Michael Campos

Saiba o que é e como produzir conteúdos infinitos

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    Você sabe o que são conteúdos infinitos e porque eles são tão importantes para que estrutura o marketing de conteúdo no seu negócio?

    De fato, o marketing de conteúdo é essencial para toda e qualquer empresa, de todos os segmentos e nichos de mercado possíveis. Essa é a forma inclusive que faz com que empreendedores e profissionais se destaquem no mercado online. 

    Ou seja, não somente para empresas de elevador panorâmico, mas também para qualquer empreendedor de plantão que queria alcançar o sucesso no universo digital. 

    Por outro lado, é preciso reconhecer que de fato, criar conteúdo pode ser um desafio para qualquer empresa e profissional. Afinal, para gerar engajamento, o conteúdo precisa ser consistente, envolvente e de alta qualidade.

    E quando infelizmente ocorre um bloqueio criativo e as ideias começam a acabar, consequentemente o desempenho geral, inclusive o desempenho do engajamento dos seguidores, começam a cair. 

    Diante desse enorme desafio que é o marketing de conteúdo, fica a pergunta: como criar um bom conteúdo para diferentes canais todos os dias? Ou melhor ainda, como produzir conteúdos infinitos, excepcionais com qualidade e criatividade?

    É exatamente isso que vamos discutir ao longo deste artigo. Então, pega caneta e papel, e vem conferir essas dicas surpreendentes para você se tornar uma verdadeira máquina de produzir conteúdos.

    Dicas certeiras para promover conteúdos infinitos

    Um dos maiores segredos para qualquer coisa dar certo é ter o direcionamento certo. Ou seja, é de fato entender o que pode ou não dar certo para uma empresa de palheta parabrisa e uma empresa de carros importados. 

    Tudo é questão de entender o melhor caminho para construir uma base sólida de conteúdo, e eliminar toda e qualquer dificuldade de construir um bom marketing. 

    Mas a boa notícia é que, com essas dicas a seguir, você não precisa começar do zero ou ficar perdido por não saber como pode fazer seu marketing de conteúdo dar certo a ponto de ter sempre conteúdos sendo produzidos. 

    Ou seja, essas dicas são um verdadeiro mapa do conhecimento para o marketing de conteúdo dar certo no seu negócio, no seu tempo, e com toda qualidade que você deseja entregar para seus clientes e leitores. 

    Portanto, preste bem atenção nas dicas a seguir e comece a implementá-las hoje mesmo para ter resultados realmente favoráveis na produção de conteúdo do seu negócio. 

    Filmes, séries e vídeos do YouTube

    Essa primeira dica vai te ajudar na questão da criatividade e fluidez na forma como você produz seus conteúdos, afinal, boas ideias também podem vir do conteúdo que você consome diariamente.

    Isso inclui os vídeos, filmes e séries que você assiste no Youtube, ou qualquer outro canal de streaming. E porque é tão importante pensar nesses meios para produzir conteúdos infinitos? 

    É só você parar e pensar como criador de conteúdo: quanto do entretenimento que você assiste pode ser bem colocado e abordado nos tópicos do seu nicho? Você ainda pode ir além e pensar: quantos dos seus vídeos, filmes e séries favoritos também são de interesse do seu público?

    É claro que uma empresa que fornece prensa de queijo para outras empresas deverá pensar um pouco mais para realizar esse tipo de associação com conteúdos interativos, no entanto, com um pouco de prática, é possível surgir ideias surpreendentes para este nicho. 

    Ou seja, o fato é que sim, existe um conteúdo ilimitado que pode ser criado a partir de ideias e temas relacionados ao seu nicho de filmes, vídeos e séries, sejam elas quais forem.

    Para ajudar ainda mais, você pode, por exemplo, criar uma enquete com seus seguidores para sugerir alguns temas. Além de ser de fato muito divertido, você terá uma ferramenta poderosa ao saber o que sua comunidade deseja ver.

    Tudo isso irá facilitar com que você produza diversos conteúdos, sem parar, de forma infinita e constante. 

    Recicle suas postagens antigas

    Essa é uma dica poderosa e certeira para quem já produz conteúdo há algum tempo, e que de fato já tem alguma bagagem nas publicações mais antigas.

    Pode ser que você se surpreenda, mas esse é o macete mais utilizado pelos profissionais que produzem conteúdos infinitos. Ou seja, essa é a verdade do marketing de conteúdo: a reciclagem de conteúdos produzidos.

    Por exemplo, digamos que uma empresa especialista em fabricação de reservatórios caixa d’água metálica tenha um blog antigo, e que desde que começou os conteúdos sempre acabam se repetindo de alguma forma. 

    Isso acontece porque existe um ponto de toda e qualquer empresa em que ela é estática, que é o cerne do que ela oferece e entrega aos seus clientes. Ou seja, por que o cliente procura certa empresa? Porque ele precisa daquele serviço e produto.

    Então tudo que envolve o “coração de uma empresa”, “o que move ela”, pode ser repetido, reciclado, melhorado, e produzido novamente para atrair mais e mais clientes para o negócio. 

    É claro que algumas publicações se movem rapidamente, e que em alguns tipos de conteúdos as pessoas falam mais sobre. Mas o ponto é que sempre você poderá renovar e falar sobre os mesmos assuntos, e repetir de forma melhor e mais dinâmica sempre.

    Isso é muito importante para uma empresa, da mesma forma que o licenciamento ambiental é importante e indispensável para empresas que de alguma forma podem impactar a natureza. 

    Ou seja, com o tempo, cada criador de conteúdo acaba tendo um grande número de posts arquivados. Mas, em vez de ver isso como uma simples consequência da passagem do tempo, pense nisso como uma oportunidade de criar novos conteúdos.

    Lembrando que a ideia não é copiar o que você já postou, mas aproveitar o que está postado.

    Até porque, isso não faz muito sentido, principalmente se for postar em blogs e sites, visto que o Google pode até mesmo penalizar por plágio (mesmo que tenha sido criado por você, conteúdo repetido é considerado como plágio). 

    Não é difícil fazer isso, você só precisa:

    • Identificar as ideias e conteúdos de publicações mais antigas;
    • Analisar as ideias apresentadas novamente;
    • Modificar postagens antigas e criar novas;
    • Acrescentar sempre informações importantes e envolventes.

    Isso é possível porque não existe uma forma única de apresentar o mesmo conteúdo ou ideias. Além disso, alguns pensamentos vêm e vão com o tempo.

    Isso acontece, por exemplo, em tendências da moda que estão ressurgindo atualmente. Ou seja, a notícia de que todos pararam de comentar e ficaram curiosos para saber como terminava a história é super real.

    Aproveite essa isca e reconstrua seus conteúdos de forma criativa e envolvente na sua produção. 

    Tenha organização e planejamento de conteúdo

    Se você está constantemente buscando inspiração e recebendo informações diariamente, e precisa de conteúdos infinitos, também deve organizar regularmente o conteúdo relacionado à sua estratégia de marketing de conteúdo.

    Ou seja, organização é a base do sucesso da produção de conteúdos infinitos e constantes, independentemente se você tem um blog que fala sobre filtro de carvão ativado preço de custo, ou sobre moda masculino, o planejamento é e sempre será indispensável. 

    Existem inúmeras maneiras e ferramentas para se organizar:

    • Blocos de notas no telefone;
    • Grupos com você mesmo no WhatsApp;
    • Aplicativos como Trello;
    • Quadro de tarefas. 

    Todos esses recursos podem ajudá-lo a salvar todos os pensamentos e ideias de conteúdos que vêm à sua mente no dia a dia.

    Enquanto a digitalização está em ascensão, muitas pessoas ainda trabalham melhor com papel e caneta, e os planners estão sempre em tendência, entra ano e sai ano. 

    O fato é que não importa qual recurso de organização e planejamento você decida usar para fazer anotações, seja as notas bloco padrão, ou um aplicativo digital de organização,  é essencial que, enquanto você cria conteúdos, esteja em dia com a organização.

    Siga perfis e comunidades do seu nicho 

    Essa dica é indispensável para você evoluir sempre na produção do seu conteúdo. Ou seja, estar por dentro de todas as novidades do seu segmento é indispensável para ter ideias infinitas de conteúdos diários. 

    Em outras palavras, você precisa acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo nas principais redes sociais. Assim você também pode descobrir os “trending topics” (assuntos mais falados) do momento.

    Essa é uma dica eficaz tanto para quem já tem um grande público quanto para quem está começando a jornada. Dessa forma, com base no que seu concorrente publica, você pode criar ideias originais para seu próprio conteúdo ilimitado.

    Independentemente se é sobre sucata de cobre preço, ou qualquer outro assunto, ou nicho de mercado. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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