O método OKR é uma ferramenta voltada para estruturar processos e a gestão de forma altamente eficaz, aumentando a motivação dos colaboradores para que os objetivos sejam alcançados.
Neste artigo você vai aprender mais sobre como mudar a cultura da empresa e implementar métodos efetivos para gerar mais resultados e vantagem competitiva.
O que é o método OKR?
Acompanhando o movimento em que cada vez mais surgem startups e modelos inovadores de negócios, diferentes métodos de gestão são criados para estarem por dentro desse ritmo acelerado e dinâmico.
OKR é a sigla usada para a expressão em inglês “Objectives and Key Results”. Essa metodologia foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove.
Se tornaram mais conhecidos em 1999, quando um dos investidores do Google, John Doerr, apresentou a metodologia para os funcionários da empresa em uma mesa de pingue-pongue.
Essa metodologia ganhou força e fama por ter suportado o crescimento do Google, de forma que a empresa passou de cerca de 40 pessoas em 1999 para mais de 85 mil atualmente, mostrando que o OKR pode ser usado por empresas de diferentes portes.
Explicando para sua empresa de instalação de câmeras de segurança, de forma simplificada, Doerr estabeleceu a fórmula para definir metas, partindo do objetivo “Eu vou” e pelo conjunto de resultados-chave “Medido por”.
Com essa definição você pode notar que os OKRs contam com 2 componentes principais: os objetivos (O) e os resultados-chave (KR).
Os objetivos funcionam como uma declaração concisa da direção desejada pela organização. Um bom objetivo deve ser vividamente escrito para que as pessoas imaginem o quão impactante será alcançá-lo.
Já os resultados-chave são metas com impacto direto para atingir o objetivo caso seja alcançado com sucesso. Objetivos são qualitativos, e os KRs são quantitativos, sendo normalmente entre 2 e 5 para cada objetivo.
Os objetivos devem ser concisos, claros e aspiracionais para estarem sempre presentes na mente dos colaboradores de sua empresa de kit encadernação.
Já os KRs são utilizados para indicar se o objetivo foi atingido até o final do período estipulado, normalmente um trimestre para OKRs táticos e um ano para OKRs estratégicos.
Eles são ferramentas da gestão e da comunicação muito eficientes, pois auxiliam na criação de foco e alinhamento de esforços de toda a equipe em torno de um objetivo desafiador.
A importância do OKR para uma empresa
Certamente nesse ponto você deve estar se perguntando quais são os benefícios dessa metodologia, pois é preciso entender como ela realmente pode acrescentar. Além de ser um método de baixo custo, ele é dinâmico e envolve todos os setores de uma empresa.
Isso inclui os cargos mais altos e os mais baixos, o que certamente resultará em uma sinergia maior entre os colaboradores, trazendo melhores resultados para a empresa.
Um passo muito importante no início do processo, quando as OKRs estão sendo assimiladas por toda a empresa, é contar com uma cultura de organização bem definida.
Para que você entenda melhor a importância dos OKRs para sua empresa, separamos alguns benefícios básicos de sua implementação:
- Engajamento dos colaboradores;
- Mensuração dos resultados rotineiramente;
- Organização dos processos da empresa;
- Maior lucratividade e produtividade;
- Redução do estresse dos funcionários.
É claro que esses fatores variam de empresa para empresa, de forma que em empresas menores, como um escritório de fachada acm, os OKRs podem ser mais fáceis, pois abrangem menos pessoas, fazendo com que a integração seja ainda maior.
Como implantar o método OKR em sua empresa?
Após entender o que são os OKRs, sua importância e efetividade, vamos aprender um passo a passo simples para implementar a metodologia em sua empresa.
Defina o grande objetivo
Para definir objetivos ambiciosos e realistas para uma organização, você deve conceituá-los em números e prazos para que sejam conquistados.
É importante que esses objetivos sejam de fácil entendimento e claros, pois todos os colaboradores precisam compreendê-los. Interligue as equipes e mostre o papel de cada uma delas no processo de desempenhar-se para alcançar os objetivos.
Integre os colaboradores
Explique para os times de sua empresa de energia solar a importância e o motivo pelo qual cada OKR foi selecionado.
Essa pode até parecer uma atividade chata, mas é fundamental para que os colaboradores entendam essa mudança na cultura organizacional e se sintam responsáveis pelo sucesso da empresa.
Defina os indicadores de resultados
Para cada um de seus objetivos, defina até 4 indicadores de resultados. Essa é uma etapa importante para que sua empresa consiga avaliar se o objetivo está sendo alcançado e qual a responsabilidade de cada equipe e de cada colaborador nesse processo.
É importante também ter em mente a regra Top Down e Bottom Up para que os objetivos e indicadores sejam um esforço coletivo e não uma iniciativa da diretoria.
Não se esqueça que os indicadores de sua empresa de embalagem para marmita precisam ser mensuráveis, realistas e possuir uma ligação com os objetivos determinados no primeiro passo.
Mantenha o acompanhamento
Todo esse processo não vai adiantar se, na semana seguinte, sua empresa voltar a trabalhar normalmente e só se lembrar dos OKRs no final do mês ou do ano.
É necessário assumir um compromisso em tempo integral e lembrar constantemente os funcionários sobre os indicadores e metas, bem como garantir as ferramentas de trabalho necessárias para que cada um consiga cumprir sua responsabilidade.
Avalie o sucesso
Em uma empresa de impressora portátil e nos mais diversos segmentos, os objetivos e indicadores são avaliados em uma escala de 0 a 1 na metodologia OKR.
Dessa forma, sua empresa deve se perguntar quanto de cada OKR foi atingido com sucesso para avaliar a efetividade das ações.
Para serem satisfatórios, os resultados devem ficar entre 0,7 e 0,8. Se ficarem muito abaixo dessa média, é sinal que a equipe não está engajada o suficiente ou as medidas tomadas não são satisfatórias, sendo a hora de rever as ações.
Se os resultados ficarem acima dos 0,8 também é motivo para se preocupar, pois isso significa que os OKRs estão muito fáceis, não apresentando um desafio para sua empresa de envelope de segurança.
Fique atento, pois isso também é um indicador de que sua empresa precisa reavaliar os objetivos e torná-los mais desafiadores.
Quais características um OKR deve ter?
Um OKR para ser funcional, precisa contar com algumas características importantes que um objetivo deve seguir. Todas essas características impactam diretamente na obtenção de resultados-chave propostos pela metodologia.
Dessa forma, antes de definir o OKR de sua organização, confira se ele está de acordo com algumas das características a seguir.
O objetivo precisa conter números ou não permitir que o resultado-chave seja mensurado. Lembre-se que um bom OKR conta com números e é mensurável, permitindo que seja entendido e melhorado.
A segunda característica é a comunicação, de forma que os objetivos esperados devem ser muito bem explicados. Quanto melhor for essa explicação, mais alinhamento e comunicação entre todo o time.
A terceira são os ciclos curtos, de forma que as metas e planejamentos estratégicos das empresas normalmente contam com um ciclo de 12 meses, mas o OKR deve contar com ciclos de cerca de 3 meses.
Essa é uma metodologia ágil, que precisa ser revisitada e alterada com uma periodicidade maior para encontrar erros e alcançar os melhores resultados.
A quarta característica é a simplicidade, pois não é preciso complicar o que é simples. Na hora de definir objetivos, seja o mais objetivo possível, escrevendo-o de forma clara e simples para garantir a efetividade na comunicação.
A última característica para sua empresa de cartucho de tinta para impressora é a colaboração e a autonomia.
Afinal, o OKR prevê o alinhamento de toda a equipe para a obtenção do resultado esperado por sua empresa.
Ainda que existam os objetivos top down (de cima para baixo), também devemos evidenciar a importância dos objetivos bottom up (de baixo para cima).
Líderes definem metas que devem ser comunicadas às outras equipes, para que todos definam metas com base em objetivos maiores, contribuindo para alcançá-las em todos os setores.
Considerações finais
Os OKRs ganharam popularidade pelo case de sucesso que foi sua implementação no Google. Muito mais do que um assunto do momento, essa é uma importante ferramenta para engajar seus colaboradores e trazer resultados efetivos para sua empresa.
Essa metodologia realmente exige uma mudança na cultura e nos comportamentos, tanto por parte da diretoria quanto pelos colaboradores.
Quando implementado da forma correta, com transparência e acompanhamento constante, seus resultados trazem muito mais que vantagem competitiva e mobilização das equipes.
Tenha sempre em mente que os objetivos determinados devem ser desafiadores, mas possíveis de serem alcançados.
A metodologia OKR exige o envolvimento de toda a equipe, mostrando a importância e os benefícios que as metas trazem para todos, então não deixe de dar feedbacks constantes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.