Michael Campos

Negócios circulares: saiba o que é e quais são as vantagens

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    A criação de negócios circulares tem sido essencial para a economia, sobretudo ao pensar que existem diversas maneiras diferentes de aplicar esse tipo de questão a serviços e segmentos distintos.

    No mundo atual, a economia está intimamente ligada a questões de desenvolvimento tecnológico, sobretudo aos avanços que impactam diretamente a comunicação e questões relacionadas à sustentabilidade.

    Com uma crescente preocupação com questões ambientais, as empresas estão buscando soluções que se apliquem de forma efetiva nesse tipo de situação, trazendo a economia circular para muito mais perto de sua forma de trabalho.

    O objetivo principal de um negócio circular é conseguir realizar suas atividades comerciais com o mínimo de impacto possível ao meio ambiente. Isso envolve uma série de etapas da companhia, como:

    • Produção;
    • Consumo;
    • Descarte;
    • Reutilização.

    Estes processos são realizados desde a montagem e produção dos itens que você está comercializando, até processos internos, pensando de forma sustentável e buscando melhorar o ambiente onde você se encontra.

    O modelo de negócios circulares é elaborado a partir da observação da própria natureza, entendendo a forma como animais e plantas aproveitam os processos biológicos em que estão inseridos.

    Nesse caso, a empresa de manutenção e montagem industrial começa a se adaptar para aumentar o ciclo de vida de seus produtos, valorizando ainda mais os recursos que ela utiliza para sua criação e evitando danos maiores ao meio ambiente nesse processo.

    Embora a sustentabilidade e a economia circular sejam conceitos distintos, eles andam em paralelo, principalmente para a produção e organização de empresas que buscam se conscientizar dos impactos ambientais que geram.

    Além disso, há uma busca por apoio no poder público, com a criação de políticas voltadas a esse tipo de atividade, criando uma prática de consumo mais aceitável para os padrões atuais.

    Quando o governo e a iniciativa privada trabalham juntos, os processos se tornam mais fáceis de lidar, otimizando questões sustentáveis tanto para a produção quanto para o consumo.

    Em pesquisas de mercado recentes, é possível identificar que as pessoas estão ativamente buscando negócios sustentáveis, chegando ao ponto de pagar mais caro em produtos ou serviços de companhias que produzam de forma correta.

    É preciso saber demonstrar essas ações na prática em um gerenciamento de frota agrícola, entretanto, para ganhar o reconhecimento do público e conseguir converter mais vendas usando práticas de conscientização e proteção ao meio ambiente.

    Tipos de negócios circulares

    Agora que você entende um pouco melhor os negócios circulares, é hora de se aprofundar no assunto e identificar os diferentes modelos que existem no mercado, para encontrar aquele que mais se adapta às suas necessidades.

    Vale lembrar que cada empresa é única no mercado, e por isso os resultados podem ser completamente diferentes para duas companhias que decidem entrar em um mesmo modelo, ainda que ambas dividam o nicho de atuação.

    Por isso, é muito importante conseguir adaptar esse tipo de material à sua realidade, otimizando seus processos de negociação e produção para gerar um impacto ambiental menos nocivo e melhorar esse tipo de interação.

    Assim, você consegue aplicar estes conceitos em toda sua companhia de fretamento de vans para empresas, garantindo uma estrutura mais adequada para sua companhia em um mundo cada vez mais preocupado com os impactos que gera na natureza.

    Aluguel

    O aluguel é uma excelente maneira de evitar a produção desnecessária e excessos no mercado. Com esse modelo você oferece um produto ou serviço apenas pelo tempo que o usuário necessita, através de um contrato de locação.

    Esse processo, que é muito comum no mercado imobiliário, tem ganhado força em bens de serviço, principalmente por conta dos valores. Alguns equipamentos podem ter um alto custo de compra, e acabar ocupando espaço e recursos da empresa.

    Com o aluguel, entretanto, você mantém apenas o que é necessário, e em muitos casos as empresas que oferecem o aluguel do produto ou serviço se comprometem com a manutenção dos mesmos.

    Isso elimina gastos a mais que a companhia teria, otimizando os resultados e evitando o desperdício de resíduos, principalmente em equipamentos relacionados à tecnologia ou logística, como é o caso da locação de ônibus executivo.

    O aluguel então se torna uma opção viável para reduzir os gastos da empresa enquanto você mantém um alto padrão em questão de equipamentos, ideal em uma época onde ter as ferramentas mais avançadas é um diferencial na produção.

    Revenda

    A revenda não é uma novidade no mercado, mas tem ganhado muito espaço nesse modelo mais sustentável. O mercado da moda, por exemplo, é conhecido por utilizar estes recursos através de brechós e bazares.

    A revenda nada mais é do que reutilizar itens de segunda mão, seja de marca própria ou de terceiros. É preciso ter alguns cuidados para oferecer esse tipo de serviço, uma vez que o produto precisa apresentar condições ideais de uso.

    Mais recentemente, diversos outros segmentos têm começado a trabalhar com a revenda, sobretudo em questão de equipamentos eletrônicos. Os altos preços de computadores e smartphones abriram as portas para um mercado que reaproveita.

    Além disso, empresas podem aproveitar para reutilizar seus próprios itens que não estão mais em circulação, mas que ainda preenchem estoques. Isso permite que uma fábrica de caixa de transporte para cães tenha um ciclo de vendas mais longo.

    Esse é um tipo de mercado que ganhou muita força com o advento da internet. Os brechós e bazares tradicionais ainda atraem diversos usuários para procurar produtos e garimpar achados, mas o mercado digital também ganha muito nesse aspecto.

    Existem muitos sites voltados especificamente para a revenda, bem como marketplaces que utilizam a revenda como parte da produção para gerar ainda mais resultados a longo prazo.

    Esse tipo de mercado de revenda ajuda a diminuir a quantidade de itens descartados, uma vez que em muitas situações o produto deixou de ser do interesse do primeiro proprietário mas ainda está em plenas condições de uso.

    Nesse caso, saber lidar com esse tipo de ferramenta é fundamental para otimizar suas chances de vendas, ampliando a quantidade de empresas dispostas a trabalhar com seu material e atingir novas vendas.

    Reparos

    A prática de reparos é muito importante para evitar o desperdício de produtos que podem ter uma longa vida útil ainda, por isso, profissionais de assistência técnica oferecem um serviço fundamental para a sociedade.

    Equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e muitos outros produtos possuem componentes complexos para seu funcionamento adequado, e quando parte desses componentes sofre algum tipo de avaria, é comum que o item pare de funcionar.

    Entretanto, muitos desses produtos são caros, e descartar um item sem antes procurar uma solução adequada pode se tornar um problema.

    Pensando em evitar o excesso de resíduos descartados e na utilização por mais tempo desse tipo de item, o reparo é uma solução inteligente e adequada, e em muitos casos tem um valor muito abaixo da troca.

    Quando você trabalha com a manutenção de seus equipamentos, fica mais tranquilo também com relação a dados que estejam nele, como as informações de um servidor de antecipação de recebíveis para empresas.

    Se você precisar trocar o servidor, deve pensar em todos os dados armazenados nele, enquanto o reparo mantém as informações no local e evita complicações com relação ao trabalho como um todo.

    Dessa forma, você acaba ganhando mais segurança para lidar com questões de trabalho e mantém um ambiente mais sustentável ao mesmo tempo.

    Refazer

    O descarte é inevitável em muitos casos, mas existe muito que pode ser realizado quando você tem criatividade e quer criar um negócio circular. O ato de refazer inclui a criação de um novo produto com base em itens existentes.

    O comércio de artesanato é muito forte nessa área, permitindo que novos produtos sejam criados usando itens que normalmente seriam simplesmente descartados. Além disso, o mercado da moda também aplica esse conceito com a customização.

    Serviços de restauração e outros modelos podem ajudar muito um serviço de organização de arquivos usando métodos alternativos para a armazenagem das informações necessárias para esse tipo de ação.

    Considerações finais

    Implementar um negócio circular depende muito da vontade de manter-se sustentável e da identificação do que você pode fazer para aproveitar melhor esse tipo de ambiente, além de ser algo que ajuda o meio ambiente, portanto é benéfico a nós também.

    Mesmo uma empresa de auditoria contábil e controladoria pode encontrar ferramentas que a auxiliem a criar um modelo mais adequado para o trabalho, com uma proteção maior do meio ambiente e uma otimização de recursos com mais qualidade.

    Dessa forma, companhias que se adequam a esse tipo de ação acabam sendo muito melhor estruturadas e podem se tornar lideranças em seu segmento de atuação.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade