Os avanços tecnológicos têm cada vez mais impulsionado as empresas para o ambiente virtual. Com isso, a preocupação de como alavancar seu e-commerce, tem tomado forma.
No entanto, existem estratégias para que a empresa aumente o número de vendas e, assim, sanar essa preocupação.
Muitas pessoas confundem o que é o e-commerce e o que tem sido a loja virtual. Mas é preciso ressaltar que esses são conceitos diferentes.
O e-commerce é visto como um comércio eletrônico que pode estar vinculado a alguma marca. No caso da loja virtual, existe um site que está dentro de uma plataforma e que os consumidores podem adquirir produtos.
Apesar dos mais usados há outros canais de vendas que podem ser utilizados e que são tão importantes quanto esses dentro do cenário digital.
Neste artigo, falaremos sobre esses canais, assim como traremos dicas para que as vendas no seu e-commerce cresçam cada vez mais. Confira os detalhes a seguir!
Conheça o funcionamento de um e-commerce
O primeiro ponto que precisamos destacar neste texto é como funciona um e-commerce.
De forma direta, existe uma exposição de produtos no ambiente do site, a confirmação da compra, a escolha das formas de pagamento e depois, a logística de entrega da mercadoria.
Para que isso ocorra de forma correta e dentro dos procedimentos corretos, existem outras ações que são interligadas, como é o caso de procedimentos na área do marketing, entendimento logístico, atendimento ao consumidor, ações do pós-venda, dentre outros.
Um exemplo se dá quando o cliente está em busca de Manutenção de empilhadeiras e faz essa busca na internet. Esse cliente pode entrar por meio de uma loja virtual ou até mesmo um marketplace.
Produtos, ofertas e serviços ficam expostos nesse ambiente e o cliente opta por prosseguir sua jornada, ou deixar a página e pesquisar em outro local.
Quando o consumidor prossegue sua jornada, é adicionado ao carrinho os produtos e depois, o cliente vai para a área do pagamento.
Essa fase envolve um reforço de segurança que a empresa deve ter, já que existe um cadastro de informações do cliente.
A escolha das formas de pagamento também precisam ser diversificadas, pelo fato de que hoje essa é a demanda exigida. É necessário ter uma rede segura e que evite fraudes.
Como exemplo, podemos citar pagamentos que sejam feitos no PIX, débito, crédito, transferência ou por boleto.
A etapa final, após a compra, é a espera do produto chegar até a casa do cliente, que deve envolver um excelente conhecimento do estoque e preparo técnico da entrega deste produto. Para isso, é possível contratar uma empresa de logística para fazer essa entrega.
Conheça os tipos de e-commerce
Agora que você já entendeu sobre o conceito do e-commerce, é importante entender os tipos que podem ser implementados em sua empresa de esquadrias de pvc, ou de qualquer outro segmento.
B2B
O primeiro modelo que merece destaque é o E-commerce B2B (Business to Business). Por meio dessa modalidade, é possível que uma empresa negocie com outra empresa, seja para revenda ou consumo.
Nesse caso, o consumidor final é outra empresa e não uma pessoa física, como já é tradicional.
Para melhor compreensão, suponha que uma empresa precisa obter um Álcool em gel, ao ter essa necessidade a pessoa jurídica buscará outra empresa que dispõe de profissionais que façam essa atividade.
Outro exemplo de contratação B2B, que tem crescido cada vez mais, é a terceirização de serviços, que é quando uma empresa contrata outra que seja especializada em um determinado segmento para prestar uma atividade.
Nesse sentido, temos a terceirização de limpeza, assim como de serviços de segurança.
B2C
No caso do E-commerce B2C (Business to Consumer), temos o modelo tradicional de vendas, que é voltado da empresa para o consumidor (sendo o consumidor uma pessoa física). A maior parte das lojas virtuais se enquadram nesse modelo.
C2C
O terceiro modelo que vamos destacar é o E-commerce C2C, ou Customer to Customer, que é direcionado para uma venda de consumidor para consumidor. O Mercado Livre é um modelo interessante desse negócio.
D2C
O quarto modelo que vamos destacar é o E-commerce D2C, ou Direct to Customer. Essa venda acontece quando uma indústria já realiza a venda para um consumidor final, sem o intermédio de um varejista.
Cross Border
O último modelo que vamos destacar é o e-commerce Cross Border, que representa uma ação de vendas de produtos importados.
Tal processo ocorre quando os clientes realizam compras em sites que pegam mercadoria internacional e entregam no Brasil.
Vale ressaltar que há casos em que o e-commerce pode ser híbrido, como é o caso de um escritório contábil, que pode fazer consultoria de contabilidade para o meio B2B, e ainda ter funcionários voltados para pessoa física para declaração de imposto de renda, por exemplo.
Por isso, ao escolher ir para o espaço digital é preciso identificar qual o melhor modelo de e-commerce se encaixa no seu negócio. Além disso, criar uma boa estratégia de marketing é essencial para a divulgação e promoção do negócio.
Outros canais para a realização de vendas
Não é somente por meio do e-commerce que é possível vender, por isso, é preciso conhecer também outros canais de venda, para que sua empresa possa decidir onde investir.
Para entender melhor como funciona, falaremos sobre o marketplace e o social commerce.
No primeiro caso, o Marketplace é considerado como um shopping virtual, ou seja, várias marcas abrigam em um mesmo espaço, marcas, produtos e serviços online.
Nesse caso, o consumidor consegue entender o produto que mais lhe agrada, assim como o valor que cabe em seu bolso.
No caso do Social Commerce, é possível fazer as vendas nas redes sociais da sua empresa de serviços contabilidade.
Algumas empresas têm investido na criação de conteúdo e publicações nas redes sociais e por isso, essa pode ser uma excelente estratégia. Além disso, é possível utilizar essas redes como uma forma de venda.
O que fazer em seu e-commerce para ganhar destaque?
Existem muitos e-commerces disponíveis no mercado e por isso, é importante pensar em formas de ganhar um destaque ou diferencial em sua empresa. Diante disso, separamos algumas dicas que podem te ajudar.
- Defina o nicho;
- Analise qual é seu domínio;
- Verifique o seu canal de vendas;
- Defina a sua plataforma de e-commerce;
- Mensure os resultados;
- Treine a equipe para o atendimento ao cliente.
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Defina o nicho
Um aspecto muito importante é definir nicho, assim como o público-alvo. Por isso, é essencial que exista uma análise de mercado, assim como a definição de categorias em que seu negócio irá atuar.
Tão fundamental quanto é se especializar, pois isso atrai a confiança das pessoas e traz um diferencial diante da concorrência.
Isso vale também quando falamos acerca do público-alvo, que deve ser segmentado, pois isso é um fator para a definição do plano de vendas e de negócio.
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Analise qual é seu domínio
O segundo passo é registrar o seu domínio, que se dá por meio do endereço da internet que seu site terá. Esse domínio precisa ser amigável, ou seja, o cliente precisa digitar e achar sua empresa de forma fácil.
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Verifique o seu canal de vendas
Além disso, é importante que você escolha o seu canal de vendas, ou seja, identifique se deseja ter uma loja virtual, um marketplace, divulgar seu serviço de secagem de alimentos nas redes sociais, dentre outros.
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Defina a sua plataforma de e-commerce
O entendimento acerca da plataforma de e-commerce também é muito importante para definir o sucesso do seu negócio.
Dessa forma, contar com o apoio de uma equipe técnica pode ser essencial para ajudar sua empresa a ter uma definição sobre qual é a melhor plataforma.
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Mensure os resultados
Outro ponto que deve ter sua atenção , é o investimento na mensuração dos resultados. Mensurar representa fazer uma análise dos resultados, entender, interpretar e verificar os dados.
Dessa forma, esse tipo de ação é indispensável para que o gestor possa entender como andam suas vendas, o que precisa ser melhorado, aspectos ligados à logística e estoque, ações de marketing, o entendimento de palavras-chaves (como o de serviço de contabilidade preço), dentre outras ações.
Isso é importante para que sua empresa possa fazer os ajustes necessários de ações, alcançando melhores resultados e prevenindo erros.
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Treine a equipe para o atendimento ao cliente
Por fim, é crucial que sua empresa treine a equipe para o atendimento ao cliente. O grande objetivo é fazer com que a experiência do usuário seja positiva dentro do seu negócio.
Isso representa dizer que os seus colaboradores precisam realizar um atendimento rápido, efetivo e eficiente para que as ações sejam corretas.
O cliente pode entrar em contato para tirar uma dúvida e se ele não tiver resposta, isso será negativo, sem dúvidas.
A partir dessas orientações, faça uma avaliação do que pode ser implementado dentro da sua empresa e tenha ótimos resultados.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.