Michael Campos

As principais métricas para medir o sucesso de sua estratégia de SEO on-page

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    Traçar uma boa estratégia de SEO on-page é muito importante, mas saber quais métricas utilizar para acompanhar o desempenho desse trabalho é tão importante quanto e precisa ser um dos pontos-chave de todo o seu trabalho dentro do mundo digital.

    O SEO on-page se refere às técnicas de otimização do conteúdo e da estrutura de uma página para que ela seja melhor compreendida pelos motores de busca, como o Google, e assim tenha mais chances de ser bem posicionada nos resultados de busca.

    Algumas das práticas de SEO on-page incluem o uso de palavras-chave relevantes, a estruturação correta do conteúdo, a otimização das imagens, a criação de URLs amigáveis, a melhoria da velocidade de carregamento da página, entre outras técnicas.

    Investir em SEO on-page é importante porque ele ajuda a melhorar a relevância e a qualidade do conteúdo nos motores de pesquisa, o que aumenta as chances de aparecer nos primeiros resultados de busca e, consequentemente, gerar mais tráfego para o site.

    Além disso, o SEO on-page também ajuda a melhorar a experiência do usuário ao navegar pelo site, assim como fez toda a diferença dentro do melhor site de filtros cônicos, por exemplo, pois a estrutura e organização do conteúdo tornam a navegação mais fácil.

    Porém, é importante lembrar que o SEO on-page é apenas uma parte da estratégia de SEO e que existem outras técnicas de otimização, como o SEO off-page, que envolve ações externas ao site para aumentar sua relevância e que vale a pena pesquisar sobre.

    Tendo isso em vista, é necessário investir em uma estratégia de SEO completa e equilibrada para obter melhores resultados em termos de tráfego e visibilidade online e garantir que o seu site obtenha bons resultados sem precisar gastar muito para isso.

    Como mencionamos no primeiro parágrafo, só ter uma boa estratégia de SEO on-page não é o suficiente, mas é preciso saber o que fazer para medi-la da maneira correta, e hoje iremos falar justamente sobre as principais métricas que podem te ajudar nesse processo.

    Principais métricas de desempenho do SEO on-page

    Hoje, as pessoas usam os motores de busca para fazer diversas pesquisas, desde a melhor fonte chaveada preço acessível até mesmo dicas para cuidar dos cabelos. E, muitas vezes, é em meio a uma simples pesquisa que elas podem conhecer a sua marca.

    Para isso, é preciso usar boas estratégias de SEO on-page e estar por dentro das principais métricas que te ajudem a entender se essas estratégias estão realmente te trazendo os resultados esperados e te ajudando a chegar onde deseja.

    As métricas nada mais são do que espécies de filtros que te mostram o que está bom ou não e o que está dando resultado ou não, te ajudando a tomar decisões e entender como o SEO on-page está funcionando. Tendo isso em vista, confira abaixo as principais delas:

    Classificação de palavras-chave

    A primeira delas é justamente a classificação das suas palavras-chave, que são os termos escolhidos e usados em seus conteúdos para atrair potenciais clientes e usuários que estão pesquisando sobre aquilo ou sobre algo relacionado àquele termo.

    Classificar essas palavras-chave é entender qual se tornou melhor com o passar do tempo, pois os usuários e seus comportamentos mudam e os que estavam buscando por uma chave de fenda, podem hoje estar buscando por uma boa talha manual 1 tonelada.

    Tráfego orgânico

    O conceito de tráfego, dentro do universo do marketing digital, diz respeito a quantidade de pessoas que acessam o seu site. Nesse caso, o tráfego orgânico se refere a pessoas que fizeram isso com base em estratégias gratuitas.

    Um usuário que acessa o seu site por um anúncio pago não chegou lá por conta de uma busca que ele mesmo fez, ou seja, a marca precisou pagar para que ele a conhecesse, o que não acontece com o SEO on-page, pois trata-se de uma estratégia gratuita.

    Taxa de conversão

    Já a taxa de conversão indica a proporção de usuários que realizam uma ação desejada no site, como preencher um formulário, comprar um produto ou se inscrever em uma newsletter para se manter informado sobre as novidades e conteúdos da empresa.

    Acompanhar essa métrica ajuda a avaliar o impacto do SEO on-page na conversão dos usuários em clientes ou leads, trazendo ótimos resultados para a sua marca, assim como trouxe para a melhor marca de cortina de solda do mercado.

    Taxa de rejeição

    Mas como nem tudo são flores, assim como existem taxas que indicam coisas boas, existem as de coisas ruins, como a taxa de rejeição, que mostra a proporção de usuários que acessam o site, mas saem dele sem interagir com o conteúdo.

    Uma taxa de rejeição elevada pode indicar problemas na qualidade do conteúdo ou na experiência do usuário, como a velocidade do site, se não estiver boa. Trata-se de uma métrica que vale a pena estar de olho para entender o que mudar.

    Tempo de permanência no site

    Já a métrica do tempo de permanência, como o próprio nome já diz, mede o tempo que os usuários permanecem no site ou página. Um tempo de permanência elevado indica que o conteúdo é relevante e de qualidade, enquanto um tempo baixo pode indicar o contrário.

    As pessoas que buscam por onde comprar transformador de qualidade e encontram o seu site, ao permanecerem nele por muito tempo, mostram que o conteúdo encontrado por lá é interessante e que é possível ter uma ótima experiência de navegação no site.

    Essas são as principais métricas de desempenho do SEO on-page que podem te ajudar a entender mais sobre o funcionamento dessa estratégia, e vale a pena pesquisar sobre muitas outras que existem e que também podem te auxiliar.

    Relação dessas taxas com o SEO on-page

    Até aqui, é provável que você se pergunte a relação entre ambos, pois as métricas de desempenho estão intimamente relacionadas ao SEO on-page, pois o desempenho do seu site pode afetar diretamente a classificação nos resultados de pesquisa.

    Quando se trata de SEO on-page, as métricas de desempenho mais importantes são aquelas que afetam a velocidade e a usabilidade do seu site. Isso porque o tempo que leva para uma página do seu site ser carregada é um fator importante para o SEO.

    Assim como o tempo que leva para o servidor do seu site responder a uma solicitação do usuário é outra métrica importante de desempenho. Trata-se de algo que o melhor site de placa de orifício se tornou referência na experiência do usuário.

    Tudo isso mostra que essas métricas de desempenho estão diretamente relacionadas ao SEO on-page justamente por poder te ajudar a fazer o que é preciso para obter não só um bom posicionamento nos buscadores, mas garantir uma ótima experiência do usuário.

    Afinal de contas, nos dias atuais as pessoas não estão em busca apenas de uma marca que lhes dê um produto ou serviço, mas uma que lhes ajude a viver uma experiência única e que as fidelize a esse negócio, inclusive no meio digital.

    As métricas de desempenho estão diretamente relacionadas ao SEO on-page justamente porque afetam a velocidade e a usabilidade do seu site, fatores de extrema importância quando falamos da experiência do usuário e de sua satisfação dentro do seu site.

    Ao otimizar essas métricas, você pode melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, sua classificação nos resultados de pesquisa, se tornando referência no segmento, assim como a melhor empresa de pé de armário de madeira.

    Dicas de como melhorar essas métricas em seu site

    Após todo esse conteúdo, é claro que não poderíamos deixar de te ajudar a melhorar essas métricas dentro do seu site. Afinal de contas, se elas existem, é justamente porque podem e devem ser corrigidas ou aprimoradas para entregar resultados cada vez melhores.

    Tendo isso em vista, sabemos bem que existem diversas técnicas que você pode utilizar para melhorar as métricas de desempenho do SEO on-page em seu site. Aqui está uma lista com algumas das principais dicas para te ajudar neste processo:

    • Otimizar as imagens;
    • Minimizar o uso de scripts;
    • Utilizar cache;
    • Usar um CDN;
    • Otimizar o HTML e o CSS;
    • Melhorar a estrutura do site.

    Ao implementar essas técnicas, você pode melhorar as métricas de desempenho do SEO on-page em seu site e aumentar a visibilidade dele nos resultados de pesquisa, mas isso não quer dizer que se trata de um processo que trará resultados do dia para a noite.

    Assim como tudo o que envolve o universo do SEO, os resultados podem demorar a surgir, mas quando surgem, fazem a sua marca se destacar no mercado, assim como fez com a melhor marca de furadeira base magnética.

    Vale a pena estudar mais sobre o assunto e buscar saber como trabalhar com este conceito a fim de potencializar os resultados do seu negócio, conquistar um bom posicionamento e entregar uma ótima experiência aos seus usuários.

    Considerações finais

    Dessa forma, será mais do que possível trabalhar com as métricas e desempenho não só para medir o sucesso da sua estratégia de SEO on-page, mas também para garantir que os próximos passos da sua marca sejam os melhores possíveis para todos os envolvidos nela.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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