Michael Campos

Design de interação: saiba o que é e como aplicar

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    O design de interação agrupa aspectos como design gráfico, usabilidade, legibilidade e funcionalidade para entregar interatividade.

    O objetivo é obter mais atenção das pessoas para os produtos oferecidos, o que é excelente para áreas como marketing e vendas.

    Uma preocupação constante de quem cria produtos digitais é o desejo de melhorar a experiência do usuário de forma que ele passe mais tempo usando o sistema.

    Neste artigo vamos entender melhor o que é o design de interação, quais são suas vantagens e benefícios, aplicações, entender a relação entre design de interação e design de experiência, bem como as principais habilidades para a área.

    O que é Design de Interação?

    Trata-se de uma área da TI e do design que é responsável por estudar, planejar e aplicar pontos de interatividade em sistemas físicos e digitais, otimizando a relação entre usuário e produto. É conhecido também por outras designações, como interaction design ou IxD design.

    O objetivo é que as pessoas tenham contato com os produtos digitais de forma simples, objetiva e intuitiva. Nesse contexto, o designer de interação busca formas de prever como as pessoas irão interagir com o sistema que ele está projetando.

    Quais são os benefícios do IxD?

    Os grandes benefícios e vantagens de investir em design de interação estão nos atributos que ele traz ao projeto, garantindo um projeto útil, bonito, fácil de usar e eficaz.

    A adoção do IxD em um projeto tem como consequência a melhor comunicação possível entre a interface, a usabilidade e a ideia do produto, o que aumenta as chances dos usuários se envolverem.

    Uma vez que você tenha na equipe de sua empresa de dispositivo de solda um profissional focado em entregar interatividade ao usuário, evitam-se projetos que, embora eficazes, sejam feios ou de difícil compreensão para os clientes.

    Certamente você já entendeu que o design de interação é uma forma de manter o foco no cliente e na sua experiência com um produto ou serviço.

    Dessa forma, podemos destacar algumas vantagens competitivas que as empresas que adotam essa metodologia possuem.

    Temos a criação e melhoria contínua do desempenho dos produtos para que se adaptem às necessidades dos clientes e usuários finais, e o monitoramento das atividades nas interfaces e interações com o usuário, buscando obter um feedback por seus comportamentos.

    Temos também o foco em um produto que seja útil, funcional e com fácil interpretação, e a elaboração de projetos que visam contribuições mais assertivas de todas as áreas envolvidas, fornecendo insumos alinhados para todas.

    Quais as aplicações do design de interação?

    Existem possibilidades para a aplicação de técnicas de design de interação para melhorar a experiência do usuário em qualquer sistema que exija interação. E essa área pode ir muito além.

    Entre as interfaces, é possível usá-las para criar ambientes mais interativos, considerando as relações emocionais, aspectos sociais e outros milhares de detalhes.

    Para uma empresa de conexões dupla anilha, o designer de interação cria produtos que sejam úteis no dia a dia de um público específico e para isso leva em consideração algumas competências principais.

    Compreensão ou Legibilidade 

    A legibilidade é um dos pilares para a aplicação do design de interação. Simplificando, esse pilar significa que o produto desenvolvido sempre faz parte de uma solução completa, que leva em consideração funcionalidade, como:

    • Facilidade de compreensão pelo usuário;
    • Interpretação intuitiva da proposta do serviço;
    • Navegação espontânea;
    • Interatividade.

    É simplesmente algo básico considerar a legibilidade de suas soluções oferecidas como designer.

    Usabilidade

    Outra funcionalidade importante do design de interação é a usabilidade, que tem uma relação direta com o manuseio dos sistemas de forma mais simples.

    Visando testar essa função, os designers podem usar ferramentas e mecanismos como protótipos, mockups e wireframes.

    Funcionalidade

    No quesito da funcionalidade, o design de interação tem o objetivo claro de responder uma pergunta: seu produto é útil e entrega os resultados que foram esperados com o seu desenvolvimento?

    Isso vale para sistemas e para produtos como cubículo blindado. Essa etapa demanda interação das ideias com a materialização delas, dependendo muito da abordagem escolhida para a usabilidade.

    Visualização

    O design de interação se baseia também no design de experiência (UX design) e por isso a forma com que se apresenta a interface com o usuário é fundamental.

    Assim, o designer deve se atentar para alguns aspectos, como a representação visual (imagens, vídeos e templates), tempo de carregamento das páginas e recursos utilizados, bem como o comportamento do usuário nas páginas e interações com os recursos.

    Para essa competência, a satisfação do cliente é essencial. Aconselhamos fazer pesquisas para coletar feedbacks e ter insumos para um processo de melhoria contínua.

    Programação e processamento de dados

    Mais uma aplicação comum do design de interação é a apresentação de projetos desenvolvidos por profissionais responsáveis por programação e processamento de dados, conseguindo garantir as demais competências.

    O ideal é que os designers de interação tenham conhecimento também de programação, visando garantir que não haverá falhas de usabilidade e de funcionamento.

    Ainda que o design de interação seja mais utilizado por programadores front end, certamente pode ser um diferencial para quem trabalha com foco em back end que trabalham em uma empresa de vareta para solda inox.

    Design de interação e design de experiência

    A relação entre o design de interação e o design de experiência não é exatamente clara por serem áreas novas e que comumente estão envolvidas.

    Dessa forma, os limites das diferenças entre esses dois campos não são claramente definidos, e alguns especialistas até afirmam se tratar da mesma coisa, e outros afirmam que o design de interação é uma subdivisão do design de experiência.

    Isso ocorre porque a interação do sistema com o usuário é de responsabilidade também do UX design, ainda que este se preocupe igualmente com outras áreas, como o design de informação.

    Este é responsável por projetar como as informações geradas nos sistemas deverão ser armazenadas e organizadas. Podemos falar então que o UX design é uma área mais ampla do estudo da entrega de um sistema usável aos usuários.

    Na prática, ao tratarmos de projetos de grande porte, como para uma empresa de embalagem plástica de 20 litros, o design de interação fica responsável por criar wireframes, mockups ou protótipos de sites.

    Ao mesmo tempo, outros profissionais ficam responsáveis por fazer um planejamento geral e criar a estrutura.

    Wireframes compreendem uma representação gráfica da disposição dos itens no sistema. Uma vez que se trata apenas de um rascunho, não existe um compromisso de que ele se pareça com a versão final do produto.

    Eles são usados para definir os conceitos que precisam ser inseridos no design do projeto, e não para mostrar como ficará o design final.

    Os mockups são versões mais realistas do projeto, compreendendo uma imagem ou foto de como ficará o projeto depois de pronto.

    Os protótipos têm o mesmo objetivo dos mockups, com a diferença de que são uma versão de teste do projeto, onde já pode haver interações.

    Mas vale ressaltar que não existe um compromisso com a verdade, de forma que os dados utilizados não são reais, e sim têm o propósito de testar os limites do projeto de seu site de furadeira magnética.

    Quais habilidades um designer de interação precisa ter?

    Pontuamos a seguir três principais competências e habilidades que precisam fazer parte da formação de um designer de interação.

    Prototipação

    É fundamental que um profissional em IxD saiba projetar os comportamentos de um produto interativo e apresentar ideias para líderes, colegas e clientes avaliarem.

    A melhor forma de fazer isso é por meio da prototipação, o que pode envolver papel e caneta, wireframes e protótipos interativos.

    Psicologia do design

    Para trabalhar para um fabricante de arruela ondulada e para outros segmentos, é preciso ter noções sólidas de psicologia de design.

    Essa área é fundamental para criar uma percepção de como as pessoas irão lidar com o artefato e projetar interações apropriadas com base nisso.

    Com base nessa competência, é possível estimar o estado psicológico do usuário em certas interações, bem como lidar com uma das dimensões mais importantes para o IxD, o comportamento.

    Pensamento criativo

    Por fim, outra competência esperada de qualquer designer de interação é a capacidade de resolver problemas com criatividade.

    Uma vez que projetar interfaces requer uma abstração maior do que para desenvolver interfaces, o pensamento criativo fará toda a diferença na qualidade do produto.

    Considerações finais

    Um site de desenvolvimento de produtos plásticos só tem a ganhar com os serviços de um designer de interações. Como vimos hoje, o IxD tem uma grande importância na concepção de produtos e sua atuação não se limita à área da tecnologia.

    Tendo as competências inerentes à profissão bem desenvolvidas, um especialista em IxD poderá trabalhar em variados tipos de negócios e certamente conseguirá gerenciar projetos com sucesso neste campo.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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