Michael Campos

Como tornar um site WordPress mais acessível?

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    Atualmente, vivemos um momento onde as empresas estão, cada vez mais, empenhadas em tornar seu site WordPress mais acessível. 

    Em 2020, no dia 21 de maio, aconteceu o Global Accessibility Awareness Day, que nada mais é do que um dia para aumentar a conscientização sobre o acesso e inclusão digital. 

    Ou seja, trata-se de um tema que precisa ser discutido e, sobretudo, praticado. Quanto mais pessoas tiverem acesso à internet, melhor, afinal, elas poderão saber sobre tudo, desde algo sobre multiplicador de torque, até outros temas. 

    Ainda em 2020, a WebAIm analisou um milhão de páginas iniciais em busca de problemas de acessibilidade, e o resultado não é nada interessante. 

    Cerca de 98% dos sites tinham, pelo menos, uma falha de acessibilidade, de acordo com a WCAG (Web Content Accessibility Guidelines – diretrizes de acessibilidade de conteúdo da web) em sua página inicial. 

    Foram notados alguns aspectos que não contribuem para a acessibilidade, como texto de baixo contraste, imagens sem texto alternativo e links vazios. 

    Tudo isso, eventualmente, pode prejudicar até mesmo a compra de uma seladora automática, por parte de um usuário que sofre de alguma complicação. 

    É exatamente estes aspectos que tornam difícil ou, em alguns casos, quase impossível o acesso para pessoas cegas, surdas ou com deficiência auditiva, além de, claro, outros tipos de deficiências. 

    Além disso, é importante pontuar que o seu site pode ser integrado com outras plataformas para ajudar nessa questão. Existe, por exemplo, a WAVE (ferramenta de avaliação de acessibilidade da web), que é capaz de identificar vários erros no seu site em segundos. 

    Neste artigo, procuramos reunir as principais práticas que você pode adotar para que o seu site seja acessível para todos os tipos de leitores. Vamos começar?

    1. Use um tema preparado para a acessibilidade

    Ao criar o seu site, será possível se deparar com uma infinidade de opções de design, mas alguns temas possuem recursos que aumentam a complexidade, o que acaba, naturalmente, dificultando o acesso de pessoas que têm deficiência, ou visitantes que usam leitores de tela. 

    No momento em que estiver escolhendo o seu tema, considere um com accessibility-ready (pronto para acessibilidade), como o Balasana, que por sua vez, é um tema gratuito e minimalista para seu site de negócios. 

    Por outro lado, temos o Mayland, que também é um tema gratuito e bastante visual, o que é essencial para fotógrafos e criativos, além de outros sites que trabalham com vendas de produtos específicos, como refil de gás para maçarico portátil e mercadorias do tipo. 

    Esses temas citados foram verificados por uma equipe de revisão de temas e possuem os requisitos básicos para contribuir com a acessibilidade. 

    2. Exiba o título e a descrição do seu site

    Na maioria das vezes, os temas permitem upload de uma imagem de cabeçalho personalizada, que é uma maneira visual de destacar o seu site, exibir o título do seu blog ou, em outros casos, promover o nome da sua empresa. 

    Entretanto, é necessário dizer que alguns temas não conseguem suportar o texto alternativo ou a descrição que aparece no lugar de uma imagem em uma página, se ela não carregar na tela do visitante. 

    Ou seja, é preciso adotar uma prática acessível. Isto é, em vez de colocar o título e descrição do site em uma imagem de cabeçalho, faça o seguinte: exiba o título e a descrição em um formato texto. 

    Para isso, você precisa ir em Gerenciar, Configuração e, na parte superior, em Perfil do site. Lá, você vai preencher o Título do site e a Descrição dele. 

    Em seguida, entre em Design + Personalizar e clique em Identidade do site. Após fazer isso, marque a caixa ao lado de Mostrar o título do site e a descrição. 

    É importante reforçar que, com um título e descrição clara e objetiva, o usuário pode, até mesmo, identificar rapidamente que o site se trata, por exemplo, de uma loja que vende servidor dell poweredge

    3. Insira títulos apropriados para suas páginas

    Para que possa estruturar o seu site, adicione títulos com o bloco de Título, para que consiga organizar páginas e postagens e, além disso, contribuir para o acompanhamento dos leitores, o que é muito importante para páginas e post mais longos. 

    Para fazer essa estruturação, clique em “i” na barra de ferramentas superior do editor de blocos para visualizar erros e tamanhos de cabeçalhos incorretos. 

    4. Utilize fontes e cores legíveis

    Um dos componentes mais importantes para um site bem estruturado, são as fontes e as cores. Ambas são capazes de adicionar personalidade e estilo, além de fortalecer a sua identidade visual. 

    Para que possa contribuir com a acessibilidade, evite estilos e tamanhos de fonte e paletas de cores que possam dificultar a leitura do site. 

    Elementos desse tipo, inclusive, podem até mesmo comprometer a ação de um usuário, como contratar um serviço de instalação elétrica residencial bifásica, por exemplo. 

    Além disso, preste atenção ao contraste ou à diferença entre a escuridão do texto e a claridade do fundo de tela. 

    O editor de blocos irá exibir uma mensagem de erro nas Configurações de cor quando detecta um contraste de cores ruim no bloco específico em que estiver trabalhando.

    5. Trabalhe com descrições claras dos seus links 

    Assim que criar um link para outra página, ou para uma outra publicação alternativa na web, procure criar uma descrição clara e objetiva. 

    Adotar essa prática, na verdade, é essencial para qualquer tipo de site, desde uma página de uma empresa especializada em extração multifásica, por exemplo, até uma loja virtual de roupas. 

    Por exemplo, é possível usar um simples “clicar aqui”, mas o ideal é utilizar algo como “se inscreva na minha oficina de estudo”. 

    6. Insira legendas em suas imagens

    Outra dica interessante para tornar o seu site mais acessível, é adicionar uma imagem com o Bloco de imagem, e em seguida, colocar uma descrição na legenda abaixo dela. 

    Essa prática é ainda mais interessante para imagens que contém produtos, como a imagem de um cardan para implemento agrícola, por exemplo. 

    Por mais que as legendas sejam consideradas opcionais, elas têm o poder de melhorar, significativamente, a experiência dos leitores, fornecendo mais contexto para o que está sendo tratado. 

    7. Coloque textos alternativos para suas imagens

    O texto alternativo é considerado um recurso essencial, principalmente, para pessoas cegas ou que usam leitores de tela. 

    Trata-se de pessoas que podem ouvir o texto alternativo que é lido em voz alta, ou indivíduos que desativaram imagens motivos de velocidade ou largura de banda. 

    De uma forma geral, o texto alternativo é um recurso importante até mesmo para as estratégias de SEO do seu site, afinal, ele ajuda os mecanismos de pesquisa a entender sobre o que é o conteúdo da sua página. 

    Portanto, podemos dizer que essa medida deve, inclusive, ser considerada também como uma estratégia para sites de aluguel de stand, visto que terá mais chances de aparecer nas primeiras posições. 

    Assim que você adicionar o Bloco de Imagem, vá para as configurações de bloco à direita e, em seguida, adicione o texto alternativo na caixa de Configurações da imagem. 

    8. Insira os CTAs em áreas fáceis

    Por meio do Bloco Botões, você pode adicionar botões de CTA (Call to Action) para as suas páginas e posts rapidamente. 

    Caso seja o tipo de pessoa que já está acostumada em criar seus próprios botões com os Widgets de imagem, crie botões, ícones e outros elementos de CTA em áreas que são suficientemente amplas e que sejam fáceis de serem clicadas ou de fácil acesso para tocar. 

    Você também pode aplicar esta dica para os seus links de texto. Clicar em uma hashtag ou asterisco linkado em uma frase, por exemplo, especialmente em uma tela pequena, pode ser uma tarefa bem difícil para algumas pessoas. 

    9. Coloque legendas ou transcrições para conteúdos

    Caso possua um site e esteja acostumado a trabalhar com conteúdos em vídeo, é interessante que considere a ideia de adicionar legendas, ou incluir transcrições, que nada mais é do que documentar as falas, sons e ações vistas na tela). 

    As transcrições de podcast, por exemplo, é um recurso bastante útil. Para a maioria das pessoas, trata-se de uma alternativa que é capaz de salvar os minutos de entretenimento. 

    Caso trabalhe com conteúdo em vídeo e áudio que já é reproduzido automaticamente, tente, pelo menos, colocar opções de pausa e volume. 

    Não esqueça de integrar o seu site

    Para finalizar o artigo, reforçamos uma prática interessante que você pode adotar no seu site para torná-lo ainda mais acessível. 

    Como dito anteriormente, estamos falando do WAVE, uma ferramenta que pode testar todos os níveis de acessibilidade do seu site. 

    Basta inserir a URL do seu site no mecanismo, e o WAVE irá exibir, em um resumo, os recursos de acessibilidade que já estão disponíveis na sua página. 

    Além disso, a plataforma ainda irá te apresentar uma lista de medidas que você pode adotar para contribuir com a acessibilidade. 

    Para que possa aproveitar melhor os recursos disponibilizados pelo WAVE, considere as seguintes práticas:

    • Utilize-a frequentemente;
    • Garanta que é possível navegar no site apenas com teclado;
    • Utilize leitor de tela para avaliar conteúdo em voz alta;
    • Teste os recursos de zoom e redimensionamento de fontes. 

    Ou seja, são práticas simples mas que, quando viram hábitos, acabam tornando o seu site ideal para que a maioria das pessoas possam aproveitar os seus conteúdos. 

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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