Michael Campos

Dicas de SEO para e-commerce

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    Sabemos que a internet junto da tecnologia foi essencial para mudar a maneira como conhecemos o mundo digital nos dias de hoje e, se você deseja abrir ou ter mais sucesso com a sua marca, saber utilizar o SEO para e-commerce é essencial.

    Quanto mais estratégias visando desenvolver métodos de como aprimorar esse aspecto da sua loja digital, melhor será o seu progresso ao longo dos anos e mais pessoas irão conhecer o seu site e todo o empenho que coloca nele.

    Sendo assim, o texto de hoje irá abordar não apenas o conceito de SEO, mas irá explorar os seus benefícios e as diversas maneiras de aplicação possíveis, indo além e apontando a importância de ter uma página fluida e funcional na internet.

    Desde uma empresa de gestão de documentos até mesmo empresas de logística, precisam saber como melhorar a sua imagem na internet ou, no mínimo, ter uma noção de como o algoritmo do Google funciona para impulsionar suas vendas.

    Isso porque tão importante quanto converter o lead em cliente, é fazer com que novos usuários que antes não conheciam sua marca, comecem a ter maior ciência do que ela faz e da sua importância dentro do mercado.

    Em outras palavras, o SEO será essencial não apenas para que a sua marca seja encontrada, mas também que ganhe destaque e, aos poucos, seja mais reconhecida dentro do seu ramo e seja indicada pelo próprio algoritmo do Google.

    De forma simples e bastante direta, a sigla SEO ou Search Engine Optimization, que em sua tradução para o português se torna Otimização dos Mecanismos de Busca.

    Conhecer sua importância e funcionalidade é fundamental até mesmo para a sua fábrica de mobile promocional que deseja começar suas vendas online ou obter mais clientes.

    O SEO nada mais é do que o ranqueamento que o Google coloca sobre os sites que respeitam suas diretrizes de uso e, quanto melhor desenvolvido, e melhor a experiência de usuário oferecida, mais os algoritmos indicarão a página.

    Então, quanto melhor o posicionamento, melhor é o ranqueamento do seu site e mais próximo da primeira página estará, consequentemente, mais pessoas irão encontrá-lo, melhorando as vendas da sua assessoria contábil para abertura de empresa.

    Com isso em mente, os tópicos a seguir reúnem uma série de informações sobre as vantagens de se investir no SEO, assim como algumas dicas de como conseguir melhor ranquear o seu site e página na internet. Sem mais delongas, confira.

    Aplicando o SEO em seu e-commerce

    Antes de mais nada, é importante entender que o SEO irá aumentar o alcance da sua marca para as pessoas, possibilitando trabalhar melhor com os leads e fazer com que novos usuários se interessem pelo sistema de pedidos online para restaurantes da sua marca.

    Muitos se perguntam se devem investir nesse tipo de método para conseguir atrair mais clientes e melhor ranquear o seu site. Caso você seja um deles, pedimos que imagine a quantidade de empresas que criam seus sites na internet nos dias atuais.

    Uma simples pesquisa no Google pode gerar mais de uma centena de páginas, portanto, quanto mais próximo da primeira o seu site estiver, melhor. Quantas vezes você comprou ou buscou informações em sites que estavam além da segunda página de pesquisa?

    Provavelmente poucas ou nenhuma. E, uma coisa que o seu negócio de configuração de servidor de entrada precisa saber são dos benefícios que podem ser usufruídos ao investir nesse tipo de estratégia. Podemos citar alguns exemplos como:

    • Maior alcance da marca;
    • Clientes e leads mais engajados;
    • A empresa começa a ganhar mais autoridade;
    • Aumento da taxa de conversão;
    • Aumenta o tráfego orgânico da página ou site.

    Claro que muito vai depender de como a sua empresa irá aplicar tais ideias e como irá utilizar as ferramentas e o marketing digital. Mas em um contexto geral, tais benefícios são excelentes incentivos para que a sua organização invista em um bom SEO.

    Com isso em mente, os tópicos a seguir reúnem algumas dicas de como aplicar o SEO na sua empresa, independentemente do ramo, seja em uma empresa de serviço de rastreamento de veiculos ou em uma pequena loja de verduras.

    01 – Trabalhe as palavras-chave

    As palavras-chave são uma das principais ferramentas que o algoritmo do Google trabalha e é preciso utilizá-las de maneira efetiva para que o seu site tenha um bom ranqueamento e traga os clientes certos para a página.

    É através desse tipo de mecanismo que a plataforma busca os sites que nela estão listados, para dessa maneira ranquear aqueles que condizem com a pesquisa e mostrar ao lead o que ele quer ver.

    Apenas se atente que encher o texto ou o título de palavras-chave, principalmente se não tiverem relação com o tema, é caracterizado como Black Hat e pode fazer com que sua página sofra alguma punição da plataforma.

    02 – Invista no Marketing de conteúdo

    As pessoas estão na internet para consumir conteúdo, fazendo com que os leads e usuário sempre voltem a determinada página para consumir mais. Pense que é uma espécie de canal de televisão que você sempre volta para assistir o seu programa favorito.

    E isso não gera apenas mais tráfego para o site, mas também uma maior experiência de usuário, fazendo com que o lead comece não apenas a comprar produtos no site como a comentar, curtir e compartilhar postagens.

    Quando isso acontece, a Google entende que a sua página tem certa relevância para as pessoas e começa a melhor ranqueá-la, fazendo com que a marca ganhe mais autoridade dentro do mercado, mas também aumente o seu alcance. 

    Com maior alcance, mais pessoas irão conhecer o que sua empresa de serviços de ti para empresas tem a oferecer. 

    Portanto, invista em uma criação de conteúdo original e realmente bom, que agregue valor ao usuário e faça com que ele sempre volte ao seu site. É indicado deixar claro sempre quando algo novo irá lançar, assim como os canais de comunicação que a marca utiliza.

    03 – Tenha um Layout responsivo

    Para que o seu site tenha um melhor alcance e consiga ser melhor ranqueado pelas ferramentas de SEO, o site precisa atender a todo o tipo de público que o busca, e isso significa que tanto as pessoas em computador quanto em celulares precisam ser abraçadas por ele.

    Existem dois tipos de layout que são mais utilizados: o responsivo e o mobile. Enquanto o mobile muda completamente a estrutura do site para quem utiliza os dispositivos móveis, o responsivo faz com que seja possível navegar independentemente do tamanho da tela.

    Isso significa que o tamanho da tela se adapta ao dispositivo. E quanto mais pessoas acessarem o seu site de qualquer lugar, maior será o tráfego, maior o número de pessoas que podem ser impactadas com seu conteúdo, produtos e serviços.

    Sem mencionar que, atualmente, um site dificilmente é indicado pelo Google se não tem nenhum dos dois tipos de design. Portanto, pense nisso e busque implementar em sua empresa de serviços de call center.

    04 – Utilize imagens otimizadas

    As imagens são excelentes formas de não apenas chamar mais a atenção do público, mas ajudar a plataforma a melhor ranquear o seu site por agregar valor e, dependendo da imagem, pode ser usada como forma própria de criação de conteúdo.

    Mas uma coisa que acontece bastante é o padrão de qualidade ser baixo para não sobrecarregar o site ou simplesmente serem muito pesadas, prejudicando a fluidez e navegação dos usuários ao longo da página.

    Sendo assim, sempre que for utilizar imagens em seu site, tenha certeza de otimizar o máximo possível a qualidade delas, garantindo que as pessoas consigam aproveitar ao máximo o que a página tem a oferecer.

    Considerações finais

    Esses foram apenas alguns exemplos de como otimizar o seu site e melhorar a sua imagem frente às ferramentas de SEO, mas é possível citar muitas mais e que você pode aproveitá-las para conseguir um resultado ainda melhor.

    Alguns exemplos são realizar a linkagem de páginas internas do site para agilizar o processo para o cliente, investir na fluidez da página para ter menos travamentos e evitar frustrações, assim como também organizar o layout para ser mais intuitiva e fácil de se utilizar.

    Independentemente da escolha, é preciso se atentar e utilizar as ferramentas que se tem à disposição para que assim o SEO não apenas seja melhor como os clientes e leads da sua marca se sintam confortáveis em navegar pelo seu site.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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