Michael Campos

Entenda a importância do podcast para as marcas

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    A importância do podcast cresceu bastante nos últimos anos, sendo ele uma maneira muito eficaz de aumentar o alcance da marca e criar conteúdo de qualidade, fazendo com que cada vez mais pessoas conheçam o trabalho desenvolvido pela sua empresa.

    Embora sempre estivessem presentes, os podcasts se tornaram muito mais populares quando começaram a assumir um formato de vídeo também e, mesmo que uma pessoa ou outra não goste deles, é inegável o seu sucesso e como ele pode ser benéfico para a marca.

    Com isso em mente, o texto de hoje irá abordar a importância que os podcasts possuem para as marcas nos dias atuais, mostrando suas vantagens e como podem ser usados de maneira assertiva, além dos diversos formatos que o mesmo pode ser utilizado.

    Desde filmagem com drone profissional até mesmo qual o time que está ganhando na Copa do Brasil, praticamente todos os assuntos podem ser discutidos em uma podcast, e essa é uma das principais vantagens quando pensamos em mídia.

    Com a chegada da internet e o avanço da tecnologia, as empresas continuamente têm procurado cada vez mais novas maneiras tanto de produzir conteúdo quanto se tornar mais atrativas para o seu público com suas estratégias de marketing e de captação de leads.

    Balões infláveis para propaganda ainda são importantes para eventos e ocasiões específicas, mas o que realmente faz as pessoas estarem na internet e não saírem dela é ficar constantemente consumindo o conteúdo, seja ele qual for.

    A busca por informação e entretenimento cresce a cada dia, e assim como cada período possui seus destaques, atualmente o podcast caiu no gosto popular por envolver diversas temáticas, pessoas e ser bastante inclusivo no sentido de parecer um bate-papo mesmo.

    Sendo assim, é possível encontrar desde uma pessoa especializada na área de marketing falando sobre adesivos personalizados de empresas, até mesmo uma figura pop que conta um pouco de sua vida e como é o seu dia a dia, seu trabalho e como chegou onde está.

    Dessa forma, uma empresa pode aproveitar essa febre atual e que realmente traz diversos benefícios e utilizá-los a seu favor, pagando anúncios para seus produtos e serviços e gerando interesse por parte daquele público específico.

    Os tópicos a seguir irão reunir uma série de razões para se investir em um podcast, mostrando a importância de olhar com mais atenção para essa mídia, podendo utilizar até mesmo canecas personalizadas para empresas como um dos ganchos para se aproximar do público.

    Por que investir em podcast?

    De forma simples e bastante direta, para quem não sabe, um podcast é uma espécie de programa que originalmente era realizado apenas para mídias auditivas, onde marcas, pessoas, grupos produziam conteúdo para diversas pessoas, podendo variar muito sobre as temáticas.

    Isso pode variar muito podendo englobar desde entrevistas com pessoas, histórias contadas utilizando áudios ou até mesmo falando sobre como as dificuldades de empreender com uma fábrica de telha térmica.

    É possível destacar então como algumas das vantagens de se investir em anúncios de podcast ou até mesmo fazer um para a sua marca, como:

    • Maior alcance da marca;
    • Grandes oportunidades de investimentos;
    • Ajudam a medir a satisfação do público;
    • Pode alavancar o número de vendas.

    Em outras palavras, é possível aproveitar muito de um podcast e as razões para que ele traga benefícios são bastante variadas, irá depender totalmente de sua empresa, com qual podcast ela fará parceria, como os produtos e serviços serão anunciados e até mesmo se ela decidirá montar o seu próprio.

    Mesmo um serviço de corte a laser em acrílico pode ganhar notoriedade com o podcast se a sua empresa precisa implementá-lo em suas estratégias de marketing e aproveitar que o assunto está em alta para mostrar ao mercado as possibilidades que a sua empresa oferece.

    Sendo assim, os tópicos a seguir irão reunir algumas das razões pelas quais a sua empresa precisa investir em podcasts e como ela pode aproveitar ao máximo esse modelo de criação de conteúdo.

    Isso porque ele chama a atenção até mesmo de empresas e públicos que se interessam por sacolas e mochilas personalizadas, por exemplo.

    01 – Bastante versatilidade

    Se tem uma coisa que as pessoas buscam nos dias atuais, é versatilidade e facilidades, independentemente do conteúdo que está sendo consumido. O podcast pode ser ouvido tanto em computador, quanto pelos celulares e tablets.

    Mas o que é mais interessante dos podcasts, ao menos aqueles que possuem apenas o formato de áudio, é que as pessoas não precisam parar de fazer suas tarefas, conseguindo ouvir as entrevistas e temas ao mesmo tempo que continuam sendo produtivos.

    Pensemos que você trabalha com embalagens de papel cartão personalizadas e está em uma parte do processo que não demanda tanta concentração. Ouvir um podcast, além de te relaxar, ainda traz informações e serve como um passatempo.

    Quanto mais fácil a plataforma estiver a serviço do público, maior será o engajamento e a vontade deles de darem a primeira oportunidade de consumir o conteúdo, podendo ser esse o que a sua empresa fará um anúncio, ou seja, o próprio podcast da marca.

    02 – Facilite o anúncio pelo público-alvo

    A vantagem dos podcasts é que normalmente existem convidados ou temáticas que são abordados em cada programa, e isso facilita demais tanto a preparação, quanto chamar o público-alvo correto para aquele dia em específico.

    E isso reflete diretamente na maneira que a sua empresa fará seus anúncios e conseguirá chamar a atenção dos ouvintes. Pense que nem todo mundo está interessado no seu produto ou serviço, mas é muito mais fácil conversar com quem já tem certo interesse no tema.

    Se um produto de uma empresa é, por exemplo, microfone diferente e tudo relacionado a ele, talvez uma entrevista com uma figura política não seja tão chamativa, mas para um dublador as coisas já mudaram muito.

    Sendo assim, o convidado e o tema abordado chama um público-alvo que se interessa mais por eles, tornando mais fácil a empresa decidir quando irá investir em anúncios, em quais irá investir e ter uma dimensão maior sobre como será o retorno.

    03 – Aumenta o engajamento e a intimidade

    De acordo com a conhecida Pirâmide do Aprendizado, aprendemos mais quando estamos assistindo ou ouvindo do que lendo, e o podcast tem esse poder de trazer o usuário para mais próximo dos criadores de conteúdo.

    Não apenas isso, mas por ser um tipo de programa que normalmente tem dias na semana específicos para acontecer, ele gera uma espécie de lealdade com o público, que sempre irá voltar para consumir mais um pouco do conteúdo.

    Muitas vezes, quando a marca chega a ter diversos episódios de podcasts, é normal as pessoas reassistirem e até mesmo conhecer conteúdos novos, temáticas novas e convidados que antes não faziam tanta questão assim.

    Quanto mais a pessoa ouve e se envolve com o que ali está sendo contado, maior é a intimidade que cria com a marca e se tornará normal a fidelização, algo que toda empresa busca para o seu produto e serviço, sendo também um excelente palco para anúncios.

    04 – Aumenta a visibilidade da marca

    A internet se tornou uma excelente forma de uma empresa estar em diversos lugares e, mesmo alguém que nunca se envolveu com empreendedorismo ou negócios digitais, conseguir crescer e aos poucos ser conhecido pela rede.

    Os podcasts ajudam muito a sua marca ganhar mais visibilidade, seja ela a produtora do próprio podcast ou uma investidora que ajuda a manter o programa no ar. As pessoas reconhecerem o trabalho que os envolvidos têm ajuda a melhorar a imagem da sua organização.

    Claro que para isso é preciso definir os formatos de podcasts nos quais a marca estará inserida, e é preciso saber muito bem com quem fazer parcerias e se envolver, seja de forma direta ou indiretamente.

    Atualmente, o formato de podcast que tem feito mais sucesso é o realizado para duas plataformas, como YouTube e Twitch, ao mesmo tempo que é lançado no Spotify em formato de áudio. O podcast em vídeo aumenta ainda mais a intimidade e outros benefícios que foram destacados ao longo do texto.

    Claro que quanto mais plataformas buscar atingir, mais trabalho terá, mas essa é uma forma de atingir diversos públicos de maneiras diferentes, afinal as temáticas e convidados do episódios já ajudarão a trazer até mesmo público de nicho para o podcast.

    É preciso ter uma equipe responsável para fazer acontecer, mas o mais importante de tudo é estar atento às possibilidades que os podcasts podem abrir e saber aqueles que mais fizeram sucesso e aproveitar tais insights.

    Esperamos que esse conteúdo tenha lhe sido útil. Use como forma de orientação e estude o máximo possível sobre os podcasts e como a sua empresa pode aproveitá-los ao máximo sem perder a sua essência e continuar produzindo conteúdo interessante para a marca.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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