Michael Campos

SEO de cauda longa: saiba como aplicar essa estratégia

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    As palavras-chave de SEO de cauda longa são uma ótima estratégia de marketing para a sua empresa, seja nas buscas orgânicas ou no gerenciamento de tráfego pago, pois elas facilitam na hora de alcançar os primeiros rankings dos sites de pesquisas.

    Isso ocorre porque quanto mais específica for a busca, menor é a concorrência para aquela palavra usada. Com isso as empresas estão entendendo e usando essa estratégia para ajudar o SEO em suas campanhas e textos.

    É importante deixar claro que as palavras-chave de cauda longa podem ser usadas em todos os segmentos, desde fábrica de placas de sinalização até lojas de instrumentos musicais.

    Para entender melhor como essa estratégia funciona, suas vantagens e como aplicar em seu negócio, continue lendo esse artigo, pois separamos as melhores dicas para você entender melhor sobre essa estratégia tão importante para sua empresa.

    O que são palavras-chave de cauda longa?

    As palavras-chave de cauda longa, ou long tail keywords traduzido do inglês, são formadas por três ou mais termos, criando assim uma pequena frase e representando uma busca específica e personalizada.

    Funciona assim, quando uma pessoa pesquisar “acessórios para toldos em SP”, se a sua empresa utilizar a estratégia da palavra-chave de cauda longa, terá muito mais chances de aparecer nos primeiros resultados dessa busca.

    Essa estratégia troca os termos genéricos por palavras-chaves mais específicas, que estejam de acordo com o conteúdo que o usuário deseja achar, isso permite que a empresa consiga segmentar o público-alvo que está direcionado ao topo do funil.

    As palavras-chave de cauda longa são bem poderosas e as empresas estão enxergando seu potencial ao notarem que o conteúdo é muito melhor direcionado para o seu nicho, atraindo mais clientes.

    Essa estratégia busca o uso de expressões que sigam a naturalidade da fala, se adaptando à forma da linguagem natural. Não se trata apenas de palavras jogadas para ter engajamento, essas frases são pensadas para se encaixarem da melhor forma no SEO.

    Por exemplo, uma empresa de aluguel de aparelho lava jato que utiliza a palavra-chave de cauda longa, ao criar seus conteúdos, vai buscar frases que façam sentido com a procura dos seus clientes, introduzindo em seus textos da forma mais natural possível.

    Vantagens de usar e aplicar essa estratégia

    A palavra-chave de cauda longa é uma estratégia muito importante para o SEO, e possui uma série de benefícios para aquelas empresas que desejam aplicá-las, principalmente se a estratégia for feita da maneira correta.

    O seu principal benefício sem dúvidas é conseguir acertar diretamente o cliente, pois apesar de ser menos buscada nos sites de pesquisa, quem busca e entra no site tem muito mais chances de comprar o produto ou contratar o serviço.

    Sendo assim, quanto maior for o termo, mais chance de conversão desse cliente.

    Por exemplo, uma empresa de manutenção de telhados industriais pode criar frases como “qual a melhor equipe de manutenção de telhados”, em vez de “contratar manutenção” com a palavra-chave específica é muito melhor reter o cliente certo.

    Aliás, é exatamente o fato de ter pouco volume de buscas que as palavras-chave de cauda longa se destacam, o que aumenta o potencial do termo ser ranqueado nos sites de pesquisa. Seus benefícios são:

    • Aumento da possibilidade de um ROI maior;
    • Leads mais qualificados;
    • Aumento das chance de conversão;
    • Reputação digital;
    • Menos competição.

    Com isso fica muito mais fácil conseguir atingir seu público-alvo e aumentar as suas vendas.

    Como usar a cauda longa em sua estratégia?

    Agora que você já sabe o que é a estratégia de SEO de palavras-chave de cauda longa e quais suas vantagens, saiba como ela funciona e conheça algumas dicas de como aplicar em seu negócio.

    E naõ importa caso você seja uma loja de materiais de construção ou de rótulos adesivos personalizados, assim você vai ver como essa estratégia é poderosa para o seu negócio.

    Defina um objetivo

    Antes de tudo é importante que você defina um objetivo para suas campanhas, afinal você só vai escolher a palavra-chave adequada se souber exatamente o que pretende alcançar. Sendo assim, levante alguns questionamentos.

    Por exemplo, você tem uma loja que vende capa térmica para piscina sob medida, essa estratégia será para aumentar o tráfego do seu site? Ou aumentar as vendas?

    Com as respostas desses questionamentos em mãos, fica mais fácil decidir qual caminho seguir. É importante lembrar que a escolha das palavras-chave está diretamente ligada ao objetivo que a empresa deseja e acima de tudo os recursos investidos.

    Conheça sua persona

    Essa parte é fundamental, afinal é preciso conhecer a fundo o seu público para criar as melhores palavras-chave que vão fisgá-lo na hora da busca.

    Entendendo como é o seu público e quem faz parte do seu nicho, você consegue criar conteúdos direcionados através das palavras-chave de cauda longa.

    Um exemplo: você tem uma empresa de balões infláveis para propaganda, então o seu público é voltado para área da publicidade como agências, pense no comportamento desse cliente e tente conhecer essa persona a fundo.

    Descubra sinônimos

    Essa etapa é importante para tentar entender como o seu cliente pensa, ou seja, como o usuário faria para buscar tal termo, quais as palavras que ele usaria? Isso inclui alguns sinônimos que ele pode pesquisar.

    Por isso, ao pensar nas palavras-chave de cauda longa, procure buscar por sinônimos para as mesmas palavras, essa é uma excelente maneira de conseguir alcançar os melhores resultados de pesquisa.

    Afinal o mesmo assunto será pesquisado por inúmeras pessoas, podendo variar de acordo com a região geográfica e com isso mudando o termo a ser pesquisado.

    Cuidado com o tamanho do texto

    Uma boa palavra-chave de cauda longa precisa ter o tamanho ideal, que é de no mínimo 3 palavras-chave, o que dá em torno de 11 a 20 caracteres, sem contar que eles devem estar inseridos em um conteúdo de qualidade.

    Por isso, é importante que não se escreva qualquer coisa e simplesmente jogue essas palavras, é preciso que se crie um conteúdo de qualidade, onde consiga responder todas as questões do seu leitor.

    Use uma linguagem natural

    As pessoas estão cada vez mais utilizando os recursos de voz do seu buscador para fazer suas pesquisas, com isso é importante que as empresas estejam atentas para a linguagem natural, com o propósito de melhorar o SEO.

    Segundo pesquisas do Google, 58% dos usuários usam o recurso de voz para encontrar informações sobre os serviços locais.

    Por exemplo, ao pesquisar uma loja de etiquetas para indústria alimentícia, esse usuário irá falar algo como ”preciso saber onde encontrar uma loja que venda etiquetas alimentícias”.

    Por isso é importante investir no uso de palavras-chave de cauda longa que funcionem para pesquisas com assistente de voz, com isso você consegue atrair esse novo perfil de cliente.

    Importância da palavra-chave de cauda longa

    Como visto nesse artigo, a palavra-chave de cauda longa é uma ótima estratégia de SEO, pois ela foca exatamente no seu nicho, aumentando as chances de conversão desse cliente, e com isso aumentando o lucro da sua empresa.

    Apesar de se tratar de um termo com baixo volume de busca, ela é fundamental para um bom funcionamento do plano de marketing digital da sua empresa.

    Seu principal destaque é que ela ajuda a taxa de rejeição do site e blog da sua marca, o que ajuda a reputação digital da sua empresa no mercado.

    Sem contar que esse sistema é muito mais preciso, pois apesar de ter um volume menor, como a palavra-chave de cauda longa, é bem mais específica, as pessoas conseguem encontrar com mais facilidade e exatidão o seu site.

    Toda essa facilidade cria um ótimo relacionamento entre o cliente e a empresa, tornando seu público mais engajado e satisfeito com seus produtos e serviços.

    É importante entender que as ferramentas de SEO, estão melhorando a cada dia para enfrentar diversos desafios e com isso oferecer as melhores experiências para os usuários.

    Portanto, se você deseja que a sua empresa aproveite todas as chances do mercado e acima de tudo cresça e se torne referência para o mercado, é importante estudar e utilizar todas as estratégias de SEO disponíveis, principalmente a de cauda longa.

    Com isso você melhora seus resultados, consegue aumentar seu lucro e mantém seus clientes satisfeitos.

    Utilizar as palavras-chave de cauda longa como estratégia de SEO não é mais uma questão opcional, são uma exigência do mercado que cresce dia após dia, e se mantém competitivo como nunca.

    Isso é determinante para alcançar os melhores resultados para o seu negócio, por isso pesquise e estude a fundo sobre o tema e aplique na estratégia da sua empresa.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade