Michael Campos

Conheça os melhores temas gratuitos do WordPress para 2022

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    Para garantir que seu site tenha a melhor navegação possível por parte do usuário, é preciso adotar uma estrutura digital que otimize essa experiência. E para se certificar disso existem diversos temas gratuitos do WordPress que podem ser úteis.

    Até porque construir um site do zero pode ser algo muito trabalhoso ou até de alto custo para quem não possui familiaridade com as plataformas digitais, e busca apenas oferecer um novo meio de contato junto ao seu público. Seja com um site de vendas ou institucional.

    Questões que devem ser levadas a sério durante a criação do seu site, para que seja possível adotar uma estrutura que facilite a quem visite o seu futuro site a compreender qual é a principal função dele, funcionando como um blog ou como um ponto de vendas.

    Em alguns casos pode ser benefícios até mesmo ter dois endereços virtuais diferentes. Como uma empresa de segurança do trabalho, que mantém um site institucional, com informações sobre a companhia, e outro com teor comercial, com contatos de contratação.

    Para cada estilo de site existem características que devem ser levadas em conta, como o design, a disposição dos elementos de navegação, como navegação e barras de pesquisas, além de outras ferramentas que ajudem o usuário a chegar a seus objetivos nesse site.

    Seja se informar sobre os endereços físicos de uma empresa e suas filiais, encontrar os perfis de contato digitais dessa companhia, ou verificar a disponibilidade de um produto, quando se trata de um endereço eletrônico comercial.

    No caso do segundo, é preciso que esses itens estejam integrados a outros sistemas importantes para o vendedor e para o público, como uma gestão de entregas, que permita ao consumidor acompanhar a trajetória de sua compra até sua casa.

    Independentemente do propósito por trás do seu site, é essencial que ele conte com uma estrutura adequada ao seu objetivo, existindo diversas formas de criar uma estrutura para o seu endereço virtual, coisas possíveis de se fazer junto à plataforma WordPress.

    O que é o WordPress?

    O WordPress se trata de uma sistema para gestão de conteúdo na internet, permitindo ao usuário ter um melhor controle sobre o modelo do seu site. Em uma administração que envolve a publicação de conteúdos, o design adotado, entre outros pontos de navegação.

    Uma plataforma otimizada para o acesso, inclusive, de pessoa que não possuem muita familiaridade com o cenário digital, sendo possível criar um site de qualidade, com apelo profissional, para os mais diversos objetivos, como ter um blog pessoal ou uma loja digital, 

    O acesso a esse sistema é bem amplo, existindo uma versão gratuita e paga. A depender do tipo de especialidade que um usuário procura em relação à criação do seu site, é possível ter acesso a um bom modelo virtual na modalidade gratuita.

    Agora, caso você busque dar um ar mais profissional para o seu endereço virtual, a versão pro pode ser a mais indicada, dando a possibilidade para o site de uma empresa de serviços de TI ter uma URL personalizada, por exemplo, aprimorando esse endereço.

    Por outro lado, caso tais particularidades no momento não façam parte da sua preocupação em relação à criação do seu site, a modalidade gratuita já pode ser responsável para o alcance dos seus objetivos dentro de um cenário digital.

    Essa possibilidade se dá muito por causa da variedade de temas gratuitos que estão disponíveis na plataforma do WordPress, permitindo ao administrador de um site modelá-lo para os mais diversos objetivos, apresentando formatos conectados com vários propósitos.

    Como escolher o melhor tema para o seu site?

    Após o processo de definição sobre qual será a finalidade do seu endereço virtual, é preciso escolher um modelo de site que se conecta diretamente com esses objetivos definidos, dando aos usuários o acesso a uma plataforma intuitiva para as ações a serem executadas.

    A procura por um tema costuma ser um movimento fácil, diante da clareza presente no sistema WordPress, desenvolvido justamente para facilitar o acesso para quem não possui experiência com o universo digital de criação de uma plataforma adequada ao público.

    O maior desafio acaba sendo a variedade de temas disponíveis pelo WordPress, que em modelos gratuitos e pagos pode oferecer a melhor experiência durante o desenvolvimento do seu endereço digital, sendo preciso escolher o que melhor se adequa aos seus objetivos.

    Sendo preciso analisar uma série de fatores associados a disponibilização de cada tema ali presente, como a funcionalidade e a função principal de cada tema, que costuma ser desenvolvidos com um propósito já definido, a ser aplicado em uma loja, por exemplo.

    Junto a isso existe também a possibilidade de aprimoramento desse sistema, com o serviço de tradução de sites para uma companhia de atuação internacional, além de outros pontos a serem considerados durante esse processo de escolha.

    Tais como a avaliação dos usuários, o número frequente de atualizações referentes a esse tema, além do suporte oferecido pelo desenvolvedor desse sistema. Principalmente quando se recorre a um tema pago.

    Após analisar todos esses pontos é possível escolher o melhor tema de WordPress para o seu site. E as opções se tornam constantemente maiores, o que no ano de 2022 acaba por chegar em um número variado de opções a serem consideradas.

    Temas gratuitos de destaque no WordPress

    É impossível citar todos os temas disponíveis na plataforma WordPress, já que essa lista cresce de forma dinâmica. No entanto, é praticável a apresentação de uma lista com uma seleção dos melhores temas gratuitos, para ajudar em seu processo de escolha.

    Entre essa variedade, destacam-se:

    OceanWP

    Um tema que se destaca por causa da sua ampla aplicação, sendo adequado para uma validade de propostas, por causa do seu sistema básico, mas ao mesmo tempo de fácil navegação e administração, sendo ideal para:

    • E-commerce;
    • Site institucional;
    • Blog;
    • Portfolio;
    • Site de notícias.

    Uma variedade que explica a popularidade desse tema, sendo ideal para um site aberto aos usuários, como também para algo mais restrito, como uma plataforma de sistema de gestão empresarial, com acesso apenas para os profissionais de tal empresa.

    Divi

    Falando de popularidade, é impossível não citar o Divi, um dos temas mais utilizados, por causa da sua fácil manipulação, levando assim a diversas aplicações. Apesar de ser pago, existe um período de testes de 30 dias, ideal então para campanhas, por exemplo.

    Sparkling

    Tem mais voltados ao universo informativo, sendo adequado para a divulgação de notícias ou para a criação de um blog jornalístico, tendo um foco específico para a publicação de matérias e textos de maior profundidade.

    Dazzling

    Com um design limpo, o Dazzling é indicado para sites institucionais, por se tratar de uma tema moderno e de fácil adaptação aos dispositivos utilizados pelos seus usuários. Nesse último tópico também tem o destaque do Ascent, indicado para blogs e afins.

    Shopera

    Tendo uma relação clara em site título com o ato de compra (to shop), o Shopera é indicado para quem administra uma loja virtual, permitindo uma melhor visualização do seu catálogo de produtos, ótimo ao ser usado em conjunto um sistema comercial de uma loja.

    Hemingway

    Referência ao autor Ernest Hemingway, esse tema é apropriado para sites mantidos por escritores e autores, contando com um sistema visual de colunas.

    Hueman

    O grande destaque do Hueman é a usabilidade do sistema, contando com um fácil carregamento, indicado para sites com muitas informações, mantendo sua acessibilidade em dispositivos móveis.

    Awaken e BookRev Lite

    Ideal para quem busca simular o estilo adotado pelas tradicionais magazines, criando uma revista digital. Adequado também para portais de notícia. O BookRev Lite, por outro lado, é mais indicado para quem busca criar um site de livros de formato leve.

    Onetone

    O destaque do Onenote é mais visual, com a presença de uma ferramenta conhecida como rolagem parallax, no qual as imagens de fundo rolam de maneira mais devagar em relação ao conteúdo do plano principal, criando uma ilusão de profundidade em 2D.

    Esteem

    O Esteem é mais indicado para quem busca criar um portfólio digital. Seja uma empresa de limpeza de escritório buscando destacar alguns trabalhos realizados, ou um artista com o objetivo de exibir suas criações em um ambiente digital.

    Junto dessa variedade de temas, o WordPress também facilita o trabalho de quem gerencia um site por causa da sua plataforma de fácil acesso. Sendo uma ação prática o ato de escolher um modelo visual para os eu endereço virtual, a partir das etapas a seguir:

    • Acesse o painel de administrador;
    • Navegue até o tópico “Aparência”;
    • Escolha um dos temas disponíveis;
    • Clique em instalar tema.

    A partir disso se torna mais fácil para uma empresa ter um melhor sistema de gestão integrada em seu empreendimento, sendo possível associar o seu endereço brutal aos sistemas adotados em seu negócio presente no cenário virtual.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade