Michael Campos

Como trabalhar a escaneabilidade do seu conteúdo

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    Sabe-se que o meio digital cresceu muito com o passar dos anos e cada vez mais se buscam novas maneiras de atrair o cliente e tornar o conteúdo da página mais limpo e fluido, aumentando a sua escaneabilidade e trazendo benefícios para o negócio.

    Mas esse é um conceito que nem todas as empresas se preocupam como deveriam e não são todos os profissionais que demonstram conhecer sobre essa técnica que pode mudar bastante a experiência de usuário que sua marca oferece.

    Sendo assim, o texto de hoje irá abordar como trabalhar a escaneabilidade do seu conteúdo e quais as melhores práticas para conquistar uma escrita coesa, coerente e objetiva. 

    Atualmente são diversas as pessoas que acabam aprendendo sobre os mais variados assuntos.

    Porém não são todas que sabem desenvolver um pensamento crítico e ir mais além, escrever sobre o que pensam para que qualquer pessoa compreenda de fato o que elas estão pensando.

    Sempre existirão locais onde escritas formais são necessárias, assim como escritas populares devem se fazer presente. A iniciação de estudos de qualquer seja o conteúdo deve ser realizada por meio da escrita padrão.

    Pense que para uma criança aprender a realizar uma fórmula de Báskara, antes ela deve aprender a somar, subtrair, dividir, multiplicar e mais além. É impossível a compreensão complexa de qualquer sistema sem a iniciação.

    Eis então a importância da escalabilidade de conteúdo e porque ela é importante para construir um texto para qualquer pessoa. Seja qual for sua classe social ou compressão do momento, a escrita deve transcender as informações, e é disso que falaremos neste artigo.

    O que é escalabilidade?

    Você já deve ter lido diversos textos. Pense que você quer fazer uma declaração de importação resumida, então pensará na forma como irá escrever esse texto de modo que cumpra seu objetivo e consequentemente encurte o tempo de preparo.

    A escalabilidade de conteúdo serve para otimizar a leitura por meio de técnicas de escrita capazes de tirar a sensação de cansaço do leitor seja onde for. Cada pessoa estabelece um padrão de leitura próprio.

    Existem indivíduos que leem em ônibus e metrô indo para o trabalho, existem pessoas que gostam de apreciar um livro do banheiro ou antes de dormir e podem existir pessoas que praticam a leitura em parques e locais de descanso das cidades.

    As possibilidades são muitas, mas a ideia da escalabilidade é construir textos que um aluno de Letras e a secretária do escritório de consultoria contábil para abertura de empresa possam ler e compreender.

    Lembre-se que a leitura constrói um indivíduo e ela obrigatoriamente precisa passar uma mensagem, porém a escalabilidade deve ir um pouco mais além, e é agora que entramos no chamado business da estratégia.

    Entendendo que a escaneabilidade serve para construir textos a partir de técnicas focadas em otimizar o conteúdo para facilitar a experiência do usuário, o principal ideal é de fato fazer seu texto ser chamativo também na internet em meio a tanta competitividade.

    Imagine uma empresa de mapeamento que realiza um trabalho para um grande cliente, mas não consegue entregar de fato um mapeamento. Ele fica confuso e não consegue transmitir a mensagem ideal.

    O mesmo ocorre quando um texto é escrito sem a presença de uma estratégia para fazê-lo ser visto ou ser interessante. Quando uma pesquisa genérica é feita no Google, milhares de informações são jogadas na tela de nossos computadores ou celulares. 

    Um título chama a atenção junto do subtítulo e descrição que promete entregar tudo o que você precisa. Ao entrar no site você se depara com um texto longo que parecem aqueles hieróglifos, ou seja, sem subtítulos, separadores e parágrafos enormes.

    Imagine o quão desagradável será essa leitura uma vez que ela foi pensada unicamente para entregar um ponto de vista. Do mesmo modo que uma empresa prestadora de serviços ambientais entrega todo o contexto daquele meio ambiente, assim deve ser com um texto.

    Praticando a escalabilidade de conteúdo

    Existem algumas práticas comuns que a maioria das empresas que trabalham com marketing digital pedem aos seus redatores para cumprirem de fato. Veja algumas delas que ajudam a transformar um texto desinteressante em algo atrativo para qualquer pessoa.

    • Títulos e subtítulos;
    • Voz direta na maior parte do tempo;
    • Imagens e vídeos com contexto ideal;
    • Limite de palavras e linhas por parágrafo.

    Caro leitor, observe esse mesmo texto que você está lendo. Perceba que ele por completo está necessariamente cumprindo a tarefa de unificar conteúdos, mas sempre separando-os com subtítulos e diversas chamadas para ação.

    Por fim, você foi apresentado com uma imagem que está de acordo com esse conteúdo e necessariamente todos os parágrafos desse texto são curtos. Isso permite com que você possa ler o conteúdo sem se preocupar em perder a linha de raciocínio.

    Além disso, você também consegue construir a estrutura metálica para galpão industrial se tudo for feito passo a passo conforme o engenheiro da obra pedir. Isso é seguir linhas técnicas de forma clara.

    Pense que, se porventura o leitor estiver no celular e receber uma margem ele já perde a atenção. Nesse momento ele responde a mensagem e volta a ler. Se o parágrafo for grande demais, a pessoa se perde e precisa ler tudo de novo.

    Nesse meio tempo ela recebe uma oferta de uma camisa ou tênis. A pessoa precisa estar sempre com atenção no texto e precisa ter a ideia de que ele é curto e objetivo, ou seja, não tomará grande parte do tempo valer a pena finalizar antes de ver algo.

    Cuidado com o tamanho do conteúdo

    Seja você dono de uma fábrica de isolante térmico, papelaria online, jornalista ou simplesmente gosta de escrever, saiba que o tempo de concentração do brasileiro é extremamente baixo.
    Tenha sempre em mente que é preciso escrever textos curtos, pois qualquer outra coisa pode chamar a atenção da pessoa e tirar o foco da sua leitura. Por isso utilize parágrafos curtos e concisos.

    Utilize bastante pontos e vírgulas para fazer uma leitura pausada e constante, capaz de manter a atenção do aluno. Esse é um método eficiente de fazer o leitor permanecer firme no seu conteúdo.

    É claro que não é possível construir um embasamento sem a construção de uma realidade retórica e capaz de fazer o leitor se interessar constantemente, mas o esforço valerá a pena para a quantidade de pessoas que acessam seu conteúdo.

    SEO aprimorado e site qualificado

    Quanto mais tempo as pessoas passarem dentro de seus conteúdos, maior o tempo de efetivação e qualificação do seu site para outras pessoas. Uma empresa fabricante de etiquetas pode aumentar suas vendas somente com textos muito bem-feitos e organizados.

    Não esqueça de formatar seu texto, deixe as fontes num tamanho agradável e faça títulos chamativos para que o leitor permaneça sempre dentro do seu site e compartilhe o seu material.

    Faça um vídeo bem explicado sobre a área que a sua empresa atua, como a de corte de chapas de aço, por exemplo, e textos explicativos sobre conteúdos relacionados ao tema e aumente seu acesso.

    É importante sempre deixar palavras-chave em negrito, usar bastante vezes o título do seu artigo dentro do produto que você deseja construir para edificar a sua audiência e qualificar ela de forma clara.

    Essa construção dá uma forma bem clara dos textos. Não é aconselhável fazer conteúdos que ultrapassem mais de 2 mil palavras, pois isso está longe de conquistar uma leitura mais simples e mais agradável para qualquer pessoa.

    Os subtítulos devem ser claros e levar o leitor ao que ele busca. Não há limites para quantidade de sub títulos.

    Existem agências que trabalham com mais e outras com menos, mas a questão é conseguir edificar uma estrutura bem clara e levar o leitor ao que ele sempre buscou desde o início.

    Considerações finais

    Durante todo o artigo falamos sobre a importância e como trabalhar a escaneabilidade do seu conteúdo digital. Tudo deve ser feito pensado desde o início, seja o conteúdo que for, estruture um plano para ser constante e a forma que for escrita correta.

    Formalidade ou informalidade não importa, desde que esteja de acordo com a sua audiência. E isso também torna o artigo mais interessante, rico e com mais chances de ranquear melhor no Google.

    Tudo isso que for construído deve ser construído estabelecendo uma forma clara e prática da maneira como o seu texto será redigido.

    Considere buscar ajuda no início para construir uma experiência e depois passe a estruturar a sua própria forma de escrever de acordo com sua audiência. Os chamados redatores conseguem levar uma vida só com isso e muito trabalho é claro.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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