Michael Campos

Estratégias de link building: como identificar oportunidades de backlinks relevantes

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    O link building é uma das estratégias mais importantes de SEO para as empresas. Isso porque, os links externos que apontam para o seu site são considerados pelo Google como um sinal de confiança e relevância, o que pode ajudar a melhorar o seu posicionamento.

    Quando bem executado, o link bulding pode ajudar a aumentar a autoridade do seu site e a melhorar a sua reputação na web. Além disso, ele pode ajudar a gerar tráfego orgânico, já que um link de qualidade pode trazer visitantes de outras páginas para a sua.

    Em outras estratégias dentro do universo do marketing digital, é comum ouvir que a quantidade é sempre importante. Por outro lado, dentro do link building, é importante lembrar que a qualidade deles é mais importante do que a quantidade. 

    É preferível ter poucos links de alta qualidade do que muitos de baixa qualidade dentro dessa estratégia, pois eles podem ser considerados pelo Google como spam e prejudicar o seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

    Tal estratégia pode ser usada por todo e qualquer tipo de negócio, desde um residencial para idosos que promove atividade de lazer e educação, até mesmo uma marca de roupas infantis que deseja ter mais visibilidade dentro da internet, 

    O link building é uma estratégia que exige tempo e dedicação, já que envolve a identificação de sites relevantes para o seu nicho de mercado, a criação de conteúdo de qualidade e a negociação de parcerias e troca de links com outros sites. 

    Entretanto, quando bem executado, pode trazer resultados significativos para o seu negócio, que vão desde o aumento da visibilidade da marca até mesmo o aumento das chances de conversão de novos potenciais clientes. 

    Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre essa poderosa estratégia e como ela pode aplicá-la de forma simples, acessível e eficaz dentro do seu negócio, seja qual for o tamanho ou segmento dele. 

    Entenda o que é link building 

    Assim como uma pessoa pesquise bem sobre o melhor pneu para carrinho de mão do mercado para entender todo o conceito do procedimento antes da prática, é preciso conhecer bem a teoria de uma estratégia antes de colocá-la em prática no seu negócio. 

    Sendo assim, não podemos dar início a essa jornada sem antes explicar o que é o link building, que se trata de uma estratégia de SEO que tem como objetivo obter links de qualidade apontando para o seu site. 

    Os links externos são considerados pelo Google como um sinal de relevância e confiança, e podem ajudar a melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa. Existem várias formas de realizar essa tática, sendo as mais comuns:

    • Guest posting;
    • Link building em diretórios;
    • Criação de conteúdo de qualidade;
    • Construção de relacionamentos. 

    Entretanto, é sempre importante lembrar que a qualidade dos links é mais importante do que a quantidade. Isso porque, um link de qualidade de um site de autoridade pode ser mais valioso do que dezenas de links de domínios de baixa qualidade. 

    Além disso, os links devem ser naturais e relevantes, evitando práticas como compra ou a inclusão deles em diretórios de baixa qualidade, assim como faz a melhor empresa de ultrassonografia obstétrica em seu site e com seus parceiros.

    O link building é uma estratégia que requer tempo e dedicação, mas quando bem executada, pode trazer resultados significativos para a melhoria do posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa e na atração de novos clientes.

    Saiba como encontrar oportunidades de backlinks relevantes 

    Partindo um pouco para a prática, agora que você já sabe bem sobre o que se trata o link building, chegou o momento de aprender a como encontrar oportunidades de ter alguns relevantes para a sua empresa. 

    Esse pode até parecer um processo muito difícil, mas acredite, é bem mais simples do que imagina. Para isso, existem diversas estratégias que pode utilizar e abaixo, confere algumas das mais simples e eficazes para te ajudar. Veja:

    Identifique sites de autoridade no seu setor

    A primeira dica é identificar sites de autoridade no seu setor, ou seja, é procurar pelo melhor site de teste hidrostático ou qualquer outro que esteja dentro do seu segmento, mas é importante entender quais são as principais referências dele em seu nicho de mercado. 

    De nada adianta ter um site de autoridade, se ele não está dentro do seu nicho de mercado. Esse processo de identificação pode envolver a análise de blogs e domínios relevantes, bem como a identificação de líderes de opinião e influenciadores.

    Uma vez identificados esses sites, é possível entrar em contato com seus proprietários, editores ou responsáveis pelo conteúdo e oferecer algo de qualidade que possa ser publicado em suas páginas, incluindo um link.

    Analise os backlinks dos seus concorrentes

    Outra estratégia eficaz para encontrar oportunidades de backlinks é analisar os backlinks dos seus concorrentes. Afinal de contas, entender o que seus concorrentes estão fazendo e quais resultados estão obtendo com isso é fundamental nesse processo. 

    Existem várias ferramentas de análise de SEO que permitem visualizar os links externos que apontam para um determinado site, seja o que vende a melhor máquina seladora do mercado ou o que fornece o melhor conteúdo com dicas de cuidado com a casa. 

    Analisando os backlinks dos seus concorrentes, é possível identificar sites que podem estar dispostos a linkar para o seu também, fazendo com que seus concorrentes sejam o canal de contato da sua marca com outras que podem te ajudar a crescer nesse universo.

    Utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave 

    Por último, mas longe de ser menos importante, uma estratégia muito eficaz e ainda pouco abordada nesse assunto, é a de utilizar ferramentas de pesquisa de palavras-chave para identificar os termos mais relevantes para o seu negócio. 

    As palavras-chave são termos de busca que os usuários usam para procurar por um determinado produto, serviço ou informação, e quanto mais um site trabalha com esses termos, mais chances têm de atrair o usuário que pesquisa por algo relacionado. 

    Ao criar conteúdo relevante e otimizado em torno dessas palavras-chave, assim como faz a melhor marca de estanho para solda em seu site, é possível aumentar a chance de obter backlinks relevantes e de qualidade para a sua página.

    Ao implementar essas estratégias de forma consistente, é possível aumentar significativamente o número de backlinks relevantes apontando para o seu site, melhorando o seu posicionamento e trazendo mais tráfego orgânico para o seu negócio.

    Dicas de como se conectar com outros sites e blogs 

    Com base em tudo o que já mencionamos até aqui, deu para perceber que a estratégia de link building exige muito mais do que apenas técnica e conhecimento sobre o assunto, mas habilidades de comunicação e construção de relacionamento. 

    Conectar-se com outros sites e blogs e construir relacionamentos duradouros com seus proprietários pode ser uma estratégia extremamente eficaz para melhorar o SEO do seu site e aumentar o tráfego orgânico. Por isso, aqui estão algumas dicas de como fazer isso:

    Ofereça conteúdo de qualidade

    A melhor maneira de construir relacionamentos com os proprietários de outros sites é oferecer conteúdo de qualidade que seja relevante para o público deles, da mesma forma que faz a melhor empresa de aspirador de carros ao fechar tal parceria. 

    Ao fornecer conteúdo útil e informativo que seja compartilhável, é possível aumentar as chances de que outros sites e blogs queiram se conectar com você. Afinal de contas, isso mostra que ambos podem sair ganhando com essa parceria.

    Compartilhe conteúdo de outras pessoas

    Outra maneira de construir relacionamentos com outros proprietários de sites é compartilhar o conteúdo deles. Isso pode envolver o compartilhamento de postagens em redes sociais ou a inclusão de links para suas postagens em sua própria página. 

    Quando se toma tal atitude, você demonstra que valoriza o trabalho deles e pode aumentar as chances de que eles queiram se conectar contigo no futuro, até porque, um empresário ou profissional da área não deixa de retribuir o bem que lhe fazem.

    Participe de fóruns e comunidades online

    Participar de fóruns e comunidades online em seu nicho de mercado é uma ótima maneira de se conectar com outros proprietários de sites e blogs, sejam grupos com as melhores transportadoras em sp ou com as melhores marcas de roupa do mercado. 

    Ao participar ativamente dessas comunidades, é possível estabelecer-se como um líder de pensamento em seu nicho e construir relacionamentos duradouros com outros profissionais do seu setor para compartilhar não só links e conteúdos, mas insights e conselhos.

    Então, ao implementar essas estratégias de forma consistente, mesmo que pareçam simples em um primeiro momento, é possível se conectar com outros proprietários de sites e blogs, construir relacionamentos duradouros e melhorar o seu SEO.

    Considerações finais 

    Dessa forma, verá que trabalhar com o link building está longe de ser um bicho de sete cabeças como muitos pensam, mas uma estratégia que, se realizada da maneira correta, pode trazer vantagens únicas para o seu negócio. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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