Michael Campos

Como desenvolver ações de marketing de incentivo

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    Considerando que a competitividade no mercado está cada vez maior, manter os colaboradores e os funcionários engajados com os objetivos da empresa acaba se tornando uma necessidade na qual o marketing de incentivo possui o papel principal para cuidar deste fator. 

    Na prática, o marketing de incentivo se torna uma ferramenta para os empresários, visto que com ela a expectativa é só colher benefícios a longo prazo conforme for a sincronia da equipe na execução das tarefas.

    Quando a pauta é sobre marketing, naturalmente pensamos em várias estratégias que envolvem ações para o público externo, na esperança de conseguir atraí-los para um determinado negócio.

    É dessa forma que, na maioria das vezes, um negócio voltado para um armazém geral, por exemplo, consegue atrair nicho de clientes específicos que estão precisando desse tipo de serviço.

    Contudo, é importante dizer que da mesma forma que é necessário desenvolver táticas para atrair mais clientes, é preciso também, trabalhar em maneiras de estimular seus colaboradores, e para isso o marketing de incentivo é, de longe, a melhor alternativa para lidar com essas questões.

    A competitividade no mercado é muito grande, e isso é um fato. Dentro desse cenário, imagine quais seriam as consequências de operar com uma equipe desmotivada.

    Ter funcionários que não estão felizes com o trabalho na maioria das vezes resulta em problemas. Esse tipo de situação pode acontecer em qualquer ramo, até mesmo em uma empresa especializada em instalação de energia elétrica, onde os funcionários podem fazer com que a rede de energia fique comprometida caso ocorra alguma coisa.

    Consequentemente, ter uma equipe que não sente prazer em realizar as vendas acaba se tornando um dos principais fatores para que a empresa não consiga alcançar seus objetivos.

    Portanto, é fundamental adotar práticas estratégicas para que a sua equipe esteja mais engajada com as metas da companhia. É dessa maneira que você irá conseguir fortalecer a cultura de parceria entre os colaboradores e a sua equipe.

    Com isso, lidar com ações administrativas, como trabalhar com gestão de condomínios, por exemplo, fará com que as atividades operacionais sejam executadas de maneira mais fluida.

    Quando você tem uma equipe onde cada indivíduo entende que há um compromisso por trás das vendas, e além disso, há também metas a serem batidas, naturalmente a sua empresa estará alcançando resultados ainda mais satisfatórios.

    Porém, antes de explicar quais são as formas de desenvolver as ações dessa estratégia de incentivo, é importante entender inicialmente qual o conceito principal dessa ferramenta que vem sendo utilizada cada vez pelas empresas.

    O que é marketing de incentivo?

    Quando estamos falando sobre marketing digital, é natural que palavras como retenção ou engajamento apareçam em meio a conversa. Isso porque, dentro de uma empresa de automação industrial, por exemplo, ter o engajamento do seu público e ao mesmo tempo retê-los é importante para que a companhia tenha um fluxo estável de lucro.

    Em todo o caso, o foco acaba sendo externo, ou seja, a atenção da empresa é direcionada diretamente para os clientes e consumidores em potencial. O marketing de incentivo passa a olhar os dois conceitos de forma interna, reter e engajar os funcionários e os colaboradores.

    Na área de vendas, o mais comum de ser visto são as bonificações e, obviamente, o salário que é oferecido pelas empresas para que os responsáveis pelo desempenho da mesma não fiquem desmotivados.

    Contudo, na maioria dos casos a empresa não deve se limitar apenas em oferecer um ótimo salário e uma bonificação atraente. Exemplificando, dentro de uma empresa de consultoria ambiental, o mais importante a ser feito quando as metas são alcançadas é oferecer diferentes formas de recompensas.

    Quando o marketing de incentivo é colocado em prática, as ações dessa estratégia farão conexão com a necessidade de incentivar os colaboradores a melhorarem ainda mais o trabalho que é desempenhado dentro da empresa.

    Portanto, da mesma forma que você concentra suas ações para fidelizar os seus clientes, o mesmo nível de atenção deve ser voltado para motivar os seus colaboradores.

    Trata-se de um trabalho constante, onde o gestor precisa saber que, quando os colaboradores conseguem atingir determinada meta, é mais que necessário reconhecer os esforços, é preciso também recompensá-lo de alguma maneira.

    São os funcionários e os colaboradores que desempenham o papel de levantar os números de venda da companhia, e por esse motivo mantê-los motivados a continuar os trabalhos é fundamental.

    É por meio de ações e campanhas que as empresas conseguem fazer com que os seus funcionários estejam mais engajados pelas causas e metas do seu negócio. Dessa forma, a empresa naturalmente possui a outorga de iniciar os trabalhos para desenvolver o marketing de incentivo.

    Nessa parte, são estipulados objetivos, prazos e prêmios e, ao mesmo tempo, deixando clara as regras para que todos os envolvidos saibam os limites desse jogo.

    O marketing de incentivo pode ser definido também como uma forma de reconhecer e valorizar aqueles colaboradores que conseguem alcançar as metas estabelecidas.

    A estratégia é mostrar que a empresa está atenta aos esforços que cada funcionário está tendo, dessa maneira, ao perceber que um serviço está sendo bem-feito, logo, surge o momento para recompensá-los de formas diferentes, não se limitando apenas a oferecer um bom salário e uma estrutura de trabalho adequada.

    Qual a importância de aplicá-la?

    É muito comum que alguns gestores pensem que é desnecessário aplicar as estratégias do marketing de incentivo, porém há dados que mostram que esse tipo de pensamento está ficando cada vez mais para trás.

    De acordo com o estudo desenvolvido pela Associação de Marketing Promocional, 56% das empresas já adotaram ao menos uma das estratégias do marketing de incentivo.

    Por meio dessa concepção, observaram que era necessário também melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, implementando um sistema comercial melhorando a estrutura no geral.

    Outro dado importante dessa pesquisa mostra que 96% das empresas entrevistadas consideram as premiações fundamentais para melhorar o desempenho dos profissionais.

    Ou seja, podemos compreender que por em prática o marketing de incentivo é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

    Fora o fato de conseguir levantar resultados de maneira mais rápida e conseguir promover uma sintonia entre a empresa e seus funcionários, há também uma série de vantagens que essa estratégia pode proporcionar. São elas:

    • Atração e retenção de talentos;
    • Melhora do clima organizacional;
    • Aumento da produtividade;
    • Satisfação do consumidor.

    Todas as vantagens citadas acima possuem a capacidade de refletir diretamente com os resultados da empresa. Em outras palavras, esses benefícios são fundamentais para que uma companhia consiga ganhar destaque dentro de um cenário competitivo.

    Criando ações de marketing de incentivo

    Até então podemos observar como o conceito do marketing de incentivo pode ser útil para uma empresa quando é colocada em prática. Mas afinal, quais são as ações que devem ser desenvolvidas para aplicar essa estratégia em um negócio?

    Inicialmente, é preciso ter em mente que, para colocar esse tipo de marketing em prática, é preciso seguir algumas etapas, onde cada uma irá complementar a outra.

    Descubra a motivação

    A primeira etapa consiste em descobrir qual o motivo que o levou a considerar a aplicação do marketing de incentivo. Observe alguns pontos, como a taxa de fidelização, a retenção de colaboradores e outras métricas importantes que estão ligadas diretamente com os resultados.

    Defina o objetivo da ação de incentivo

    Após descobrir as suas razões para colocar a estratégia em prática, logo em seguida é preciso estabelecer qual o objetivo daquela campanha, que deve estar conectada com a sua razão que o fez aplicar essa estratégia.

    Veja quais são os pontos que precisam melhorar e defina os seus objetivos, como o aumento das vendas ou atração de clientes.

    Estruture seu planejamento inicial

    Para estruturar melhor o seu planejamento inicial é preciso definir suas metas, regulamentos, métricas e prazos para que o seu público-alvo esteja por dentro sobre as regras do jogo e saiba o que precisa ser feito para conseguir as recompensas.

    Divulgue sua campanha

    Nessa parte é importante que você não economize nas divulgações para que o seu público-alvo seja impactado com o seu propósito.

    Dependendo do caso, considere até mesmo optar por divulgações usando balão de propaganda, ou outras formas de divulgação.

    Realize feedbacks

    Durante a campanha que você desenvolveu, outro passo importante é saber o feedback de todos os participantes desse processo. É através do feedback que você saberá o que precisa, ou não, ser aprimorado.

    Invista em premiações diferentes

    Um dos últimos passos, é uma informação estratégica para que você não desmotive seus funcionários. Resumidamente, procure não recompensá-los com a mesma coisa de sempre, em outras palavras, faça com que a recompensa seja diferente a cada meta batida.

    Analise o resultado final

    Por fim, considere juntar todos esses processos para fazer uma análise. Quando for colocada em prática, observe quais são os pontos que podem ser melhorados para que a próxima campanha ganhe mais engajamento.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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