Michael Campos

WordPress.com ou WordPress.org: qual a diferença e qual o melhor para você

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Com o avanço das tecnologias, ter uma plataforma própria é imprescindível, tanto para uma empresa como para um profissional que busque destacar o seu trabalho, sendo importante conhecer a diferença entre WordPress.org e WordPress.com, antes de abrir um site.

    Isso porque, apesar do alto alcance das redes sociais, elas não deixam de ser plataformas terceirizadas, capazes de excluir um conteúdo, caso ele não se adeque a alguma regra, ou modificar a sua forma de atuação e métricas, dificultando o alcance ao público.

    Porém, o processo de abrir um site carece de um conjunto importante de requerimentos, como contar com um domínio e registro próprio, ter uma boa linha de conteúdos para alimentar esse endereço virtual, além de saber como configurar essas plataformas.

    Cada propósito exige um modelo de site correspondente, como uma fábrica de confecção de uniformes profissionais, trabalhando com uma vitrine virtual do seu catálogo de camisas e camisetas.

    Da mesma forma, um engenheiro pode ter um site para destacar seu histórico profissional, assim como um artista utiliza o seu domínio eletrônico para apoiar a divulgação da sua carreira musical, destacando seus últimos lançamentos.

    Independente do seu motivo, o processo de abertura de um site exige um certo conhecimento sobre o ambiente digital, sendo necessário algum auxílio digital, seja com um profissional ou por meio de uma plataforma intuitiva, que facilite o seu manuseio.

    Em ambas as situações, existe uma recomendação clara, que é o uso de um software especializado, capaz de entregar o melhor site possível para os seus usuários, como para os desenvolvedores  por trás desse projeto, muitas vezes com um propósito comercial.

    Dessa forma, uma empresa de segurança eletrônica, que pretende demonstrar os conceitos de proteção e de avanço tecnológico com o qual trabalha, é primordial contar com uma plataforma de qualidade, e o wordpress oferece isso, e de duas maneiras distintas.

     

    WordPress.com e .org: as diferenças desses modelos

    Antes de explicar sobre as particularidades de cada modelo da plataforma WordPress, é preciso destacar quais são as funcionalidades de cada um desses sistemas, que juntam fazem do WordPress o melhor CMS do mercado.

    E para começar, é também necessário explicar como funciona um CMS, que é uma siga para Content Management System, que português pode ser traduzido como um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

    A função desses sistemas é apresentar uma plataforma no qual os desenvolvedores podem editar, criar e publicar conteúdo em seus sites e blogs, sem a novidade de conhecimentos mais específicos de programação e conceitos técnicos de linguagem.

    Por mais que termos técnicos de programação sejam conhecidos por empresas de manutenção industrial, o mesmo não acontece com um pequeno empreendedor, dono de uma confeitaria que também reconhece a necessidade de ter um site próprio.

    Para ambos os empresários, o WordPress oferece uma plataforma na qual é possível gerenciar os conteúdos e informações ali depositados, servindo como uma loja digital, um site institucional ou uma extensão de contato com o seu público.

    Lançado oficialmente em 2003, o WordPress substituiu um modelo popular usado em blogs e sites, que era o cafelog. De lá para cá, o WordPress passou por diversas versões, atualizando suas funcionalidades e resolvendo problemas de segurança.

    Um conjunto de reformas que levou até o modelo 4.9, implementado a partir de 2017 e que até hoje perdura o seu uso, por meio de uma plataforma otimizada, na qual é possível não só criar um site, como gerenciá-lo de forma intuitiva, com aplicativos especializados.

    No estágio atual, o WordPress tornou-se o modelo de CMS mais recomendado para quem atua na internet, podendo ser encontrado nos sites de um conglomerado de contabilidade para empresas, assim como no blog culinário de uma jovem influenciadora digital.

    E essa pluralidade de públicos se faz por causa da diversidade de modelos com os quais o sistema WordPress trabalha. Um conjunto de opções que não está presente somente pelos temas e aplicativos disponíveis, mas também pelo métodos de gerenciamento presentes.

    WordPress.com: Hospedagem de sites

    Todo site necessita de um registro de domínio, para que um endereço específico seja definido como exclusivamente seu, além da hospedagem do mesmo, para que esse site esteja disponível para aqueles que irão acessar o endereço.

    Além disso, o WordPress.com trabalha justamente com a disponibilização desses atributos, permitindo que qualquer usuário construa o seu próprio site, sendo necessário apenas se cadastrar na plataforma.

    Após isso o usuário pode optar por um plano gratuito, no qual o seu site contará com um domínio do próprio wordpress, como “www.sitedabatata.wordpress.com”, ou então assinando um plano premium, que entre outras possibilidades permite um domínio próprio.

    WordPress.org: um software de gerenciamento

    O WordPress.org, por outro lado, é um software gratuito no qual qualquer desenvolvedor por aplicar ao seu site, independente do seu domínio ou servidor, utilizando apenas da plataforma avançada de gestão apresentada.

    É uma estratégia indicada para quem atua com algum site comercial, como uma loja virtual de crachá e cordão personalizado, que pode usar da plataforma wordpress, junto a todos os temas e aplicativos presentes, para otimizar o seu endereço de vendas.

    Não importa o modelo escolhido para reger o seu site, a plataforma WordPress como um todo se destaca por causa das possibilidades que apresenta, sendo capaz de aprimorar seja qual for o propósito por trás desse endereço virtual.

    As vantagens do WordPress

    O processo de gerenciamento de um site é essencial para que ele alcance o seu máximo potencial, seja no processo de desenvolvimento desse projeto virtual ou nas fases de continuidade do site, com a alimentação frequente de novos conteúdos.

    Um conjunto de atividades que pode assustar alguém que não possui muita familiaridade com o ambiente digital e os conceitos de programação, mas que com o apoio do WordPress.com, no plano gratuito ou pago, pode chegar ao resultado desejado.

    Entre as características positivas desse modelo estão:

    • Uso intuitivo;
    • Ferramentas de edição, mesmo no plano gratuito;
    • É possível personalizar os temas escolhidos;
    • Pode se criar mais de um site ou blog;
    • Redução de custos, com o plano grátis.

    Além de possuir uma plataforma de gestão de fácil manuseio, o WordPress.com se mostra de grande acessibilidade por contar temas pré-estabelecidos, que podem ser customizados de acordo com as necessidades do desenvolvedor.

    No quesito facilidade de acesso, se destaca também o modelo gratuito, que cabe no bolso de alguém que acabou de abrir o seu negócio ou está em fase de testar o funcionamento do ambiente virtual e o seu espaço nessa plataforma digital.

    Para alguém mais especializado no assunto, ou que preferiu contratar um desenvolvedor de sites para criar a sua loja virtual de bolsas personalizadas para empresas, o wordpress.org se mostra como uma opção mais indicada, contado com benefícios específicos como:

    • Versatilidade da ferramenta;
    • Criação de sites mais complexos;
    • Pode ser usado em diferentes servidores;
    • Código aberto.

    O WordPress.org permite um desenvolvimento mais complexo, específico para alguém que conhece os conceitos de programação, produzindo assim uma plataforma otimizada, fácil de ser encontrada por alguém que digite “comprar pulseiras para eventos” no navegador.

    Por ser um sistema de código aberto, o estudo desse software, assim como melhores aplicações podem ser indicadas pelos próprios desenvolvedores, que costumam compartilhar entre si dicas sobre as plataformas, por meio de fóruns especializados.

    O fato desse programa ser usado em diferentes servidos facilita essa sua expansão, permitindo que diversos sites, com finalidades distintas, desfrutem dos benefícios trabalhados pelo WordPress.

    Por isso, o WordPress.org é um software disponibilizado de forma gratuita pelo próprio grupo de tecnologia, podendo ser implementado em diferentes construções de sites.

    O destaque do WordPress como CMS

    Após a série de benefícios e particularidades citadas, é fácil entender porque a plataforma WordPress se tornou o sistema de gerenciamento de conteúdo mais reconhecido não só por desenvolvedores profissionais, mas também pelos empreendedores do ramo amador.

    O grande responsável por isso é a sua facilidade de manuseio, trazendo um programa de fácil acesso e gerenciamento, no qual é possível customizar de diversas maneiras o seu site, mesmo aqueles que atuam com um tema já desenvolvido como base.

    Em geral, assim como os cavaletes de sinalização de segurança são importantes para se guiar na estrada, um site intuitivo, com um design chamativo, é capaz de direcionar o usuários dentro do seu site, seja para uma informação ou em um processo de compra.

    Portanto, o que de fato motiva a criação de um site é saber que os visitantes irão cumprir justamente com aquilo desejado pelos seus desenvolvedores, uma relação que pode ser conquistada por meio do uso da plataforma WordPress.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp