Michael Campos

A influência das redes sociais na cultura popular

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    Com o passar do anos, compreendeu-se a influência das redes sociais no cotidiano das pessoas. As tomadas de decisões passaram a ser muito mais influenciáveis devido ao acesso rápido a informações e ao compartilhamento de notícias.

    Tudo foi se alterando conforme o que estava em alta nas redes, como os estilos musicais, o que é visto no cinema, vestuário e televisão. Isso transformou o público em críticos mesmo que não tivessem conhecimento prévio sobre determinado assunto.

    Cursos superiores voltados para áreas de humanas passaram a analisar o comportamento da sociedade que foi impactada com o enorme avanço digital que já ocorria antes do início da pandemia, que se acelerou e permanece até hoje.

    Foi possível analisar como as redes sociais tiveram papel fundamental na decisão de voto para presidente, por exemplo. Mas é importante lembrar que as redes sociais tornaram-se comuns no cotidiano devido a uma necessidade de comunicação do ser humano.

    No Brasil, estamos acostumados a estar sempre juntos, sempre em contato com algo ou com alguém, desde o toque físico, como abraços, apertos de mão, até uma simples ligação. Pode-se dizer que a linguagem de amor do brasileiro é estar presente de alguma forma.

    Com isso, o aumento do uso de redes sociais e aplicativos de mensagens rápidas passou a ser estrondoso. Tornou-se comum chamadas de vídeo nas mais diversas camadas sociais, permitindo que famílias distantes pudessem estar próximas a um toque.

    Ao aumentar o acesso à internet, permitiu-se que a aproximação com pessoas de diversas etnias e nacionalidades fosse realizada. Desta forma, passou-se a ter mais contato com uma enorme diversidade de culturas.

    A cultura brasileira em foco

    Com o aumento do acesso à internet, a cultura nacional passou a ser difundida em outros países. Podemos ver nas redes sociais o aumento significativo de estrangeiros visitando o Brasil e até mesmo trocando seus países de origem para criar raízes em solo nacional.

    Isso se dá através de aplicativos de vídeos curtos, a criatividade do povo brasileiro quebrou fronteiras e trouxe um novo olhar para o país. A diversidade de culturas e costumes faz com que seja um local acolhedor e fértil para novas ideias.

    As redes sociais fizeram com que a distância deixasse de ser um fator impeditivo para a comunicação.

    Através dos acessos, foi possível compreender que as redes sociais deixaram de ser uma forma que mantinha contatos, passaram a ser fonte de informação e muito utilizadas como instrumento de trabalho.

    Algo que não era tão comum no dia a dia do brasileiro tornou-se corriqueiro com o acesso à internet. Podemos imaginar que 20 anos atrás seria muito difícil realizar uma compra online, mas que hoje é algo que faz parte do dia a dia da população.

    A versatilidade da população e a alta aceitação a mudanças e novidades faz com que imaginemos um cenário ainda mais promissor em solo brasileiro.

    Talvez, num futuro não tão distante, poderemos solicitar serviços como instalação de cortinas e persianas, sem a necessidade de um profissional ir até o local avaliar.

    As redes e a cultura

    A internet virou palco principal para as mais diversas apresentações culturais ao redor do mundo, e isso impactou o modo de agir, pensar e comunicar.

    Grandes redes de lojas passaram a aplicar tendências que são vistas online, diferente de alguns anos atrás, onde marcas de alta costura desenvolviam as tendências com base em pesquisas de mercado.

    Atualmente, é normal ver a grande abrangência que aplicativos de m-commerce ganharam no país, aplicativos que são desenvolvidos para celulares com o objetivo de melhorar a experiência de compra nos dispositivos.

    Isso impactou o mercado de forma positiva devido ao crescimento da demanda pelos usuários. Conhecer outros estilos de vida através das redes sociais foi fundamental para a implantação de novos produtos no mercado nacional.

    Logo, itens que não faziam sucesso ou que não eram conhecidos, passaram a ser mais populares. É possível citar o aumento do público brasileiro que consome produtos coreanos, seja vestuário, produtos de cuidados com a pele, música, filmes ou séries.

    Desta forma, a receita de alguns segmentos, como empresas etiquetas personalizadas adesivas, puderam perceber um aumento de demanda e de faturamento, e passou-se a produzir mais itens personalizados que atendessem esse público.

    Outra influência que pode ser notada no aumento do acesso às redes sociais são conteúdos que passaram a ser direcionados para mães.

    Hoje, há uma enorme variação de conteúdos de como criar os filhos, como montar lancheiras, canais em que ensinam como são alguns detalhes da gestação e o crescimento de grupos sobre o assunto foi muito grande.

    Nestes grupos das redes sociais, passou a ser divulgado não somente conteúdos voltados para o maternal, mas também para fortalecer o emprego de mães solo, então nesses grupos é possível encontrar diversos tipos de prestação de serviços feitos por essas mães.

    Quebrou-se o estereótipo de que a mãe precisa ser do lar. É muito comum ver mulheres que trabalham com manutenção de máquinas industriais, por exemplo.

    Seguindo nesse cenário, podemos apontar as influências na vida das crianças que já nasceram na era “sensível ao toque”. Muitas crianças passam a ter um contato frequente ainda na primeira infância com telas de celulares, tablets, computadores, entre outros.

    Algumas redes de vídeos curtos passaram a lucrar bastante com isso e influenciar diretamente o comportamento destas crianças. Diferente da geração que veio dos anos 1990 aos anos 2000, que ainda teve um grande período sem contato com tecnologias.

    As redes sociais e a publicidade

    Com o passar dos anos, a inclusão de outras plataformas para publicidade foi realizada. Antigamente, era muito comum propagandas que passassem nos intervalos das novelas com intuito de atingir o público mais velho.

    Atualmente, através das celebridades e influenciadores, requisitos como horários deixaram de ser tão importantes no lançamento de uma campanha, e isso se dá devido ao acesso constante às redes sociais.

    Assim gerou-se o engajamento, que é uma métrica importante para compreender qual o alcance que aquela pessoa possui.

    Trocamos os garotos ou garotas propagandas por influenciadores, criadores de conteúdo que monetizam as suas opiniões e indicações de determinados produtos, isso tornou as redes sociais ainda mais férteis para negócios.

    Ao buscar serviços como conexões pneumáticas, é normal pedir indicações de profissionais que realizam esse tipo de trabalho, e na internet passou a ser utilizado com frequência o marketing de influência.

    Esta ferramenta impacta a tomada de decisão dos usuários em grande parte dos casos. As indicações de serviço passam a ter maior valor quando um influenciador, que também possui sua profissão de formação, faz uma indicação de uma empresa de sacos plásticos personalizados, por exemplo.

    É possível destacar qual é o papel das redes sociais para a criação de tendências e na mudança cultural. Através da influência e do crescimento dos acessos, podemos compreender os impactos causados em alguns pontos no país, como:

    • Importação de costumes e cultura;
    • Facilidade em realizar pesquisas de mercado;
    • Estéticas estrangeiras;
    • Adesão de compras internacionais.

    Os pontos citados impactaram as tendências nacionais, muitos produtos nacionais passaram a ser inspirados nas estéticas estrangeiras. Em moda, por exemplo, algumas mudanças na maneira de produzir vestuário foram alteradas.

    Estéticas que antes eram comuns em passarelas do exterior passaram a ser referência no país. Peças oversize, que são itens exageradamente maiores do que o corpo que o veste, ganharam maior visibilidade e aceitação no mercado brasileiro.

    Os costumes brasileiros mantiveram-se, mas foram agregados costumes de outras nações devido ao aumento de estrangeiros no país. Passamos a ver com mais frequência estrangeiros que vivem no Brasil e que incentivam outros imigrantes a virem para o país.

    Através da produção destes conteúdos, é possível notar como nossa cultura ganhou novos traços. Vemos em diversas cidades a presença de colônias de várias nacionalidades e que passaram a fazer parte do país.

    Com as redes sociais, também houve uma melhora significativa na realização das pesquisas de mercado.

    Através desse novo canal, alguns empreendimentos, como uma empresa de rótulo para cerveja, puderam realizar pesquisas mais assertivas sobre seu público e direcionar sua estratégia de marketing de forma correta.

    Outros segmentos também aproveitaram esta oportunidade e aderiram ao marketing de influência, que são as propagandas realizadas por influenciadores digitais através dos aplicativos sociais com o intuito de possuir uma relação direta com o consumidor final.

    Logo, através desta estratégia, empresas de calibração de válvulas de segurança puderam ganhar mais visibilidade dentro e fora do seu público-alvo.

    Em conclusão, a influência das redes sociais em muitos os casos foi extremamente benéfica.

    Não somente para trazer maior visibilidade para empresas de diversos segmentos, mas também informar o usuário sobre áreas que antes não eram tão populares, como empresas que trabalham com gerador de ozônio.

    Isso permitiu com que os mais diversos assuntos fossem abordados, incluídos e debatidos dentro e fora das redes.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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