Michael Campos

Veja alguns erros comuns do investimento em TI

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    O mercado tem passado por uma série de mudanças, que tornaram o investimento em TI uma necessidade para a maioria das empresas, até as de balões infláveis para propaganda. Por conta do processo conhecido como transformação digital, muito acabou tendo que ser adaptado.

    Esse processo ajudou a popularizar uma série de recursos, tornando o ambiente digital uma parte fundamental do trabalho em empresas dos mais variados segmentos. Por conta disso, a maioria das companhias acaba optando por trabalhar com estes canais.

    O universo virtual tornou-se até mesmo uma força de competição, e companhias que sabem como investir adequadamente nestes recursos acabam recebendo um potencial ainda maior de posicionamento no mercado em que estão inseridas.

    Entretanto, o TI ainda é muito recente, e algumas das novidades ainda confundem muitos empreendedores de comunicação visual em acrílico. Por isso, não é incomum você ver gestores que investem de maneira errada nesse tipo de tecnologia e acabam perdendo tempo e dinheiro.

    Ter atenção a alguns dos itens mais comuns nesse processo é uma excelente maneira de eliminar complicações e garantir que seu investimento seja assertivo, identificando elementos comuns que precisam ser trabalhados para você conquistar um resultado realmente impactante.

    O custo de investimento em TI por muitas empresas não é baixo, independente de você optar por usar uma estrutura própria para o TI ou através de serviços como o outsourcing, que terceiriza a área para uma companhia especializada.

    Erros nesse caso podem ser bastante danosos para a companhia, e em alguns casos até mesmo fechar as portas da empresa, uma vez que os custos acabam ficando cada vez mais elevados.

    Por isso, saber se seus investimentos estão sendo bem colocados é muito importante para otimizar esse tipo de ação em uma gráfica para impressão de apostilas. Dessa forma, você consegue trabalhar com mais efetividade e garantir ainda mais sucesso nesse processo.

    Entender os erros na hora de investir também ajuda você a identificar quando algo não está funcionando para a companhia, permitindo que você altere sua rota durante a execução do serviço, conseguindo conquistar um espaço de qualidade em suas ações.

    O investimento em TI também vai muito além dos recursos de tecnologia, sendo necessário pensar também em questões de capacitação e treinamento de seus colaboradores, que estarão constantemente em contato com as novas atividades.

    Pensar em todos esses elementos é parte fundamental do processo de trabalho e deve ser levado em conta para uma tomada de decisões mais assertiva com relação ao investimento em TI e como ele pode ser otimizado a longo prazo em sua empresa de embalagens de papel cartão personalizadas.

    Principais erros no investimento em TI

    Agora que você entende um pouco mais da importância do investimento em TI e o quanto isso impacta sua empresa, é hora de conhecer alguns dos principais erros na área para que você consiga identificá-los imediatamente.

    Vale lembrar que cada companhia é única no mercado, e nem sempre duas empresas trabalham com os mesmos recursos, ainda que ambas estejam em um mesmo segmento de atuação, o que torna muito importante saber reconhecer esses erros.

    Ao adaptar esse tipo de estrutura para sua realidade, você consegue identificar com mais clareza quando algum tipo de investimento está sendo aplicado de maneira incorreta e como recuperar a situação de maneira adequada em sua consultoria contábil para empresas.

    A prevenção ainda é o melhor caminho quando se trata de identificação de falhas, uma vez que, ao prevenir a situação, você impede o gasto de tempo e dinheiro que estão sendo aplicados nesse tipo de negócio.

    Os problemas de TI afetam todos os setores da empresa, principalmente se ela já está adaptada para o ambiente virtual. Esse tipo de atividade acaba atrapalhando o desenvolvimento da empresa e reduzindo a produtividade.

    Por isso, identificar e entender estes conceitos se torna fundamental em qualquer segmento de atuação.

    Planejamento estratégico

    Um dos maiores erros que uma empresa pode realizar quando se trata do investimento em TI é fazê-lo sem um bom planejamento estratégico. Todas as ações que se relacionam com a tecnologia devem ser pensadas e avaliadas antes de você iniciar a execução.

    Estas atividades custam um valor alto e muitas vezes alteram a rotina de trabalho por completo. Por isso, não ter atenção aos passos iniciais pode ser muito complicado.

    Você deve pensar em formas de trabalhar adequadamente, garantindo uma interação mais efetiva em suas atividades relacionadas ao TI. Do contrário, o impacto pode ser danoso, constante e levar um bom tempo para você se recuperar.

    Com o planejamento você consegue definir os gastos de seu serviço especializado em segurança do trabalho e onde eles serão aplicados, garantindo um dimensionamento maior para seu investimento, bem como uma avaliação mais precisa sobre a compra de equipamentos e softwares.

    Uma excelente maneira de se recuperar desse tipo de atividade é através da realização de testes e análises mais profundas do impacto que uma nova tecnologia terá em sua companhia, evitando assim o risco de sofrer com baixa produtividade.

    O período de adaptação para a nova tecnologia também pode ser planejado nessa etapa, ajudando a reduzir os problemas caso sua equipe não consiga se adaptar corretamente a esse tipo de ação.

    Ignorar protocolos de segurança

    Um dos elementos mais importantes do TI, a segurança da informação, deve ser uma preocupação constante da parte da gestão de sua empresa. Ignorar ou não dar atenção especial para a segurança pode se tornar um grande problema.

    O mundo vive hoje em uma era da informação, e os dados que a empresa coleta são fundamentais para elaborar estratégias e entender as necessidades desse tipo de atividade. Entretanto, é preciso entender o quanto de responsabilidade isso engloba.

    Afinal de contas, você coletará informações sobre diversas questões, como por exemplo:

    • Fornecedores;
    • Clientes;
    • Produtos;
    • Processos de trabalho.

    Todas as informações relevantes para uma tomada de decisão mais assertivas devem ser levadas em conta quando você pensa nesse tipo de ação em um suporte técnico em TI, e por isso é muito importante que a segurança esteja no topo de suas prioridades.

    O vazamento dessas informações coloca toda a estrutura que você possui em risco, com consequências desastrosas que podem gerar processos e muitas outras complicações, além de manchar a imagem de sua empresa de maneira muitas vezes irreparável.

    Por isso, a segurança da informação deve ser uma questão sempre avaliada pelos profissionais de TI, e sempre estar inclusa em suas estratégias de investimento para garantir resultados mais efetivos para esse tipo de ação.

    Custo com infraestrutura

    Quando se trata de investimento em TI, a frase “o barato sai caro” é constantemente verdadeira. Muitas vezes, pensando em economizar alguns trocados, o gestor prefere escolher uma infraestrutura de menor custo, mas isso pode trazer muitas dores de cabeça no futuro.

    A verdade é que o TI demanda equipamento técnico de qualidade, e trabalhar com estes elementos é muito importante para você conseguir otimizar de fato seu serviço de entrega de encomendas. Por isso, buscar uma estrutura adequada para seus equipamentos é fundamental.

    Existem muitos produtos de qualidade no mercado com preços acessíveis, bastando fazer uma boa pesquisa antes de bater o martelo. Escolher a opção mais barata nesse caso pode resultar em gastos maiores no futuro, principalmente com manutenção.

    Além disso, as ferramentas de TI demandam atenção constante, sobretudo em questões de atualização. Por isso, em alguns casos compensa mais gastar um pouco na hora de comprar o material, mas ter a certeza de que ele será duradouro.

    As transformações na tecnologia são rápidas, e manter sua empresa atualizada é um dos processos mais importantes relacionados a esse investimento como um todo.

    Perfil empreendedor

    A gestão de TI é um processo que deve ser proativo, e não reativo. Por isso, é importante que o profissional responsável por avaliar o investimento de TI que sua empresa está realizando tenha esse tipo de perfil.

    A competição na área é acirrada, e não é incomum que estes profissionais acabem passando por uma série de complicações que devem ser levadas em conta quando você opta por investir em TI como um todo.

    Por isso, acompanhar o mercado e avaliar quando é um bom momento para investir é uma excelente escolha, e colocar profissionais que não tenham esse tipo de habilidade pode acabar colocando sua empresa para trás na corrida pelo mercado.

    Considerações finais

    A gestão e o investimento em TI são ferramentas fundamentais em qualquer empresa da atualidade, e saber lidar com estes elementos é parte importante do processo comercial. Por conta disso, você deve ter em mente que existem muitos detalhes que devem ser avaliados.

    Cair em erros iniciais pode ser um grande problema para uma companhia, que acabará perdendo recursos valiosos em uma empreitada que nem sempre trará algum resultado concreto. Por isso, saber lidar com essas questões é fundamental.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade