Você sabe como estruturar uma estratégia de link building realmente eficaz? A execução de campanhas de criação de links é importante para empresas de todos os segmentos que buscam aumentar organicamente seus resultados no Google.
Afinal, uma coisa é certa: se você está produzindo conteúdo de qualidade e que tenha valor para seus potenciais clientes, ranquear bem é um passo mais elevado que precisa de estratégia.
Isso significa que, tanto para atrair mais clientes para o seu site de transportadoras em SP ou blog de moda que vende roupas por indicação, o link building pode ser uma ótima estratégia.
Por isso, adotar algumas estratégias de link building é fundamental para aumentar a relevância do seu site, e isso aumentará o tráfego de forma bastante expressiva.
Neste artigo falaremos mais sobre essa técnica de link building e sua importância, seja para o site de uma empresa especializada em piso de borracha para academia ou site de uma agência de turismo.
Também daremos algumas dicas para aplicar e montar sua estratégia de link building. Boa leitura!
Link building: o que é e por que é importante?
Em uma definição simples, podemos entender o link building como uma tática para conseguir que um link do seu site seja colocado em outro. É sem dúvida uma das estratégias de marketing que exige mais trabalho, disciplina e atenção.
Mas embora seja bem trabalhoso e necessário ter bastante atenção, o feedback é bastante positivo para qualquer site ou blog, seja para um site que fala sobre manutenção em notebook ou site de viagens, por exemplo.
O fato é que os links sempre foram muito importantes nos motores de busca por razões óbvias, já que é através deles que conseguimos chegar a todos os tipos de sites. É claro que sua relevância para o marketing já foi muito maior, não podemos negar.
Ou seja, há alguns poucos anos, colocar uma página na primeira posição do Google, independentemente se fosse a página de um site de uma empresa que fornecia lavieen laser ou site de uma instituição de ensino, era o mais importante.
Hoje, porém, outros fatores pesam, e agora existem muitas estratégias de SEO para subir no ranking.
Mas isso não significa que o link building tenha perdido sua importância. Cada um dos seus links ancorados em outro site é entendido pelos buscadores como um voto de confiança e autoridade. E quanto mais votos você obtiver, mais popular você será. Essa é a lógica.
Sites com mais tráfego e mais autoridade de página são – é claro – mais valiosos para o Google hoje em dia.
Todas as páginas são avaliadas através de algoritmos. Ele mede sua popularidade e relevância. Portanto, quanto mais relevante for o site ao qual você vincular, melhor será sua classificação.
E se você conseguir isso em maior número e com mais frequência, as chances de aparecer na primeira página das buscas são grandes.
Estratégias importantes de criação de links
Como qualquer outra parte do marketing digital, existem regras importantes na hora de aplicar uma estratégia de SEO com link building.
Não basta criar uma coleção de backlinks pela internet, é preciso realizar passos muito importantes que são um grande diferencial. Caso contrário, sua reputação pode ser seriamente prejudicada.
Guest post
Guest post é um termo que se refere ao processo de escrever e publicar conteúdo no blog de outra empresa. Esse tipo de parceria é bastante comum e é uma das principais estratégias de link building.
Para isso, é preciso dar sentido ao seu negócio, ao negócio do seu parceiro e ao texto que será escrito. Você pode colocar neste texto links relevantes para o seu negócio, mas faça os acordos com o site parceiro primeiro.
Mas essa é uma forte estratégia para ampliar a venda de cursos de nr10 ou de produtos que você venda em seu site, por exemplo. Isso porque, ao fazer essa parceria com estratégia de guest post, você amplia suas possibilidades em outros sites.
Assim, além de escolher quais links colocar, você tem uma oportunidade única de criar valor para um público diferente.
Portanto, invista em um texto de alta qualidade. Além disso, você precisa pensar nos seguintes pontos na hora de fazer guest post:
- Faça parceria somente com sites de autoridade;
- Promova estratégia de criação de links;
- Crie conteúdo de valor;
- Estabeleça parâmetros a serem respeitados.
Portanto, ao tentar fazer estratégia de guest post, saiba que há toda essa estrutura e parâmetros importantes por trás para de fato ter resultados positivos com essa estratégia.
Dito isso, é fácil identificar que não é só sair por aí escrevendo em todos os sites e qualquer tipo de conteúdo, não é mesmo?
Tenha parceiros de qualidade
Já demos uma “pincelada” acima sobre a importância de fazer parceria com sites de autoridade.
E na verdade essa é de fato uma das dicas mais valiosas ao usar técnicas de SEO off-page e ter uma parceria de qualidade. Quanto maior e mais importante for o site em que seu backlink estiver, mais efeito de autoridade positivo seu domínio terá.
Portanto, ao realizar esse tipo de estratégia, contacte a assessoria de imprensa ou profissional dos sites, você pode ser colocado em sites mais relevantes, como portais de notícias, revistas, jornais e blogs de renome.
Crie artigos relevantes
Produzir conteúdo de qualidade para o seu domínio também é essencial. Portanto, escreva artigos frequentemente sobre tópicos relacionados ao seu mercado.
Lembre-se que conteúdo duplicado é considerado uma prática ruim pelo Google, portanto concentre-se nas peças originais.
Aproveite para aplicar técnicas de SEO e aproveitar a aparência dos posts nos resultados de busca. Claro, não se esqueça de incluir backlinks marcados como uma tag de acompanhamento em seu domínio.
Substitua links quebrados em outros sites
Que tal ajudar outros sites a resolver seus problemas e conseguir backlinks para você também?
Para entender o que isso significa, devemos primeiro esclarecer o termo. Um link quebrado significa links para páginas que foram removidas ou alteradas de alguma forma, alterando o URL original.
Com esse esclarecimento, você pode acessar os sites e substituir esses links quebrados pelo seu link com o mesmo conteúdo.
Então é 2 para 1: você vai ajudar essa página a melhorar seu ranking (links quebrados pesam negativamente) e vai poder colocar seu link em mais um site.
Ferramentas gratuitas como o Dead Link Checker têm essa opção. Copie e cole o URL que você acha que pode conter um link quebrado para substituir pelo seu.
Pode ter certeza que empresas renomadas que possuem sites e blogs, como grandes empresas de instalação elétrica ou multinacionais da área automotiva, por exemplo, irão se preocupar com isso, e será fácil de você abordar para reparar links quebrados.
Mantenha seus contato
Um site só transfere permissões uma vez. Portanto, não faz sentido focar seus esforços em apenas um de seus parceiros.
No entanto, é importante manter esses contatos para postagens futuras, principalmente se o portal for uma plataforma relacionada ao seu mercado.
Isso porque, mesmo depois de o conteúdo ser devidamente publicado, ele pode exigir alguma edição. Atualizações importantes, links quebrados e novos conteúdos com maior relevância podem ter precedência sobre sua postagem anterior.
Realize manutenção
Práticas de criação de links ruins podem ser muito perigosas para a autoridade e a segurança que seu site transmite ao Google. Portanto, é importante realizar uma manutenção minuciosa ao aplicar esse tipo de estratégia.
Uma dica para ajudar você nesse processo é utilizar a Disavow, uma das ferramentas mais importantes do Google que os profissionais de SEO off-page possuem.
Ela evita que sites maliciosos enviem backlinks para o seu site, algo que o algoritmo lê negativamente. Isso também ajuda a evitar que domínios estrangeiros sejam vinculados ao seu, o que é considerado uma atividade suspeita.
Faça análises regulares
O trabalho de uma estratégia de link building não é apenas produzir conteúdo e enviar para parceiros. É importante analisar constantemente os resultados que os backlinks fornecem.
E isso serve independentemente do tipo de conteúdo que você promove, seja sobre rotulagem nutricional ou sobre relacionamentos a distância, por exemplo.
Além de atualizar informações importantes sobre o seu site, você pode estudar possíveis melhorias para o seu projeto. Use as ferramentas adequadas e esteja sempre informado sobre as novidades do Google.
Considerações finais
Em última análise, o objetivo de fazer esse tipo de estratégia é baseado no fato de que a maioria das pessoas olha apenas para os primeiros resultados que aparecem em um mecanismo de pesquisa quando pesquisam.
O objetivo do ranking é aparecer na primeira página de busca, independentemente se é um site de chopeira naja residencial ou site de moda masculina, por exemplo.
Afinal, os usuários não vêem a segunda página de resultados, muito menos a terceira ou quarta página.
Quando fazemos estratégias de link building, fazemos para posicionar nosso site por meio da geração de links.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.