Michael Campos

Feedbacks assertivos: veja como montá-los

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    Saber como dar feedbacks assertivos para seus colaboradores é uma tarefa que exige conhecimento e bom senso. Ao usar palavras negativas, a produtividade do colaborador pode diminuir ao invés de aumentar e o mesmo não vai aprender realmente o que deve ser feito. 

    Para os funcionários, o feedback é a melhor forma de saber se o empenho pessoal está surtindo o efeito esperado ou se é melhor mudar sua postura. 

    Trata-se de uma avaliação sobre os esforços de cada pessoa na empresa, e é preciso que mesmo quando negativo, seja visto como uma crítica construtiva.

    É muito comum que gestores e empreendedores tenham um certo déficit nas habilidades sociais necessárias para dar esses feedbacks, com o devido tato com o ser humano. Por isso não conseguem fazer de forma tão assertiva.

    Neste artigo vamos tratar da importância dos feedbacks e dar várias dicas para que os seus se tornem mais assertivos. Confira.

    Por que dar feedback?

    Um feedback deve ser visto como um recurso aplicado por líderes e gestores com um propósito de gerar mais confiança em sua equipe.

    Esse é apenas um dos objetivos de um bom feedback, pois essa ferramenta impacta diretamente os resultados dos negócios.

     No contexto de uma consultoria tributária, por exemplo, é preciso buscar alinhamento entre os colaboradores e os valores da empresa.

    Dessa forma, é muito importante e recomendado implementar uma cultura de feedback que leve ao protagonismo profissional e que acompanhe o desenvolvimento de cada membro.

    Vale ressaltar aqui que um feedback não deve ser unilateral, podendo partir também da própria equipe para com seus líderes.

    Isso é fundamental para que todos saibam o que é esperado e como as atividades estão se desenrolando na empresa, sabendo o que se espera do próximo e ajustando expectativas com a cultura organizacional da empresa.

    Feedback positivo e corretivo

    Existem duas principais formas de feedback: o positivo e o corretivo. Cada um tem sua função e objetivo específico.

    Um feedback positivo consiste em enfatizar ações que devem ser repetidas pelo colaborador e pela equipe, pois trazem bons resultados para a organização, como em uma consultoria em gestão de empresas que dá dicas para auxiliar na sua evolução.

    Recomendamos oferecer o feedback positivo de forma pública, para que toda a equipe possa se espelhar no exemplo dado. 

    Já o feedback corretivo, é para corrigir determinados comportamentos que tenham trazido impactos ruins para a empresa e/ou comprometido a relação com os colegas de equipe.

    Recomendamos fazer esse tipo de correção em particular, para não expor o colaborador, pois se trata de uma situação mais delicada, mas que deve ocorrer com naturalidades entre gestor e colaborador.

    O papel da liderança

    Em uma empresa de serviço de entrega de encomendas é preciso que o feedback seja pensado para agregar valor ao colaborador, sendo algo útil e relevante.

    O papel da liderança é fazer gestos que motivem e engajem todos os integrantes da equipe, mostrando tanto a importância do trabalho individual quanto em grupo no alcance de bons resultados.

    É preciso sinalizar pontos que devem e podem ser desenvolvidos em um colaborador, além de enfatizar suas habilidades e competências, sempre priorizando o respeito e a valorização profissional.

    Ao oferecer feedbacks claros e objetivos, um líder deve se colocar à disposição para ajudar o funcionário a atingir as metas determinadas.

    Devido ao poder de motivar e encorajar os profissionais a mostrarem cada vez mais seu valor, o feedback também contribui para a retenção de talentos em uma empresa como em uma distribuidora de carnes nobres

    Pois esse é um fator de alta relevância para a sustentabilidade do negócio e também para sua competitividade no mercado.

    Como montar um feedback assertivo?

    Destacamos abaixo uma série de dicas para ajudar você a elaborar um bom feedback para seus colaboradores.

    • Criar um ambiente favorável

    É preciso implementar a cultura organizacional da empresa antes e durante o feedback, criando um ambiente propício para que ele ocorra. A ideia é favorecer a transparência das relações, estimular e desenvolver boas qualidades nos profissionais.

    Certamente uma empresa de suporte técnico em TI só tem a ganhar com isso, pois colaboradores motivados são a força motriz da organização.

    • Ter planejamento

    Como dar um feedback não é algo tão simples e geralmente um momento sensível, planeje suas falas com antecedência para evitar colocações inadequadas.

    Lembre-se que os objetivos principais são encontrar soluções para desvios de conduta ou apontar novos caminhos para que o colaborador possa evoluir ainda mais na sua carreira.

    Use essa oportunidade para ter um plano de ação bem traçado e já vá com ideias de soluções, como um treinamento, por exemplo. O planejamento continua no pós-feedback também, pois é preciso avaliar junto ao colaborador se a iniciativa surtiu o efeito esperado.

    • Ouvir os colaboradores

    A função dos feedbacks é alinhar objetivos e expectativas, então, como já pontuamos, eles não devem ser unilaterais. A fim de alcançar seu propósito, abra espaço para que seus colaboradores deem suas opiniões e para que haja um diálogo horizontal.

    Como qualquer profissional, líderes também erram, e isso precisa ser conversado da mesma forma que se fosse um funcionário qualquer. Os liderados precisam ter espaço para expor seus anseios, dúvidas e questionamentos, contribuindo com o sucesso da instituição.

    • Reconhecer os resultados dos liderados 

    Reconhecer cada resultado e falar com embasamento de como o trabalho de seus colaboradores impactam positivamente sua assessoria contábil para empresas é fundamental para torná-los mais engajados com seus propósitos.

    • Reforçar comportamentos específicos

    Usar exemplos de bons comportamentos e como os colaboradores atingiram as metas impostas pela corporação é fundamental para motivá-los a continuar buscando bons resultados.

    Aproveite o feedback para mostrar como o desempenho de seus liderados está indo bem e trazendo produtividade, servindo de vitrine para todos os outros profissionais.

    • Ser impessoal

    Atenção: jamais faça críticas pessoais aos seus colaboradores. Foque no trabalho, lembrando de seu posto de liderança durante o feedback e tenha cuidado para não destruir a autoconfiança de um funcionário. 

    Lembre-se que seu papel como líder é melhorar o desempenho profissional de cada um.

    • Focar no desenvolvimento do colaborador

    Uma empresa de desenvolvimento de software para gestão de franquias pode focar no desenvolvimento de seus trabalhadores oferecendo cursos e treinamentos para capacitação.

    • Saber aplicar feedbacks rápidos

    Seja pontual e busque melhorias em seus feedbacks, não deixando que percam o foco e fugindo de avaliações genéricas. 

    Não transforme esse momento em um discurso, focando sempre no diálogo sobre o desempenho do colaborador, para que realmente haja compreensão de ambas as partes.

    • Ser assertivo

    Não faça rodeios ou anedotas. Seja simples, direto e objetivo para expor suas ideias e ter essa conversa.

    • Saber explicar o problema e propor uma solução

    Para que um feedback gere retornos positivos é necessário mensurar bem o problema e propor uma solução. Com dados que mostram resultados e desempenhos, fica mais simples para que os líderes tenham controle sobre as situações.

    • Substituir o verbo “tentar” pelo “fazer”

    Existe mais assertividade em um diálogo quando o verbo “tentar” é substituído pelo “fazer”, o que impõe mais respeito e seriedade. Ao invés de dizer algo como “tente atingir a meta mensal”, opte por dizer “atinja a meta deste mês”.

    Importância de dar feedbacks para os funcionários

    Os feedbacks são importantes ferramentas para o crescimento de uma empresa, e você deve saber fazer o acompanhamento após sua aplicação. Busque, com outros líderes, orientações para melhorias dentro da empresa, e verá aumento na produtividade de sua equipe.

    Veja alguns benefícios que um bom feedback pode trazer para sua fábrica de uniformes personalizados:

    • Mais aprendizado gerado;
    • Conflitos reduzidos;
    • Colaboradores mais motivados;
    • Colaboradores mais engajados.

    O feedback deve ser uma oportunidade de prover mudanças e ressaltar o que está indo bem. Um feedback mal executado e palavras mal colocadas podem ser bastante nocivas e não é isso que você quer.

    A motivação é uma das principais chaves para a produtividade, e seus colaboradores devem aprender a interpretá-los de forma racional. Dar feedback tem um papel importante no desenvolvimento de carreiras, e se bem elaborado, terá um impacto significativo sobre a equipe.

    Considerações finais

    Dar feedback assertivos não é tão difícil quanto parece, mas precisa que sejam desenvolvidas habilidades de expressão, fala e diálogo, para que funcione. Ter essa habilidade é um ponto crucial para quem almeja cargos de liderança. 

    Construa seus feedbacks com cautela e planejamento, assim como tudo na empresa, a fim de colher bons frutos de cada ação.

    Como você viu neste artigo, feedbacks podem ser positivos ou corretivos, e os positivos devem ser tão frequentes quanto os corretivos, ou até mais. O objetivo é motivar seus trabalhadores, engajar e lidar de forma horizontal com seus colaboradores.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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