Michael Campos

Estratégias de design gráfico para landing pages que aumentam a conversão

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    O design gráfico para landing pages segue uma série de técnicas voltadas para direcionar o visitante e transmitir seriedade, segurança e profissionalismo, buscando aumentar a taxa de conversão da página.

    É necessário entender o que é uma landing page, afinal os elementos essenciais nessas páginas e o design bem-feito podem ajudar a tornar a página em um sucesso de vendas e geração de leads.

    O que é uma landing page?

    Uma landing page (LP) é uma página específica criada com o objetivo de direcionar o visitante para uma ação específica, como preencher um formulário, se inscrever em uma lista de e-mails ou adquirir um produto ou serviço.

    O objetivo principal de uma landing page é converter o visitante em um lead ou cliente, ao contrário de uma homepage, que geralmente tem várias seções e informações sobre a empresa.

    A landing page geralmente tem um título atraente, uma oferta de valor clara e um botão de call-to-action (CTA) bem destacado.

    Um exemplo de uso de uma LP seria em uma campanha de marketing de uma empresa que vende equipamentos para secagem de grãos.

    Ao criar uma campanha de anúncios no Google AdWords, por exemplo, a empresa pode criar uma página específica que destaque os benefícios do serviço e como seus equipamentos são eficientes nesse processo.

    Elementos obrigatórios em uma LP

    Existe uma lista de coisas que são imprescindíveis em uma landing page. Dentre elas, podemos destacar:

    • Título chamativo escrito por um copywriter;
    • Prova social, como depoimentos e notas;
    • Apresentação breve da empresa ou expert;
    • Clareza e foco quanto ao objetivo da página.

    De modo geral, as LPs podem ser divididas em três seções. Entenda melhor como elas funcionam a seguir.

    Oferta

    A oferta é um elemento crucial em uma landing page, pois é o que convence o visitante a tomar uma ação específica, como preencher um formulário ou adquirir um produto ou serviço.

    A oferta deve ser clara, relevante e atraente, oferecendo valor para o consumidor. Ela deve resolver um problema ou atender a uma necessidade específica do visitante.

    Por exemplo, uma empresa de vending machine aluguel de café pode fazer uma oferta em sua landing page, como um e-book gratuito que ensina as melhores maneiras de preparar um café perfeito.

    Além disso, o produto ou serviço deve ser apresentado de forma clara e direta. A LP deve ser destacada visualmente com um título atraente, uma imagem relevante e um texto descritivo que explica os benefícios da oferta.

    Também é importante que a oferta esteja em destaque acima da dobra da página, ou seja, na área visível da página, sem a necessidade de rolagem.

    Formulário

    Um formulário é uma ferramenta essencial para a conversão de visitantes em leads ou clientes. É por meio dele que o visitante fornece suas informações de contato, como nome e e-mail, em troca da oferta apresentada na página.

    Através do formulário, a empresa coleta informações dos visitantes, podendo manter um relacionamento mais próximo com eles e direcioná-los para outras ações, como a compra de produtos ou a contratação de serviços.

    Ao criar um formulário para uma landing page, é importante considerar a quantidade e o tipo de informações solicitadas. Formulários muito longos ou que pedem muitas informações podem desencorajar o visitante a preenchê-lo.

    Por outro lado, se forem muito simples, pedindo apenas o e-mail, por exemplo, podem não ser suficientes para gerar leads qualificados.

    Uma empresa especializada em uma tecnologia de lavieen preço acessível pode pedir em seu formulário informações sobre o tipo de pele do usuário para direcioná-lo ao download do e-book gratuito adequado e aumentar suas chances de conquistar um cliente.

    CTA

    A CTA, ou call-to-action (chamada para ação, em português), é um elemento fundamental em uma landing page, pois é ela que direciona o visitante para a ação desejada, então deve ser atrativa e direta.

    Além disso, é importante que ela esteja em destaque na página, com um design diferenciado e chamativo, para que o visitante seja direcionado para a ação desejada de forma intuitiva.

    Na divulgação de casas de repouso para idosos preços, uma CTA bem elaborada pode ser utilizada em uma landing page que oferece uma visita gratuita à instituição, por exemplo.

    A CTA deve destacar a oferta da visita gratuita e incentivar o visitante a entrar em contato para agendá-la. Dessa forma, torna-se uma ferramenta poderosa para aumentar o número de visitas e, consequentemente, as chances de conversão em clientes.

    Como o layout influencia na taxa de conversão?

    O design gráfico e o design de interface são dois aspectos fundamentais para a criação de uma landing page de alta conversão. Ambos têm o poder de influenciar diretamente na experiência do usuário e, consequentemente, na taxa de conversão da página.

    O design gráfico é responsável por criar uma identidade visual que seja atrativa e que gere confiança no visitante. Já o design de interface está relacionado à organização e disposição dos elementos na página, visando uma experiência de usuário intuitiva e agradável.

    A navegação, botões de CTA, formulários e outros elementos interativos devem ser projetados de forma a guiar o visitante pelo processo de conversão.

    Na LP de uma fábrica de filtro de carvão ativado para caixa d’água, um bom layout pode ajudar a destacar os benefícios desse produto, transmitir uma mensagem de segurança e qualidade e guiar o visitante até as informações sobre o produto para realizar a compra.

    Hierarquia visual

    A hierarquia visual é uma técnica de design que ajuda a organizar os elementos visuais em uma página de forma a transmitir uma mensagem clara e objetiva.

    Ao aplicar a hierarquia no layout de uma LP, os elementos mais importantes da página são destacados de forma a chamar a atenção do visitante e guiar o olhar dele para as informações mais relevantes.

    Isso é feito por meio do uso de contraste, tamanho, cor, tipografia e outros elementos visuais que ajudam a criar uma ordem de prioridade.

    A hierarquia visual pode ser utilizada para destacar os benefícios de um curso de instalação de aquecedor a gás para piscina, por exemplo, garantindo que o usuário encontre tudo o que precisa saber sobre a empresa e o produto.

    Quando os elementos mais importantes da página são destacados e organizados de forma clara e objetiva, o visitante consegue entender facilmente a proposta da oferta e diminui-se as objeções que o impedem de realizar a compra.

    Cores

    As cores podem transmitir diferentes emoções e sensações ao visitante, e a escolha correta faz toda a diferença na eficácia da página.

    Uma empresa de balança industrial 300kg, por exemplo, pode utilizar as cores para demonstrar segurança, estabilidade e resistência ao consumidor.

    Além disso, técnicas como o contraste ajudam a destacar elementos importantes da página. O contraste é obtido por meio da combinação de cores que apresentam diferenças significativas em termos de luminosidade e saturação.

    Por exemplo, um botão de CTA em vermelho pode ser destacado em uma página com fundo verde, criando um contraste forte e chamando a atenção do visitante para a ação desejada.

    Imagens e vídeos

    O uso de imagens e vídeos estratégicos e de boa qualidade é fundamental para a construção de uma landing page de alta conversão. A imagem é um dos elementos mais impactantes em uma página, e pode transmitir informações e emoções de forma eficiente.

    Uma fabricante de jogos para terceira idade, por exemplo, pode utilizar imagens e vídeos de pessoas da faixa etária do público-alvo se divertindo e socializando em atividades lúdicas.

    Além disso, imagens e vídeos estrategicamente posicionados na página podem ajudar a destacar as informações mais importantes sobre a oferta, como os benefícios do produto e depoimentos de clientes satisfeitos.

    Eles também podem ser usados para reforçar a identidade visual da marca e transmitir seus valores e propósitos.

    No entanto, é importante lembrar que as imagens e vídeos devem ser escolhidos com cuidado e estratégia, de forma a criar uma conexão emocional com o visitante e reforçar o que é dito nos textos.

    Espaço negativo

    O espaço negativo, também conhecido como espaço em branco, é o espaço vazio ao redor e entre os elementos do layout de uma página.

    A principal função do espaço negativo é ajudar a organizar e separar os elementos do layout, criando uma hierarquia visual clara e facilitando a compreensão da mensagem da página.

    Quando usado de forma estratégica, ele pode tornar a experiência de navegação mais agradável e intuitiva, aumentando a probabilidade de conversão.

    No entanto, se o espaço negativo for usado de forma inadequada, pode acabar prejudicando a legibilidade e a compreensão da mensagem da página.

    Exemplos para estudar

    Nem sempre é fácil desenvolver uma landing page de sucesso. Se as dicas dadas até aqui não forem suficientes, você pode buscar por inspirações práticas, como as LPs de empresas que fazem sucesso no mercado.

    Ao fazer o estudo, é importante identificar o objetivo da página, os pontos de interesse e destaque, o uso das cores e a quantidade de informações solicitadas no formulário.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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