Michael Campos

Planejamento de marketing digital para 2023: veja como fazer

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    Construir um bom planejamento de marketing digital é extremamente importante em qualquer negócio, uma vez que é necessário se organizar e definir metas que devem ser atingidas ao longo do ano para obter melhores resultados no futuro.

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    Dessa forma, desde empresas de elevadores até lojas de roupas precisam de um bom planejamento de marketing digital, a fim de captar uma maior quantidade de clientes e alcançar melhores resultados ao seu negócio.

    Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é planejamento de marketing, a sua importância e quais são as tendências para o ano de 2023.

    O que é planejamento de marketing digital?

    O planejamento de marketing digital nada mais é do que um guia que possui como principal função a de orientar as ações que devem ser tomadas em um determinado setor para atingir os objetivos propostos e assim, colaborar para o crescimento da empresa.

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    Por exemplo, se você possui um negócio e deseja aumentar as vendas de um determinado produto, como as de porta pvc lisa, você deve construir um planejamento de marketing que o ajude a atingir esse objetivo.

    Para que isso aconteça, é necessário passar por uma série de etapas, como efetuar pesquisas, definir metas e entre muitos outros procedimentos que serão discutidos mais à frente.

    O planejamento de marketing de um negócio é um documento que possui a capacidade de reunir todas as estratégias de marketing que deverão ser efetuadas em um determinado período, como no decorrer de um ano.

    Nesse documento, deverão ser levantadas muitas informações para que ele seja bem estruturado e cumpra com o seu objetivo, guiando assim as estratégias de marketing de uma empresa.

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    Dessa forma, questões como indicadores, análises, pesquisas, dados estatísticos, metas, objetivos e entre muitas outras informações que são relevantes devem constar nesse documento.

    Como isso, pode-se compreender o planejamento de marketing como sendo um recurso estratégico alinhando as metas mais amplas da instituição com as ações específicas da área de marketing.

    A importância de estruturar um planejamento

    O planejamento de marketing é um documento que possui uma extrema importância em qualquer área do mercado, onde desde uma empresa de rede laminada até uma loja de equipamentos esportivos deve utilizar esse recurso para alcançar ótimos resultados.

    Dessa forma, independentemente do porte ou do seu setor de atuação, um planejamento de marketing deve ser realizado para a saúde do seu negócio.

    Isso acontece porque, existe uma série de benefícios que podem ser alcançados através de uma boa estruturação de objetivos, metas e pesquisas, onde dentre elas, podem-se citar:

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    • Visão real do mercado;
    • Traçar metas e objetivos mais reais;
    • Definição de um cronograma adequado;
    • Otimização do orçamento de marketing;
    • Organização das tarefas de cada departamento;
    • Compreensão da realidade da organização;
    • Alcançar metas reais e melhorias contínuas.

    Esses são os principais pontos que tornam a construção de um planejamento de marketing digital tão relevante para qualquer organização, permitindo que ela cresça de forma contínua.

    Com isso, uma fábrica de bomba submersível, por exemplo, pode definir melhor os seus objetivos e necessidades, compreender melhor o mercado e o seu segmento e, assim, obter melhores estratégias de crescimento.

    Quais são os tipos de planejamento?

    Existem diferentes tipos de planejamentos de marketing que devem ser utilizados de acordo com o escopo da sua empresa e com as características que melhor se encaixem a ela.

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    Dessa forma, dentre os principais tipos de planejamentos de marketing que existem, podem-se citar:

    • Planejamento de marketing estratégico;
    • Planejamento de marketing tático;
    • Planejamento de marketing operacional.

    Esses são os diferentes planejamentos que existem e eles devem ser escolhidos levando em consideração os objetivos da sua marca e o que melhor se adequa a ela.

    Planejamento de marketing estratégico

    O planejamento estratégico é utilizado de forma que se analisa os objetivos de longo e curto prazo de uma empresa, onde é levado em consideração a atual situação financeira do negócio, as tendências do mercado e o comportamento do consumidor.

    Por exemplo, o comportamento de um consumidor que realiza uma pesquisa de “tinta emborrachada para piso preço” no Google com o objetivo de obter os menores valores, indica uma maior preocupação com o preço do produto do que com a sua qualidade.

    Planejamento de marketing tático

    O planejamento de marketing tático é realizado com o foco para a implementação de técnicas específicas que ajudem a empresa a atingir os seus objetivos de marketing.

    Dessa forma, esse tipo de planejamento pode envolver uma série de atividades pontuais, com o objetivo de alcançar melhores resultados.

    Planejamento de marketing operacional

    O planejamento de marketing operacional é efetuado se baseando no que foi definido no planejamento estratégico, ou seja, a sua principal função é a de organizar as funções concretas.

    Como fazer um planejamento de marketing digital?

    Agora que você já compreende o que é um planejamento de marketing, a sua importância no mercado e os diferentes tipos que existem, basta aprender a como o colocar em prática, com a finalidade de começar o ano de 2023 com as melhores estratégias para o seu setor.

    Com isso, dentre as principais etapas que podem ser seguidas para montar o melhor planejamento de marketing para a sua empresa, podemos citar:

    • Entenda o seu mercado;
    • Analise a sua empresa;
    • Defina os objetivos e metas;
    • Saiba qual é o orçamento;
    • Crie ações e um cronograma;
    • Acompanhe e analise os indicadores.

    Essas são as principais etapas que devem ser seguidas ao construir o seu planejamento, a fim de montar um cronograma eficaz e que se adeque aos objetivos do seu negócio.

    Entenda o seu mercado

    É muito importante realizar um benchmarking, ou seja, uma pesquisa da concorrência, com o objetivo de identificar as maiores empresas no setor e quais são as suas estratégias. Com isso, você consegue identificar o que está dando certo ou não, a fim de obter as suas próprias estratégias.

    Por exemplo, quando uma pessoa pesquisa “atacadista de epi em SP”, quais são os fatores que a levam a tomar uma decisão? Quais são os meios de interação? Entre muitas outras questões que devem ser respondidas.

    Analise a sua empresa

    Outro fator importante é analisar a sua própria empresa, onde é necessário realizar uma análise SWOT, ou seja, identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio e as oportunidades e possíveis ameaças do mercado.

    Dessa forma, você consegue se preparar para desafios que o setor implica. Por exemplo, pode não haver uma empresa de terraplanagem em São Paulo com as suas características, sendo essa uma grande oportunidade de crescimento para o seu negócio.

    Defina os objetivos e metas

    Ao analisar o mercado, o seu segmento e a sua própria empresa, é necessário agora definir os seus objetivos e metas, com a finalidade de atingi-los no decorrer do ano.

    Para que isso aconteça, é necessário fornecer parâmetros que permitam que as suas metas sejam atingidas, onde elas devem conter um indicador numérico, prazo e ser alcançável.

    Por exemplo, se você pretende aumentar as vendas em seu site, quando os usuários pesquisam por “sacolas plásticas personalizadas atacado”, é necessário saber algumas informações relevantes para atingir essa meta.

    Por exemplo, dados como a porcentagem que deseja atingir, onde esse valor deve ser tangível e acessível, não saindo da realidade, e deve conter um prazo máximo para isso.

    Saiba qual é o orçamento

    Para conquistar as suas metas, é necessário identificar o orçamento disponível para isso, permitindo que você obtenha uma maior organização financeira para atingir os seus objetivos.

    Por exemplo, uma estratégia de outbound marketing possui um maior valor de investimento do que uma estratégia de inbound marketing. Ao definir um orçamento, é também possível identificar as melhores maneiras de se abordar o seu cliente e estar dentro do esperado.

    Crie ações e um cronograma

    A próxima etapa é a de montar o seu cronograma, onde aqui você definirá as formas para se alcançar as suas metas e prazos máximos para a finalização de cada etapa do processo.

    Aqui, você deve definir quem será responsável por qual atividade e os seus respectivos prazos de entrega, a fim de atingir um objetivo em comum.

    Acompanhe e analise os indicadores

    Por fim, é necessário realizar uma métrica, onde é possível identificar se o seu planejamento de marketing está ocorrendo como o esperado ou se precisa de melhorias para atingir as metas desejadas.

    Quais são as principais tendências para 2023?

    Cada ano possui uma tendência, uma vez que o mundo está em constante evolução e as pessoas estão sempre em movimento para uma sociedade melhor. Com isso, dentre as principais tendências para o ano de 2023, podemos citar temas como:

    • Diversidade;
    • Sustentabilidade;
    • Privacidade de dados;
    • Produção de conteúdo;
    • Foco na experiência do cliente.

    Esses são os principais temas que prometem estar em constante debate no ano de 2023, onde o seu acompanhamento é extremamente importante para criar ações e se sobressair no mercado.

    O planejamento de marketing é extremamente importante em qualquer ano, onde é necessário montar um cronograma de ações, realizar pesquisas de mercado e identificar as melhorias em sua empresa, a fim de alcançar melhores resultados.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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