Michael Campos

Fluxo de reengajamento: entenda como funciona e sua importância

Picture of Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    A conquista de clientes é um dos processos mais importantes na gestão de um negócio, sendo importante trabalhar para não só atrair um novo público, mas também para mantê-lo ligado à sua empresa, sendo importante ter atenção também ao fluxo de reengajamento.

    Até porque o procedimento de conquista de audiência costuma ser bastante complexo, passando por diversas etapas entre a visualização de um indivíduo ao que uma empresa oferece até a fase em que ele passa a se comportar como um cliente fidelizado do negócio.

    E dentro dessa jornada de compra, muitas vezes pode ocorrer desse cliente em potencial desistir da compra a ser feita, o que acaba sendo um índice de grandes prejuízos para um negócio, pois além de perder uma venda, é perdido também todo um investimento.

    Pois para que uma loja, por exemplo, consiga garantir a melhor divulgação possível de um novo lançamento, é preciso investir em uma série de estratégias comerciais, o que pode incluir a instalação de um balão inflável gigante em frente ao estabelecimento.

    Aplicação essa que custa dinheiro, mas que pode reverberar em uma maior visualização por parte de tal companhia, ampliando assim as suas possibilidades de venda. No entanto, caso esse investimento não faça sucesso, essa loja pode até mesmo obter prejuízo na área.

    Algo que pode ocorrer quando mesmo que o público visualize os produtos ou serviços de uma companhia, ele não se sinta motivado a adquirir tais mercadorias, mesmo diante de uma exposição constante que pode ser acompanhada por meios eletrônicos, como a TV.

    Cenário esse que faz com que qualquer gestor de um negócio tenha que ter uma grande atenção para as estratégias de venda adotadas, ainda mais quando se trata de um produto mais segmentado, como adesivo para baú corrugado a quem atua no setor de transporte.

    Sendo necessário nesses casos desenvolver uma melhor estratégia de comunicação para garantir com que suas ações de fato cheguem a um perfil de público que se interesse por aquilo que o seu negócio oferece, a ponto de facilitar a conquista desses novos clientes.

    Garantindo também que essa conquista ocorra de fato, sem que nenhum consumidor em potencial desista de suas compras momentos antes de finalizá-las. E isso é válido tanto para o campo digital como para o mercado tradicional, presente no ambiente offline.

    Mas além de adotar certas práticas para impedir essa fuga de clientes em potencial, é importante também não desistir de tal público, assim como eles desistiram dessa compra.

    E para conquistar essa audiência em questão, é essencial atuar tendo atenção a um movimento de mercado conhecido como fluxo de reengajamento.

    Do que se trata esse fluxo?

    O fluxo de reengajamento pode ser definido como uma estratégia para manter um certo público próximo aos serviços de uma empresa. Contudo, não se trata de um simples processo de conquista de novos clientes, lidando com um aspecto mais amplo.

    Isso ocorre por causa do perfil em particular dessa audiência a ser alcançada, tratando-se um segmento de público que já teve um contato anterior com essa empresa, conhecendo aquilo que está sendo oferecido, mas que por algum motivo desistiu da compra.

    Pode ser o caso de um indivíduo que chegou a entrar em contato com uma companhia, pedindo para realizar um orçamento para fiscalização de obras, por exemplo, mas no fim acabou por não contratar esse serviço, em alguns casos optando pelos seus concorrentes.

    Enquanto isso, pode existir um percentual de público que simplesmente desistiu dessa contratação, seja pelo preço ofertado ou por qualquer motivo em particular, sendo assim uma audiência que ainda pode ser conquistada em um momento futuro.

    Mas para que isso ocorra, é necessário estabelecer toda uma estratégia diferenciada, visando não só conquistar um público, mas engajar uma plateia que, em teoria, já havia sido alcançada anteriormente, sendo importante trabalhar com uma tática mais elaborada.

    Fazendo de tudo então para engajar novamente essa audiência, trabalhando para não perdê-los novamente durante o funil de vendas estabelecido por tal companhia, situação cuja possibilidade acaba se tornando maior quando falamos sobre o campo digital.

    Sendo comum com que um usuário encha o seu carrinhos de compras com produtos diversos que o interesse, de um kit de crachá de identificação pvc até um novo celular, mas no fim nunca finalize tal compra, indicando assim uma perda para tal loja.

    Para evitar que esse tipo de situação se repita com muita frequência, é importante observar de perto sua audiência, tendo atenção à forma com o fluxo de reengajamento está ocorrendo em sua empresa, sendo necessário um empenho para reconquistar esse público.

    Ação que pode ocorrer a partir da aplicação de uma série de práticas que podem ser úteis nesse processo de engajar novamente uma audiência.

    Otimizando o fluxo de reengajamento

    O sucesso de uma companhia se mostra principalmente pelo seu fluxo de vendas. Um percentual que está associado à quantidade de clientes conectados a uma companhia, sejam compradores recorrentes ou esporádicos.

    E para manter esse percentual sempre em alta, é importante ter atenção a outros fluxos que podem estar associados ao seu negócio, como é o caso do fluxo de reengajamento, garantindo assim a fidelização daqueles que quase foram clientes anteriormente.

    Conquista que pode ser feita com o auxílio das seguintes práticas:

    Entender as motivações do público

    Quando se fala sobre um possível cliente, é comum o uso do termo “lead”, o que faz desses possíveis clientes desistentes serem vistos como leads perdidos. Para evitar chegar a esse ponto, é importante então entender tudo o que move esse público.

    Compreendendo tanto o que fez tal indivíduo recorrer ao contato de uma fábrica de placas de sinalização, como também o que pode ter feito ele desistir de tal compra. Com os motivos para essa desistência podendo ser vários, entre eles:

    • Preço praticado;
    • Tempo de entrega;
    • Valor de frete;
    • Qualidade do serviço;
    • Demora do sistema para fechar a compra.

    Pois é somente ao conhecer os motivos desse abandono do carrinho de compras que é possível agir para reconquistar esse cliente em potencial.

    Reorganizar seu processo de vendas

    Baseado nas informações recebidas anteriormente, é preciso que tal companhia aplique uma reestruturação de todo o seu sistema de vendas, resolvendo qualquer tipo de problema que pode ter afastado esse cliente em um ponto anterior.

    Sendo necessário atuar com atenção não só para reengajar esse público em particular, mas agindo também para que os seus futuros clientes sejam facilmente alcançados, evitando um possível afastamento diante dos problemas a serem resolvidos.

    Se reconecte com o público

    Após resolver qualquer empecilho que tenha afastado seus clientes a ponto de serem convertidos, é preciso saber como entrar em contato novamente com eles. Tal como uma fábrica de capachos personalizados que esteja em busca de reconquistar esse público.

    Nesse sentido, é indicado trabalhar com lembretes digitais, tal como uma mensagem de e-mail informando a este indivíduo sobre os produtos que ele pode ter deixado de comprar e que continuam disponíveis no seu carrinhos de compras em um site de vendas.

    Isso levando em conta também a possibilidade de tal consumidor ter deixado para fechar a compra posteriormente e simplesmente ter esquecido. O uso de programas automatizados de comunicação é indicado nesse momento, facilitando esse novo contato.

    Analisar novamente o perfil de público

    Muito pode ter mudado desde o momento em que um cliente em potencial pode ter se aproximado de fechar uma compra, da mesma forma em que um número expressivo de indivíduos que desistem dessa aquisição pode indicar algum tipo de problema.

    Frente a isso é importante fazer uma nova análise sobre o perfil dos seus clientes, para assim garantir com que sua empresa esteja falando com o público correto, junto da oferta de produtos que instiguem essa audiência, como sacolas personalizadas para eventos.

    Qualificação de leads

    A ferramenta do funil de vendas é de grande valor para a administração de um negócio, permitindo a ele conquistar o seu público, acompanhando-o desde o primeiro momento até o fechamento desta compra.

    E para garantir que essa jornada de compra ocorra de maneira regular, sem nenhum tipo de desistência, é importante nutrir tais leads, direcionando-os para o time de marketing e de vendas que serão responsáveis por lidar com esse público, garantindo sua conversão.

    Com o mesmo sendo válido para um serviço de outsourcing de impressão que está em busca de recuperar a atenção de possíveis clientes do passado, sendo necessário estruturar bem o perfil desse público para então saber como lidar com tal audiência.

    De uma forma geral, é necessário ter atenção a todas as estratégias citadas, de forma a garantir a reconquista desses clientes, estando sempre aberto à possibilidade de reengajar esse público específico, de forma a garantir as melhores oportunidades para tal negócio.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade