Michael Campos

Mercado de trabalho: veja as atividades mais valorizadas

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    A recuperação do mercado de trabalho pós-pandemia veio atrelada a muitas mudanças em relação não só ao modelo de trabalho, mas também em questão das habilidades mais valorizadas pelo mercado.

    De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, muitas empresas e gestores estão lutando para encontrar profissionais e colaboradores com as habilidades que as demandas atuais necessitam. Dado esse cenário, a pesquisa colocou 15 habilidades que estarão em ascensão até 2025.

    Ou seja, independente do setor ou segmento, seja em uma empresa de barreira acústica, ou mesmo agências de publicidade, é importante que essas novas habilidades sejam dispostas e aprendidas a fim de continuar no mercado e não correr o risco de demissão ou diminuição de salários.

    Vamos conferir mais adiante sobre esse assunto tão pertinente para o aumento atual.

    Como o COVID-19 mudou o mercado de trabalho?

    Como citado acima, novas habilidades e atividades profissionais estão sendo solicitadas pelo novo mercado de trabalho.

    Isso porque a pandemia da COVID-19 provocou uma emergência que mudou radical e definitivamente os nossos hábitos, com efeitos diretos, mais ou menos incisivos, em todos os setores.

    Sendo assim, as formas de produção e consumo mudaram, tudo isso também estimulado por uma maior atenção dos mercados aos aspectos éticos relacionados à sustentabilidade dos processos e ao impacto da produção no meio ambiente.

    Ou seja, tudo isso levou inevitavelmente a uma notável reflexão sobre o mercado de trabalho, em alguns casos reinventando muitos setores profissionais, tanto locais como internacionais.

    Nesse sentido, tanto pequenas empresas de envidraçamento de varandas em São Paulo, por exemplo, como multinacionais e indústrias, estão se adaptando ou já se adaptaram para atender o mercado com essas novas habilidades.

    Ou seja, sem dúvidas o mercado de trabalho será marcado por profissionais super qualificados com habilidades muito bem posicionadas para cumprir essas novas demandas do mercado.

    Logo, é um mercado em que os novos funcionários terão que ser capazes de acompanhar os tempos ditados pelo avanço de tecnologias como inteligência artificial e automação de processos industriais, por exemplo.

    Tudo isso gerou milhões de novos empregos em escala global, alocando alguns para profissões de aposentadoria agora obsoletas.

    Atrelado a isso, as habilidades mais procuradas pelo mercado de trabalho também mudaram com essa questão. Habilidades essas que são cruciais para o desenvolvimento das atividades e diversos setores.

    Vamos conferir mais informações no tópico a seguir!

    Habilidades mais buscadas pelo mercado de trabalho

    Não importa se é uma empresa de produtos químicos para lavagem automotiva ou empresas que são 100% digitais, as habilidades inovadoras se tornaram cruciais em qualquer setor, ou seja, existem aptidões que estão sendo solicitadas em todas as empresas.

    Nesse sentido, tem pessoas que precisam se reinventar porque perderam o emprego, outros que precisam mudar por motivos pessoais e aqueles que simplesmente veem um beco sem saída à sua frente e querem encontrar a porta certa para abrir e seguir um novo caminho.

    Seja qual for a situação e os motivos que o levam a se interessar por este tema, você não está sozinho. Confira essas habilidades para você treinar e garantir boas vagas de emprego. Sempre é possível recomeçar e adquirir novas habilidades.

    Comunicação

    Uma boa comunicação é necessária para os profissionais de todos os segmentos, sejam de empresas de fábrica de capachos personalizados ou de qualquer outra área.

    Ou seja, em algum momento, desde entrevista de emprego até no dia a dia do trabalho, na apresentação ou naquela conversa com o colega de trabalho, a comunicação se faz necessária.

    Por isso, é importante se comunicar bem, ter segurança na fala e vencer a timidez.

    O diálogo auxilia no aprendizado e, além disso, melhora a compreensão no ambiente profissional.

    Liderança

    Uma característica importante e cada vez mais demandada pelas organizações é a capacidade de liderar. Motivar colaboradores, inspirar equipes, conviver bem, saber entender e acompanhar as mudanças que ocorrem ao redor caracterizam um bom líder.

    Essa habilidade é crucial em todas as empresas, seja em uma fábrica ou até em grandes escritórios. As empresas buscam líderes que possam desenvolver e entregar tarefas, sempre buscando o melhor para superar as adversidades.

    Criatividade

    Esta é uma das competências mais procuradas, já que é com criatividade que a organização consegue diferenciar-se da concorrência.

    Profissionais que sabem se reinventar e propõem inovações que vão além do tradicional ou já esperado têm mais chances no mercado, lembrando que essa habilidade não é necessária apenas em um determinado nicho, já que é importante para qualquer profissão.

    Resiliência

    Resiliência é uma habilidade ligada à inteligência emocional e essencial tanto para quem está iniciando uma carreira, quanto para profissionais já consolidados no mercado.

    Nesse sentido, saber lidar com as adversidades, assimilar críticas e desafios sem desanimar e sem abalar o espírito é um trunfo importante em qualquer processo seletivo.

    Mas não se preocupe, a experiência no trabalho o ajudarão a enfrentar melhor os obstáculos futuros.

    Flexibilidade

    Profissional flexível é aquele que tem a capacidade de adaptação aos mais diferentes cenários de trabalho e mudanças que ocorrem. Sabendo administrar os imprevistos e desafios, procurar rever seu ponto de vista e estar pronto para novos rumos irá beneficiá-lo no plano.

    Comprometimento

    Ir além do seu trabalho e sair da sua zona de conforto são qualidades que o mercado valoriza.

    Assumir a responsabilidade por prazos e entregas de qualidade, evitar faltas e atrasos, levar a sério, comprometer-se com os objetivos da organização e superar objetivos são atitudes que contribuem para o sucesso profissional.

    Existem muitas habilidades em demanda e você não precisa de todas elas para desenvolver um nível alto para se destacar no mercado.

    Priorize as habilidades para as quais sua função ou a função para a qual você deseja se candidatar é mais exigente. Além disso, entenda quais habilidades você já possui e tente melhorá-las. Esteja sempre pronto para ouvir e aprender.

    Profissões mais em alta

    Agora que você já sabe as habilidades que estão sendo solicitadas pelas empresas em geral, vamos abordar agora algumas das principais profissões que estão em alta demanda no mercado. Confira:

    Cientista de Big Data

    Hoje em dia, o big data é um dos elementos fundamentais de nossa vida diária e descreve quase todos os aspectos de nossa vida social.

    Nesse sentido, dentro de uma empresa, o papel de um Cientista de Dados se concentra em organizar, classificar e analisar grandes quantidades de dados.

    Conhecer ferramentas de ponta, como analytics, dispositivos de controle industrial, tecnologias em nuvem, automação e machine learning são hoje essenciais para a tomada de decisões visando o crescimento da empresa.

    Ter uma figura profissional interna capaz de coletar e codificar dados estruturados e não estruturados ajudará as empresas do futuro para ganhar competitividade e conhecer melhor seu público-alvo.

    Especialista em Machine Learning

    O especialista em Machine Learning (aprendizado de máquina) é uma figura técnica que possui uma sólida formação em matemática e engenharia aplicada à estatística e ciência da computação.

    O objetivo de seu trabalho é desenvolver algoritmos orientados ao aprendizado de informação e comportamento, com uma análise criteriosa dos dados por meio de métodos matemático-computacionais.

    De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho, as novas profissões na área de inteligência artificial e crescimento tecnológico serão cerca de 97 milhões.

    É importante investir em cursos, especializações, identidade e comunicação visual em acrílico para aumentar as chances de crescimento no mercado.

    Analista de infraestrutura de nuvem (cloud)

    Um trabalho digital emergente que certamente merece ser mencionado é o do Analista de Infraestrutura de Nuvem (cloud). Este novo profissional é um arquiteto de sistemas informáticos que tem como missão tornar mais ágeis os processos de negócio de gestão, comunicação e partilha de informação.

    De forma mais simples, um Analista de Infraestrutura de Nuvem (cloud) é responsável por projetar e construir ambientes de nuvem escaláveis ​​e flexíveis, oferecendo uma resposta positiva à mudança e garantindo uma adaptação mais rápida às necessidades de negócios de uma empresa.

    Outras profissões

    As profissões mais procuradas para os próximos anos são identificadas principalmente nestas áreas de inovação digital. Aqui estão alguns exemplos:

    • Especialista em energia sustentável;
    • Profissionais de marketing;
    • Gerente de projetos;
    • Engenheiro de energia;
    • Desenvolvedor mobile;
    • Analista de remuneração e benefícios;
    • Analista de business partner (BP);
    • CRM (Gestão de relacionamento com o cliente);
    • Gerente de marketing;
    • Analista de planejamento financeiro e analista contábil.

    Qualquer empresa, até as de higienização de estofados de automóveis, vão procurar cada vez mais profissionais especializados deste tipo para se adaptarem aos tempos e não perderem as oportunidades que o mercado, em contínuo crescimento, poderá oferecer.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade