Michael Campos

SMS marketing: quais são as vantagens e como aplicar

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    Dentre as várias alternativas que uma empresa tem para aumentar os seus resultados, o SMS marketing é uma opção que pode ser usada para melhorar o engajamento dos usuários com a marca. 

    Resumidamente, o SMS marketing consiste no uso de mensagens de texto que são enviadas para celulares. O objetivo por trás dessa estratégia é divulgar ou vender produtos e serviços.

    Dessa forma, por meio de mensagens curtas, o SMS tem grandes chances de prender a atenção do usuário, informando-o sobre ofertas e novidades da empresa.

    Na prática, o SMS marketing consegue fazer com que o cliente que estava interessado em comprar uma lona para bote inflável crie mais interesse em ao menos saber mais sobre o produto.

    Logo, ele pode entrar em contato com a empresa e assim a equipe de vendas saberá qual a abordagem correta para fazer com que o cliente possa finalmente comprar o item que deseja.

    O SMS originalmente foi criado na década de 1990 com o objetivo de enviar mensagens curtas para celulares. Desde a sua criação, muitas alterações ocorreram, mas a sua efetividade continua a mesma.

    Atualmente o SMS marketing vem sendo usado diariamente por empresas que dependem diretamente de vendas, como é o caso de organizações que trabalham com aluguel de andaimes para construção civil.

    Desde o momento que a companhia conseguir o contato com o potencial cliente, ele pode começar o processo de nutrição por meio do próprio SMS ou outros canais de comunicação.

    E quem acha que esse método está ultrapassado se engana, porque o recurso ainda está entre os canais com maior taxa de abertura, girando em torno de 98%.

    Portanto, adotar o SMS marketing como um dos meios principais para ofertar produtos como um climatizador comercial de parede pode ser  extremamente vantajoso para a empresa em relação aos seus resultados.

    Um exemplo que pode explicar a grande popularidade do SMS é o fato das empresas usarem o recurso como um dos principais canais de comunicação entre a marca e o consumidor.

    Assim surgiu o SMS marketing, uma ferramenta indispensável para as empresas que desejam aumentar a sua conversão nas vendas.

    Considerando que o mercado está cada vez mais competitivo, ter recursos como o SMS marketing pode fazer com que uma empresa especializada em gerenciamento de obras corporativas tenha mais chances de conseguir finalizar uma venda.

    Afinal, o cliente será nutrido por diversas novidades que possam ser do interesse dele, e isso é essencial para que ele possa concluir a sua venda com a empresa.

    Para contextualizar melhor o tema, vamos entender agora o que de fato é o SMS marketing. Confira:

    O que é SMS marketing?

    O SMS marketing faz parte das estratégias que compõem o Mobile Marketing. Como já foi dito, o SMS marketing é basicamente uma mensagem de texto que é enviada para celulares com o objetivo de divulgar ou vender produtos e serviços.

    Ou seja, essa ferramenta pode ser um dos recursos que estava faltando na sua estratégia para potencializar o número de vendas.

    Assim podemos concluir que o SMS marketing é uma alternativa bem viável para uma loja que vende brindes personalizados bloco de anotações, porque o seu resultado pode melhorar significativamente.

    Diante de uma era onde as pessoas estão menos interessadas para lerem grandes textos, o SMS é uma ferramenta que possui grandes chances de prender a atenção do usuário e ele pode criar interesse sobre as ofertas que a empresa está oferecendo.

    O consumidor sempre está em busca de valores mais acessíveis, e o SMS marketing é uma ótima opção para comunicar ao cliente que o banco para piscina, que ele estava pesquisando, finalmente entrou em promoção, por exemplo.

    Diferente do que algumas pessoas podem pensar, por mais que nos últimos anos tenham surgido canais de comunicação extremamente eficientes (como o WhatsApp, por exemplo), o SMS continua sendo uma das principais ferramentas que o marketing possui.

    A sua importância está conectada diretamente com as suas vantagens. Abaixo, você conhecerá quais são os benefícios que essa ferramenta pode proporcionar para o seu negócio.

    Vantagens do SMS marketing

    Quando o assunto é sobre estratégia de marketing, logo pensamos nas ferramentas que podem nos auxiliar nesse processo. No geral, as estratégias de marketing são capazes até mesmo de vender caixa de papelão para bebidas.

    Os recursos usados no marketing precisam apresentar efetividade, isto é, tornar todo o processo operacional mais efetivo. Ao mesmo tempo, a respectiva ferramenta precisa melhorar os resultados da empresa e proporcionar uma boa experiência para o usuário.

    Todos esses benefícios citados acima fazem parte da série de vantagens que o SMS marketing consegue proporcionar. Além delas, há outras qualidades da ferramenta. Elas são:

    • Alta efetividade;
    • Aumento de alcance;
    • Praticidade e escalabilidade;
    • Personalização.

    Portanto, considerando que o SMS marketing é uma das ferramentas do marketing que não necessita de tanto investimento, podemos dizer que o recurso é uma ótima alternativa para as empresas que estão em busca de resultados melhores.

    Mas afinal, como essas vantagens acontecem? Vamos explicar melhor cada ponto nos próximos parágrafos.

    Alta efetividade

    Como já foi dito anteriormente, o SMS tem uma taxa de abertura que pode chegar até 98%. Além disso, o máximo de tempo que um usuário pode levar para ler uma mensagem é, geralmente, 90 segundos.

    Ou seja, de acordo com todos os dados que foram citados acima, fica mais claro como esse canal é efetivo quando o assunto é manter uma comunicação.

    Aumento de alcance

    De acordo com os dados que foram levantados pelo IBGE, 79% da população brasileira com 10 anos ou mais possui um celular. Apenas com essa informação já podemos perceber o potencial que tem o SMS marketing.

    Podemos citar também o fato da ferramenta não necessitar de internet para estar funcionando, o que é essencial, considerando que nem sempre o cliente pode estar com internet para pesquisar a promoção que uma empresa fabricante de etiquetas está divulgando.

    Praticidade e escalabilidade

    Ao contrário do que muitos podem pensar, essa estratégia não necessita de um aparelho celular para fazer os disparos de SMS, já que o processo é executado por um sistema desenvolvido unicamente para essa finalidade.

    Felizmente grande parte das interfaces são interativas e fáceis de usar. O disparo de SMS também pode ser feito para um grande volume de contatos, dando escalabilidade ao processo, além de abrir possibilidades para fazer uma automatização.

    Personalização

    Por fim temos a personalização, que permite o uso de variáveis no texto que for desenvolvido. Por exemplo, você pode incluir: nome, CPF, data de nascimento, informações da compra do usuário.

    Dicas e práticas para ter sucesso no SMS marketing

    Por mais que a ferramenta consiga naturalmente levantar várias vantagens, considere também adotar práticas e dicas para o sucesso da sua estratégia esteja garantida. A seguir, você verá alguns meios para assegurar a efetividade do SMS marketing.

    Tenha o opt-in do usuário

    Por trás de uma boa campanha de marketing há a ideia de promover uma boa experiência para o usuário. Assim, por mais que não seja obrigatória, ter o opt-in do usuário para enviar as mensagens é mais vantajoso quando o próprio cliente permite tal ação.

    Atente-se aos horários de disparos

    Por mais que você consiga a permissão dos usuários para enviar as mensagens, é necessário se atentar aos horários, evitando ao máximo fazer disparos fora do horário comercial.

    Caso isso aconteça, o efeito que você espera pode não acontecer, gerando desconforto para quem recebe o SMS.

    Identifique a sua empresa nas mensagens

    Ao desenvolver a mensagem que pretende enviar para os seus contatos, lembre-se de identificar a sua empresa. Essa identificação traz mais credibilidade para quem está recebendo o SMS. A dica nessa parte é fazer a identificação logo no início.

    Crie uma estratégia ao usar o SMS marketing

    Ao usar o SMS marketing de maneira indiscriminada, o resultado esperado pode não acontecer. Por esse motivo, procure elaborar uma estratégia ao utilizar esse recurso.

    Dentre os seus planejamentos você pode considerar a ideia de combinar o SMS marketing com outros canais de comunicação, como o WhatsApp e o e-mail marketing. Dentro da sua estratégia, não esqueça também de tomar alguns cuidados, como:

    • Criar um texto objetivo;
    • Revisar o texto;
    • Tomar cuidado com caracteres especiais e SPAM.

    Entre outras práticas, vale também fazer uma segmentação do seu público para garantir mais eficiência na sua estratégia.

    A importância da segmentação correta

    Segmentar o seu público é importante, porque é através dela que poderá haver a compreensão e análise dos desejos dos diferentes públicos que você deseja atingir.

    Quando você consegue identificar um grupo que costuma consumir mais, torna todo o processo mais fácil. Dessa forma você consegue planejar estratégias de marketing mais eficientes.

    Afinal, todos os trabalhos estarão voltados para aquele público específico, aumentando as chances de engajamento.

    Nessa parte vale a pena estudar as palavras-chave que estão presentes no segmento do seu negócio. Isso significa que você precisa ter uma lista das palavras que o seu público costuma usar para aumentar ainda mais as chances de conseguir a atenção necessária.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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