Michael Campos

Como impulsionar seu negócio com o outbound e inbound marketing

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    As ações de outbound e inbound marketing são muito importantes para ajudar a construir uma estratégia de marketing funcional e efetiva para sua empresa. Com estes recursos, você pode aprimorar o material que você está se preparando para atender.

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    Estas duas estratégias são muito importantes para você trabalhar efetivamente com suas atividades de marketing.

    Enquanto o outbound marketing trabalha com técnicas mais tradicionais, o inbound, por sua vez, lida com as estratégias voltadas para despertar o interesse do cliente através da produção de conteúdo, como um alerta criado por um serviço de sinalização de trânsito.

    O inbound marketing é uma estratégia mais recente, que vem ganhando muita força no mercado brasileiro, sobretudo por conta do impacto que essa metodologia tem alcançado em diversas empresas.

    Para compreender melhor cada uma das situações e como você pode trabalhar com cada uma delas em sua empresa, o primeiro passo é compreender cada uma das maneiras de trabalhar o marketing como um todo.

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    As ações de inbound marketing

    O inbound marketing é uma estratégia cujo principal objetivo é criar um engajamento maior com o cliente, atraindo e fidelizando. Em uma tradução livre, o termo poderia ser considerado como  “marketing de atração”.

    Isso significa que você não correrá atrás do cliente com ações invasivas que tentam atraí-lo a qualquer custo, e sim despertar o interesse do consumidor através de material de qualidade.

    Dessa forma, é possível realizar ações como a distribuição de brindes personalizados para comprar, aumentando o interesse do consumidor sobre a sua marca, despertando o interesse em conhecer mais sobre seus produtos ou serviços..

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    A produção de conteúdo é uma das principais ferramentas de trabalho que ele oferece. Quando você faz um material de qualidade, que atrai a atenção dos consumidores, acaba atingindo um público muito mais interessante para suas ações.

    Despertar o interesse em seu público é uma das maneiras mais efetivas de conseguir conversões em vendas para sua companhia. Para isso, entretanto, é preciso conhecer seu público e identificar suas principais dúvidas ou desafios que devem ser trabalhados.

    Então, você pode começar a realizar uma série de materiais que ajudem estes clientes a solucionarem seus problemas, seja com um serviço de outsourcing de impressão ou a compra de produtos de beleza.

    Assim, é possível aumentar ainda mais as possibilidades de engajamento que sua empresa pode conseguir com esse tipo de ação.

    O inbound marketing trabalha diretamente com o conceito do Funil de Vendas. Quando um consumidor descobre sua loja virtual ou sua empresa, ele é um visitante em sua página.

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    O estágio de visitante é o primeiro passo para a entrada no funil de vendas, que acompanha toda a jornada de compra até a conversão.

    Quanto mais você cria conteúdo relevante para seu site, mais instigado o cliente é a continuar a procurar informações, seguindo adiante em sua posição do funil e tornando-se mais propício a consumir seu material de mochilas personalizadas com rodinhas.

    Outbound marketing

    Já o outbound marketing, que é considerado o método tradicional de fazer marketing, busca alcançar novos clientes oferecendo um determinado produto ou serviço. Neste caso, a busca pelo cliente é ativa, e não há muito o que esperar para iniciar o contato.

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    Esse formato de marketing se popularizou com a utilização de diversos métodos de mídia tradicional, como por exemplo:

    • Rádio e TV;
    • Jornais e revistas;
    • Mala direta;
    • Cartazes e outdoors.

    Todos estes formatos acabaram tornando muito popular a utilização de propagandas para ampliar os canais de comunicação com o cliente. Entretanto, isso não significa que você não consegue encontrar o outbound marketing em formato digital também.

    Hoje, existem diversos recursos online que garantem esse tipo de atividade, desde banner para eventos preço a pop-ups, e até mesmo vídeo-propagandas no meio de conteúdos que você decidiu assistir em plataformas audiovisuais.

    Uma das grandes diferenças do outbound para o inbound marketing é o fato de que os custos desse tipo de mídia são muito maiores do que os custos de inbound. As mídias tradicionais requerem um investimento pesado para agir.

    Além disso, quando você trabalha com o outbound marketing, é importante ter em mente que os resultados aparecerão enquanto você trabalha com esse tipo de investimento, e uma vez que decidir parar, você acaba “sumindo” na mídia.

    O outbound marketing depende de consistência para ser efetivo, sobretudo com relação ao tipo de consumo que pode ser realizado com esse material.

    Trabalhando com ambos

    Cada uma das técnicas de marketing tem um excelente potencial para alavancar seus negócios, e utilizar as duas técnicas é uma excelente maneira de se destacar no mercado, principalmente pelo fato de que elas não são excludentes.

    É possível trabalhar com ambas as formas de interação ao mesmo tempo, evitando que você se force a fazer escolhas e acabe aproveitando melhor esse tipo de recurso, funcionando como um controle de acesso digital, principalmente com relação a tempo e dinheiro que serão investidos.

    Para identificar corretamente estes custos, é importante que você tenha em mente uma métrica conhecida como ROI (Retorno Sobre o Investimento).

    Esta métrica estipula o quanto você recebe de retorno no momento em que o cliente consome seu produto, levando em conta o valor que foi investido para conquistá-lo em primeiro lugar.

    Normalmente, o investimento em estratégias de marketing digital é mais fácil de calcular, principalmente por conta das ferramentas de avaliação e do controle maior sobre esse tipo de ferramenta.

    Ainda que seja mais difícil, não é impossível fazer uma avaliação do retorno de mídias offline, embora eles não sejam tão rápidos ou tão precisos quanto nas questões digitais, o que pode tornar mais complicado a produção desse tipo de elemento.

    Otimizando suas técnicas de marketing

    Otimizar seus resultados é um passo muito importante para que você consiga trabalhar de maneira mais efetiva com sua empresa de software de gestão financeira, e para isso você deve aplicar tanto questões de inbound quanto de outbound marketing.

    Por isso, trabalhar estes recursos é uma excelente solução para você obter resultados mais expressivos. Esse tipo de ação é fundamental para que você consiga trabalhar com mais qualidade em suas ações.

    Conhecendo seu público

    O ato de conhecer as pessoas que serão alvo das ações de marketing ajuda a melhorar consideravelmente esse tipo de registro. Em um primeiro ponto, é muito importante que você consiga identificar seu público-alvo.

    O público-alvo nada mais é do que o grupo de pessoas com gostos e padrões de consumo em comum, cuja propensão para comprar em sua empresa é maior do que o comum. Esta é uma métrica básica de identificação e popularidade.

    Entretanto, esse tipo de avaliação ainda é muito genérica, deixando a desejar em diversos pontos. Para conseguir mais efetividade, o ideal é trabalhar com uma persona.

    A persona é uma idealização do consumidor ideal para a sua empresa, e pode ser criada até mesmo para uma empresa de mão de obra qualificada e especializada para dar respostas mais efetivas com a divulgação dos seus serviços.

    O grande segredo de uma persona é torná-la real, criando situações e informações relevantes sobre a sua vida que serão utilizadas a longo prazo. Portanto, é importante que você saiba trabalhar com estas ferramentas para conseguir bons resultados.

    A persona é uma boa maneira de você identificar quais estratégias tem maior possibilidade de retorno, trabalhando de maneira mais efetiva para criar um conceito direto para a empresa. Dessa forma, você consegue um excelente trabalho de base em suas ações.

    Demonstração de autoridade

    Outro ponto muito importante para trabalhar com esse tipo de marketing é garantir sua autoridade. Quanto mais conteúdo relevante e próprio você criar, maiores serão as chances de aumentar seu engajamento verdadeiramente.

    Esse tipo de ação ajuda a estabelecer seu nome no mercado, sobretudo por conta de todas as ações que podem ser realizadas para você angariar um bom retorno em sua estrutura de negócios.

    Uma empresa de autoridade está sempre um passo à frente no mercado, sendo identificada como referência em um determinado setor, o que garante esse tipo de estrutura de forma muito mais expressiva.

    Nutrição de leads

    Nem todos os leads com os quais você se comunicar dirão sim à primeira vista. Isso não significa, entretanto, que eles devem ser descartados ou ignorados. Quanto mais você passar tempo em comunicação com eles, melhor.

    As ações de inbound e de outbound marketing funcionam como uma forma de gerar um fluxo constante de informações, mantendo o cliente interessado enquanto você trabalha melhor o material e se prepara para uma abordagem de vendas.

    Considerações finais

    A criação de estratégias de marketing é um processo muito importante para a maioria das empresas. Portanto, conhecer estes dois métodos funcionais e efetivos é muito importante para você conseguir esse tipo de resultado.

    Quanto mais trabalhar com esses recursos, maior será o potencial da empresa em explorar todas as oportunidades criadas através de ações de marketing efetivas, garantindo um contato muito mais direto com o empreendimento.

    Além disso, é importante ter em mente que suas possibilidades aumentam consideravelmente quando você não se prende a uma única metodologia de trabalho.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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