Michael Campos

Marketing para engenheiros: como aplicar e obter destaque

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    Os ideias de marketing, ao contrário do que muitos acreditam, não são exclusivos do setor comercial, podendo ser aplicados em diferentes áreas de serviço, tendo como objetivo otimizar o nível das negociações, sendo um deles o marketing para engenheiros.

    Seja para quem atua no ramo da construção, no fornecimento dos materiais básicos ou com o projeto e monitoramento dessas edificações, todas essas são áreas que podem ser aprimoradas pela implementação de um plano de marketing.

    Isso tudo porque, independente do seu nível de atuação, toda empresa e profissional precisa destacar o seu potencial, de forma a se posicionar como uma opção melhor de negócios para qualquer indivíduo em busca dos seus serviços ou de uma parceria.

    É o caso de um empreendimento industrial que pretende abrir uma nova fábrica, precisando então do contato de companhias de construção, de segurança e de empresas de instalações elétricas, para que essa instalação consiga exercer suas atividades.

    O mesmo acontece quando se pensa em um profissional autônomo, no qual a divulgação dos seus serviços é essencial para que ele seja considerado para a contratação em um projeto. Algo que não é diferente do processo de admissão em um emprego novo.

    Nessas situações, o colaborador em potencial precisa destacar as suas qualidades e provar como as suas características se adequam ao comportamento procurado pela empresa em questão.

    Um cenário similar acontece com um profissional do mercado, cujo objetivo agora é ampliado, indo além de apenas conquistar a atenção dos seus possíveis contratantes, mas também a confiança de toda uma audiência, capaz de adquirir os seus serviços.

    Dessa forma, é fácil entender sobre como as estratégias de marketing podem, e devem, ser adotadas por um profissional do ramo da engenharia, de forma a destacar o seu trabalho com o público e em relação aos seus possíveis concorrentes.

     

    A atuação do marketing em diferentes áreas

    Antes de falarmos sobre as especificidades do marketing para a área de engenharia, é importante compreender as modalidades presentes nesse setor que busca otimizar as atividades comerciais realizadas em diferentes formas de negócio.

    Por anos o marketing direto sempre foi um dos mais importantes na definição de estratégias e adoção de práticas específicas, atuando na comunicação direto com os clientes e possíveis consumidores.

    É o caso de uma loja de malas e bolsas, que comercializa também mochilas personalizadas com rodinhas, com um foco maior no público infantil. Ações como anúncios envolvendo personagens animados podem aumentar esse número de vendas.

    Por mais que ainda seja uma estratégia importante, o uso de veículos tradicionais no processo de comunicação apresenta um grande valor monetário, principalmente para empresas menores ou de ramos mais específicos, como a engenharia.

    Diante disso, a internet surge como uma interessante opção, por meio de plataformas mais acessíveis, não só para as empresas, como também para o próprio público, que cada vez mais se encontra presente nesses ambientes digitais.

    E é justamente por essa proximidade com o público que o marketing digital conversa diretamente com o marketing pessoal, focando em vender especificamente a ideia por trás de uma marca, como os conceitos pessoais que essa companhias adotam.

    Além disso, é possível utilizar o marketing de conteúdo, com a criação de vídeos ou conteúdos visuais e textos capazes de destacar uma característica de uma companhia, como empresas de produtos promocionais e a sua versatilidade, com diferentes peças.

    Toda essa breve apresentação sobre diferentes modalidades de marketing serve para destacar a importância dessas estratégias para as mais diferentes áreas profissionais, onde se inclui o setor de engenharia.

     

    Como funciona o marketing na engenharia

    Uma das maiores características do marketing é a sua capacidade em se especializar em diferentes áreas de trabalho, do setor mais aberto ao público, como os produtores de conteúdo, a um mercado mais mecânico, como o ramo da engenharia.

    Estratégias que podem ser aplicadas não somente a empresas do setor, mas também há profissionais que atuam na área, de forma a destacar o seu trabalho profissional, criando assim uma maior relação com o público que busca por esses serviços.

    Como um fazendeiro que busca por serviço de terraplenagem, para que uma parte das suas terras possam ser usadas na construção de um novo celeiro, para facilitar o trabalho de estoque de tudo que é produzido na fazenda.

    Ao não ter muito contato com o ramo da engenharia, este latifundiário irá buscar apoio profissional com a indicação de colegas ou diretamente na internet, e em ambos os casos é importante para um engenheiro ter o seu nome destacado nesses espaços.

    E para que isso aconteça, principalmente no meio digital, por ser um um ambiente frequentado regularmente por um número cada vez maior de usuários, é importante se adaptar à plataforma, assim como adotar um conjunto de práticas.

    Defina o seu posicionamento social

    É importante para qualquer negócio encontrar a sua voz, ainda mais contando com a participação cada vez mais assídua do público por meio das redes sociais, reagindo às publicações e comunicações feitas pelas empresas.

    Esse posicionamento está além da área de serviços seguida por uma companhia, mas sim conectando-se aos princípios almejados pelo público com o qual esse empreendimento ou profissional trabalha.

    Um escritório de engenharia de avaliações, por exemplo, pode desenvolver uma série de declarações envolvendo o seu apelo com a causa ambiental, vislumbrando os desejos e preocupações compartilhados pelo seu público-alvo.

    Estabeleça uma estratégia de conteúdos

    Tendo sido definido qual será o seu posicionamento, junto da determinação do seu perfil de público, é preciso agir de forma a conciliar ambos os tópicos, por meio de conteúdos direcionados, que se destaquem com a sua audiência e reafirmem a sua posição.

    A definição dessa estratégia se faz não só pela definição dos seus modelos de conteúdos, como vídeos, postagens, matérias e podcasts, mas também para o estilo de linguagem adotado para um deles, inspirando-se no caráter apresentado por cada rede social.

    Aposte nas plataformas digitais

    As redes sociais contam com um número crescente de usuários, acompanhando também a ampliação dessas próprias plataformas, por meio de redes com focos específicos, como por meio de vídeos, fotos, e até mesmo conteúdos profissionais.

    Algumas dessas redes sociais de destaque são:

    • Facebook;
    • Linkedin;
    • Instagram;
    • Twitter.

    Também devem ser destacados os aplicativos de mensagem, como Messenger e Whatsapp, afinal, um contato direto com o público facilita na sua relação com ele, marcando uma presença ainda maior na vida desses consumidores.

    Utilize o e-mail marketing

    Indo de encontro a essa conexão particular com o público, um projeto de paisagismo de alto padrão pode encontrar um meio ainda mais específico de se conectar ao público, sendo essa a importância dos serviços de email marketing, no caso.

    Por ser um contato direto com os seus clientes, sem se apresentar como um canal invasivo, como é o caso das ligações de telemarketing, o envio de mensagens via e-mail trabalha a especificidade desse meio de contato, podendo ser voltado a destacar o seu trabalho.

    Trabalhe com um portfólio

    O portfólio serve como o principal canal de apresentação dos seus trabalhos, e dos projetos relacionados a sua atuação como profissional, algo importante para alguém em busca de um novo emprego, assim como um engenheiro tentando divulgar ao público suas obras.

    Esse conjunto de projetos não precisa seguir o modelo tradicional, como uma maleta com esboços impressos, sendo substituído por modelos em 3D, que podem ser acessados por meio de uma plataforma digital, destacando seus serviços de engenharia civil.

    Tenha um canal próprio

    Esse portfólio não precisa necessariamente ser um documento pessoal, podendo estar presente também em seus veículos de comunicação, como um site, um blog, ou até mesmo um canal de vídeos no Youtube.

    O importante é trabalhar com um meio institucional próprio, capaz de destacar o seu valor e capacidade profissional. Ao mesmo tempo, é essencial se empenhar na divulgação desses canais, por meio de anúncios pagos e configuração de palavras-chave.

     

    O engenheiro e as novidades do setor

    E se o objetivo da sua companhia, ou até mesmo de você como um profissional autônomo, for destacar seus projetos de engenharia, é importante estar sempre atento às novidades que surgem no mercado, estando aberto às tecnologias vigentes de trabalho.

    Assim como uma fábrica de etiquetas adesivas industriais precisa observar os novos materiais de confecção, como as atualizações na tecnologia de impressão, um engenheiro necessita de atenção às ferramentas que utiliza.

    E não somente em seu ambiente de trabalho, mas também na forma com que se comunica com seu público e com os seus parceiros do setor, formando uma boa relação de networking, que ajudará diretamente na sua divulgação como profissional.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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