Michael Campos

Como anunciar sua marca nos grandes festivais

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    Para garantir um bom desempenho comercial por parte de uma empresa é importante saber como anunciar sua marca, usando das oportunidades que podem estar presentes ao seu redor, tal como a realização de algum festival ou evento para se destacar.

    Tal cenário, inclusive, vem se mostrando cada vez mais comum, na medida que muitos são os festivais que passam a ser realizados no Brasil. Ainda mais no período pós-pandemia, quando o público e o mercado estão buscando realizar seus eventos de confraternização.

    A partir do momento em que a audiência de uma companhia pode estar toda presente em um só local, deixar de anunciar nele pode acabar sendo um erro por parte dessa marca, deixando de lucrar com as oportunidades que surgem bem em sua frente.

    É o mesmo tipo de cenário que pode fazer com que um serviço de aluguel de scanners, por exemplo, busque anunciar na internet, levando em conta a quantidade de possíveis clientes que podem ser encontrados dentro dessa plataforma virtual, com tal destaque sendo positivo.

    Algo similar vem acontecendo em relação aos grandes festivais, tratando-se de locais nos quais uma marca pode encontrar um canal para melhor se conectar ao seu público, reconhecendo a presença dessa sua audiência almejada dentro de um só espaço.

    Além de reforçar a sua mensagem, ao estar presente nesses eventos, é possível para uma marca até mesmo ampliar o seu número de clientes, aproveitando-se da proximidade dos participantes com o festival em questão para conquistar uma conexão com tal empresa.

    Então, o mais importante é garantir com que a sua marca esteja visível da melhor forma possível dentro desses espaços, tal como o uso de letra caixa com led, por exemplo, para destacar o nome de uma empresa, tendo seu título gravado na mente de todos as pessoas presentes.

    Agora, para que seja possível aproveitar todas as oportunidades que se mostram disponíveis dentro desses mega eventos, é importante reconhecer quais serão os próximos a serem realizados, o nível de antecipação do público, entre outras questões.

    Tudo isso deve ser considerado para que uma companhia consiga ter acesso às melhores oportunidades possíveis para o seu negócio, com a conquista de certa atenção podendo vir do interesse que o próprio público apresenta a esses festivais.

    Os grandes festivais que chegam ao Brasil em 2023

    O clima caloroso do país sempre fez com que muitos grandes eventos encontrassem espaço e demanda no Brasil. Porém, a verdade é que o número desses festivais vem aumentando bastante nos últimos, seguindo um processo de globalização.

    Em conjunto com isso, ainda é possível destacar a realização dos eventos nacionais, que buscam também abrir espaço para apresentar tanto a nossa cultura como os negócios, o que inclui a realização de feiras de negócios e também de diversos shows artísticos.

    Quando olhamos especificamente para os grandes festivais que passaram a conquistar um espaço frequente no calendário nacional, é possível citar nomes, como:

    • Rock in Rio;
    • Lollapalooza;
    • Tomorrowland;
    • Festival de Verão.

    No entanto, muitos desses eventos, até mesmo com datas marcadas, tiveram que adiar seus planos por causa da pandemia de covid-19. Isso também com muitos artistas nacionais e atrações estrangeiras que fariam diversos shows no país.

    Assim como o isolamento social é capaz de afetar até mesmo o setor industrial, assim como, um fornecedor de tubos de aço inoxidável, por exemplo. 

    Então, o que dizer de eventos que eram marcados pela presença de grande público, tal como são essas festividades culturais?

    O tempo passou, as vacinas chegaram e a situação da Covid-19 começou a ser melhor controlada. Isso abriu as portas para que muitos desses grandes festivais pudessem ocorrer novamente. Então, hoje existe uma demanda maior por parte do público. 

    O resultado de tudo isso, é que só em 2023, é possível ver o número de grandes festivais se tornarem maiores, isso inclui que aos poucos, eles vão se destacando no Brasil, como o Primavera Sound, o MITA Festival e o anunciado The Town.

    O ponto a ser lembrado é que tais festivais podem ser uma fonte de diversas oportunidades no mercado, seja em relação ao número de empregos, do fornecimento de itens, como lacre de segurança plástico, por exemplo, para organizar um evento, fora o valor disponível para as marcas.

    Isso tudo porque, só em 2023, o Brasil servirá de sede para os mais diversos tipos de festivais e eventos, sendo possível dar destaque para alguns formatos, dentre eles:

    • Festivais de música;
    • Festivais artísticos;
    • Feiras de negócio;
    • Feiras de tecnologia.

    Um conjunto de opções que conseguem chegar até mesmo a realização das populares festas juninas, com cada uma das alternativas citadas que pode ser de interesse para quem trabalha com etiquetas tags personalizadas, encontrando chances de divulgar sua marca.

    Diante de tudo isso, caso tenha interesse em usar esses festivais como uma chance de colocar a sua marca em destaque. 

    Então, é importante saber como agir para garantir que tais oportunidades sejam usadas para colocar sua presença em destaque ao público.

    Como anunciar nesses festivais

    Frente às oportunidades comerciais que podem existir dentro desses eventos, é importante que a sua marca esteja atenta a todas as possibilidades comerciais existentes. 

    Sendo essencial saber como trabalhar para que sua empresa se mantenha em destaque nestes espaços.

    Defina o seu público-alvo

    Da mesma forma em que uma empresa tenha conhecer a fundo o seu público, para anunciar em um canal que seja consumido por sua audiência. Então, o mesmo deve ser feito quando pensamos nas ações a serem feitas em relação aos festivais escolhidos.

    Caso o seu público seja formado por pessoas que atuam no setor industrial, um serviço de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos, por exemplo, pode encontrar mais valor ao estar presente em feiras voltadas à área, diferente de uma marca que busca por festivais jovens.

    Escolha o melhor formato

    Esses novos festivais já são idealizados ao lado de diversas oportunidades comerciais para uma marca, oferecendo diferentes caminhos para que uma empresa possa investir nesse projeto, comprando um espaço para ficar visível ao seu público.

    Nesse sentido, atualmente, é possível dar destaque para alguns formatos em específico, o que inclui:

    • Patrocínios;
    • Entrega de brindes;
    • Anúncios digitais;
    • Aplicações locais.

    Um grande número de possibilidades que devem ser levadas em conta por parte de uma companhia, de acordo com os seus objetivos, orçamento disponível e opções de divulgação oferecidas por parte de um festival.

    Parcerias com os festivais

    Diante de todas essas oportunidades citadas, muitas vezes pode ocorrer de uma marca encontrar dificuldade em fazer a sua divulgação dentro de tais espaços, diante da concorrência que existe por ali.

    Uma forma de evitar isso é a partir do contato que deve ser feito com os próprios realizadores do festival, em busca de discutir algum tipo de ação ou parceria inédita. 

    Um exemplo disso é colocar sua marca em todas as embalagens de alumínio com tampa, por exemplo, que são vendidas nesse espaço.

    Garantir a melhor experiência

    O que o público busca dentro desses festivais é a melhor experiência possível, com o mesmo tendo que ser trabalhado por parte das marcas que buscam anunciar nesses grandes eventos, de forma a garantir uma melhor aproximação com seu público.

    Colocar sua marca para patrocinar diferentes atrações no festival pode ser algo que cria uma imagem positiva e duradoura para a sua presença.

    Tal tipo de ação pode até mesmo fazer com que quando alguém for busca por piso laminado durafloor preço o nome de um fornecedor específico entre em destaque, tudo por causa da conexão que pode ter sido iniciada anteriormente durante um festival.

    No fim, para garantir com que todas essas oportunidades possam ser alcançadas dentro de um festival, seja qual for a sua marca ou o tema deste evento. 

    Então, é importante que tal empresa conte com os melhores profissionais, ajudando nessa conquista de oportunidades.

    Tal trabalho de destaque se mostra necessário para uma série de ações a serem tomadas, o que inclui as parcerias a serem feitas com esses festivais, as negociações necessárias, de acordo com o seu orçamento disponível e todas as responsabilidades de um negócio.

    Junto a tudo isso, ainda é preciso olhar com destaque para os profissionais criativos que irão atuar dentro desse seu planejamento comercial, de modo que crie as melhores ações possíveis para uma marca, trazendo assim um destaque para uma companhia.

    Aqui, o mais importante é reconhecer as oportunidades que surgem sempre que um novo festival é anunciado no país, com as opções sendo cada vez maiores quando olhamos apenas para o calendário de 2023.

    Frente a tudo isso, só resta desejar um bom show ao seu público e bons resultados para a sua marca.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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