Michael Campos

Como conseguir um crescimento exponencial para a sua empresa?

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    O conceito de crescimento exponencial vem sendo bastante explorado com o passar dos últimos anos e, apesar de para muitos ainda ser algo difícil de entender, não é novidade que diversas empresas ganharam muito destaque utilizando-o.

    Claro que o potencial de crescimento irá variar muito dependendo do tipo de empresa, do foco de seus esforços, estratégias, produtos e serviços, assim como o segmento de mercado no qual está inserida, afinal, alguns ramos são mais lucrativos do que outros.

    O texto de hoje então abordará como conseguir um crescimento exponencial para a sua empresa, explorando os pilares que sustentam esse tipo de estratégia, os benefícios que se pode adquirir, assim como maneiras de aplicá-la em seu negócio.

    Seja uma porta de aço automática para loja ou até mesmo uma startup de desenvolvimento de softwares, existe todo um processo por trás de qualquer produto ou serviço e, alguns deles, podem ser altamente otimizados e multiplicados.

    E é sobre isso que o crescimento exponencial trata, sobre a capacidade de conseguir multiplicar seus resultados, atingindo um nível altíssimo de produção e lucro em um determinado período de tempo, aumentando e muito sua competitividade.

    Podemos dizer que é um conjunto de estratégias que levam para esse objetivo, fazendo com que até mesmo uma consultoria contra incêndio consiga crescer relativamente rápido e conquiste seu espaço no segmento de mercado em que está inserida.

    Porém, é preciso ter em mente que é algo difícil de se aplicar e pode ser visto por muitos como algo fora da curva, mostrando porque as startups ganham tanto espaço e são tão buscadas dentro do mercado atual.

    Para que o crescimento ganhe o espaço necessário e desenvolva as suas principais características, mesmo que seja de uma empresa de manutenção elétrica em condomínios, é preciso ter em mente a adoção de estratégias específicas. 

    A inovação, experimentação e maior autonomia das equipes, assim como horários flexíveis e foco em resultados devem ser apenas algumas das características que a sua empresa deverá desenvolver. Em outras palavras, abandonar o padrão conhecido por nós há tantos anos.

    Sendo assim, os tópicos a seguir irão melhor contextualizar os pilares para que o crescimento exponencial aconteça, assim como métodos de conseguir aplicá-lo em sua marca de automação residencial de iluminação. Confira!

    Entendendo o crescimento exponencial

    De forma simples e bastante direta, o crescimento exponencial em alguns pilares que, quando utilizados de forma conjunta e bem aplicado, acabam trazendo resultados mais rápidos com alta chance de multiplicação. Eles são:

    • Escalabilidade;
    • Replicabilidade;
    • Especificidade;
    • Inovação e tecnologia.

    Peguemos, por exemplo, uma fábrica de placas fotoluminescentes. Para ela conseguir se desenvolver de forma rápida e funcional, é preciso aplicar todos os conceitos acima destacados, para que então seu negócio dispare a uma velocidade acima do normal.

    A escalabilidade é o quanto o negócio possa crescer e lucrar de forma rápida sem que os gastos cresçam na mesma proporção. Quanto maior o potencial de escalabilidade, mais lucrativo é o negócio e mais vale a pena o investimento nele.

    Por isso que startups são tão focadas atualmente e todos tentam ter uma ideia inovadora, para que assim consigam utilizar desses conceitos de forma a lucrar muito com investidores, mesmo que seja algo que diminua o custo de elevador para deficiente.

    A replicabilidade se trata do quanto o modelo de negócios pode ser repetido em diferentes mercados e lugares, ainda levando em consideração que isso deve acontecer de forma a aumentar o alcance e a escalada do negócio sem gerar grandes custos.

    O conceito de inovação e tecnologia é o mais simples de entender, mas nem de perto é o mais fácil de se aplicar. Ambos devem ser o principal foco do negócio, fazendo com que aconteça uma maior otimização de processos e tudo aconteça de forma muito mais rápida.

    Claro que serviços convencionais como a contratação de serviço de corte a laser em acrílico ainda serão necessários, mas tudo que envolve o meio digital ficará potencialmente mais rápido e funcional.

    Por fim, mas não menos importante, especificidade é necessária. Não significa que sua ideia deva ser revolucionária e gigantesca, mas sim que deve atender a nichos de mercado e atender aqueles quesitos de forma nunca antes vista ou que a execução seja extremamente bem-feita.

    Aplicando o crescimento exponencial

    Agora que entendemos melhor os conceitos sobre crescimento exponencial, é preciso compreender como aplicá-lo para que a sua empresa consiga trabalhar muito e atingir seus objetivos baseados no que foi explicado até o momento.

    Portanto, mesmo que utilize para a sua empresa de infraestrutura de instalações elétricas, confira abaixo algumas maneiras de aplicação.

    01 – Defina o seu propósito

    Para que sua empresa consiga aproveitar ao máximo o conceito do crescimento exponencial e colocá-lo dentro de suas raízes, de sua essência, é preciso que se tenha um propósito muito forte e bastante bem definido.

    O propósito é quem irá guiar a sua empresa para novas empreitadas sem se desviar de seus objetivos, buscando cada vez novas soluções para eles serem respeitados e que seus clientes consigam o que buscam na sua marca.

    Pensemos em uma empresa como a Google, seu propósito é organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis. Pergunte o que sua empresa quer com seus produtos e serviços e a que público isso é destinado que já é um excelente começo.

    02 – Utilize a tecnologia a seu favor

    Como dissemos algumas vezes ao longo do texto, a tecnologia e inovação são alguns pilares que fazem com que o crescimento exponencial seja funcional e que, de fato, seja palpável. Para isso investir em tecnologia não é uma opção, é essencial.

    Existem diversos softwares que facilitam e muito o trabalho diário de diversas empresas, diminuindo muito o tempo necessário para lidar com diversas questões burocráticas e até mesmo a coleta de dados e gerenciamento de relatórios.

    Até mesmo o processo de recrutamento para profissionais melhores pode ser muito beneficiado com a tecnologia, reunindo informações úteis e que, ao mesmo tempo, são precisas para perfis e certos padrões da marca.

    03 – Acompanhe o progresso

    É preciso acompanhar de perto o progresso da marca referente aos resultados que estão sendo obtidos, para que assim tudo sempre esteja o melhor alinhado possível, garantindo uma maior efetividade do processo.

    Para isso, junto da tecnologia, analise diariamente os indicadores não só de resultados, mas também de performance e crescimento, para que assim saiba quais atitudes devem ser tomadas para mudar caso necessário ou para manter a excelência, caso tudo esteja indo bem.

    Como reuniões constantes são parte da essência de uma empresa que deseja o crescimento exponencial, é preciso que junto a elas tais dados sejam mostrados e que os colaboradores sejam orientados sobre qual caminho seguir.

    Quando isso acontece, é possível mudar as estratégias de forma rápida, fazendo com que não se perca muito tempo ou energia em atividades que não ajudarão no desenvolvimento da organização e, sabemos que no mercado atual, é preciso ser rápido e dinâmico para conquistar espaço.

    04 – Contrate profissionais acima da média

    Para que uma empresa desempenhe funções de forma mais eficaz, veloz e tenha profissionais excelentes com criatividade, empenhados e que buscam crescer no mercado, ela precisa rever seu processo de contratação e chamar pessoas muito talentosas.

    Isso significa que somente os melhores profissionais estarão atuando na sua organização, fazendo com que o crescimento exponencial seja não só uma decisão sábia, mas necessária para manter todos lá dentro.

    Ou seja, o processo de contratação deve ser muito melhor estruturado e bastante específico, buscando conhecer ao máximo tanto o perfil quanto habilidades do contratado, mostrando que ele está alinhado com os valores da marca.

    Pensemos no quanto funcionários medíocres podem colocar a empresa para baixo, seja na excelência do trabalho ou até mesmo na velocidade de cumprimento das tarefas. Eles não têm lugar para empresas que buscam o crescimento exponencial.

    Porém, é preciso ter em mente que pessoas mais talentosas exigem mais, tanto na questão de pagamento quanto de crescimento e sua empresa deve se preparar para isso, oferecendo ótimos benefícios para manter o colaborador na organização e não o perdendo para o mercado de trabalho.

    Considerações finais

    O crescimento exponencial se mostrou extremamente eficaz para diversas empresas ao redor do globo e, mesmo que o foco da sua empresa não seja tão simples de aplicar esse método, só será possível descobrir após muito estudo e tentativa.

    O texto de hoje explorou bastante seus conceitos e pilares e ele pode servir como orientação para você buscar cada vez mais informações sobre o tema e esteja por dentro de tudo, facilitando a criação de uma startup ou mudando a estratégia do seu negócio.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade