meio de contato diferenciado com o seu público, independentemente do seu setor comercial. Baseado nisso é importante conhecer sobre o agendamento no WordPress.

    E isso acontece por essa ser uma das plataformas mais tradicionais para quem busca estruturar e alimentar frequentemente o seu blog profissional, utilizando das ferramentas disponibilizadas tanto no modelo gratuito como no formato pago.

    A popularidade do WordPress no mercado digital acontece justamente pela praticidade que ele apresenta em comparação com as diferentes plataformas presentes na internet, que ganharam uma grande concorrência com a chegada das redes sociais.

    Ao mesmo tempo é importante notar que mesmo com o sucesso das redes sociais, destacando-se como um ponto de encontro entre os usuários e as empresas, é essencial a sua companhia ter um endereço próprio na internet, destacando o seu profissionalismo.

    Servindo também como um artifício particular de divulgação dos seus produtos, ou até mesmo com comercialização deles, como uma loja virtual que trabalha com a confecção de produtos promocionais para brinde, para distribuição em eventos.

    E entre os maiores benefícios de se ter um site próprio está a sua maior independência em administração, sem depender das regras e limitações estipuladas para cada uma dessas plataformas, que possuem suas funções, mas não devem ser o único meio de contato.

    Quando se pensa na administração de um negócio é importante se ter o máximo de controle possível sobre ele, de forma a identificar possíveis problemas a serem resolvidos ou possibilidades comerciais que devem ser abordadas.

    Pedindo assim para a sua equipe interna, responsável pelos serviços de comunicação visual para empresas, desenvolver uma campanha a ser aplicada a todos os seus canais, tendo que seguir as instruções das redes sociais, junto à liberdade do seu site próprio.

    Mas não basta fazer uma publicação em seu site ou blog, é preciso estar atento às características que definem a sua usabilidade, de forma a aproveitar ao máximo as possibilidades no ambiente digital e alcançar os seus objetivos comerciais.

    A importância das configurações de agendamento

    Para que o seu site ou blog seja encontrado nas redes é importante que os conteúdos possuam características que se adequam aos conceitos analisados pelas ferramentas de busca como:

    • Uso de palavras-chave;
    • Quantidade de caracteres em um texto;
    • Frequência de postagens;
    • Prestígio do endereço virtual.

    Pensando especificamente neste último conceito, o reconhecimento de um site ou um blog é que mais procura a pessoa por trás desse investimento, seja algo relacionado a um endereço comercial ou a um projeto pessoal.

    Como um blog que analisa diferentes cidades turísticas ao redor do mundo, destacando as suas particularidades, como os hábitos relacionados à recepção de turista ou ao serviço de sinalização de trânsito utilizado nesse país.

    O prestígio desse endereço na internet será constituído a partir do número de acessos, a associação entre os conteúdos ali presentes por meio de links, entre outros fatores, que farão com que as suas páginas apareçam com uma maior incidência nas pesquisas.

    Garantindo que a sua empresa seja requisitada sempre que um usuário pesquisar por balões para decoração de aniversário, com o site da sua companhia aparecendo já na primeira página de resultados, com uma pesquisa orgânica ou com anúncios pagos.

    E boa parte desse reconhecimento pode estar relacionado a sua frequência de postagens, garantindo que o seu endereço esteja sempre presente na tela do usuário, mesmo com a alta concorrência disponível na internet e nas redes sociais.

    Mas não basta ter uma periodicidade elevada de postagens, é preciso saber também o momento exato de realizar essas publicações, de acordo com os períodos de maior acesso do seu público-alvo, assegurando-se que essa audiência visualizará os seus posts.

    O uso de ferramentas como o Google Analytics permite a identificação desses atributos específicos, que auxiliado por um calendário editorial pode indicar os melhores dias e horários para realizar as suas publicações, com base nos seus objetivos comerciais.

    Afinal, ninguém quer que a sua campanha de Natal continue sendo veiculada até às vésperas do Carnaval. E foi justamente pensando nisso que diversos desenvolvedores passaram a elaborar ferramentas que ajudassem nesses serviços de publicação.

    Como funciona um plugin de agendamento?

    O sucesso do WordPress como uma plataforma de gerenciamento de sites se dá pela possibilidades que ele apresenta, como na utilização de plugins, aplicativos com funções específicas que facilitam a administração de um endereço virtual.

    Similar às soluções em controle de acesso que um software específico pode trazer ao seu sistema de segurança. Então, nessa variedade de plugins se destacam aqueles que operam com os serviços de postagens, permitindo um agendamento dessas publicações.

    Entre os plugins conhecidos nesse sentido estão:

    Brookly

    Este plugin se destaca pela suas possibilidades de personalização, sendo concebível não apenas o agendamento dos seus postos, mas também a forma com que essa programação é realizada, de acordo com o seu formulário de agendamento.

    Dessa forma é possível direcionar os seus agendamentos para diferentes equipes ou categorias. Algo de muita importância quando se pensa em uma companhia de grande extensão, com diversas equipes e funcionários.

    WP Scheduled Posts

    Um plugin indicado para quem pretende sincronizar as suas publicações em seu blog junto às suas redes sociais, sendo também adequado para empresas ou projetos que atuam com um número alto de participantes na produção de conteúdos para o seu site.

    Isso acontece por causa da possibilidade que ele apresenta de administrar as postagens de diversos usuários, através de uma pessoa sendo responsabilizada por comandar essa equipe de produção.

    Appointment Calendar

    Ele se destaca por causa da sua integração com as plataformas do Google, como o Google Agenda, permitindo sincronizar as suas postagens com os eventos sinalizados em seu calendário comercial.

    O que permite a empresas de locação de impressoras em SP focar grande parte das suas postagens em datas identificadas, como as melhores para a comunicação dos serviços desse setor.

    Easy Scheduled Posts

    Diferentes dos plugins citados, o Easy Scheduled Posts é um plugin mais voltado a profissionais da programação, que possuem conhecimentos técnicos e avançados sobre os serviços virtuais.

    Por ter um sistema open source, ou seja, de código aberto, os programadores podem conferir os seus níveis de segurança, além de contribuir com novas ferramentas a esse aplicativo de agendamento.

    Booking Calendar

    Um dos pioneiros nesse mercado de plugins, o Booking conta com uma interface simples, disponível também em diversos idiomas, facilitando o acesso para alguém que começa a entender sobre o funcionamento dos serviços de administração de um site ou blog.

    Como postar direto no WordPress?

    Apesar das facilidades trazidas pelos plugins citados, muitos administradores preferem atuar de forma manual, utilizando das ferramentas disponíveis no próprio sistema do WordPress, que se destaca por ter uma interface bem intuitiva.

    Nesse caso, para garantir que os conteúdos relacionados as produtos disponíveis em seu catálogo, como aluguel de cabine de fotos e outros serviços fotográficos, só é preciso seguir os seguintes passos:

    Clique em “Novo” – “Post“

    Assim que você entrar na plataforma do WordPress com as suas credenciais de login você terá acesso a um conjunto de ferramentas. Para realizar uma nova publicação só é preciso clicar em “Novo” e logo em seguida em “Post”.

    Localize o botão “Publique imediatamente”

    Após os passos anteriores, o usuário é direcionado a parte de produção do conteúdo. Com a confecção dele, o administrador deste site deve mover o seu cursor até o ícone publicar imediatamente e lá programar o dia e horário desejado para realizar a publicação.

    Para quem possui acesso a interface antiga do WordPress, essa ferramenta está disponível na aba “editar”, localizada próxima ao botão de “publicar imediatamente”, onde assim será exibido as opções de calendário e horário.

    Finalizando o agendamento

    Após a escolha do momento exato ao qual você gostaria que a sua publicação sobre a utilidade de um adesivo para vitrine, por exemplo, fosse postada, de acordo com uma promoção que o seu negócio realizará,  é preciso terminar o processo de agendamento.

    Para isso só é necessário clicar em “OK” e depois em “Agendar”.

    Visualizando a publicação

    Para quem pretende verificar se a sua publicação corresponde às suas intenções, é possível verificar como será o acesso do público a tal página, por meio do ícone “Visualizar”, sendo possível fazer alterações antes da postagem ocorrer.

    Mas para quem optou pela postagem manual por temer os valores cobrados pelos serviços de agendamento, é importante alertar que existem diversos plugins gratuitos ou com opção de graça, como os citados Bookly e Booking Calendar.

    O importante é que as suas publicações cheguem no momento certo ao público, para garantir o sucesso do seu site ou blog.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade