Michael Campos

Marketing científico na prática: dicas valiosas para implementar em sua empresa

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    Para que uma empresa tenha acesso a bons resultados é importante estar atento aos mais diversos tipos de estratégias disponíveis. Práticas essas que vem se expandindo cada vez mais, chegando até mesmo a táticas que merecem atenção, como o marketing científico.

    Essas aplicações mais específicas acabam não recebendo todo o interesse que merecem do mercado, justamente por se tratarem de táticas mais específicas, como se fossem exclusivas a certos segmentos, quando na verdade possuem um desempenho mais geral.

    Muito disso ocorre por causa das similaridades que encontramos no mercado como um todo, pois mesmo diante dos seus diferentes segmentos e públicos existe algo em comum a ser perseguido pelas empresas que oferecem a melhor experiência possível ao seu público.

    É a partir desse tipo de resultados que uma companhia pode alcançar metas como ampliar suas vendas e tudo mais o que faça parte dos seus objetivos, com isso sendo válido tanto para quem fornece ventilador de parede industrial como para um negócio de nível local.

    O ponto a ser observado no caso é sobre como a cada dia que passa surge uma nova estratégia de marketing a ser observada, sendo esse um movimento que ocorre para acompanhar também as mudanças vistas na sociedade e no mercado como um todo.

    Muito disso surge como resultado do avanço tecnológico, que acaba por apresentar diversas novas aplicações e oportunidades ao público, cabendo às empresas estarem atentas a isso, de forma então adotar estratégias que possam conversar com tal realidade.

    Ou seja, da mesma forma em que uma companhia pode melhorar sua gestão ao entrar em contato com uma assessoria contábil em SP, essa sua mesma performance pode estar associada também às estratégias de marketing adotadas em parceria com tal negócio.

    Frente a isso, para que uma companhia consiga sobreviver a todos os desafios do seu segmento, conseguindo se destacar ao lado de suas oportunidades, é importante que o seu time de gestão esteja atento às melhores práticas a serem adotadas para sua performance.

    E quando falamos sobre a adoção dessas estratégias é importante conhecer todas aquelas novas que se apresentam no mercado, o que inclui aquelas mais específicas, como o marketing científico, sendo uma tática que pode ser muito mais ampla do que parece.

    Do que se trata o marketing científico?

    O marketing científico não foge do objetivo principal de uma estratégia de mercado, que é o alcance de melhores resultados. A única coisa que muda é a forma em que tal alcance é trabalhado, nesse caso contando com o auxílio de ferramentas um pouco mais objetivas.

    O valor dessa estratégia está então no uso de uma base teórica para todas as suas atividades e análises, garantindo assim com uma prática comercial tenha maiores chances de sucesso, tudo de acordo com os seus números que vêm sendo vistos e trabalhados.

    Como exemplo disso podemos falar sobre um serviço de contabilidade para clínicas e consultórios que estuda com atenção a sua base de contratos e o número de possíveis clientes disponíveis em uma região, tudo de forma a ampliar sua base de contatos.

    A partir desses estudos e análises mais complexos, tudo a ser trazido pelo marketing científico, é possível para um negócio ter acesso a um grande número de benefícios, tais como:

    • Aumento no número de vendas;
    • Fidelização de clientes;
    • Aumento da sua visibilidade;
    • Construção de boas relações.

    Todos esses são pontos em comum de serem buscados pelos mais diversos tipos de empreendimentos, tratando-se de objetivos que podem ser mais fáceis de serem alcançados por meio da aplicação do marketing científico e todos os seus números.

    Dentro de uma realidade que está cada vez mais conectada ao meio digital, esse tipo específico de marketing acaba por crescer junto das ferramentas voltadas a tal meio, usando também de aplicações, como uma rede gpon para ter acesso aos seus dados.

    Entre os tópicos que acabam então por fazer parte dos temas trabalhados por parte do marketing científico é possível dar destaque a alguns, entre eles:

    • Visibilidade;
    • Engajamento;
    • Análise de dados;
    • Coleta informações;
    • Presença na internet.

    Para que seja possível ter acesso a tudo isso é importante então saber como melhor aplicar esse tipo de marketing ao seu negócio, algo possível diante de todas as aplicações que fazem parte desse tipo de estratégia em questão.

    Implementações do marketing científico

    Diante da clara performance que esse tipo de marketing pode trazer ao seu negócio se mostra importante conhecer então algumas das suas aplicações já disponíveis, entre elas:

    Análise de dados

    Envolve o estudo em cima de todas as informações que uma empresa é capaz de ter acesso. Esse número vem crescendo cada vez mais no meio digital, diante dos dados que os próprios clientes e possíveis consumidores liberam diante dos canais virtuais.

    Por meio disso é possível analisar o número médio de buscas por carteira de trabalho para estrangeiro na internet, permitindo às agências responsáveis por isso conhecer melhor um pouco do seu nível de demanda, auxiliando na gestão dos seus serviços.

    Testes A/B

    Outra possibilidade a ser estudada é o uso dos testes A/B, um modelo no qual uma empresa pode disponibilizar ao público diferentes versões de um mesmo anúncio ou conteúdo, para testar assim o desempenho conquistado por ambas as versões.

    A partir dessa análise de modelos é possível escolher pelo formato que mais tenha encontrado uma recepção positiva por parte dos usuários teste. Seja nesse caso um anúncio ou até mesmo uma matéria sobre instalação elétrica residencial bifasica.

    Pesquisa de mercado

    Assim como os testes A/B permitem uma análise específica sobre a percepção do público, uma pesquisa de mercado faz o mesmo tipo de estudo, porém em um nível mais amplo, olhando nesse caso para toda a situação do mercado em sua área total.

    Por meio dessas pesquisas é possível chegar a números concretos sobre a performance de uma empresa, a preferência pelos seus concorrentes, informações de uma audiência e tudo mais o que ajude um administrador a tomar as melhores decisões para o seu negócio.

    Neuromarketing

    O neuromarketing acaba sendo uma aplicação ainda mais específica, estudando as conexões neurológicas humanas para entender melhor seu comportamento e tudo o que envolve uma decisão de compra, por exemplo.

    Por meio desses estudos é possível definir estratégias que melhor reajam às expectativas de um público, observando também o seu interesse por temas em comum, com a busca por licenciamento ambiental cetesb para quem pensa em abrir um negócio em São Paulo.

    Por causa da realização de estudos científicos como base dessa estratégia, o neuromarketing acaba sendo um dos formatos que mais se destaca junto a esse marketing de aplicação específica, tendo como base os dados alcançados para tomar qualquer ação.

    Inteligência Artificial

    As IAs são tecnologias de grande atenção no mercado hoje, fazendo diferentes análises e reflexões acima dos dados disponíveis, com tudo sendo realizado indiferente pelos computadores, facilitando assim a adoção de qualquer tipo de decisão em um negócio.

    Junto a isso ainda se destaca a possibilidade de oferecer uma experiência mais otimizada ao público, com tais sistemas se desenvolvendo na medida em que interagem com os usuários, sendo alimentado por dados que esses indivíduos podem apresentar ali.

    Chatbots

    Estando diretamente associado ao uso das inteligências artificiais, os chatbots se tratam de sistemas automáticos que podem atender o público de forma completamente automatizada, seguindo para isso um padrão de respostas que tenha sido configurado.

    A partir disso é possível para um segmento de trabalho desenvolver plataformas que permitam um acesso direto a informações ou até mesmo serviço e de documentos que sejam de valor ao usuário, como a liberação de um certificado de conclusão de obra.

    Outras possibilidades podem ser a emissão de um boleto de pagamento junto ao sistema de atendimento de uma empresa que fornece sinal de internet assim como documentos a serem retirados no site de uma prefeitura, sem a necessidade de uma visita física.

    Todas essas são algumas das aplicações que podem ser vistas hoje no mercado e que se relacionam com o chamado marketing científico, sendo esse um segmento comercial cujo valor vem se mostrando cada vez mais importante dentro do mercado moderno.

    Ter atenção a isso é algo que pode ajudar um empreendimento a conquistar uma melhor performance atualmente, principalmente se levarmos em conta o alto número de concorrentes, todos podendo contar também com essas novas estratégias.

    De um modo geral, o marketing científico é um dos tópicos a ser visto com atenção pelos mais diversos tipos de segmentos comerciais existentes, reconhecendo o valor disso para sua empresa, seja uma grande companhia ou um negócio buscando crescer.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

     

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