Michael Campos

Figma: conheça a ferramenta e veja como utilizá-la

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    As ferramentas digitais são de grande utilidade no processo de criação de uma campanha visual, ajudando uma companhia a conquistar uma posição de destaque em relação ao público a partir do uso de tais instrumentos. Entre eles é válido citar a plataforma Figma.

    Ele é um software de edição capaz de trazer diversos benefícios para quem o utiliza na criação de suas peças visuais. Isso em uma abrangência que pode envolver suas peças de divulgação na internet, o design da embalagem dos seus produtos, entre outros pontos.

    Em geral, trata-se de uma plataforma que merece ser vista com certa atenção, já que ela apresenta diversas utilidades, principalmente ao trabalhar com um conceito que cada vez mais possui importância no mercado, que é a experiência oferecida para um usuário.

    Conceito que pode visualizado em embalagens de papel cartão personalizadas, capazes de trazer um novo significado para as os seus produtos comercializados a partir do material que é utilizado em seu empacotamento, assim como o próprio formato de tais mercadorias.

    Como é o caso de um remédio líquido que pode ser melhor dosado ao contar com um sistema de conta-gotas otimizado. E esse é apenas um exemplo entre os diversos que podem ser encontrados na prateleira de um supermercado, com embalagens de destaque.

    Tudo a contar com um design adequado, com tal diferencial podendo ser o necessário para que um produto em particular conquiste uma atenção diferenciada por parte de um público, aumentando assim a sua possibilidade de compra em relação aos seus concorrentes.

    Um visual de destaque pode ser garantido para uma loja através da compra de acessórios para toldos em SP para fazer a instalação de um equipamento que dê destaque para o visual de sua marca. Na internet, essa atenção ao seu visual se alcança de forma diferente.

    É preciso contar com o apoio de certas ferramentas de edição de imagem que sejam úteis para criar um visual de destaque para os seus negócios através dos mais variados canais de comunicação que podem ser úteis para o destaque de uma companhia nas redes.

    E é justamente com esse objetivo que se deve saber como trabalhar com o Figma, diante das diversas possibilidades que podem ser alcançadas com o uso desse sistema digital, cujas vantagens podem ser encontradas com um destaque maior ao campo online.

    Como funciona a plataforma Figma?

    O Figma é um programa de computador desenvolvido para lidar com a edição de vetores gráficos, tendo assim uma função de destaque para a criação de projetos na área de design, uma área que envolve uma grande variedade de oportunidades ao seu negócio.

    Entre as possibilidades de uso do Figma, é possível destacar a criação de uma embalagem para o seu produto, desenvolver a identidade visual da sua marca, produzir o design de interação dos seus aplicativos, assim como na elaboração do seu site de vendas.

    Todas essas questões devem trabalhar com um conceito de importância no mundo do design, que é o UX, sigla para User Experience, ou seja, a experiência do usuário, um sistema que trabalha com a criação de uma organização visual de destaque positivo.

    O UX é o responsável para que um usuário acesse um site de vendas e entenda rapidamente sobre como navegar nele, encontrando o catálogo de produtos ali presente, onde se encontra o seu carrinho de compras, a página de compras, entre outros itens.

    Um sistema que também pode ser trabalhado diante do formato físico de uma mercadoria, como bolsa térmica fitness, que conte com um sistema interno que mantenha a temperatura dos seus alimentos, ao mesmo tempo que tal bolsa tenha um design único.

    Isso em um cenário no qual é válido unir a utilidade de um produto com o seu visual, para garantir que ele tenha uma melhor performance de vendas, ao responder de forma positiva a todos os tópicos que podem estar sendo requisitados por um cliente.

    Enquanto o setor de produção de uma empresa é responsável por garantir a parte prática, como na utilização de um produto, a equipe de design tem a atribuição de desenvolver um sistema de visual de destaque para essa companhia, destacando a sua comunicação.

    Para quem trabalha com esse intuito, o Figma é um dos principais softwares que precisam ser considerados por um profissional da área, aplicação que chegou ao mercado em 2016, e de lá para cá somente cresceu em relação ao seu uso e importância.

    Com o seu uso podendo ser visto tanto por uma empresa fabricante de etiquetas, como por uma companhia voltada a serviços exclusivamente digitais, como aquelas que lidam com a comercialização de outros softwares de tecnologia, por exemplo.

    E esse uso cada vez maior do Figma no mercado se dá por causa das vantagens que podem ser acessadas a partir da sua execução.

    Benefícios de se trabalhar com o Figma

    Os programas digitais têm uma importância progressivamente maior no mercado ao lidarem com um conjunto variado de atividades, como no controle das suas finanças, na organização de um banco de dados, além de outras aplicações que podem ser operadas.

    No campo do design, o Figma é o software a receber uma atenção por diferentes empresas que atuam no meio comercial, independente do seu ramo. E esse encontro amplo se dá por causa das vantagens que estão associadas a esse programa, sendo elas:

    Fácil acesso

    Acessar o Figma é algo fácil de se fazer, diante da sua disponibilidade online, trabalhando com os principais sistemas operacionais disponíveis no mercado. Além disso, é válido destacar a sua opção gratuita, junto aos planos premium que são oferecidos pelo programa.

    Diversidade de plugins

    Cada plugin pode ter uma função diferente para quem trabalha com softwares na internet, e o Figma se destaca também pela sua biblioteca de ferramentas. Plugins esses que podem facilitar para uma fábrica de camisetas promocionais a desenvolver seus materiais.

    Auto-layout

    O trabalho de design exige criatividade, mas também conhecimentos mais técnicos. Nesse sentido, o sistema de auto-layout disponível no Figma pode ser de grande utilidade, permitindo que o usuário garanta certos atributos específicos aos seus projetos, como:

    • Tamanho;
    • Proporção;
    • Escala;
    • Espaçamento.

    índices que devem ser garantidos para projetos em alto volume, como na formatação de diferentes modelos de posts para as suas redes sociais, por exemplo.

    Integração com a comunidade

    Da mesma forma que um projeto de design se comunica com outras iniciativas visuais similares, o Figma permite tanto uma conexão entre os profissionais da área através de uma comunidade global, como também uma integração com outros programas de design.

    Todos os benefícios citados acima são responsáveis pela presença tamanha do Figma no mercado visual.

    Pois assim como um serviço de execução e manutenção de jardins pode ser essencial para o destaque visual da sua residência, o uso de uma boa ferramenta digital pode fazer com que os seus designs se tornem melhores aos olhos do seu público.

    E para se ter acesso a tamanhas vantagens é importante saber como usar essa ferramenta.

    Características do Figma

    Assim como esse software tem um valor para criação de design que garantam uma boa experiência aos seus usuários, a própria plataforma Figma conta com um sistema intuitivo, sendo fácil encontrar pelos ícones e ferramentas que ali estão disponíveis, entre eles:

    Interface do programa

    Ao abrir o programa Figma, é fácil de encontrar pelos serviços que estão ali disponíveis. Tudo por causa da interface desse software, com a presença de ícones importantes em sua barra superior, cada um abrindo uma janela com ferramentas associadas.

    Shape Tools

    As ferramentas de forma são as mais importantes em relação ao Figma por se tratar de um programa que trabalha com a criação de projetos de design. As aplicações pré-programadas de formas são capazes de facilitar o seu trabalho visual.

    Tanto para formas fechadas, como para a manipulação de formatos, no que é necessário para desenvolver uma capa térmica para piscina sob medida, por exemplo, de acordo com as medidas a serem aplicadas a tal objeto, assim como a uma estampa a ser aplicada.

    Combinação de formas

    Ainda sobre a questão dos formatos, a categoria de combinação de formas pode ter utilidade na criação de modelos visuais distintos, sendo possível unir, subtrair, dividir e excluir detalhes presentes nos seus projetos que ali podem ser trabalhados.

    Texto

    A ferramenta de texto permite com que sejam trabalhadas diferentes fontes gráficas para o seu projeto.

    Cores

    A aba de cores é essencial para garantir a identidade visual de um design, com a escolha de uma tonalidade que simboliza a força da sua marca, com o Figma usado para criar o logotipo do seu negócio, por exemplo.

    Como no uso de cores frias, de tonalidade que passeiam entre o branco e o azul na identidade visual de um fabricante de gelo seco.

    Plugins

    O Figma pode ter um uso ainda melhor com o auxílio dos plugins que nele podem ser instalados.

    Uma variedade que torna fácil a sua comparação com o Adobe XD, que também trabalha com esse processo de criação de designs, contudo o Figma tem um destaque maior em relação a comunicação com outros especialistas, por meio de sua comunidade global.

    Pontos que destacam a importância para um profissional de design sobre considerar o uso desse programa.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade