Michael Campos

Como organizar um calendário editorial de forma eficaz

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    Para administrar bem um negócio é sempre importante realizar algum tipo de planejamento que possa servir como um documento de estudo para as decisões a serem tomadas nessa empresa. O mesmo é válido para as redes sociais, por meio de um calendário editorial.

    Documento esse que inclui todas as datas que possam exercer algum tipo de relevância para tal negócio, de acordo com suas características, além do perfil do público ao qual tal companhia busca se associar por meio dessas plataformas de comunicação.

    Tratando-se então do mesmo tipo de estratégia que envolve a veiculação dos anúncios produzidos para tal marca, baseando-se na realização de certos eventos a atraírem um grande número de audiência como o momento exato para a exibição desses comerciais.

    Tal como uma companhia responsável pela criação de softwares que podem ser úteis para a gestão de um negócio, com foco no setor de alimentação, como um sistema para hamburguerias, utilizando de um reality show culinário para divulgar seus anúncios.

    Mais do que isso, seria relevante veicular tal anúncio durante a última exibição dessa competição, por ser um momento que atrai um maior número de espectadores. Sendo importante então conhecer de forma profunda o calendário de exibição do programa.

    E o mesmo pode ser dito sobre atividades em geral no mercado, como organização de uma loja que deve acompanhar um calendário de eventos para apresentar uma organização adequada, como uma decoração natalina no final do ano, além de outras variações.

    O próprio processo de tomada de decisões por parte de um negócio depende muito do cenário no qual ele se encontra, a partir das informações do público, datas específicas nas sociedade, além de eventos comerciais a serem observados com atenção.

    Tudo de forma a otimizar as atividades comerciais de uma empresa de câmeras de segurança, fazendo com que ela consiga atingir melhores índices comerciais, a partir de sua estratégia de vendas e também de comunicação, com o auxílio das redes sociais.

    Sendo preciso em relação a elas operar junto de um calendário editorial bem produzido.

    Como funciona um calendário editorial?

    Como foi adiantado já na introdução deste texto, um calendário editorial se trata de uma ferramenta capaz de auxiliar uma empresa em relação às ações a serem tomadas em sua administração, de acordo com um conjunto de datas importantes para tal negócio.

    Uma ação válida tanto para as atividades de comunicação, como a data e o horário adequado para se fazer um post nas redes sociais, como para as decisões comerciais a serem tomadas em um negócio, seguindo um momento em particular do mercado.

    Como uma loja de brinquedo que encontra uma maior demanda de produtos durante épocas associadas à troca de presentes, como o Natal ou o Dia das Crianças, é importante para essa loja saber como aproveitar positivamente dessas datas.

    Isso porque tais datas comerciais se apresentam como o momento adequado para se lançar, por exemplo, uma nova linha de brinquedos, diante da maior procura do público por novidades dentro desse setor. Com as crianças e os pais buscando por novas opções.

    E esse conceito de calendário para o comércio mostra sua relevância para os mais diversos tipos de empreendimentos, não só aquelas que atuam como uma venda direta ao público.

    Sendo o caso de uma empresa de instalação de ar condicionado central a encontrar melhores resultados durante os períodos mais quentes do ano, como na estação de primavera e verão, o que explica a importância para tal empresa definir um calendário estratégico.

    Usando esses períodos para adotarem melhores estratégias em relação aos seus negócios, auxiliando-o a alcançar melhores resultados no mercado. Seja por ações direta de venda ou com estratégias associadas ao modelo de comunicação implementado por tal companhia.

    Com esse calendário editorial ajudando a definir uma série de fatores importante para os métodos de comunicação e divulgação a serem adotadas por uma empresa em seus canais, como:

    • Datas de publicação;
    • Datas promocionais;
    • Escolha de palavras-chave;
    • Formato dos seus conteúdos.

    Entre outros elementos que podem ser importantes para que uma loja de produtos voltados à climatização de um ambiente consiga expandir o seu número de vendas de um ar condicionado comercial, durante uma época de calor.

    Até por serem diversos os benefícios a serem conquistados a partir do uso de tal tipo de calendário.

    Vantagens de se fazer um calendário editorial

    Dentro de um mercado competitivo, quanto mais vantagens comerciais uma empresa conquistar, maiores são as chances dela alcançar uma posição de maior destaque, tanto para o seu público como para os seus concorrentes.

    E entre as vantagens associadas a um calendário editorial é possível citar:

    Melhor controle sobre suas estratégias

    Com o auxílio de um calendário editorial é possível que uma empresa consiga definir de forma melhor suas estratégias de mercado, principalmente acerca de sua comunicação, escolhendo os momentos adequados para se tomar algum tipo de atitude no mercado.

    Planejamento de conteúdos

    A produção de conteúdos trata-se de uma estratégia de importância cada vez maior para que uma empresa consiga se aproximar de um maior número de clientes. Sendo necessário apresentar conteúdos de forma constante, para se manter relevante na cabeça do público.

    Nesse sentido, um calendário editorial pode ser útil na definição dos temas a serem abordados em tais conteúdos, evitando uma possível repetição. Como uma empresa de calibração de instrumentos a falar de suas ações, mas também de curiosidades na área.

    Análise de resultados

    Ao desmontar a sua estratégia comercial por meio de etapas a serem seguidas dentro de um calendário específico, torna-se mais fácil para uma empresa identificar posteriormente o que pode ou não ter funcionado, de forma a tomar melhores atitudes no seu futuro.

    Auxílio criativo

    Essa definição de datas e metas pode ser positivo também para um negócio, servindo sempre como uma bússola criativa, trazendo diretrizes que podem ser úteis para que um comércio consiga definir estratégias criativas para falar com o seu público.

    Uma série de benefícios que explicam a importância de se envolver um calendário editorial, desde a fase de abertura de empresa, para garantir com que tal negócio encontre resultados positivos desde o seu início.

    Como organizar um calendário editorial adequado

    Para se ter acesso a todos os benefícios citados, é preciso contar com um calendário editorial bem produzido, que não deixe nenhum tipo de oportunidade passar despercebida. E as etapas para a produção de tal calendário são:

    Determinar um objetivo

    Diversos podem ser os objetivos de uma companhia, como aumentar o seu número de vendas, alcançar uma posição superior no seu mercado, entre outros propósitos. E um calendário editorial pode ser útil para auxiliar em tais tipos de alcance.

    Contudo, é importante primeiro estabelecer quais são esses objetivos, para só depois definir estratégias que possam ser úteis para a conclusão deles.

    Escolha boas ferramentas

    Tendo esse objetivo claro, como uma empresa de pintura residencial que busca ser a líder em seu mercado, torna-se mais fácil construir um calendário editorial que tenha como foco o alcance de tais metas, observando então boas oportunidades nesse sentido.

    E algumas ferramentas específicas podem ser práticas tanto para concluir essas metas, como para desenvolver um calendário que possa auxiliar com tais objetivos, por meio de softwares que possam criar um sistema de fácil acesso às datas importantes a um projeto.

    Monitoramento constante

    Esse mesmo tipo de programa também pode ter uma utilidade em relação ao monitoramento de oportunidades e de resultados por parte de uma empresa, facilitando com que ela tome melhores decisões em relação a sua audiência.

    Exponenciando algumas estratégias que demonstraram índices positivos, assim como consertar ações que podem não estar levando a resultados desejáveis. Como uma loja de roupas que vende casacos no verão, fugindo do calendário adotado pelo público.

    Produção adequada de conteúdos

    O principal destaque em relação a um calendário editorial é justamente no modelo de produção de conteúdos, principalmente para a internet, tendo como orientação datas e eventos que podem ser importantes para sua audiência e por sequência ao seu negócio.

    Como um site de receitas, que deve apostar em receitas focadas no uso do chocolate em um período próximo à Páscoa, por exemplo. É preciso ter cuidado apenas com o volume de anúncios que está sendo veiculado a esse público.

    Pois da mesma forma com que uma loja de produtos para casa deve divulgar com frequência o seu novo modelo de banheira de canto casal para aumentar as vendas deste produto, uma veiculação em excesso deste anúncio pode acabar afastando tal audiência.

    Não existe então uma fórmula correta para definir o volume adequado de anúncios, com essa frequência tendo que ser definida de acordo com o comportamento do seu público na internet, com um calendário editorial servindo como um auxílio para se fazer esse contato.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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