Michael Campos

Descubra como o Google Trends pode ajudar a sua empresa

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    As plataformas digitais são cada vez mais importantes para a sociedade, inclusive para o mercado, oferecendo novas estratégias e ferramentas para que as companhias consigam se conectar com sua audiência. O Google Trends é uma solução nesse sentido.

    De uma forma geral, para que um projeto consiga se aproximar de sua audiência almejada, seja ele comercial ou não, é preciso estar presente nos mesmos locais frequentados por esse público, de forma a direcionar a sua comunicação.

    E se o público encontra-se em grande peso na internet e nas redes sociais, esse é o ambiente ideal para que as empresas disponibilizem os seus conteúdos, com o intuito de que essas peças de comunicação cheguem ao alcance dos seus clientes em potencial.

    Como o caso de uma empresa de adesivagem e soluções similares para veículos automobilísticos, que busca anunciar os seus serviços para um usuário que tenha digitado em sua barra de pesquisa por “adesivagem de carros preço“ ou termos similares.

    Para que essa companhia consiga se conectar com esse público em específico, a mesma deve contar com ferramentas de especialização na internet, encontrando estratégias e termos a serem utilizados que fortaleçam essa possibilidade de encontro com seu público.

    Dentro dessa rede de possibilidades, se destaca o Google Trends, um instrumento que permite aos usuários descobrir não apenas quais são as palavras-chave que mais podem destacar seus conteúdos na internet, mas também quais são as tendências de busca.

    Como funciona o Google Trends?

    O Google Trends é uma ferramenta que se relaciona com o serviço de buscas principal do Google, no entanto voltado a performance de um termo ou assunto dentro de suas plataformas, passando pelos mais diversos assuntos e mercados.

    Uma ferramenta que opera através de uma análise do comportamento dos seus usuários em geral, reunindo informações sobre o que está sendo buscado em seus diversos serviços, como o Google em si, além do Youtube, Google Shopping entre outros.

    Um serviço que permite ao seu usuário analisar a performance de busca de um termo específico, como “crachá e cordão personalizado”, e com base nesse resultado focar nessa área de produtos, ao se identificar uma grande procura pelos mesmos.

    E para quem já comercializa tais produtos, existe a possibilidade de desenvolver novas estratégias comerciais, tendo como base outros resultados similares apresentados pela plataforma do Google Trends que fornece informações como:

    • Palavras-chave mais buscadas;
    • Regiões onde um termo se destaca;
    • Dúvidas comuns entre os usuários;
    • Tendências do mercado.

    Um conjunto de probabilidades que podem auxiliar um serviço de outsourcing de impressoras a não só encontrar a sua audiência desejada, mas também a desenvolver estratégias capazes de explorar o potencial comercial desses indivíduos.

    Tudo levando em conta o comportamento dos mesmos na internet, como foco em suas atividades de pesquisa. E sendo o Google a maior plataforma de pesquisa do universo digital, ele acaba por oferecer um número maior de possibilidades para o seu negócio.

    As ferramentas de pesquisa do Google Trends

    O Google Trends é uma plataforma indispensável para que atuam na internet, seja com a produção de conteúdos digitais, como vídeos e textos, ou para negócios que trabalham com a circulação de anúncios nas plataformas virtuais, como as redes sociais.

    Uma das ações que permite esse auxílio comercial é a sua capacidade de pesquisar por palavras-chave ou assuntos que estão em alta no ambiente digital, formando assim tendências, o que justifica o nome Trends, que significa tendências em inglês.

    Fora toda a especificidade dessas pesquisas, ao analisar questões como:

    Localização

    Permitindo aos usuários do Trends identificar as regiões às quais uma pesquisa em específico conta com um número maior de pessoas interessadas, permitindo a uma loja de mala de viagem personalizada para empresas divulgar seus produtos nesse local.

    Período específico

    Outra particularidade dessa ferramentas de análise sobre as buscas é a sua definição de tempo, permitindo aos seus usuários pesquisarem pela performance de uma busca em qualquer data a partir de 2004, dois anos antes do lançamento do Google Trends.

    Segmentação

    Entre as maiores qualidades, destaca-se a capacidade do Trends de analisar as pesquisas realizadas nas plataformas do Google, com base em áreas e segmentações específicas, como política, esportes, entretenimento, ou qualquer que seja a sua particularidade.

    Tipo de busca

    Além da variedade de assuntos, o Google Trends trabalha também com uma análise profunda em cima da diversidade de tipos de busca oferecidos pelo Google, como buscas em cima de notícias, imagens e até mesmo por vídeos no Youtube.

    Com base nessas possibilidades, é possível afirmar que o Trends é uma ferramentas de grande importância para administração de um projeto na internet, garantindo assim uma maior performance do seu negócios e dos anúncios relacionados a eles. 

    Como o Google Trends pode ajudar a sua companhia?

    Manter um negócio na internet é algo que lida com um conjunto de desafios, a começar pela alta concorrência, com diversas empresas, sendo concorrentes diretos ou não, em busca de conquistar a atenção dos usuários, tornando-os em possíveis clientes dessa companhia.

    Tudo para que uma distribuidora de etiquetas para produtos consiga melhor se relacionar com a sua audiência, aumentando não só o seu número de clientes, como também fortalecendo o potencial de compras de cada um desses prováveis consumidores.

    E o Google Trends ajuda nessa relação ao oferecer uma série de benefícios.

    Comparação entre palavras-chave

    O uso de palavras-chave é um estratégia importante para que o nome da sua companhia, junto aos conteúdos produzidos sejam encontrados na internet, utilizando de um conceito conhecido como SEO (Search Engine Optimization), uma otimização dos serviços de busca.

    No Google Trends, é possível comparar as palavras-chave relacionadas ao seu produto, de forma a identificar qual delas trará melhores resultados para a sua página na internet, intensificando o nome da sua companhia junto aos resultados em um serviço de busca.

    Descobrir variações

    E quando se fala em palavras-chave, é importante conhecer também as variações em relação a um termo de busca, afinal, o mesmo público que procura por uma decoração de natal para cidades pode realizar a mesma pesquisa através de diferentes termos.

    As variações que passam por questões de linguagem, ortografia e até mesmo diferentes costumes de linguagem de uma região para outra, usando termos diferentes para uma finalidade em comum.

    Filtrar por regiões

    Ao permitir uma segmentação de pesquisa por regiões, o Google Trends possibilita a um negócio encontrar a sua faixa de público desejada com base em sua localização, sendo assim possível focar em suas atividades nesse território em específico.

    Saber quais são os assuntos mais pesquisados

    Essa especificação de pesquisa está além da região do usuário, mas também sobre qual tipo de assunto está sendo mais buscado por um público em particular.

    Uma análise profunda que relaciona os assuntos mais procurados e comentados na internet com as atividades realizadas pela sua companhia, permitindo a mesma adotar medidas próprias para a ampliar a sua presença nos resultados de pesquisa.

    Buscar por tendências do mercado

    Junto aos assuntos mais populares na internet, estão relacionadas também às tendências do mercado, com o comércio sempre adaptando-se à realidade presente na sociedade e consequentemente nos mercados de negócios.

    Identificação de público-alvo

    Ao analisar com profundidade os resultados alcançados pelos seus perfis comerciais na rede, um empreendimento digital consegue assim identificar quais são as características comuns encontradas em um público que procura por um display expositor na internet.

    Com base nessa relação, torna-se possível então definir qual é o perfil do seu público-alvo, encontrando os atributos que envolvem as características dessa audiência.

    Planejando campanhas e anúncios

    Ao definir o seu produto, o seu mercado e o seu público, é preciso então relacionar entre diferentes tópicos para se criar o melhor anúncio ou campanha publicitária possível, destacando o potencial comercial de um produto ou serviço.

    Monitorando a concorrência

    É importante se atentar ao fato de que esses mesmo benefícios também acabam por ser disponibilizados aos seus concorrentes, contudo o Google Trends também permite uma análise profunda dos seus competidores.

    Uma comparação entre o nome da sua empresa e dos seus concorrentes, de forma a identificar qual dessas companhias está encontrando um melhor resultado na rede, para assim adaptar suas ações para se destacar diante dessas empresas.

    Produção de conteúdo

    Quando se pensa na internet, os conteúdos digitais são elementos primordiais para a divulgação de um produto ou serviço, e nesse sentido o Google Trends ajuda a identificar as melhores palavras-chave, termos e assuntos que podem auxiliar os seus serviços.

    Como uma fábrica do setor industrial que comenta em seu blog sobre a importância dos elementos de sinalização de segurança, para assim melhorar a sua performance dentro de um cenário digital.

    Pois é justamente a partir de uma análise de qualidade sobre as informações adquiridas pelo Google Trends que é possível a um negócio desenvolver as melhores estratégias para alcançar os seus resultados esperados, assim como o seu público almejado.

    Afinal, não basta estar presente na internet, é preciso se destacar entre as páginas de busca. Algo que o Google Trends auxilia a conquistar.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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