Michael Campos

Aprenda o que é comunicação bidirecional e suas vantagens

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    A comunicação bidirecional é um conceito que tem se espalhado cada vez mais, tornando-se uma importante ferramenta para o diálogo comercial em uma empresa de letreiro para fachada de prédio, por exemplo.

    Criar relacionamentos é um dos pontos mais relevantes para sua companhia conseguir mais sucesso com marketing.

    Quando uma companhia está se organizando e planejando estratégias de marketing digital, é muito comum encontrar obstáculos em questão de comunicação, em grande parte por conta da falta de clareza nesse segmento.

    Normalmente, a comunicação passa por uma série de etapas entre o consumidor e a marca, lidando com diferentes grupos que devem receber esse tipo de informação. 

    Infelizmente, esse ainda é um grande problema, seja por práticas ruins ou ferramentas que não funcionam.

    Para lidar com esse tipo de situação, foi criado o conceito de comunicação bidirecional, uma importante ferramenta de marketing digital para otimizar a troca de informações entre as diversas fontes utilizadas nessas atividades.

    A comunicação bidirecional parte do pressuposto de que tanto o remetente quanto o destinatário da mensagem estão em constante troca de papéis, garantindo a fluidez necessária para a conversa com uma empresa de brindes corporativos acontecer de fato.

    Isso significa que o diálogo deve ser claro entre todos os envolvidos no processo de marketing digital, sejam eles clientes, leads ou mesmo a marca e seus colaboradores. 

    Com esse tipo de comunicação, você acaba se tornando muito mais relevante para o mercado como um todo.

    Essa é uma estratégia que surgiu com o marketing digital, em grande parte por conta dos avanços tecnológicos alcançados pelo processo de transformação digital, que tornou a comunicação mais efetiva.

    As estratégias tradicionais de marketing ainda seguem o diálogo unilateral, no qual a marca envia a mensagem e o consumidor apenas a recebe, sem poder fazer parte da comunicação. Esse tipo de ação tem gerado cada vez menos engajamento, entretanto.

    O consumidor está cada vez mais exigente e interessado, desejando fazer parte das ações e entendendo sua posição dentro da negociação, tirando dúvidas e fazendo questionamentos relevantes ao processo de compra de balões para decoração de aniversário.

    Com a obtenção de canais novos e rápidos de comunicação, onde a empresa pode responder questionamentos em questão de segundos, esse processo acabou sendo natural, e existem diversos benefícios em trabalhar dessa maneira.

    Benefícios da comunicação bidirecional

    Para quem trabalha na era da comunicação, estar em constante diálogo com o público é fundamental. 

    Existem diversos benefícios de usar a comunicação bidirecional e trazer seu consumidor para mais perto da marca, apresentando um espaço adequado para estas interações.

    Entretanto, é preciso ter em mente que cada empresa é única, e que ainda que você utilize a mesma estratégia em várias empresas diferentes, o resultado será distinto para cada uma delas, trabalhando com diversos fatores de impacto como o público, canais e outras ações.

    Por isso, é importante entender algumas das maiores vantagens desse tipo de atividade para saber quando e como aplicar seu conhecimento de forma funcional e garantir uma estrutura de atendimento melhor para a empresa de leitora de ticket como um todo.

    Transparência

    Um dos primeiros pontos que a comunicação bilateral traz para o mercado é a questão da transparência. Quando você se abre ao diálogo, os consumidores começam a confiar mais em sua companhia.

    Isso significa que você está disposto a ouvir e a fazer mudanças baseado nas necessidades e desejos de seus consumidores, o que a longo prazo pode ser bastante funcional e mostrar que você tem interesse real no que o público tem a dizer.

    Quanto mais você consegue trabalhar este conceito, maiores são as chances de impacto que a comunicação terá em suas conversões, ampliando as vendas de sua empresa e tornando-o uma liderança no mercado.

    Controle de crises

    A era da informação é uma faca de dois gumes. Por um lado, ela pode alavancar uma empresa rapidamente através de relatos positivos e depoimentos favoráveis. Por outro, ela pode derrubar completamente uma companhia que recebe um feedback negativo.

    Sem uma boa comunicação, o feedback negativo pode ampliar exponencialmente, tornando-se um grave problema que em alguns casos leva até mesmo ao encerramento das atividades da empresa.

    A comunicação bidirecional é um dos melhores caminhos para conseguir controlar e em alguns casos até reverter essa situação. Empresas de limpeza de condomínio que ouvem os consumidores e que tomam atitudes quanto a isso se mostram mais participativas.

    Além disso, ao acompanhar todo esse processo, você consegue entender melhor os problemas que aconteceram e trabalhar em um planejamento para evitar qualquer tipo de situação similar, oferecendo resultados mais efetivos a longo prazo.

    Humanização da marca

    Com todos os avanços tecnológicos, sobretudo em questão de inteligências artificiais e automação, muitas empresas acabaram deixando seu atendimento e comunicação mais “robotizados”.

    Isso significa que os atendimentos ficaram impessoais e frios, lidando diretamente com elementos básicos e sem muita atenção ao diálogo. Em alguns casos, as inteligências artificiais são a única maneira de se comunicar.

    Esse tipo de ação fez com que, a longo prazo, muitas pessoas ficassem descontentes com a maneira como as coisas são tratadas nesse mercado. A comunicação bidirecional surge com uma proposta de humanizar o atendimento.

    Com o diálogo mais humano, o consumidor de um software para gestão de franquias sente que está sendo realmente ouvido, e entende que existem pessoas reais por trás da tela de atendimento. Isso ajuda a fazê-lo se sentir mais valorizado.

    A humanização é um dos elementos mais importantes de qualquer estratégia a longo prazo, sobretudo por conta da aproximação que é feita com os consumidores, o que muitas vezes é o combustível necessário para fazer a fidelização destas pessoas.

    Quanto mais você demonstrar sua humanidade para o público, mais interesse eles terão em conhecer a empresa e o que ela tem a oferecer.

    Mais vendas

    Como um resultado natural das ações anteriores, empresas que trabalham com a comunicação bidirecional acabam conquistando uma estrutura de vendas mais efetiva. Essa comunicação direta se torna uma excelente maneira de aproveitar as oportunidades.

    Quanto mais tempo uma pessoa passa em comunicação com um colaborador de sua empresa, mais próximo ela fica da mesma. 

    Além disso, este colaborador pode aproveitar os momentos de abertura do cliente para fazer ofertas e trabalhar melhor seus produtos em uma empresa de TI.

    Identificar oportunidades de negócio é um elemento que deve ser treinado e desenvolvido em seus colaboradores, principalmente aqueles que lidam diretamente com o atendimento ao público, pois estão mais perto de conquistar resultados mais efetivos.

    Conheça seu público

    O grupo de pessoas que têm gostos e interesses em comum, com uma propensão maior de consumir em sua empresa é conhecido como público-alvo. Entender quem faz parte desse grupo é muito importante para você conseguir estruturar melhor suas ações de marketing.

    A comunicação bidirecional é um dos passos mais importantes para conseguir dialogar com estas pessoas, entender os valores e preocupações que eles possuem, sobretudo com a marca como um todo.

    Uma boa definição de seu público-alvo permite que você estruture uma série de novas ações que gerem impacto positivo nesse tipo de atividade. É muito importante que você consiga identificar elementos como:

    • Padrões de consumo;
    • Medos;
    • Vontades;
    • Interesses.

    Todos estes elementos ajudam você a identificar melhor que tipo de campanha de marketing será realizada para alcançar o máximo de resultado possível, atingindo diretamente as pessoas que têm interesse em consumir seu material.

    Dessa maneira, você consegue uma estrutura de qualidade, com alto potencial de negociação para otimizar suas mensagens e comunicações com o público, atingindo de maneira assertiva esse tipo de interação.

    Mostre que está ouvindo

    Uma das maiores frustrações de um cliente é perceber que está falando com a empresa mas que não está sendo ouvido. Isso pode gerar não só a desistência de uma venda, mas um impacto negativo conforme o consumidor expressa em público seu descontentamento.

    Você não precisa fazer todas as alterações sugeridas por todos os clientes, mas ao ouvi-los verdadeiramente e buscar soluções para problemas comuns, já demonstra que os consumidores não estão falando com o vento.

    Uma parte importante do processo de diálogo bidirecional é justamente ouvir e lidar com as mudanças necessárias para melhorar cada vez mais o conceito da empresa de serviços de alimentação.

    Considerações finais

    Uma comunicação bidirecional permite que você fortaleça seus laços com os consumidores, tornando-se um aliado importante destas pessoas e não apenas um prestador de serviços. Com o feedback conquistado, é possível trabalhar melhor uma série de estratégias.

    Existem diversos canais que podem apresentar esse tipo de solução, e isso impacta diretamente suas opções de comunicação e como você dialoga com o público em geral, por isso é muito importante pensar sempre em melhorias nesse setor.

    Com uma comunicação de qualidade, é possível aplicar uma série de estratégias inovadoras e garantir muito mais espaço no mercado para sua companhia.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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