Michael Campos

Mesas digitalizadoras: conheças as principais do mercado

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Se tem uma coisa que os designers amam, são as mesas digitalizadoras. A tecnologia evoluiu o suficiente para fazer com que elas, nos dias atuais, sejam indispensáveis e, com tantas funcionalidades disponíveis, ajudem e muito na criatividade dos profissionais.

    Porém existem diversos tipos delas nos dias de hoje e pode se tornar um pouco difícil saber qual a melhor para o seu tipo de arte, para o tipo de trabalho que presta seus serviços ou até mesmo para a sua renda disponível no momento.

    Sendo assim, o texto de hoje irá abordar as mesas digitalizadoras, quais as suas principais características, vantagens e quais são as melhores no mercado atualmente, ajudando você a comprar uma caso ainda esteja em dúvida sobre a sua decisão.

    Desde o fabricante de bancada industrial até mesmo uma grande empresa de logística, todos os tipos de negócio precisam de um trabalho de um designer, independentemente se estamos falando do logo da empresa ou para uma campanha específica de marketing.

    E não só quando pensamos em serviços prestados a uma organizações, mas até mesmo para aqueles que são freelancers e precisam de certa produtividade e ajuda para desenvolver um bom trabalho com os modelos e a tecnologia atual.

    Aqueles que não se adaptam ao novo modelo do mercado infelizmente ficam para trás e sem trabalhar muito, o que pode ser extremamente prejudicial para a carreira de qualquer um, impedindo que futuramente produza algo para uma grande fábrica de capachos personalizados.

    Portanto, é possível dizer que a mesa digitalizadora vem com um grande facilitador quando o assunto é produção e criatividade, ajudando inclusive ao profissional explorar ao máximo essa característica que é tão buscada pelas empresas no mundo de hoje.

    Mas para que isso seja possível e traga os resultados esperados para o trabalho que está sendo desenvolvido, é preciso ter uma mesa que valha a pena o investimento e faça com que você se sinta apto a fazer o mesmo que grandes profissionais conseguem.

    Sendo assim, mesmo que seja utilizada para promover empresas de serviço de pintura eletrostática, os tópicos a seguir irão melhor contextualizar algumas vantagens das mesas, assim como as melhores que são encontradas no mercado atual. Confira.

    Vantagens da mesa digitalizadora

    Agora que já ficou um pouco mais claro como as mesas são importantes para o designer em si, é importante entender quais são as suas vantagens e como elas podem ser vitais para o desenvolvimento de um bom trabalho.

    Podemos destacar então como alguns desses benefícios:

    • Maior produtividade;
    • Maior número de funcionalidades;
    • Criações compatíveis com o mercado atual;
    • Praticidade e alta velocidades;
    • Trabalho pode ser feito de diversos lugares.

    Claro que muito do que falamos sobre tais vantagens está relacionado com o que a tecnologia nos traz, mas ainda podemos dizer que é muito mais eficiente do que desenhar em papel, afinal para entregar o trabalho do design do crachá em pvc personalizado é muito melhor se a arte já estiver no computador.

    Isso porque, caso contrário, terá que fazer diversos ajustes para deixá-la nos padrões que as empresas pedem, isso se não for necessário desenhar boa parte novamente. Isso significa menos produtividade e muito mais tempo que precisa ser disponibilizado.

    Pensemos em uma fábrica de equipamentos de proteção individual que está realizando uma campanha e precisa de um trabalho seu. Caso demore ou precise fazer reajustes e você não consiga por causa da falta de uma mesa, a organização simplesmente contratará outro profissional.

    Conclui-se que uma mesa digitalizadora, nos dias atuais, não é mais algo diferencial para um designers, e sim uma necessidade e uma ferramenta vital para desenvolver bons projetos e conquistar seu espaço no mercado.

    As melhores mesas digitalizadoras

    Antes de mais nada, é importante entender que mesmo um trabalho desenvolvido para um serviço de aluguel de impressoras multifuncionais é desenvolvido por um dos 3 tipos de mesas que encontramos no mercado: as tradicionais, display interativo e pen computers.

    As tradicionais são as mais comuns e baratas encontradas no mercado e são muito parecidas com uma prancheta, onde o que é feito na mesa pode ser visualizado no computador, facilitando a edição e o trabalho que terá de ser feito.

    As com display interativo são mais caras, possuem uma qualidade maior que as tradicionais e servem como uma espécie de monitor de alta precisão, oferecendo maior qualidade de imagem, funcionalidades e sensibilidade.

    São ideais para profissionais com experiência e que possuem uma certa demanda de trabalhos, podendo produzir desde para uma empresa multinacional como para uma campanha de gerador para salão de festas.

    Por fim, as pen computers são bastante caras e funcionais, já que não precisam estar conectadas a outro dispositivo por serem espécies de canetas com tablets. São muito precisas, oferecem uma excelente qualidade de imagem, com boas interações e diversas funcionalidades.

    Sendo assim, confira agora as melhores do mercado atual, com bom custo-benefício e que podem mudar bastante a maneira como você enxerga a área.

    01 – XP-PEN Star G640

    Essa é uma mesa que serve para fazer desde desenhos mais simples quanto para projetar algo diferente para aquela empresa que comercializa serviços de conserto de sacada de vidro. Ela oferece o que você precisa sem muitas funcionalidades adicionais.

    Quando pensamos em custo-benefício, podemos dizer que ela é ideal para quem está começando ou que procura a primeira experiência com mesa digitalizadora. Ela irá te oferecer o simples e você não pagará muito por ela, sendo uma excelente mesa digitalizadora.

    02 – Wacom One CTL472

    Essa é outra mesa digitalizadora que é barata e bastante funcional quando comparada às demais disponíveis no mercado. Ela é aproximadamente 2 cm menor que a do modelo citado no tópico anterior e se popularizou pelo seu uso diversificado em diversas áreas.

    Foi utilizada por designers, professores e até mesmo por outros tipos de profissionais para fazer anotações na tela quando assim fosse necessário. A sensibilidade da mesma é um pouco menor, mas isso não tira o seu brilho ou eficiência, sendo um excelente modelo.

    03 – XP-Pen Deco 01

    Uma mesa digitalizadora de tamanho médio, chegando a aproximadamente 35 cm x 21,5 cm. Ela é uma das mais baratas quando comparamos o seu tamanho e as funcionalidades a outras do mercado, sendo esse preço mais acessível a maior vantagem que ela oferece.

    Possui uma sensibilidade alta e também é indicada para iniciantes que buscam mesas de tamanho maior que as padrões. Possui também um excelente controle e é um ótimo modelo de entrada, mesmo que já seja um pouco melhor do que as anteriormente mencionadas.

    04 – Huion Kamvas Pro 6

    Essa mesa é de tamanho médio, tendo seus 43,7 cm x 25,1 cm. Diferente da série Wacom, ela é muito mais complexa e com algumas funcionalidades adicionais, com um preço muito próximo ao do tópico anterior e tamanho um pouco maior.

    Possui alguns botões adicionais e um controle deslizante, com uma tela bastante resistente e sensível, prezando muito por uma qualidade de imagem bastante alta e nítida, sem mencionar película protetora contra riscos e até mesmo luz.

    05 – Wacom Intuos Pro L

    Essa mesa também é grande, possuindo cerca de 43 cm x 28 cm. Utilizada muito por profissionais da área do design, ela possui ainda mais 8 botões nas laterais, todos personalizados, ajudando muito na produtividade daquele que a utiliza.

    Ela é bastante confortável e sensível, oferecendo muitas funcionalidades e interações para os profissionais que preferem utilizar esse modelo aos demais. Em contrapartida, para se ter tanta qualidade, o seu preço é bem mais elevado quando comparado às outras mesas que foram citadas no texto.

    Caso seu desejo seja já começar por uma mesa de qualidade ou trocar a sua atual para uma verdadeiramente potente, essa mesa é o modelo que você está procurando.

    Considerações finais

    O texto de hoje abordou o que são as mesas digitalizadoras e como elas são importantes para as pessoas que buscam ser um designer profissional e realmente conseguir seu espaço no mercado, aumentando a produtividade e oferecendo muitas funcionalidades.

    Esse é um ramo de trabalho onde a qualidade é muito necessária e, para que você consiga se destacar dentro de sua área e conquistar cada vez mais espaço, mais empresas e se tornar uma referência, é preciso ter uma ferramenta que te ajuda a alcançar tal objetivo.

    Claro que nem todos começam já de cima, então no começo talvez seja necessário comprar modelos mais baratos para oferecer um bom trabalho, mas acima de tudo, lembre-se sempre de aprimorar sua técnica, afinal a mesa não desenha nem produz sozinha.

    Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a conhecer, nem que seja um pouquinho mais, sobre o universo das mesas digitalizadoras. Faça uma análise de qual é a melhor para o momento atual e invista nessa área que é tão importante para o mercado inteiro.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade