Michael Campos

Marketing de diferenciação: saiba o que é e como aplicar

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    O marketing de diferenciação teve suas possibilidades ampliadas pela internet que aproximou empresas de seu público-alvo. Isso gerou uma série de possibilidades para que empresas de pequeno, médio e grande porte pudessem disputar um mesmo público.

    Mas mais opções no mercado significam o aumento da concorrência, e isso faz o marketing de diferenciação se tornar uma grande potência. Uma estratégia de marketing de diferenciação pode fazer de sua marca uma referência no mercado, objetivo muito almejado por empreendedores.

    O objetivo é de fato sair do padrão e mostrar seus valores, bem como os motivos que levam as pessoas a escolher a sua marca, e não as concorrentes.

    Trouxemos para você este fabuloso guia sobre estratégias de marketing de diferenciação, com ações que você pode aplicar na sua empresa e se destacar da concorrência.

    O que é marketing de diferenciação?

    Podemos definir o marketing de diferenciação como o conjunto de estratégias de divulgação que tornam uma empresa ou marca reconhecida por suas particularidades diante da concorrência.

    Dessa forma, essa vertente do marketing traz vantagens competitivas para sua empresa de automação de ambientes.

    A diferenciação é um fator que integra a tríade das estratégias genéricas de Porter. Além da diferenciação, é importante considerar a liderança no custo total e o enfoque que a organização adota.

    A liderança no custo total é adotada por empreendimentos que visam uma maior participação no mercado, demandando redução de custos em relação aos concorrentes.

    O enfoque adotado pela organização é aplicado a quem se especializa em um nicho de mercado, direcionando seus esforços para atender as necessidades de um tipo específico de consumidor.

    A diferenciação nessa tríade oferta serviços e produtos conforme as demandas dos clientes, buscando por características diferentes das aplicadas pela concorrência.

    Perceba que o marketing de diferenciação pouco tem a ver com o estabelecimento de preços que tornem um produto distinto aos olhos do cliente.

    A questão é que assim como a seleção de um alvo específico no mercado, o custo auxilia as empresas a se manterem competitivas.

    A diferenciação faz referência somente à imagem da empresa em seus canais de distribuição, nas pesquisas de mercado, na capacitação de seus funcionários e na assistência técnica.

    Uma boa estratégia de marketing de diferenciação cria autoridade e credibilidade para uma marca de chopeira elétrica completa, despertando a lealdade dos consumidores. Tenha em mente que manter um cliente fiel sai mais barato do que conquistar um cliente novo.

    Quais são as vantagens do marketing de diferenciação?

    Se destacar por meio do marketing de diferenciação traz diversas vantagens para uma empresa, entre as principais podemos citar a fidelização. Ao conseguir um diferencial, o marketing de diferenciação cria nos consumidores uma sensação de exclusividade no serviço. 

    Sua empresa também alcança mais autoridade no mercado, como pontuamos, sendo sempre lembrada por todos.

    Como aplicar essa estratégia na sua empresa?

    Grande parte das estratégias de marketing de diferenciação estão ao alcance de empresas, desde as de pequeno até grande porte.

    O fundamental é analisar essas estratégias para verificar quais delas se adéquam a realidade e necessidades de sua empresa. Pontuamos a seguir as principais estratégias.

    Segmentação

    Quando o assunto é vendas em sua empresa de consultoria ambiental Rio de Janeiro, segmentar seu público é o ponto fundamental. Quem busca ser lembrado pelo consumidor, deve tratá-lo de forma especial, preferencialmente personalizadamente.

    O processo de segmentação é simples e basta definir seu público-alvo e dividi-lo em grupos com características comuns, de forma que você possa focar suas mensagens, promoções e produtos nessas características.

    É possível segmentar seu público de acordo com os dados demográficos, como idade, gênero, escolaridade, e de acordo com suas características, que incluem:

    • Comportamento;
    • Classe social;
    • Gostos em comum;
    • Estilo de vida;
    • Personalidade.

    A segmentação cria um vínculo de confiança e credibilidade, pois o cliente sabe que você o conhece de verdade.

    Posicionamento de mercado

    Após conhecer as características do seu público, é o momento de provar que suas soluções são diferenciadas, ou seja, que a sua empresa de bombeamento solar off grid é a melhor opção para o cliente, diferenciando sua oferta daquela oferecida pela concorrência.

    É necessário adotar estratégias alinhadas ao comportamento e interesses de seu público. Faça uma pesquisa de mercado para descobrir o que cada grupo quer ver, ouvir, usar.

    Marketing de Conteúdo

    Para entregar as respostas que os clientes buscam sem ser invasivo, o marketing de conteúdo é a melhor estratégia. Gerando conteúdo relevante, útil e original para sua segmentação, você pode consolidar sua marca, engajar seu público e vender mais.

    Quando bem feito e bem executado, o marketing de conteúdo traz diversos benefícios. Entre os principais podemos citar:

    • Fidelização;
    • Aumentar a sua presença online;
    • Ser lembrado como autoridade em determinado assunto;
    • Educar o mercado sobre as soluções oferecidas por sua empresa;
    • Captação de leads;
    • Baixo custo para conquistar clientes.

    E as possibilidades de formatos para sua empresa de bombonas plásticas divulgar seu conteúdo são diversas: postagens em blogs, e-books, postagens em redes sociais, vídeos, infográficos, entre outros.

    Inovar

    Inovar não quer dizer que é preciso criar algo revolucionário que irá marcar toda uma geração, e sim sair do óbvio, o que pode ser feito por meio de pequenas atitudes. Pare para pensar em algo que sua empresa pode fazer e que seu concorrente nunca fez, isso é inovar. 

    A inovação em sua empresa de esferas de aço inoxidável pode vir de parcerias, promoções, canais de comunicação, pioneirismo, novos negócios, entre outros fatores.

    Pós-venda

    Um empreendedor sabe que a venda não acaba quando a compra é realizada. Quem quer ver seu cliente voltar, precisa pensar em estratégias de pós-venda e a inovação precisa estar presente novamente.

    O pós-venda é um momento do marketing que, ao ser bem executado, promove a confiança e o encantamento do cliente.

    Você colherá certamente resultados incríveis ao oferecer suporte depois de uma compra ou mesmo um e-mail de agradecimento. Ao receber mais atenção, o cliente valoriza mais o seu negócio.

    Fatores que interferem em sua estratégia

    Uma referência ao se falar em marketing de diferenciação é Michael Eugene Porter, professor de Harvard e diretor do ranking de competitividade das Nações do Fórum Econômico Mundial.

    Segundo ele, as estratégias competitivas são ações defensivas e ofensivas com a finalidade de criar uma oposição sustentável no segmento, com base em forças competitivas das empresas.

    Rivalidade dos concorrentes

    Nesse ponto é analisado a comparação entre as empresas que disputam o mesmo público-alvo, com produtos ou serviços similares, como produto para desentupir fossa.

    Dessa forma, essa análise é fundamental para implantar o marketing de diferenciação, e você deve estudar diferentes pontos como a qualidade dos produtos, o nível de publicidade e a taxa de crescimento das empresas.

    Poder de negociação dos clientes

    Este ponto se relaciona ao preço de compra, bem como as opções que os clientes têm no mercado de produtos ou serviços similares.

    É preciso analisar o que os clientes podem tentar negociar, saber o que eles encontram na concorrência, tanto em relação ao preço quanto à disponibilidade. No momento de se destacar, investir em inovação e ter um produto exclusivo faz toda a diferença.

    Poder de negociação dos fornecedores

    Os fornecedores não ficam de fora da análise das estratégias competitivas, então avalie o custo e a qualidade da matéria-prima.

    E faça essa avaliação tanto para sua empresa quanto para seus concorrentes. A partir dessa avaliação criteriosa, você será capaz de criar parâmetros e encontrar diferenciais.

    Um exemplo é o fato de sua organização usar matérias-primas de alta qualidade e superior à de seus concorrentes. Com isso o preço praticado por você pode ser maior, pois há um diferencial importante aí.

    Ameaça de entrada de novos concorrentes

    Esse é o quarto fator que interfere nas estratégias competitivas. Sua empresa de furadeira base magnética deve analisar quais são as facilidades e dificuldades de surgir um novo concorrente no mercado, o que pode envolver:

    • Investimento inicial;
    • Experiência;
    • Canais de publicidade;
    • Pontos de distribuição ou até mesmo patentes.

    Tenha em mente que quanto maior for a dificuldade para uma nova empresa entrar no seu mercado, maior é o diferencial da sua marca.

    Considerações finais

    As estratégias do marketing de diferenciação não servem apenas para destacar a empresa, mas também para analisar internamente os pontos negativos e positivos.

    Para aplicar essas estratégias, é preciso analisar os cinco pilares que vão ajudar sua empresa a ter uma visão mais completa de:

    • Mercado;
    • Concorrentes;
    • Fornecedores;
    • Público;
    • Sua própria empresa.

    Agora você já pode começar a explorar o marketing de diferenciação em sua empresa e seguir as dicas que viu aqui, pois elas podem alavancar seus resultados.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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