Michael Campos

4 momentos em que o 5G pode melhorar sua jornada de consumo

Gizella Almeida
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    A tecnologia está em constante avanço e mudança, afetando inclusive, a jornada de consumo com 5g. Um dos grandes marcos que representam o avanço tecnológico é a internet e sua conectividade. 

     

    Por meio dela é possível acessar vídeos, interagir nas redes sociais, ter acesso à informação, falar com pessoas mesmo que à distância, realizar pesquisas, dentre outras atividades diversas que estão cada vez mais inseridas na rotina.

    O que é e quais impactos previstos para o 5G

    Desde que o uso da internet se popularizou, um dos grandes desafios diz respeito à velocidade de conexão em rede. 

     

    Inclusive, para se ter uma ideia da importância, o carregamento de uma página na internet é um critério que ajuda a melhorar a jornada do cliente em contato com a marca, otimizando o posicionamento e os processos de venda.

     

    Nesse contexto, o 5G veio para revolucionar a forma de conectividade, já que vai permitir velocidade móvel de até 1 giga por segundo. Em teoria, isso significa que a internet será cem vezes mais rápida do que utilizamos atualmente com a rede em 4G.

     

    Consequentemente, existe uma expectativa de impactos positivos que essa ação pode causar em diferentes processos de interação, tecnologia e até de desenvolvimento do negócio.

     

    Por exemplo, espera-se o aumento no número de vendas de pacotes relacionados ao 5G, geração de empregos e maior conectividade, que pode melhorar a jornada de compra do consumidor. 

     

    Imagine que o consumidor de envelope personalizados passa por algumas etapas em sua jornada de compra, que variam desde o aprendizado e descoberta, o reconhecimento de um problema e a consideração de uma solução por parte da empresa, sendo o processo de decisão da compra. 

     

    Com o uso de ferramentas tecnológicas, à base de conexão em 5G, todo esse processo que envolve a jornada de compra do consumidor poderá se tornar mais simples.

     

    Isso porque passará a contar com a otimização de tarefas e automação de processos, bem como a agilidade da rede que será aumentada. 

     

    Assim, a realização de pesquisas será facilitada, além de insights que vão ajudar as empresas a melhorarem o percurso de suas ações. 

     

    O mais interessante é que várias empresas poderão usufruir desses benefícios, desde uma empresa de ar condicionado até grandes segmentos da indústria. Vamos conferir mais sobre esse assunto?

    3G, 4G e 5G: características e diferenças

    É muito importante entender as características e diferenças do que conhecemos como 3G, 4G  e 5G. 

     

    Primeiro, no 3G temos a chamada “terceira geração” de uma rede considerada móvel. Essa rede foi se consolidando nos celulares, sendo lançada no ano 2000. 

     

    Dessa forma, esse tipo de conexão permite que uma empresa de limpeza acesse seu email, entre em sites e envie mensagens. 

     

    Esse tipo de conectividade, inclusive, ainda está disponível mundialmente, estando presente em praticamente todos os municípios no Brasil, sendo regulamentada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

     

    No 4G já temos um avanço. A quarta geração teve funcionamento inaugurado em 2010 e melhorou o aspecto da velocidade da conexão, além de trazer mais estabilidade ao sinal. 

     

    Com isso, tornou-se possível realizar atividades como assistir filmes e séries online, ouvir músicas e realizar ações que demandam uma elevada conexão, sem travar no momento que você mais precisa. 

     

    Cabe ressaltar que tais evoluções e inserções dos sistemas ocorrem de forma gradativa, melhorando essas experiências ao longo das fases de uso e implementação.

     

    No caso do 5G, temos a chamada 5ª geração, que tem uma expectativa de implementação/disponibilidade nacional até o mês de julho de 2022. 

     

    O grande diferencial em relação às conexões anteriores é sua velocidade. Estima-se que ela possui uma velocidade que é 100 vezes superior ao 4G. 

     

    Na prática, esse tipo de velocidade de conexão pode apresentar impactos significativos em diversos setores econômicos, culturais e sociais, permitindo a realização de atividades de forma rápida e eficiente. 

     

    Dessa forma, esse tipo de conexão permite a integração e interação entre vários aparelhos, favorece que arquivos sejam enviados com mais rapidez e permite maior capacidade em relação à banda larga.

    O  5G na prática 

    Agora que você conhece as principais diferenças entre o 3G, 4G e 5G, é importante entendermos como o 5G pode ser aplicado, na prática, dentro de um ambiente empresarial diverso, seja um comércio de gabinete personalizado ou um ambiente hospitalar e industrial. 

     

    Para isso, é importante compreender, previamente, alguns benefícios que essa prática traz. Listamos os principais a seguir:

     

    • Comunicação mais rápida;
    • Estabilidade em se comunicar com o público;
    • Velocidade no acesso de informações e dados;
    • Avanço da inteligência artificial;
    • Realização de atividades em tempo real no ambiente virtual (cenário 3D);
    • Otimização do tempo na realização de ações e atividades.

     

    Com essa comunicação ocorrendo de forma mais rápida, vamos ter alterações significativas no dia a dia. 

     

    Por exemplo, os veículos automotivos poderão ter uma central de comunicação que facilita o gerenciamento da frota e trajetos como um todo, além de potencial para realizar uma comunicação com os semáforos, tornando o trânsito mais fluido.

     

    Além disso, tanto no ambiente residencial como empresarial, os eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos conseguirão detectar se existe alguma peça com defeito, se algo precisa ser trocado e como otimizar o uso de determinado material. 

     

    Outro elemento importante em relação ao ambiente residencial é a automatização de abertura e fechamento de portão de alambrado, cortinas, acionamento de luzes, lâmpadas, mangueira, chuveiros, dentre outros. É a inteligência artificial em elevada conexão com a internet, favorecendo as rotinas.

     

    Os avanços na área médica também já são sentidos, e tem potencial para crescer ainda mais! 

     

    Isso porque os médicos poderão realizar cirurgias mesmo que à distância, por meio do controle de um robô que esteja conectado à internet. 

     

    Toda essa operação será feita de forma segura, sem a conectividade “cair” durante um período importante da cirurgia. 

     

    Além disso, no segmento ambiental, as plantações e ações do campo poderão ser mais precisas, no que se refere à tecnologia da irrigação, controle de umidade e até mesmo da acidez e safras. 

     

    Dessa forma, a aplicação de insumos será controlada por computador de forma inteligente, trazendo um melhor aproveitamento dos produtos e plantações. 

     

    Muitas das situações que citamos podem parecer uma realidade distante, enquanto outras já vem se desenhando, mas todas estão mais perto de acontecer do que imaginamos. 

    Avanços já disponíveis com potencialização do 5G

    De certa forma, já vivenciamos a incidência do ambiente tecnológico com a realização de cursos online, como o aluguel de cpap de forma remota ou integrada a tecnologia. 

     

    Anteriormente, graduações, escolas e a realização de cursos era realizada somente no ambiente presencial, e agora o setor se viu diante de um desafio de adaptabilidade para o digital e está cada vez mais otimizado para o online.

     

    Dentro do ambiente empresarial também é possível contar com mais segurança ao investir na conexão com o 5G. 

     

    Os sistemas interconectados emitem alertas acerca de perigos identificados em um determinado setor, o que pode favorecer a empresas de contabilidade, além de evitar acidentes dentro do ambiente de trabalho. 

     

    A tendência é que essa inteligência se torne mais efetiva e ágil, inclusive antevendo os riscos. 

     

    Essa conectividade só tende a aumentar, o que exige a necessidade de rapidez e velocidade quando o assunto é conexão. 

     

    Não dá mais para viver em um ambiente onde a internet “cai” e, por isso, o 5G representa uma evolução em relação à tecnologia, conexão e inovação. 

    O 5G na jornada de compra (e 4 aspectos de melhoria)

    Todo consumidor possui uma jornada de compra, e tais relações também se diferenciam conforme o segmento de atuação de uma marca.

     

    Em relação ao público, existem pessoas que sabem o que querem comprar e já vão decididas para uma loja, enquanto outras ainda estão em processo de identificar que existe um problema que precisam resolver (assim como qual a melhor forma de solução).

     

    O grande desafio das empresas, na área do marketing digital, é conseguir conquistar novos clientes e trabalhar em cada jornada de compra com a criação de um conteúdo relevante, seja ele enviado via email marketing ou mesmo sendo disparado em formato de vídeo.

     

    Nesse sentido, é importante entendermos alguns aspectos em que o 5G pode contribuir nessa jornada de compra, tanto identificando melhor o público e seu comportamento – passando pela segmentação adequada – quanto nos processos de fidelização e atendimento.

     

    O primeiro aspecto nesse contexto é a conectividade mais rápida e velocidade de carregamento do site de uma empresa, que permite a melhora da imagem e credibilidade do negócio, retendo o usuário. 

     

    As páginas também podem se tornar mais atrativas, já que outros elementos podem compor o design de forma efetiva. 

     

    O segundo momento diz respeito ao processo de atendimento e venda de produtos e serviços em si, que terão pagamentos ainda mais facilitados, alta conectividade e ferramentas de comunicação eficientes e rápidas para o cliente, como o que ocorre por meio de chatbots (robôs virtuais). 

     

    Tudo isso acontecerá de forma ainda mais integrada e otimizada, sem cair a conexão.

     

    Imagine que o cliente entra no seu site e deseja obter informações sobre o produto da junta de vedação

    O atendimento online está em contato com o cliente, até que a conectividade cai e o cliente para de ser respondido, acarretando em uma experiência ruim e até perda do interesse.

    Como consequência, é muito provável que o cliente desista da compra. 

     

    Por isso, é fundamental contar com a rede de 5G em seu negócio, tornando esse risco cada vez menor – conforme a rede também evolui.

     

    Já o terceiro aspecto diz respeito ao processo de relacionamento com o cliente, que pode ser feito por meio do envio de email marketing.

     

    Com a rede 5G, os processos de automação serão muito mais rápidos, eficientes e com pouca margem para o erro. 

     

    Dessa forma, o cliente conseguirá receber o conteúdo de forma personalizada e correta e toda a análise de interesse e da segmentação ocorrerá mais rapidamente também, tornando os envios mais adequados às necessidades de cada usuário.

     

    Além disso, o quarto aspecto a se considerar é o conhecimento acerca do público, que será muito maior, como pode ser percebido.

     

    Isso porque a conectividade elevada permite o desenvolvimento de softwares que ajudam no gerenciamento dos públicos e de toda a jornada de compra, assim como na análise e interpretação correta dos dados de quem acessou determinada postagem e como fazer ajustes nos contatos.

     

    Ou seja, o 5G surge como uma ferramenta para tornar as dinâmicas – inclusive de compra e realidade virtual (agregando ainda mais na experiência dos usuários e potenciais consumidores) – ainda mais efetivas e atraentes, modificando a forma de consumo e os processos para se destacar no mercado.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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