Michael Campos

Um guia para criar conteúdo de marketing útil e eficaz

James fulkner
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    O conteúdo de marketing é a chave para desbloquear qualquer tipo de sucesso no mundo online. Ele ajuda as empresas a prosperar e atrair seu público de forma eficaz. Mas, a palavra-chave aqui é “eficaz”, pois o conteúdo precisa produzir resultados que gerem ROI, gerem conversões, leads e criem mais seguidores.

    É por isso que cerca de 73% das empresas B2B e 70% das empresas B2C usam o marketing de conteúdo para obter um melhor domínio do território online. É por isso que este artigo deve servir como uma mina de ouro em busca de algumas dicas sobre como criar um conteúdo eficaz que possa ajudar as empresas a serem melhores na criação de conteúdo de marketing.

    Mas o que exatamente é um conteúdo de marketing útil e eficaz? Como se faz para criá-lo? Vamos descobrir.

    O que é conteúdo de marketing útil e eficaz?

    Compreender o conteúdo de marketing útil e eficaz exige que entendamos duas coisas principais; a empresa e seu público-alvo . O negócio é aquele que espera que o conteúdo seja eficaz, tornando-o útil para o público.

    Agora, existem três características principais que descrevem o conteúdo útil, como:

    • Conteúdo informativo e orientado para o conhecimento;
    • Fornece informações e compreensão importantes para o público;
    • E fornece conclusões úteis e acionáveis.

    Então o negócio precisa que esse conteúdo seja eficaz para seu próprio bem, como:

    • Gerar mais leads por meio de tráfego orgânico, ou seja, aparições em mecanismos de busca;
    • Construir confiança e identidade de marca por meio de conteúdo exclusivo;
    • E estabelecer autoridade criando conteúdo útil e informativo.

    Assim, é importante para uma marca ou empresa formular conteúdo eficaz para si e conteúdo útil para seu público.

    5 dicas para criar conteúdo de marketing útil e eficaz

    Agora, sem mais delongas, aqui estão as cinco dicas principais para criar conteúdo de marketing útil e eficaz:

    1: Compreendendo seu público-alvo

    Compreender o público é a chave para criar conteúdo que os atraia. Uma marca de moda B2C precisaria de um tipo de conteúdo, enquanto um desenvolvedor de aplicativos B2B precisaria de outro. O ponto é que apenas entender um tipo específico de público pode ajudar a criar conteúdo de marketing útil e eficaz.

    Portanto, há algumas coisas importantes a aprender, como:

    • Dados demográficos do público-alvo;
    • Interesses e hobbies;
    • E desejos e necessidades.

    Os principais dados demográficos significam entender a idade, a ocupação, etc. Enquanto os interesses e hobbies os alinham com serviços ou produtos específicos. Por fim, desejos e necessidades são onde as empresas B2B ou B2C precisam se concentrar.

    Então, adaptar o conteúdo útil que aborda os pontos problemáticos e oferece soluções viáveis deve ser o foco da estratégia de conteúdo.

    2: Criação de conteúdo atraente e relevante

    A segunda e talvez a parte mais importante é criar conteúdo atraente e relevante. Esta parte exige que a pessoa se concentre em garantir algumas coisas. Por exemplo, o conteúdo de marketing precisa ser envolvente, mas também precisa ser conciso.

    E, embora deva ser focado em ser útil e informativo, também deve ser amigável, casual ou até mesmo coloquial às vezes. Portanto, algumas coisas importantes sobre conteúdo atraente e relevante são:

    • Títulos cativantes e introduções para cativar o público;
    • Texto informativo que não contém plágio ou duplicidade;
    • Dicas, truques ou métodos acionáveis e úteis;
    • E formatação e tom bem estruturados que podem ressoar com o público.

    Agora, pode ser difícil cuidar de tudo de uma vez, especialmente se uma marca ou empresa pretende criar muito conteúdo de uma só vez. É por isso que é importante encontrar maneiras mais fáceis de criar conteúdo, além de fazê-lo manualmente.

    É por isso que eles podem usar ferramentas como uma parafrasear de IA para uma reformulação on-line eficaz. Eles podem ajudar a parafrasear muito conteúdo sem perturbar sua intenção real de uma só vez. O parafrasear de IA online também pode ser usado para melhorar o tom do conteúdo, remover o plágio ou simplesmente torná-lo mais legível e atraente. Dessa forma, eles poderão economizar tempo e focar em coisas mais importantes para o seu negócio.

    3: Incorporando Visuais e Multimídia

    O antigo texto simples não funciona mais com tanta eficácia. É por isso que as marcas se concentram em usar uma mistura de tipos de conteúdo para produzir os resultados mais lucrativos. No caso do marketing online, o melhor tipo de conteúdo é o aberto que apresenta de tudo, como:

    • Imagens e visualizações relevantes;
    • Vídeos e animações;
    • Infográficos e outros conteúdos informativos para tornar o texto mais envolvente.

    Quando acompanhado de um texto de boa qualidade, aumenta as chances do conteúdo render melhores resultados. Simplesmente porque o Google prefere quando um blog ou site emprega mais de um tipo de conteúdo. Então, também ajuda com vários tipos de público – alguns preferem o conteúdo escrito, enquanto outros preferem o conteúdo visual.

    4: Conecte todo o seu conteúdo/plataformas

    Um erro comum que as empresas cometem é que seu conteúdo raramente está relacionado entre si. Considerando que as empresas on-line de sucesso sempre conectam seu conteúdo e plataformas umas às outras. Em outras palavras, aproveite as mídias sociais, e-mails, aplicativos, etc., ou o que você puder.

    Conectar seu conteúdo e plataformas dessa forma ajuda a redirecionar mais tráfego de uma plataforma para outra. Portanto, se você estiver escrevendo uma postagem de blog, certifique-se de criar um resumo adequado para que ela também possa ser postada nas mídias sociais.

    Ou para que possa ser usado em um e-mail para promoção direta e eficaz. O objetivo é criar todos os tipos de conteúdo com a intenção de alinhá-los entre si.

    5: Call to Action e medição do sucesso

    A última coisa que você deve fazer é escrever CTAs eficazes ou chamadas à ação. Estas são as seções/fases finais de qualquer texto que produza resultados reais. Todo o conteúdo deve ser um prelúdio e fornecer informações.

    Mas a verdadeira parte “útil” e “eficaz” para o público e para os negócios ocorre quando o conteúdo termina com uma frase de chamariz adequada. Depois disso, deve-se analisar a eficácia do referido CTA medindo seu sucesso de algumas maneiras, como:

    • O número de cliques gerados pelo CTA;
    • Impacto no engajamento geral do site ou blog;
    • Conversões ou leads;
    • E feedback direto ou indireto do público.

    Analisar isso pode ajudá-lo a fazer as melhorias necessárias e criar um conteúdo melhor no futuro.

    Conclusão

    Esses são alguns dos principais fundamentos da criação de conteúdo de marketing útil e eficaz. É importante se concentrar em melhorar a qualidade do conteúdo à medida que avança. Assim, o conteúdo ficará cada vez melhor e trará resultados mais efetivos.

     

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