Michael Campos

Descubra como a experiência de compra reflete nos seus negócios

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    A experiência de compra é um processo que inclui toda a jornada de compra que o cliente passa, com suas percepções e sensações desde o momento de criação de interesse no produto até o fechamento da compra de um curso de comissário online, por exemplo.

    Na maioria das vezes, quando você lida com questões de vendas, esse processo está muito mais ligado ao emocional do que ao racional. Por isso, cuidar desse tipo de estratégia ajuda a criar uma experiência satisfatória para o consumidor.

    O mundo tem passado por um processo de transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos tem se popularizado e começado a fazer parte do dia a dia das pessoas como um todo.

    Por conta desse processo, a informação se tornou um elemento constante na vida das pessoas, mudando a forma como o mercado se comporta e principalmente o perfil do consumidor, que antes era reativo e esperava por propagandas que o fizessem despertar o interesse.

    O mercado hoje é muito mais exigente, e não há mais espaço para empresas que abordam os consumidores desejando que eles comprem de seu distribuidor de etiqueta adesiva.

    O padrão agora é que a empresa busque conhecer e entender o cliente para identificar a melhor estratégia de ação.

    Esse não é um conceito novo, e ele tem se espalhado para o mercado convencional tanto quanto para o digital, uma vez que é um gatilho para clientes em potencial e até mesmo para aqueles que já fizeram negócios anteriormente com você.

    A maioria das pessoas busca no mercado atual uma boa experiência, e está disposto, inclusive, a pagar um valor mais elevado do que a média no mercado se esse tipo de experiência for realmente satisfatória e trouxer o que o consumidor estava buscando.

    Essa mudança de comportamento é importante para entender o funcionamento das transações da atualidade, conseguindo criar ferramentas adequadas para trabalhar com vendas de power bank personalizado ou de outro tipo de produto

    Atualmente, a lealdade que um consumidor oferece para uma marca não está mais vinculada ao preço ou ao produto, uma vez que existem diversas opções de concorrentes no mercado de qualidade similar e que oferecem diversas variações destes elementos.

    Aqui, a experiência de compra se torna o grande diferencial. Quando o cliente se sente satisfeito com o processo, ele começa a se tornar leal à marca e procurará a mesma companhia sempre que precisar de um recurso oferecido por ela.

    Os pilares da experiência de compra

    Para otimizar esse tipo de ação, é preciso ter em mente que você deve trabalhar os cinco pilares da experiência de compra de presente para empresas, que são fundamentais para você conseguir resultados mais expressivos em suas ações.

    Quando você consegue compreender cada um destes pilares e como você prosseguirá para uma otimização desse tipo de recursos, sua empresa consegue resultados muito mais satisfatórios em suas vendas.

    Ambiente

    O primeiro pilar é um elemento altamente visual. O ambiente refere-se a todos os aspectos de decoração de sua loja, e o impacto que isso gera no cliente. 

    Engana-se quem pensa que é um pilar unicamente físico, mas existem diferenças entre o ambiente virtual e o espaço real.

    Em uma loja física, todos os elementos decorativos contam. Isso varia entre:

    • Cores;
    • Iluminação;
    • Cartazes e disposição de produtos;
    • Música ambiente.

    Estes elementos ajudam a criar um clima propício para gerar conforto e aconchego para os clientes, que se sentem confortáveis na loja e acabam optando por comprar itens que você tem a oferecer, como balões para aniversário infantil.

    Já no campo virtual, o design de seu e-commerce é um dos pontos fundamentais, bem como imagens e banners decorativos e até mesmo o local onde os botões de compra estão posicionados pode fazer a diferença.

    Serviço

    O serviço é outro importante elemento de engajamento para vender melhor. Aqui, o principal processo é gerar um relacionamento mais próximo entre consumidor e marca, fazendo o cliente confiar em sua equipe de vendas e na empresa como um todo.

    Esse tipo de proposta tem como objetivo não só garantir uma venda, mas construir uma relação duradoura, fidelizando assim o consumidor. No caso de lojas físicas, é muito comum que você qualifique seus vendedores.

    Um bom atendimento na loja pode fazer uma grande diferença na experiência do usuário, através de conselhos, dicas e outras ações que podem gerar um impacto maior nesse tipo de atividade em sua empresa de automação comercial.

    Por outro lado, no campo digital, a experiência do usuário possui um setor exclusivo para ela, conhecido como UX. Dentro desse campo, é trabalhado uma série de elementos que vão desde a experiência do usuário com dispositivos móveis até áreas mais técnicas.

    Sobretudo em questão de segurança e agilidade, a UX deve focar em ser um facilitador para o usuário, otimizando elementos que muitas vezes podem acabar sendo um problema na hora de comprar pela internet.

    Uma vez que o cliente não pode ver ou tocar no item quando está comprando pelo e-commerce, é fundamental que você crie maneiras criativas de lidar com o comércio para que consiga mais conversões em sua empresa.

    Transparência

    A transparência é uma das maneiras mais importantes de passar confiança e segurança para os consumidores que procuram por manutenção de máquinas de café expresso ou qualquer outro tipo de serviço.

    O cliente atual gosta de ter informações, e utiliza a internet para isso. Uma vez que se trata de um campo muito amplo, é importante saber se posicionar.

    Existem especialistas nas mais diversas áreas que fazem análises e avaliações de produtos e serviços, até mesmo avaliações de empresas, das quais os usuários comuns usarão para conseguir ter mais informações antes de fechar uma compra.

    Portanto, quanto mais transparente você for desde o primeiro contato, melhor será o resultado de vendas, uma vez que o consumidor não encontrará informações conflitantes com o que você tem a oferecer.

    Trabalhar com produção de conteúdo também é muito importante para que o consumidor entenda que não há nenhuma tentativa de esconder informações ou retê-las, uma vez que você está compartilhando material gratuitamente na internet.

    Esse tipo de ação em muitos casos gera autoridade para sua marca, sendo uma excelente maneira de conseguir um destaque maior e de otimizar seus resultados, conquistando uma estrutura de qualidade para as vendas.

    Não deixe de cumprir a proposta que está oferecendo também, assim você garante que a expectativa de seu consumidor será atendida e você terá uma estrutura mais adaptada para lidar com esse tipo de ação em um sistema de pedidos para restaurante.

    Flexibilidade de opções

    Uma das melhores maneiras de otimizar a experiência de compra de um consumidor é através de personalização. 

    Quando você trabalha com esse conceito, acaba apresentando um catálogo mais variado de produtos e serviços, o que otimiza a relação com o consumidor.

    Em alguns casos, é fundamental ter esse tipo de processo. Quando o cliente entra em uma loja e vê apenas um ou alguns poucos modelos do que está procurando, pode desejar continuar a busca e ir em outros locais fazer esse tipo de ação.

    Por outro lado, quando ele é apresentado a um leque de opções, as chances de engajamento são muito maiores, empoderando-o e fazendo com que o usuário sinta que o poder de escolha final é exclusivamente dele.

    Você pode utilizar algumas ferramentas para trabalhar com esse conceito, tanto fisicamente quanto no campo digital. A recomendação é um processo muito útil para trabalhar com a flexibilidade de opções.

    Em uma loja física, seus atendentes podem sugerir outros modelos e itens que combinem com o que está sendo solicitado pelo consumidor. 

    Além disso, na internet, você pode contar com uma programação que mostre sugestões e recomendações na tela de compra.

    Comunicação

    A proximidade da comunicação com o consumidor é muito importante para gerar uma experiência mais satisfatória. O mundo vive uma era de comunicação, onde existem os mais diversos canais para que o consumidor possa entrar em contato sem problemas.

    Diante disso, é importante pensar em como você pode otimizar esse tipo de resultado e criar um ambiente confortável para que o cliente tire todas as dúvidas antes de efetivar a compra, o que passa mais segurança e tranquilidade para ele.

    Considerações finais

    A experiência de compra de um cliente pode ser a peça-chave entre suas vendas prosperarem ou falharem. Você deve pensar em como aplicar esse tipo de resultado com mais atenção para conseguir trabalhar efetivamente com essa atividade.

    Dessa maneira, você cria uma estrutura de atendimento qualificada, onde os consumidores se sentirão confortáveis de fazer perguntas, participar e otimizar suas ações, aumentando seu faturamento consideravelmente.

    Aplicar esse conceito é fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar uma liderança no mercado em que está inserida, bem como para aumentar suas chances de negócios.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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