Michael Campos

Aprenda a criar um ambiente acolhedor para os seus funcionários

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    A maioria das empresas já percebeu como o ambiente de trabalho influencia no desempenho dos funcionários e, portanto, na produtividade. Por isso, criar um ambiente acolhedor tem se tornado uma das prioridades nas organizações.

    De fato os empregadores passam a maior parte do dia lá e, por esse motivo, se não estiverem confortáveis​, o desempenho sem dúvida cairá bastante, o que afeta toda estrutura organizacional das empresas e consequentemente o faturamento também cai.

    Dessa forma, as organizações são responsáveis ​​por proporcionar ambientes adequados aos colaboradores, mas sem perder o aspecto profissional, porque aquele continua sendo o local de trabalho.

    Pode até ter algo voltado ao paisagismo de jardim, principalmente para proporcionar um ar de leveza para rotinas pesadas e cargas altas de trabalho. Um ambiente com boa ventilação, iluminação e decoração faz toda a diferença.

    Além de afetar positivamente a produção da empresa, é uma forma de evitar a rotatividade, diminuindo custos de novas contratações e treinamentos de novos funcionários.

    Em suma, às vezes as empresas tendem a subestimar a importância de ter uma imagem corporativa e só garantem o básico obrigatório, que é contratar uma fábrica de equipamentos de proteção individual e um ambiente bem definido e identificador para seus funcionários.

    Tudo isso é, sem dúvidas, muito importante para a segurança de todo colaborador, além da obrigatoriedade. No entanto, se preocupar também com o conforto e em como o ambiente está é algo fundamental, e são elementos que podem contribuir muito para o sucesso da empresa.

    Por que é importante ter um ambiente adequado?

    Um ambiente agradável alinhado com a cultura e os valores da empresa, seja um projeto de estrutura metálica para galpão ou melhores cadeiras e mesas estruturadas ergonomicamente, de fato são capazes de atrair jovens talentos.

    Além disso, é capaz de motivar os trabalhadores, envolvê-los na criação de uma cultura corporativa única e compartilhada capaz de aumentar sua produtividade.

    E sem dúvidas existem várias maneiras de criar uma cultura corporativa que aumente o entusiasmo e o engajamento de seus funcionários. Obviamente não estamos falando só de crachá de identificação pvc, mas do ambiente não só adequado, mas confortável e dinâmico.

    O que é cultura corporativa?

    Antes de darmos as dicas sobre como proporcionar o ambiente e cultura adequados para os colaboradores, vamos esclarecer algumas definições para melhor aplicação das dicas, portanto vamos começar definindo o que é a cultura corporativa.

    De forma bem simples, a cultura corporativa é definida como os valores coletivos, características, comportamentos e atitudes de uma organização específica. Nomes alternativos para a cultura corporativa incluem cultura organizacional e valores da empresa, por exemplo.

    Logo, a cultura corporativa pode ser o resultado de esforços intencionais ou pode se desenvolver naturalmente, o que faz com que cada empresa tenha a sua própria cultura organizacional, mas nem toda empresa tem uma ótima cultura corporativa.

    A cultura corporativa é demonstrada através da forma como os membros da equipe interagem, tomada de decisões e valores fundamentais que possuem, bem como o local e as estruturas físicas do ambiente de trabalho.

    Nesse sentido, os principais componentes da cultura corporativa incluem:

    • Ambiente de trabalho;
    • Economia;
    • Flexibilidade;
    • Estilos de liderança;
    • Valores fundamentais;
    • Declarações de missão corporativa.

    Nesse sentido, hoje em dia é comum que a grande maioria dos candidatos às vagas de emprego analise cuidadosamente a cultura corporativa de uma empresa ao decidir se aceita ou não uma posição que lhe foi oferecida.

    Na verdade, 77% das pessoas relatam considerar a cultura corporativa antes mesmo de se candidatarem a uma função, não importa para qual cargo na hierarquia ela seja.

    7 dicas para transformar o ambiente da empresa

    As dicas que daremos a seguir são ideias para quaisquer segmentos empresariais que estiverem dispostos a inovar e se transformem na melhor empresa para se trabalhar, fazendo com que os seus colaboradores tenham prazer em ficar ali.

    Logo, seja para a empresa fabricante de bancada industrial, como também para escritórios de advocacia ou até agências de publicidade, criar a atmosfera ideal de trabalho é fundamental para se obter bons resultados e frutos dos colaboradores.

    Ou seja, pensar na saúde corporativa envolve vários aspectos, desde estruturais em relação ao ambiente, como na filosofia e cultura da empresa em relação aos processos de cumprimento de demandas. Tudo conta, e vamos ver isso agora com essas 7 dicas. 

    1. Ambiente estimulante: foco no design

    O ambiente de trabalho desempenha um papel muito importante, senão essencial, tanto para a produtividade como para o estímulo em dias tensos.

    Isso porque os funcionários passam em média 8 horas por dia dentro de uma empresa, então proporcionar-lhes instalações acolhedoras e visualmente agradáveis ​​terá um impacto positivo no seu estado de espírito e na qualidade do tempo passado no trabalho.

    O exemplo por excelência é o Google, cujos escritórios coloridos, luminosos e confortáveis ​​atraem um grande número de jovens talentosos para compor a equipe.

    Isso pode ser implementado até em setores de agricultura através da pintura de máquinas agrícolas para estimular os trabalhadores durante o manuseio das máquinas. Uma ideia é fazer com que os próprios funcionários escolham a estilização.

    2. Foque na iluminação

    Nem todas as empresas precisam seguir esse modelo colorido do Google, mas se você não quer revolucionar o design do escritório, um bom ponto de partida é criar uma iluminação funcional para as áreas de trabalho.

    Portas de vidro são ideais para permitir a entrada de luz natural, e para isso é importante criar um projeto de envidraçamento de varandas em São Paulo, ou em qualquer local que seja o escritório da sua empresa.

    Com efeito, a iluminação é um dos fatores que mais influencia a produtividade do trabalhador, já que ficar forçando a vista em um ambiente escuro ou mal iluminado faz mal para a saúde dos olhos de qualquer pessoa.

    3. Promova pausas e trocas de momentos entre os colaboradores

    Outra forma de criar uma cultura corporativa motivadora é considerar as pausas como uma ferramenta valiosa para “recarregar as baterias” e voltar ao trabalho regenerado.

    De fato, assim como acontece no estudo, mesmo quando você trabalha o cérebro está sujeito a estresse e fadiga, por isso é importante proporcionar momentos de pausa para o colaborador relaxar um pouco antes de voltar aos seus afazeres.

    Logo, incentivar os funcionários a fazer mais pausas curtas ao longo do dia, com jogos lúdicos, massagens, lanchinhos leves, fará com que eles apreciem mais o ambiente de trabalho e os inspirem a dar o melhor de si.

    Certamente empresas mais tradicionais podem discordar desses elementos. No entanto, seguir rótulos para industria do trabalho ultrapassadas podem não ser mais o ideal para a maioria das empresas, tendo em vista, principiante, que hábitos de consumo mudaram.

    Além disso, as pausas são uma grande oportunidade para compartilhar momentos relaxantes com os colegas. Ou seja, isso permitirá que você contribua para a formação de equipes e fortaleça o espírito, criando um ambiente de trabalho mais descontraído e sereno.

    4. Incentive uma “mentalidade de crescimento”

    Para crescer e inovar é preciso experimentar e deixar espaço para erros. É por isso que é importante, na criação de uma cultura corporativa, incentivar os funcionários a assumirem responsabilidades e testarem-se, dando-lhes a oportunidade de cometer erros.

    Aceitar que cometem erros os ajudarão a aprender lições valiosas para o futuro e garantirá que se sintam encorajados a crescer e aprender sem se ater a tarefas e habilidades já estabelecidas.

    5. Seja transparente e honesto

    Uma última maneira de criar uma cultura corporativa que aumente o entusiasmo e a motivação é confiar em seus funcionários, deixando-os participar das mudanças e evoluções dentro da empresa.

    Nesse sentido, mantê-los no escuro sobre o que está acontecendo fará com que se sintam excluídos e diminuirá seu envolvimento e sua vontade de se envolver e se comprometer com o objetivo comum.

    Para motivá-los, portanto, é importante mantê-los informados sobre as oportunidades e os desenvolvimentos que estão por vir para a empresa, utilizando, por exemplo, uma cartilha semanal para apresentar todas essas informações.

    6. Espaço para feedback dos colaboradores

    Boas grandes culturas corporativas colocam uma forte ênfase no feedback dos funcionários, fazendo com que eles se sintam valorizados e importantes quando suas opiniões são ouvidas, o que aumenta ainda mais os níveis de retenção de funcionários no longo prazo.

    Cada vez mais as empresas estão descobrindo que a melhor maneira de aperfeiçoar a cultura corporativa é simplesmente pedir feedback aos funcionários e encontrar oportunidades significativas para implementá-los.

    7. Valorize a saúde e o bem-estar dos colaboradores

    Quando falamos em engajamento e produtividade no ambiente empresarial, cuidar do colaborador e do seu bem-estar é o principal pilar na hora de criar uma cultura e ambiente adequado para os trabalhadores. 

    Além de melhorar a qualidade do trabalho, um ambiente saudável promove, além do bem-estar físico, menores taxas de atrasos nos prazos, demissões e erros de produção. 

    Portanto, é primordial investir na questão de saúde e bem-estar, com horários de massagens, cafeterias, day off, fornecer dias para realização de exames, atendimento psicológico, bem como outras ações que ajudem os colaboradores a relaxar.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade