Michael Campos

Marketing imobiliário: como funciona e como fazer

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    Uma estratégia de vendas que tem evoluído bastante é o marketing imobiliário. Com o intuito de maximizar o potencial de negócios do setor, o marketing acompanha as tendências de consumo das massas e identifica as melhores práticas para utilizar.

    Com as mudanças nos modelos de trabalho e desequilíbrios financeiros no país, comprar uma casa não é mais uma prioridade para uma grande parte da população, principalmente para pessoas de até 30 anos.

    Apesar de proporcionar autonomia ao morador, como escolher os próprios pisos para playground, a liberdade oferecida pelo aluguel, além de questões econômicas, é um fator de peso para as gerações tão adeptas ao nomadismo digital.

    Seja para realizar vendas ou fechar contratos de aluguel, o marketing imobiliário é peça fundamental no sucesso das negociações. Entenda mais sobre essa vertente do marketing e veja como implementá-la na sua empresa.

    O que é marketing imobiliário?

    O marketing imobiliário é um conjunto de técnicas e estratégias, tanto no digital quanto offline, que visam divulgar corretoras de imóveis e outras empresas do segmento, aumentar suas listas de leads e fechar mais negócios.

    Mesmo que ainda tenha aplicações importantes no mundo físico, é preciso lembrar que o foco no digital é uma necessidade generalizada e real para todos os setores.

    Segundo a Associação Nacional de Corretores de Imóveis dos Estados Unidos, 97% dos entrevistados usaram a internet para fazer pesquisas e 51% afirmaram que encontraram por lá os imóveis que vieram a adquirir.

    Da mesma forma que as pessoas procuram por uma máquina de depilação a laser preço bom na rede, as buscas por imóveis e comparativos cresceram muito.

    Antes de fazer um investimento alto, o cliente passa por um longo processo de pesquisas, análises e reflexões, afinal, essa é uma decisão que impacta fortemente na vida das pessoas e que não pode ser facilmente revertida.

    Portanto, para ter a segurança de assinar um contrato, o cliente precisa confiar na empresa ou no corretor, e o marketing tem o papel de construir essa relação.

    Agencia una marketing imobiliário

    Como criar uma estratégia de marketing imobiliário?

    Assim como outros tipos de estratégia de marketing, o do tipo imobiliário exige bastante conhecimento de mercado, da própria empresa e um bom entendimento das necessidades do público.

    Por exemplo, uma empresa que vende empilhadeira retrátil precisa saber que o seu cliente não é o consumidor comum, mas empreiteiros, donos de supermercados, lojistas, etc.

    Saber quem é o seu público ajuda a direcionar os esforços para atingir o cliente que tem chances mais altas de concretizar uma compra ou assinar um contrato de aluguel.

    Uma construtora de apartamentos de alto padrão precisa entender como os consumidores de alto ticket se comportam, que outras marcas consomem, que motivação alimenta seus padrões de compra, como se comunicam, onde estão, etc.

    Para esse público, a estratégia da panfletagem tradicional pode não funcionar, mas materiais bem produzidos enviados por correio, que proporcionam uma experiência de exclusividade, têm apelo diferente e mais efetivo.

    Com isso em mente, confira alguns pontos essenciais para criar uma boa estratégia de marketing imobiliário.

    Otimize seu site para conversão

    O site é o cartão de visitas da empresa na internet. Ele deve ser intuitivo, fácil de navegar, adaptável para todos os tipos de dispositivos e ter boa velocidade de carregamento.

    Segundo o Google, cerca de 53% dos usuários que acessam a internet pelo celular deixam páginas que demoram mais de três segundos para carregar. Parece detalhe, mas essas coisas impactam diretamente nas vendas da sua empresa.

    O site também é o local onde os clientes vão procurar especificações do imóvel, fotos, regras e restrições e fazer o contato com um representante ou corretor para fazer uma proposta.

    Dê atenção à produção de conteúdo

    Existe um motivo para o marketing de conteúdo estar ganhando tanto espaço e atenção nas estratégias de vendas e posicionamento das empresas nos últimos anos.

    É através de um conteúdo bem produzido que as marcas podem construir sua autoridade, educar seus consumidores, afirmar seus valores, divulgar novas tecnologias e se mostrar atualizada com o que acontece no mundo, tanto social quanto profissionalmente.

    Diversificar formatos é uma técnica interessante para atingir públicos diferentes. Além dos tradicionais posts de blog, aposte em vídeos, podcasts, e-books, webinars e outros formatos.

    Aposte nas redes sociais

    As redes sociais são o coração da comunicação atual. Por mais que elas sejam usadas para a divulgação de conteúdos relevantes, seu ponto forte é a criação de relacionamento com o cliente.

    Fazer posts frequentes é a chave para estar sempre presente na linha do tempo dos seus seguidores, gerar mais engajamento e ter mais chances de ser divulgado pela rede para outros usuários.

    Crie posts relacionados aos assuntos do seu blog e direcione os usuários para o site indicando que o link está disponível na sua bio, na legenda do post ou onde mais for possível.

    Mas, principalmente, utilize as redes sociais para fortalecer seu vínculo com os clientes, se fazer presente no dia a dia deles e tornar a sua empresa acessível.

    Invista em anúncios voltados para a sua região

    Fazer anúncios no Facebook Ads é uma técnica básica de marketing digital que é implementada no marketing imobiliário. Pela plataforma é possível fazer diversos filtros para que o anúncio seja exibido para o grupo de interesse que faz parte do público-alvo.

    Um dos filtros é o de localização. Assim como o serviço de assistência de computador, parte do processo de corretagem de imóveis deve ser feita presencialmente. Portanto, não faz sentido uma empresa do Tocantins atingir usuários de Santa Catarina com seus anúncios.

    Ao focar no público local, usar referências para indicar onde um prédio está sendo construído, quais os pontos de interesse próximos ao imóvel ou mesmo usar linguagem regional para gerar identificação se torna uma possibilidade que alavanca as vendas.

    Use as plataformas já consolidadas

    Não é preciso reinventar a roda para fazer uma boa estratégia de marketing. Usar as plataformas já conhecidas para pesquisas de imóveis é uma excelente forma de encontrar público qualificado sem precisar começar do zero.

    Faça a divulgação de alguns imóveis, direcione o público às suas redes sociais ou site e ofereça por lá ofertas exclusivas de outros produtos.

    Tenha zelo com as fotos e vídeos

    Imagine sair para um primeiro encontro sem tomar um bom banho, escolher a melhor roupa, arrumar o cabelo e passar o seu perfume favorito. É mais ou menos isso que acontece quando se coloca um imóvel à venda sem boas fotos e vídeos.

    Mais do que simplesmente mostrar o imóvel, a fotografia serve para gerar emoção no comprador. O registro bem feito é como um serviço de soldagem que cria peças para encantar os consumidores.

    Assim, é possível trazer o lado sentimental dos clientes para a negociação, o que ajuda a vencer obstáculos e fazer mais vendas.

    Invista na realidade virtual

    Já para clientes de outras localidades ou em estágios mais avançados da negociação, usar a realidade virtual pode ser um trunfo a favor do vendedor.

    Essa técnica pode ser incluída no desenho de processos da imobiliária para criar uma experiência de imersão e mostrar ao comprador como seria morar no imóvel decorado, reformado e com as características da família.

    Cuide do atendimento

    Cuidar do atendimento é regra para qualquer empresa. Entretanto, quando se trata de tickets mais altos, um bom atendimento, com pouco tempo de espera e atenção ao cliente é vital para os negócios.

    Investir em um bom sistema de automação comercial é uma saída para aliviar a carga de trabalho da equipe e liberá-la para dar atenção a outras etapas do atendimento, que exigem a mão de obra e o contato humano com o cliente.

    Mantenha o foco no público

    Outra regrinha de ouro do marketing é manter o foco sempre no consumidor. Assim, é possível adaptar seu serviço ou produto, atendimento, comunicação e até mesmo gestão interna para buscar resultados melhores.

    Uma empresa de service desk pode dar o suporte necessário para a sua empresa gerir as informações dos leads e conseguir oferecer um serviço personalizado e exclusivo para os clientes em ciclo de compra.

    Quais as vantagens do marketing imobiliário?

    O marketing imobiliário pode alavancar as vendas da sua empresa. Além de atrair mais clientes qualificados, existem outras vantagens de usar a estratégia de divulgação correta, como:

    • Reforça a sua autoridade no segmento;
    • Aumenta a possibilidade de indicação;
    • Acelera o ciclo de vendas;
    • Permite a mensuração dos resultados e revisão da estratégia.

    Aposte em uma boa assessoria de marketing para te ajudar a traçar os objetivos da sua empresa e os passos necessários para alcançá-los.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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