Michael Campos

Como estabelecer missão, visão e valores para o seu negócio

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Atualmente, não é muito difícil encontrar empresas que tratam suas declarações de missão, visão e valores como meras frases decorativas nas paredes de entrada da companhia.

    Esse tipo de prática faz com que os três fatores percam totalmente o seu objetivo, inclusive perdendo a força com os funcionários da empresa, mas neste artigo iremos mostrar como a força dessas três palavras têm influência sobre uma companhia.

    Qual a utilidade dessas palavras?

    Para começar da melhor forma possível, imagine que te ofereceram uma oportunidade para viajar, porém sem informações de destino, meio de transporte, condições que podem ocorrer e tempo de duração.

    Ou, se preferir, mesmo em uma situação onde você é solicitado a fazer algo, mas sem saber ou entender o motivo de fazer aquilo.

    Muitas empresas atualmente agem dessa forma. Líderes, gestores e colaboradores não têm definido qual é o propósito da existência da companhia.

    Quando uma empresa não tem nenhum norte para seguir, até mesmo uma organização que oferece profissionais em paisagismo de jardim, por exemplo, não consegue traçar um caminho reto para o sucesso, visto que ela não possui nenhuma identificação no mercado em que atua.

    Além disso, mal sabem onde pretendem chegar e quando deve acontecer, dificultando mais ainda o trajeto do crescimento.

    Desse modo, podemos dizer que a missão, a visão e os valores de uma empresa são definições poderosas para que as organizações possam planejar negócios diferenciados. Dessa forma, uma empresa de montagem de painéis elétricos SP consegue aumentar o seu número de clientes base para que, posteriormente, a lucratividade da companhia comece a melhorar.

    As três palavras conseguem ajudar mais ainda a companhia, engajando os colaboradores que se identificam com as descrições a ponto de sentirem-se orgulhosos de fazer parte do quadro de funcionários.

    A definição do trio, originalmente, é realizada desde o nascimento e início de uma empresa, devendo ser revisada e validada durante todo o percurso que a companhia for passar.

    Desse modo, podemos observar como a criação de definições merecem ser feitas com cuidado, afinal ela pode ser o fator determinante para que uma loja virtual que comercializa gerador para salão de festas, por exemplo, consiga o número de clientes necessários para começar a ter o retorno que espera.

    Conheça as respectivas definições

    Para que você possa entender melhor, iremos explicar como funciona cada definição, iniciando de maneira sequencial.

    Missão

    A missão, resumidamente, é o propósito que faz a empresa existir. Em outras palavras, é a sua razão de ser. O desenvolvimento da missão, na prática, costuma ser bastante inspirador, e também com grandes possibilidades de haver mudanças ao longo do tempo.

    Nesse processo, a empresa também passa por uma fase de amadurecimento, de modo que ela consiga ter uma postura melhor dentro do mercado.

    Imagine uma empresa de projeto de estrutura metálica para galpão que, assim que ela conquistar o amadurecimento, a expectativa é que boa parte do mercado conheça seus serviços.

    Visão

    A visão, por sua vez, pode ser entendida como o destino final que a empresa deseja chegar, é a revelação do que se espera para a empresa. É certo dizer que a visão é um sonho com data para acontecer, afinal, o que esperamos acontecer com nossas empresas daqui alguns bons anos?

    Trata-se de um caminho que servirá como um norte para as ações estratégicas da empresa no período indicado.

    Esse mesmo caminho é fundamental até mesmo em uma empresa de aluguel de impressoras multifuncionais, afinal, mesmo que tenha várias lojas do mesmo segmento, somente ela conseguirá se destacar por meio de suas três definições, incluindo as estratégias de marketing.

    Valores

    Para contextualizar melhor a parte de valores, lembre-se que, para vivermos em sociedade, existem alguns valores estabelecidos, e o mesmo ocorre com as empresas, que precisam ter os seus.

    Inicialmente ela deve se basear em valores coerentes às necessidades dos seus clientes e colaboradores. Em outras palavras, envolve toda a parte interessada.

    Portanto os valores são convicções claras e fundamentadas que a organização defende e adota como guia para a gestão do seu negócio. Estamos falando de:

    • Crenças;
    • Posturas;
    • Certo e errado;
    • Bom ou ruim;
    • Importante e não importante.

    Os valores, de maneira direta, são tudo aquilo que a empresa considera não negociável. Aquilo que pode ou não fazer dentro do ambiente de trabalho.

    Podemos considerar que os valores são também regras de conduta que precisam ser seguidas pela organização no cumprimento de sua missão, devendo ser explícitos, éticos e compartilhados por todas as pessoas que fazem a empresa acontecer.

    Como construir esses três pilares?

    Inicialmente é preciso que a empresa tenha a clareza do motivo de sua existência. Por que ela existe? Quais são os benefícios que é capaz de dar aos clientes? Ou seja, a empresa nasceu com algum propósito, criando um valor a partir do seu modelo de negócio e possui uma missão a cumprir.

    Se caso a empresa não souber as informações que foram citadas acima, fica difícil definir as estratégias para fazer a organização crescer.

    É dessa forma que uma empresa de controle de acesso para refeitórios, por exemplo, consegue ganhar a sua posição de destaque dentro do mercado, afinal saber os pontos citados acima são essenciais para você identificar a sua própria empresa.

    Na ausência de objetivos claros, os gestores responsáveis pelo negócios não conseguirão escolher com clareza seus indicadores e metas. No geral, a missão da empresa está ligada às metas e aos motivos pelos quais a companhia foi criada.

    Com o tempo a empresa pode acumular algumas conquistas, como ter uma automação de processos industriais, considerando que esse recurso é extremamente útil para que as atividades possam ser feitas de maneira mais rápida.

    Quando for elaborar essas definições da sua empresa, é preciso ter em mente as seguintes questões:

    • O que a empresa deve fazer?
    • Para quem deve fazer?
    • Por que deve fazer?
    • Como deve fazer?
    • Onde deve fazer?
    • Qual é a responsabilidade social?

    No momento em que você for definir a missão da sua empresa, você pode partir do entendimento de que a empresa não apenas produz um produto ou presta um serviço, mas sim que ele está no mercado para entregar benefícios ao seu público-alvo.

    Pense em uma missão inspiradora que irá engajar todos os seus colaboradores e parceiros, dando motivação para que eles possam fazer o seu melhor. Exemplificando, é dessa forma que os seus funcionários irão conseguir vender produtos químicos para lavagem automotiva.

    Ao definir um texto para falar sobre a missão da sua empresa, procure não deixá-lo muito longo. Considere utilizar palavras simples e claras para que as pessoas que forem ler possam entender e absorver a mensagem que você deseja transmitir.

    Definindo a visão da empresa

    Quando a missão da sua companhia for finalizada, é importante que a empresa tenha em vista quais são suas principais metas a longo prazo, ou seja, os planos para os próximos anos.

    Se pergunte: qual é a visão do futuro dela? E quando falamos sobre objetivos, automaticamente estamos pensando em indicadores e metas, afinal é desta forma que é possível mensurar como a empresa está no trajeto para conseguir o que almeja.

    Definindo valores

    Essa parte é onde você precisa pensar quais são os princípios da sua empresa. Se caso a sua companhia fosse uma pessoa, por quais ações, atitudes, forma de agir ela seria lembrada?

    Tenha em mente que o valor de uma empresa é uma impressão muito forte que fica no público-alvo, e vem daí a importância de deixar bem claro os valores.

    Para te auxiliar melhor nesse processo de construção de valores da sua empresa, veja abaixo alguns exemplos:

    • Integridade e honestidade;
    • Empenho para com os clientes, parceiros e tecnologia;
    • Abertura e respeito com os outros;
    • Capacidade de aceitar grandes desafios;
    • Dedicação para o melhoramento da equipe;
    • Assumir a responsabilidade dos resultados.

    Contudo, não são todas as empresas que chegam a elaborar uma lista completa de seus valores orientando o comportamento da organização, porém deixam claro em seus processos seletivos, incluindo de avaliação de desempenho dos colaboradores e na relação da empresa com as suas partes interessadas.

    Conheça alguns exemplos

    Por fim, você vai conhecer agora empresas famosas no mundo que possuem suas respectivas definições bem estruturadas e conhecidas pelo seu público-alvo.

    Nike

    A missão da Nike é vender artigos esportivos, buscando inovação tecnológica e proporcionando conforto para os clientes. Já a visão é ser uma referência em artigos esportivos, mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e das pessoas.

    Walmart

    Missão: Vender por menos, para as pessoas viverem melhor. 

    Visão: Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos funcionários.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade