Michael Campos

Como aplicar o marketing de performance nos seus negócios

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    Uma das funções do marketing é identificar novas maneiras de fazer com que um negócio tenha sucesso em suas aplicações acompanhando as mudanças que ocorrem na sociedade. O marketing de performance acaba sendo uma dessas novidades.

    Até porque o mercado costuma funcionar de forma reativa, ou seja, reagindo às novas necessidades apresentadas pelo seu público. Sempre em busca de trabalhar com novas ferramentas e produtos para agradar aos anseios da audiência consumidora.

    Esse processo de mudança vem ocorrendo em maior nível nos últimos anos, acompanhando as funções diferenciadas que surgem todos os dias diante dos avanços tecnológicos, o que faz com que cada mercado precise se adaptar à nova realidade.

    As empresas do ramo alimentício, por exemplo, viram nos últimos anos um crescimento dos pedidos remotos, exigindo às lanchonetes e outros estabelecimentos do meio, tiveram que adaptar seus serviços a partir de um sistema de pedidos para restaurante.

    Dessa forma, trazendo esses restaurantes para o mercado competitivo atual, onde o cenário digital se apresenta como um universo de possibilidades, afetando diretamente a performance comercial de um empreendimento, até mesmo criando outros.

    Pois além do processo de adaptação dos estabelecimentos físicos ao universo digital, com a possibilidade de abrir uma loja virtual, junto aos serviços tradicionais de uma loja física, existe também a chance de dar início a um negócio que atua unicamente no modelo digital.

    Como em um curso técnico à distância, no qual os alunos podem concluir uma graduação específica ao acessar uma plataforma específica dessa instituição de ensino, sem a necessidade de se locomover até os pontos físicos dessa rede educacional.

    Independente do negócio, seja ele do modelo físico, digital ou até mesmo híbrido, é importante estar atento às possibilidades comerciais que podem ser alcançadas, junto a um estudo de marketing, capaz de analisar a performance comercial de um projeto.

    Como funciona o marketing de performance?

    O marketing de performance é uma modalidade de estudo do mercado que opera com um conjunto de estratégias específicas, focando em alcançar a melhor performance possível para os seus negócios, observando o cenário em que eles estão inseridos.

    Esse conjunto de técnicas do mercado funciona de forma complementar ao marketing digital, que aborda todas as possibilidades possíveis no que envolve a presença de um negócio dentro do universo digital de compras e vendas.

    Mas enquanto o marketing digital busca entender como um software para loja pode trazer melhores benefícios para o seu empreendimento, adaptando o mesmo para o universo digital ao qual o seu público-alvo já se encontra.

    O marketing de performance atua em campo mais particular, com o desenvolvimento de estratégias que irão afetar diretamente o desempenho a ser alcançado por um empreendimento presente no cenário virtual, de forma mais singular que o marketing digital.

    Para que essa modalidade de marketing seja possível, é preciso ter acesso a um conjunto amplo de dados relacionados ao seu negócio, com os resultados de performance estando conectados as informações referentes aos resultados de um empreendimento.

    Com o cenário digital apresentando uma série de informações a serem estudadas pelo mercado, caso o mesmo queira se otimizar nesse sentido, levando melhores soluções para o seu público-alvo.

    Tudo a permitir que um escritório voltado a oferta de serviços de consultoria ambiental não só amplie o seu público, mas entregue também resultados que façam essa companhia se destacar junto da sua audiência já conquistada, melhorando sua posição no mercado.

    Diante disso, existindo as mais diversas métricas a serem analisadas nesse sentido.

    Dados essenciais para o marketing de performance

    O estudo de dados do mercado sempre foi importante para que um negócio conseguisse crescer em sua área, sendo preciso estudar o setor ao qual um empreendimento está aplicado, de forma a alcançar melhores estratégias de atuação nessa área.

    A chegada do mercado digital somente expandiu essa realidade, existindo agora um número crescente de informações a serem estudadas, referentes ao comportamento do seu público-alvo na internet, através de uma coleta de dados e análise comportamental.

    Como consequência disso, passam a existir diversas métricas que devem ser observadas por um negócio que busca crescer, a partir da implementação de táticas relacionadas ao marketing e performance.

    Dados esses que precisam ser analisados com atenção para que um negócio tenha a real noção da sua performance no universo digital, a partir da observação de certas métricas, destacando-se algumas.

    Cliques

    A taxa de cliques se refere ao número de usuários que clicaram em um link específico, como no site de uma empresa que aparece nos resultados de pesquisa, ou até mesmo em um ícone específico do seu site, que leva ao carrinho de compras do seu e-commerce.

    Impressões

    Já o número de impressões está conectado à visualização de um anúncio, sem necessariamente haver uma interação maior com essa peça comercial.

    Como uma empresa que oferece mão de obra qualificada e especializada, e que divulga os seus serviços na internet por meio de anúncios pagos.

    Para analisar os resultados da empresa em relação a sua percepção pelo público, é importante estudar as impressões desses anúncios.

    Engajamento

    A média de engajamento atua com um foco mais amplo, analisando diferentes métricas que podem estar relacionados ao engajamento que a sua empresa tem junto do público na internet, por meio de dados como:

    • Curtidas;
    • Comentários;
    • Compartilhamentos;
    • Cliques.

    Sendo assim possível identificar o nível de performance de um negócio.

    Novos clientes e leads

    Para que um negócio possa expandir suas atividades, primeiro ele precisa analisar o número de clientes que estão sendo afetados por seu negócio, para que seja possível encontrar estratégias que ampliem esse número.

    Não só no número de clientes, mas também de leads, contatos que apresentem alguma possibilidade de se tornarem consumidores do seu negócio. Como usuários que pesquisam por sistema de automação comercial junto a empresas que operam com tais aplicações.

    Mídia paga e orgânica

    Outra métrica importante está relacionada à forma com que o público na internet passa a ter acesso ao seus serviços, por meio de anúncios pagos, mas também pela taxa de pesquisas voluntárias à sua marca, destacando a performance alcançada pelo nome da sua empresa.

    Um conjunto de dados a serem analisadas para se otimizar as estratégias de marketing de performance que podem ser aplicadas ao seu negócio, sendo preciso agora saber somente como aplicá-las ao seu empreendimento.

    Formas de aplicar o marketing de conteúdo

    Para implementar esse tipo de estratégia ao seu negócio é preciso conhecer as diversas aplicações que estão relacionadas à performance do seu empreendimento.

    Funil de conversão

    Para que seja possível notar as melhores estratégias de venda, é importante acompanhar os seus clientes em potencial por todo o processo de compra, no que é chamado de funil de conversão, que analisa desde o primeiro contato até a finalização da compra por um cliente.

    Sendo preciso também atuar também com ferramentas que permitam acompanhar as interações e comportamentos do seu público-alvo na internet, de forma a otimizar a sua relação comercial com eles.

    Google Ads

    O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, que permite a compra de espaço nos serviços de busca, para que uma empresa de consultoria fiscal consiga se destacar entre os usuários que pesquisem por tal serviço.

    Estabelecimento de metas

    Para se alcançar um objetivo específico, primeiro é preciso definir quais são suas metas comerciais, e da mesma monitorar as métricas que estão sendo usadas, para garantir que tais objetivos estejam sendo alcançados em sua companhia.

    Remarketing

    O conceito de remarketing está conectado ao citado Google Ads, sendo usado para divulgar produtos ou serviços para usuários que apresentaram algum tipo de interesse anteriormente, principalmente nos serviços de busca.

    Canais de divulgação

    Para que o seu negócio seja visto de maneira ampla, é importante trabalhar com a escolha dos canais corretos aos quais os seus anúncios serão veiculados, de acordo com o comportamento do seu público-alvo.

    Como um consultório de contabilidade para empresas, que opta por divulgar seus serviços em redes sociais de perfil mais profissional, onde a sua audiência principal se encontra.

    Sendo preciso também saber como dividir a verba adequada para cada canal de veiculação escolhido, de acordo com a performance da sua empresa nessas redes.

    Agência de performance

    Por fim, é importante recorrer aos serviços de agências de marketing que trabalham especificamente com esse tipo de análise do mercado, garantindo que a sua empresa tenha acesso à melhor performance possível, especializando-se em áreas específicas do setor.

    Tudo para que seja possível para o seu negócio prosperar dentro da sua área comercial, sendo preciso observar o marketing de performance como uma das principais ferramentas presentes hoje no mercado, voltado ao alcance dos melhores resultados ao seu negócio.

    A partir de práticas que irão garantir também a relevância competitiva do seu empreendimento, independente da área à qual ele se encontre.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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