Michael Campos

Como usar o Google Trends para identificar palavras-chave relevantes para sua empresa

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    Você sabe o que é Google Trends? Se você tem um negócio online e não conhece essa ferramenta, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de crescer no mercado.

    Bom, o marketing de conteúdo é um dos pilares de qualquer estratégia de marketing digital, porém é preciso entender que não basta apenas produzir conteúdo de qualquer jeito, é preciso que ele seja relevante e você saiba usar as palavras-chave corretas.

    É justamente nesse cenário que entra o Google Trends, essa ferramenta irá ajudar uma empresa de serviço de serralheria em geral a identificar as preferências de busca dos usuários em cada momento da sua jornada de consumo.

    Dessa forma, é bem mais fácil produzir um material que esteja alinhado com o que o cliente procura, fazendo com que o seu conteúdo atenda as necessidades dos seu público, além de bater as metas das suas campanhas e potencializar os resultados de marketing.

    Ficou curioso e quer saber mais sobre essa estratégia? Continue lendo este texto, pois separamos um material repleto de informações sobre o tema, aqui você saberá a definição dessa estratégia, além de como aplicá-la em seu negócio. Boa leitura!

    Afinal, o que é Google Trends?

    Se você nunca nem ouviu falar sobre essa ferramenta, não se preocupe, a sua definição é bem simples, pois se trata de uma ferramenta online gratuita que permite com que sua empresa de placa de orifício, por exemplo, tenha acesso a estatísticas sobre buscas.

    Essas buscas dizem respeito ao que as pessoas estão buscando no Google, seja em qualquer momento ou lugar, você pode utilizá-la para pesquisar as tendências do momento no mundo todo e sobre os mais diversos assuntos.

    Você consegue saber qual é o assunto mais buscado na Inglaterra, por exemplo, e saber o que eles estão pesquisando por lá, ou até mesmo quais foram os temas mais buscados em um determinado ano.

    Se você está se perguntando o que isso tem a ver com o marketing de conteúdo das empresas de manutenção mecânica industrial que você gerencia, vamos responder a essa questão agora.

    Através do Google Trends você consegue descobrir as melhores palavras-chave para o seu negócio, afinal você terá um panorama de tudo que está sendo buscado sobre um determinado assunto.

    Funciona assim: você pesquisa sobre um termo ou palavra e essa ferramenta te mostra as buscas relacionadas, ou seja, o que os usuários que pesquisaram por esse termo também procuram saber sobre.

    Com isso, você consegue comparar as principais buscas e ver quais são os termos mais procurados pelos usuários, assim você saberá exatamente quais palavras-chave usar no seu conteúdo.

    Importância das palavras-chave

    SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português quer dizer otimização de mecanismos de busca. Ele é definido como um conjunto de técnicas usadas para garantir que o seu conteúdo apareça nos principais resultados de busca através do tráfego orgânico.

    Para isso são usadas diversas técnicas como:

    • Criação de conteúdo;
    • Otimização da URL;
    • Navegabilidade da página;
    • Palavras-chave.

    É justamente nisso que o Google Trends auxilia, pois com uma ferramenta voltada para encontrar as palavras certas, você saberá exatamente o que o seu cliente busca e com isso poderá incluir essas palavras no seu conteúdo.

    Funciona assim, uma empresa de montagem de tubulação industrial, por exemplo, utiliza essa ferramenta e descobre que os usuários estão pesquisando palavras como “serviço de tubulação industrial” ou “como realizar montagem de tubulação”.

    Dessa forma, quando ela estiver criando o seu conteúdo, irá incluir essas palavras durante o texto, e assim que alguém pesquisar sobre, a sua empresa será uma das recomendadas pelo Google.

    Isso aumenta as chances da sua marca ser vista pelos clientes, além de tornar sua empresa uma autoridade no assunto, afinal você saberá exatamente como se comunicar com o seu cliente.

    Como utilizar o Google Trends?

    Bom, agora que você já sabe como essa ferramenta funciona, chegou a hora de colocar a mão na massa e saber como aplicá-la em sua estratégia de marketing de conteúdo.

    É importante entender que essas práticas podem ser aplicadas por todas as empresas sejam elas de vendas de tamboreamento de peças ou de manutenção de carro, basta adaptar ao seu negócio e necessidades dos seus clientes.

    Faça testes e compare palavras-chave

    Para saber quais são as palavras-chave mais usadas pelo seu público, é importante realizar uma pesquisa prévia e entender como os seus clientes pensam, ou seja, seus consumidores são mais jovens, adultos ou idosos?

    Tente criar enquetes que instiguem essas pessoas e faça você entender o perfil desse público, com isso você saberá o que eles pensam e ficará ainda mais fácil pesquisar os termos no Google Trends.

    Isso irá te ajudar a testar e comparar o volume de buscas desses termos para que você decida qual será utilizado como material central.

    É importante que o uso de palavras-chave priorizem os resultados efetivos para o seu negócio e busque conduzir o leitor através de uma jornada de compra que faça com que ele se transforme em um cliente.

    Essa ferramenta ajuda a gerar insights com palavras-chave relacionadas ao termo que você pesquisou, o que te ajuda a ter ideais para criar novas pautas.

    SEO e marketing de conteúdo

    Como já mencionado, o SEO é uma importante estratégia para qualquer empresa, seja de calibração de balanças ou de água mineral, o Google Trends, te ajuda a entender os termos mais pesquisados da internet.

    Com os resultados desse tipo de análise, você consegue criar conteúdos alinhados aos interesses e necessidades do seu cliente, sem contar as tendências do mercado e tudo que os seus concorrentes estão produzindo.

    Aliás, tudo isso é muito importante para atrair a atenção dos seus consumidores e aumentar o tráfego do seu site, além disso a ferramenta consegue apontar quais palavras-chave possuem um melhor desempenho em cada segmento e área de interesse.

    Dessa forma, uma empresa de tubo aço carbono, por exemplo, consegue otimizar o SEO em todos os seus canais e fazer com que sua marca seja uma das primeiras no Google.

    Identifique sazonalidades

    O Google Trends permite que você consiga identificar períodos de alta e baixa de procura das palavras-chave para o seu negócio, dessa forma você saberá exatamente em qual período usar cada termo de pesquisa.

    Por exemplo, a sua empresa de pead reciclado natural, descobre que determinada palavra-chave é importante para o seu site e muito pesquisada no mês de dezembro, dessa forma você consegue planejar o seu calendário de conteúdos.

    Isso irá te preparar para as demandas do mês, sem contar que você sempre estará à frente dos seus concorrentes.

    Esse se torna um grande diferencial para o tráfego orgânico dos seus conteúdos, afinal o Google leva um tempo para indexar as novas páginas, isso garante um período de alta para sua empresa, pois seus textos já estarão disponíveis e ranqueados.

    Anúncios mais estratégicos

    Se você utilizar o Google Trends da maneira certa, saberá exatamente como inserir suas funções na hora de planejar o seu conteúdo, com isso você irá desenvolver anúncios cada vez mais estratégicos.

    Afinal, você saberá o termo de pesquisa, terá informações sobre assuntos relacionados e saberá ao certo como impactar os clientes.

    Melhore o seu SEO local

    Se você tem uma pequena empresa e deseja anunciar para os clientes locais, o SEO local é uma ótima estratégia, com isso você consegue filtrar relatórios e pesquisas do Google Trends por categorias como cidades e sub-regiões.

    Isso irá te fornecer mais informações para criar campanhas e ações locais, que conseguem impactar o seu cliente, afinal ela estará alinhada com o público regional.

    Esse recurso também pode ser usado como instrumento de pesquisa de mercado, pois ele permite avaliar e comparar as demandas, sejam de produtos ou serviços, entre as diferentes regiões.

    Dessa forma sua empresa pode utilizar essas informações de diferentes formas como:

    • Analisar a possibilidade de expansão de um negócio;
    • Criar fluxos logísticos mais eficientes para um e-commerce.

    Ou seja, as funcionalidades do Google Trends são inúmeras e você consegue se beneficiar de diversas formas, por isso se você tem um negócio no ambiente online, é importante utilizar esse recurso.

    Os principais benefícios que podemos destacar são:

    • Compreenda o seu público;
    • Use o Google Trends para encontrar ideias de produtos;
    • Identifique as tendências;
    • Faça conscientização da marca;
    • Dados e segmentação;
    • Identifique tópicos de tendência.

    Por isso é importante conhecer o Google Trends e entender suas funcionalidades, para que você consiga usar todos os seus recursos a favor do seu negócio.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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