Michael Campos

Figital: saiba o que é e quais são as vantagens

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    Em um grande contexto de transformação da capacidade de inovação das empresas, surge o termo Figital, um conceito para promover a integração dos canais de venda no comércio.

    Além disso, propicia que o novo modelo de negócio tire o melhor proveito de ambos os ambientes: o online e o offline. Neste artigo vamos abordar essa nova terminologia que é o figital, explicando todos os detalhes para você. Acompanhe para conferir e boa leitura.

    O que é figital?

    O termo figital é uma combinação dos termos “físico” e “digital”, que definem novas formas de negócio que estão surgindo com o crescimento do ambiente online em nossas vidas.

    Esse termo vem do inglês phygital, já tendo entrado na lista dos termos de marketing e empreendedorismo mais utilizados para falar sobre novas tendências do comércio e orientar empresários a segui-las da melhor forma.

    Outra peça fundamental para ilustrar a importância do figital e direcionar as suas estratégias é o consumidor.

    O consumidor se trata do principal aliado para o crescimento de um negócio, seja uma empresa que presta serviço de administração de condomínios ou de outro ramo. Não é possível inovar sem entender quais são as mudanças que esse consumidor espera do mercado.

    De forma mais específica, estamos falando aqui de uma nova forma de modo de consumo e que define o consumidor, o omnichannel. Vamos entender melhor do que se trata isso.

    Qual a relação do figital com a estratégia de omnichannel?

    Entendendo melhor a etimologia da palavra, “omni” significa “tudo” e “channel” significa “canal”, ou seja, presente em todos os canais. O novo consumidor busca interagir com suas marcas favoritas por meio de uma série de canais, como:

    • Loja física;
    • Site;
    • Catálogo;
    • Atendimento por WhatsApp;
    • Redes sociais;
    • Entre outros.

    Um exemplo muito comum é quando o cliente escolhe os produtos que quer comprar em um catálogo digital ou através do site de sua empresa de gestão de obras, e depois faz a retirada dos produtos na loja física.

    É uma tendência o fato de haver cada vez menos distinção entre marcas físicas e digitais, o que torna os processos de compra mais fluído e prático. Com isso, as pessoas enxergam o figital como um benefício para consumirem da forma que desejarem.

    Segundo uma pesquisa americana no site CX Today, 9 entre cada 10 consumidores são adeptos ao omnichannel e buscam interagir com vários canais de vendas e comunicação antes de receber o produto.

    No que investir para ser figital?

    Precisando ser um ambiente misto e adaptável, é importante que a empresa disponha de ferramentas que facilitem seu trabalho e integrem o seu negócio, como ocorre em uma empresa que presta assessoria contábil empresarial.

    Desde o PDV (ponto de venda), com um sistema de gestão que mantém um caixa unificado, até chats de atendimento, que proporcionam eficiência no relacionamento com o cliente.

    Autoatendimento

    Ter um totem de autoatendimento é uma ótima estratégia para tornar o seu negócio em figital, seja uma padaria ou uma loja.

    Com o totem se tem privacidade na jornada de compra, de forma que não há necessidade de ter contato com outras pessoas, e ainda evita filas para escolher os produtos que deseja.

    Sistema de gestão ERP

    Ao se pensar em operações híbridas é importante incluir em sua estratégia um bom sistema de gestão de ERP, ou seja, um sistema integrado para a gestão empresarial.

    Ele unifica a gestão desde o PDV online até o estoque, além de facilitar o trabalho com a emissão de notas fiscais, imprimir etiquetas, ter um PDV integrado, entre outras operações.

    Chatbot

    O Chatbot é uma estratégia de atendimento imediato e pode ser utilizado até mesmo em uma empresa de consultoria ambiental, o que é muito importante para facilitar o atendimento objetivo e filtrar a demanda do cliente para o setor que melhor puder ajudá-lo.

    QR Code

    O fato é que quanto mais experiências novas sua marca oferecer, mais os consumidores irão se interessar pelo seu negócio. Tente incluir na sua estratégia o uso de QR Codes, encorajando o público do ambiente físico com ações digitais para aumentar suas vendas.

    Por que essa adaptação se faz necessária?

    Infelizmente não se pode esperar bons resultados nas vendas quando uma loja não está preparada para atender as expectativas de clientes ativos física e digitalmente.

    Como o comportamento dos omnishoppers, que utilizam os canais omnichannel, é bastante volátil, e de certa forma, difícil de prever.

    Assim sendo, sua empresa de instalação de ar condicionado industrial precisa se antecipar, preparando seus processos de marketing para que eles sejam capazes de fisgar e reter clientes do início ao fim.

    Em um exemplo, supondo que um cliente está na sua loja e escolhe por “clicar e enviar” um produto. Não adianta nada ter o produto na loja física se ele não está disponível para a compra no e-commerce.

    Por que é importante se adaptar ao  figital?

    É fundamental estar atualizado e acompanhar todas as evoluções do mundo digital, para que seu e-commerce esteja sempre em crescimento.

    Dessa forma, adotar o figital é uma boa forma de embarcar na tendência omnichannel, que vai muito além de vender pela internet. A maior vantagem dessa estratégia é que ela posiciona sua empresa de montagem industrial entre as mais inovadoras do mercado.

    Como consequência, você atrai mais leads, aumenta suas vendas e consegue fidelizar clientes com mais facilidade.

    Fora isso, você também passa a atingir vários públicos diferentes, pois cada canal tem um foco e a empresa deve oferecer uma boa experiência a todos eles.

    E dessa forma as oportunidades de venda vão se multiplicando e permitindo que o negócio aumente seu lucro. Veja a seguir algumas vantagens do figital.

    Adaptação é essencial

    O mundo está em constante mudança e quem não se adapta e não acompanha as mudanças agora, acaba ficando para trás.

    Mesmo que as lojas online ainda pareçam distantes do pequeno comércio e você imagine que algumas dessas estratégias só o grande varejo pode conseguir por em prática, repense.

    Esse mergulho no ambiente digital é uma peça-chave para que os pequenos comerciantes possam estabelecer mais canais de venda e continuar crescendo, sem que as grandes redes de comércio o deixem para trás.

    Expansão da base de clientes

    Mesmo com novos modos de consumo em pleno crescimento neste universo online, pode ser que muitos de seus atuais clientes ainda não sejam adeptos das tecnologias citadas.

    Apostando na inserção digital e fazendo esforços para estar presente em plataformas distintas, seu público se expande para todos aqueles que já se enquadram na categoria do consumidor omnichannel.

    O resultado são mais clientes, que te trarão um maior faturamento, e farão a sua empresa de serviços de reformas e construções evoluir com o tempo.

    Melhor entendimento da jornada do consumidor

    Através das ferramentas de marketing digital é possível compreender seu tipo de público, seus principais interesses e o caminho traçado pelos usuários até fazerem a compra no seu site ou catálogo online.

    Isso também permite que fiquem mais palpáveis algumas ações concretas para aumentar suas vendas.

    Algumas vezes, nas lojas físicas, os comerciantes ficam no escuro sem saber porque suas estratégias não deram certo. Já no mundo online, é possível avaliar cada passo, atribuir métricas e indicadores de desempenho.

    Reconhecimento do cliente

    Um cliente que se enquadre na categoria omnichannel, acostumado a usar redes sociais, e-commerces, atendimentos por chat e catálogos online, pode descobrir que a lojinha de utilidades do seu bairro está oferecendo todas essas praticidades.

    Isso traz reconhecimento pelo lado do cliente que fica feliz em saber que o dono da loja se importa em falar as novas linguagens do mercado. Aplicando as estratégias de figital no seu negócio, você estará passando uma imagem de renovação e profissionalismo aos seus clientes.

    Consequência: fidelização!

    Para uma empresa de contabilidade especializada em ti, este último benefício não é difícil de deduzir. Com comércios adaptados às novas regras do jogo e com clientes que enxergam isso, a possibilidade de conquistar consumidores fiéis é bem grande.

    Conclusão: Qual é o resultado da mistura físico e digital no varejo?

    Se adaptar ao Figital propicia grandes benefícios para a empresa e entendimento sobre sua posição e concorrentes no mercado de trabalho. Para que os negócios continuem em crescimento é importante estar atualizado e acompanhar as evoluções do nosso tempo.

    Uma das maiores vantagens de adotar uma estratégia figital para uma empresa é o reconhecimento do cliente, que passa a ver o negócio com um valor agregado.

    Ele também traz o conceito de escalabilidade para o negócio, uma vez que ele passa a operar em mais de um mercado, garantindo o acesso ao consumidor e aos lucros.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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